Clique Aqui Educacao no Brasil - Página 11

Lista de Usuários Marcados

Página 11 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 91011
Resultados 101 a 106 de 106
Like Tree58Likes

Tópico: Educacao no Brasil

  1. #101
    Grinder
    Data de Ingresso
    23/08/15
    Posts
    153
    Gostei muito da entrevista postada pelo Picinin.
    Sou professor de curso superior e de fato a base ruim do ensino fundamental e médio é um déficit que reflete na formação profissional.

    Os alunos do ensino superior não querem ler nada. Se você indica um artigo ou capítulo de livro acham muito extenso e não leem, ou quando leem não compreendem. Recentemente passei uma diretriz para uma turma. Um texto bom, prático, ilustrado. Imaginei que gostariam de ver vários conhecimentos que pelo menos deveriam ter sido adquiridos nos primeiros períodos sendo condensados em recomendações para a prática profissional, mas poucos se deram ao trabalho de abrir o documento. A princípio parece apenas preguiça ou má vontade, mas na verdade eles mal sabem ler.
    No início do ano um colega historiador estava ministrado uma aula para pós-graduação em pedagogia. Segundo ele poucas alunas sabiam ler, e quando liam era "50 tons de cinza".

    Não critico apenas os alunos, mas também os colegas. Uma professora da instituição onde trabalho pratica corrida e estava me contando sobre seu treino para correr 10km em 1 hora. Acreditem se quiserem, ela discordou quando eu comentei que é preciso uma velocidade média de 10 km/h para alcançar esse objetivo. Claro que isso não quer dizer que ela não seja uma boa profissional (não dá aula de física pelo menos ) mas é algo tão básico que chega a ser chocante.
    Nos meus cursos de especialização e mestrado tive colegas com leitura sofrível.

    E na minha opinião tudo fica ainda pior quando professores fracos são vistos como verdadeiros mestres, pois isso perpetua a mediocridade.
    Há umas duas semanas eu soube de um curso que seria ministrado por uma professora que atualmente faz doutorado na USP. Porra, ela faz doutorado na USP! Fui com grande expectativa, mas ao perceber a forma como se expressava, o nível de conhecimento, a falta de domínio ao ser questionada sobre conceitos tão superficiais do tema por ela abordado, fiz questão de ler outras coisas durante a aula para não correr o risco de aprender algo. E então quando o curso terminou vejo todos exaltando as qualidades da professora e comentando o quanto haviam aprendido com uma pessoa que apenas lia slides sem um pingo de capacidade de explicar o que estava escrito.

    De qualquer forma, corrigir na graduação algo que vem do ensino fundamental não acredito que seja possível. Sobre as falhas do sistema educacional brasileiro e como se desenvolver individualmente recomendo os vídeos do professor Pier.
    Picinin, kako and F3RNANDO like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #102
    Professional
    Data de Ingresso
    08/09/14
    Posts
    328
    @Torresmo , assisti ano passado , realmente muito bacana os vídeos do professor Pier
    Torresmo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #103
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Porra @Picinin , tnc, gabaritando o fórum desde sempre, bela desenterrada.
    Essa é uma das entrevistas mais fodas que já vi, o cara coloca tudo que eu penso mas de forma muito mais elaborada e muito mais explícita, que eu não seria capaz de formular apesar de já pensar em grande parte do que ele fala antes.

    Nem dá pra destacar uma parte boa, a entrevista é toda do caralho
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #104
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Porra @Picinin , tnc, gabaritando o fórum desde sempre, bela desenterrada.
    Essa é uma das entrevistas mais fodas que já vi, o cara coloca tudo que eu penso mas de forma muito mais elaborada e muito mais explícita, que eu não seria capaz de formular apesar de já pensar em grande parte do que ele fala antes.

    Nem dá pra destacar uma parte boa, a entrevista é toda do caralho
    O que eu acho mais bacana é que não é só um intelectual dando seu ponto de vista - que, por sinal, é basicamente aquilo que falamos aqui há anos. É um ex-Ministro que aplicou essas ideias e obteve resultados muito rápidos, o que mostra que o caminho para melhorar a educação não é entornar rios de dinheiro achando que as coisas vão melhorar automaticamente. O caminho é abandonar essa delinquência intelectual de pedagogia do oprimido e simplesmente fazer o básico. Foca nas disciplinas "instrumentais" e parar de tratar o aluno como um debiloide mimado que não pode ser exigido ou contrariado. Não sou contra gastar mais dinheiro com professor, mas tem que exigir contraprestação. Se quer ganhar bem, se prepare, passe nas avaliações, seja assíduo e transmita conhecimento. O exemplo de Portugal (e dos asiáticos) tá aí pra provar que dá pra obter resultados relativamente rápidos não só em testes, mas na produtividade da economia.
    G@TUR@M@, Taleb, TcheloAA and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #105
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Po Picinin tem o exemplo do Ceara que é muito mais relevante pra gente.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #106
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Po Picinin tem o exemplo do Ceara que é muito mais relevante pra gente.
    Também é um bom exemplo, mas nunca li nenhuma entrevista tão clara e didática do Secretaria de Educação de lá .

    O Ceará ainda acrescenta algumas coisas na área de gestão, porque Potugal é um país unitário, e aqui somos uma federação em que a responsabilidade é dividida entre União e, principalmente, Estados e Municípios. Lá, além de abandonar esses paulofreirismos e focar no básico, ainda tem a questão da gestão (se não me falha a memória, lá diretor de escola é uma carreira, existem bonificações para escolas e professores por resultados e capacitação) e do apoio do Estado aos Municípios (responsáveis principais pela educação básica). Se tiver alguma matéria legal sobre o exemplo de lá, traz pro tópico. Tô meio sem tempo pra procurar aqui.
    gekinganger likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 11 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 91011

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados