Todo mundo tem que pagar impostos. Vc tá confundindo as coisas.
Versão Imprimível
empresas que possuem marca não precisam de ter lucro pra vender ações.
tipo Google, Amazon, Microsoft e por ai vai...
Já empresas siderúrgicas por exemplo precisam dar lucro ou demonstrar lucratividade, já que ninguem se importa se o aço do seu carro é arcelormittal, gerdau, csn, usiminas e por ai vai.
Eu ja li que algumas dessas empresas pontocom quebraram ... foi o fim de uma bolha.
Só queria tentar discutir um pouco essa questão.
Mas eu sei que é difícil demais ... imho, parece mais fé ... mas deixa pra lá ... please, nao poste novamente o fantasminha camarada :D
Sim, a bolha rolou em no começo dos anos 2000. A questão é que pra saber o quanto uma empresa vale vc tem que estimar várias coisas e, em alguns casos, isso é muito difícil, especialmente quando o mercado é completamente novo.
No começo do Facebook, ninguém sabia exatamente como ele daria dinheiro, então rolava bastante incerteza. Hoje ele já tem uma receita bem respeitável e uma base de usuários bizarra. Obviamente se amanhã aparecer uma rede social nova e todo mundo abandonar o Facebook, ele perde boa parte dos seu valor. Mas o mercado tenta avaliar as chances disso acontecer e colocar isso no preço.
que tem empresas que a marca vale muito, tipo whatsapp, mesmo sendo muito complicado saber como que vai transformar esse grande mercado em lucro. qdo compraram a empresa pouco se importaram com o lucro dela.
Agora uma industria o seu lucro é primordial pra seu valor ser mensurado, pq como eu disse a marca pouco importa ou seja.
Não da pra dizer que todo mundo adora aços da CSN, pq isso pouco importa, quem compra aço, compra o mais barato que tiver atendendo a especificação. Então uma industria precisa ter dados mais solidos como o lucro pra ser bem sucedida do mercado de ações.
Não, não é isso. O valor de qualquer empresa depende apenas do quanto estima-se que ela vai ter de lucro no longo prazo.
Essas empresas que valem muito, mesmo sem ter receita ou lucro em um primeiro momento, são avaliadas pelo seu potencial.
Obviamente uma marca mais forte ajuda a melhorar as previsões, mas não funciona como vc tá falando.
Massa!
Depois gostaria de saber a opiniao do @DiegoSestito sobre isso e essa outra questão:
Folha de S.Paulo - Opinião - Uma nova forma de monopólio - 01/08/2013
edit:
soh mais um adendo ... depois de ter assistido A Rede Social, eu nunca acreditaria no Zuckberger
Se quiser saber melhor sobre a história, leia o livro. O filme é sempre forçado demais.