Postado originalmente por
ekalil

Postado originalmente por
Riverwinner
Quando eu vejo nego criticando a política neo liberal e defendendo a populista, mesmo com vários exemplos de sucesso dos neoliberais, eu fico bem decepcionado com o futuro das coisas.
Sabe o que eh foda? Isso eh uma discussao sem fim pq eh mto dificil mostrar as consequencias ruins desse tipo de politica. A Argentina vem fazendo merda atras de merda ha decadas, deu calote outro dia mesmo, mas ta la vivendo a vida dela. O irineu foi pra la e, ate onde eu sei, achou um pais do caralho. Isso acontece basicamente por duas razoes. A primeira eh que as coisas nao desmoronam de uma hora pra outra. Ao contrario, eh um processo lento, onde as coisas vao se deteriorando pouco a pouco. O segundo ponto eh que a Argentina era uma pais praticamente rico ate algumas decadas atras. Entao eles ainda tem gordura pra ir queimando e esse processo de empobrecimento eh ainda mais lento.
Com esse tipo de politica, o pais vai navegando ao sabor do vento. Se o cenario da uma melhorada, as coisas no pais ficam boas e ninguem reclama. As vezes bate uma crise, nego vai pras ruas, faz panelaco, quer mudar tudo, mas logo bate uma onda boa e fica tudo bem. O pais nao tem um rumo definido, as instituicoes sao fracas. Vao surgindo gambiarras atras de gambiarras pra resolver os problemas, o resto do mundo perde a confianca no pais.
Pra dar um exemplo mais pratico, a escola onde estudei nao aceita mais argentinos no programa de financiamento. Pq? Pq os ultimos que vieram pra ca, quando voltaram pra Argentina, simplesmente nao conseguem pagar o emprestimo pq nao se pode enviar dinheiro da Argentina para os EUA. Imagino que toda escola esteja seguindo o mesmo caminho.
E tipo, isso eh um exemplo bem bobinho e especifico. Imagino que a gente consiga encontrar dezenas de exemplos parecidos, que vao tirando a liberdade da populacao em varios sentidos, diminuindo as opcoes de compra, de carreiras, de integracao com outros paises e por ai vai.
Mas eh claro, quando vc vai pro pais, a vida ta la, normal. Ta todo mundo no bar, tomando cerveja e vinho, comendo coisas gostosas, dando risada, pq, afinal de contas, eh assim que a gente se comporta, seja qual for a situacao do pais. Pra encontrar uma situacao diferente dessa tem que ir pra um lugar em guerra civil, e olhe la.
E eh exatamente esse caminho que eu vejo o Brasil, pouco a pouco, comecar a seguir. A economia perdeu o rumo, o governo intervem cada vez mais pra consertar um ou outro probleminha, nunca de forma estrutural, sempre de forma paliativa.
O mais irritante e perigoso eh que isso vai acontecendo tao devagar que a maioria das pessoas nao percebe. Alem do que, quanto mais se adentra nessa caminho, mas dificil fica de sair.
Eh por isso que eu digo que o Lula foi um genio. Ele conseguiu ser perfeito com a oportunidade que tinha nas maos. Ja temos 12 anos de governo PT, indo pra 16. Se o Lula tiver saude pra concorrer em 2018, pode aumentar a conta pra 24 e, como o Lula elege ate poste, ja pode automaticamente aumentar pra 32. Se fosse pra apostar, eu apostaria que o PT sai do poder em 2034.
E o meu medo, que vem se transformando cada vez mais em certeza, eh que vamos viver todo esse tempo nessa mesma vibe argentina, sem resolver problemas estruturais, oscilando bons e maus momentos, sem rumo.