Gostei muito da entrevista postada pelo Picinin.
Sou professor de curso superior e de fato a base ruim do ensino fundamental e médio é um déficit que reflete na formação profissional.
Os alunos do ensino superior não querem ler nada. Se você indica um artigo ou capítulo de livro acham muito extenso e não leem, ou quando leem não compreendem. Recentemente passei uma diretriz para uma turma. Um texto bom, prático, ilustrado. Imaginei que gostariam de ver vários conhecimentos que pelo menos deveriam ter sido adquiridos nos primeiros períodos sendo condensados em recomendações para a prática profissional, mas poucos se deram ao trabalho de abrir o documento. A princípio parece apenas preguiça ou má vontade, mas na verdade eles mal sabem ler.
No início do ano um colega historiador estava ministrado uma aula para pós-graduação em pedagogia. Segundo ele poucas alunas sabiam ler, e quando liam era "50 tons de cinza".
Não critico apenas os alunos, mas também os colegas. Uma professora da instituição onde trabalho pratica corrida e estava me contando sobre seu treino para correr 10km em 1 hora. Acreditem se quiserem, ela discordou quando eu comentei que é preciso uma velocidade média de 10 km/h para alcançar esse objetivo. Claro que isso não quer dizer que ela não seja uma boa profissional (não dá aula de física pelo menos ) mas é algo tão básico que chega a ser chocante.
Nos meus cursos de especialização e mestrado tive colegas com leitura sofrível.
E na minha opinião tudo fica ainda pior quando professores fracos são vistos como verdadeiros mestres, pois isso perpetua a mediocridade.
Há umas duas semanas eu soube de um curso que seria ministrado por uma professora que atualmente faz doutorado na USP. Porra, ela faz doutorado na USP! Fui com grande expectativa, mas ao perceber a forma como se expressava, o nível de conhecimento, a falta de domínio ao ser questionada sobre conceitos tão superficiais do tema por ela abordado, fiz questão de ler outras coisas durante a aula para não correr o risco de aprender algo. E então quando o curso terminou vejo todos exaltando as qualidades da professora e comentando o quanto haviam aprendido com uma pessoa que apenas lia slides sem um pingo de capacidade de explicar o que estava escrito.
De qualquer forma, corrigir na graduação algo que vem do ensino fundamental não acredito que seja possível. Sobre as falhas do sistema educacional brasileiro e como se desenvolver individualmente recomendo os vídeos do professor Pier.