Postado originalmente por
andremcosta
Postado originalmente por
gekinganger
e eu disse exatamente isso.
a diferença é que em industrias os acionistas são mais exigentes em lucros no curto prazo, já em empresas .com nem tanto.
mas obv q cada caso eh um caso.
Várias empresas industriais enormes e sólidas do Ibovespa tem P/L > 20, o que indica uma expectativa de crescimento monstruosa, pro cara investir nas mesmas com o custo de oportunidade que a gente tem hoje.
É óbvio que uma indústria que possui 100 anos em um mercado concorrencial precisa mostrar resultados hoje. Ninguém espera que a Ford por milagre vá multiplicar a receita por 100 em poucos anos. O mercado não tem muito espaço pra crescer, é estabelecido.
A questão de empresas ponto.com é que são todas novas e promissoras (as caras). É muito difícil você valorar uma empresa excessivamente nova, mas que possui 20% dos usuários do planeta. São empresas que ainda nem tiveram tempo pra desenvolver produtos lucrativos, mas que possuem uma base de usuários assustadora pra ser explorada, e isso significa expectativa de lucros futuros. O FB, por exemplo, dobrou a quantidade de receitas em 2 anos.
Não tem relação com ser tolerante com não possuir lucros presentes. Significa entender que existe diferença entre estar numa fase inicial de maturação ou ser uma empresa estabelecida com pouco espaço para crescimento. Uma indústria tradicional tem seu mercado muito mais claro e limitado que uma empresa ponto.com. É MUITO difícil você responder qual o mercado potencial de um jogo online via FB para um período de 3 anos. Por outro lado, é relativamente fácil você estimar qual o mercado para navios transatlânticos de cruzeiros para um período muito superior.