Postado originalmente por
Fonteles

Caipira

ekalil

Fonteles

Caipira
O artigo tem alguns pontos importantes de serem discutidos, como a queda nos rankings.
Mas tem umas paradas, que só o globo mesmo pra ter escrito.
A abordagem do tema é segundo a visão economicista clássica. Se não gerar lucro não serve. Acontece que universidades não devem gerar lucro, devem gerar produções científicas. Mas vc não concorda com isso, né?
E os leitores de jornais vão comendo com farofa. Tá tudo bem explicado, a população agora vai saber quem são esses professores que ousam pleitear aumento salarial, pedir maiores investimentos, a politização do debate é uma pedra em nosso sapato, chama lá os amigos d'o globo.
Como eh que uma universidade publica e gratuita vai dar lucro?
Caras, vcs são fodas... o artigo tem 4 parágrafos, em nenhum deles aparece a palavra "lucro", mas vcs conseguiram inserir isso no debate. O que eu entendi (e vivo isso diariamente) é a má distribuição de verbas dentro da universidade. Hoje a lei mudou um pouco, mas só um exemplo bem bobo, vc ainda tem professores que ganham seus 20k e aposentam com o salário integral. E esse professores não tem estímulo para produzir nada em termos científicos. O salário dele não aumenta ou diminui por isso. Na Unicamp, por exemplo, basta um professor produzir 2 artigos, sendo um internacional, em um triênio. Meu orientador tem entre mestrado, doutorado e pós-doutorado 6 orientados. Só eu produzo pra ele esses 2 artigos em um ano. Vc acha que ele se preocupa com isso?
G1 - Unicamp inicia eleição de reitor com 4 candidatos na lista de supersalários - notícias em Campinas e Região
Olha ai, e tudo dentro da lei.
O que eu quis explicitar é a visão economicista do artigo, cara. "Se fosse uma iniciativa privada iria falir", pq os salários são muito altos e blá blá blá. Ah, então quer usar a iniciativa privada como parâmetro? Blz.
Um professor que tem um conhecimento sinistro, ao ganhar 15k por mes na universidade pub. estará recebendo muito menos do que um pesquisador de mesmo conhecimento na iniciativa privada.
E aí?