Clique Aqui Me ajudem galere [+Faculdade] [+Enem]

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: Me ajudem galere [+Faculdade] [+Enem]

  1. #1
    Chip Leader Avatar de Dare
    Data de Ingresso
    02/02/09
    Localização
    Petrópolis
    Posts
    1.192

    Me ajudem galere [+Faculdade] [+Enem]

    Bem
    não sei o onde postar, mas acho que estou na Board certa.
    Enfim, alguns aqui sabem, eu curto muito musica, fiz 21832198 topicos aqui sobre musica já. E eu tenho uma lojinha, vendo calça jeans e tal.

    Mas infelizmente não tenho estudo, terminei o terceiro ano e não fiz faculdade nem vestibular, e agora a família tá pressionando demais pra eu estar. Como minha loja ainda não é MUITO lucrativa, tem o profit dela, eu tenho a minha retirada, pago as contas, mas eu não conseguiria por exemplo alugar um apartamento pra mim e ficar morando nele e pagar todas as contas. Mas como tou tendo minha retirada, e tá indo bem, tá tranquilo. Só que na verdade eu amo musica e a loja pra MIM, eu só uso ela pra eu ter dinheiro pra comprar corda pra minha guitarra no final do mês.





    Agora vou ao que interessa. Quero fazer curso de economia e musica. Estava pensando em fazer 1 particular e a outra federal. Sim, eu não ligo em ter que estudar 10 horas por dia desde que valha a pena.

    Agora algumas duvidas:

    1) Posso no ENEM passar pra 2 faculdades ao mesmo tempo, vamo supor IBMEC (ou alguma particular) pra economia e UFRJ pra musica e cursar as 2 ao mesmo tempo se eu passar? Ou eu teria que fazer ENEM e o vestibular da faculdade particular a parte e passar nas 2?

    2) Alguem fez 2 faculdades ao mesmo tempo? A pessoa fica muito morgada? Minha irmã fazia direito e administração ao mesmo tempo, sendo que uma era em outra cidade e ele acordava tipo 5 da manhã pra viajar, mas ela é retardada e não conta...

    3) Eu to parado mais de 2 anos... por exemplo que eu não sei o que é quimica mais, mas acredito que pra Musica, se eu não zerar, eu consigo passar, mas pra economia pra faculdade particular, ainda deve ter um pouco concorrencia, é possivel eu começar a estudar AGORA em maio e conseguir passar pra faculdade sozinho sem cursinho?

    4) Agora uma pergunta sobre musica, eu sei que provavelmente ninguem aqui fez musica... mas é realmente dificil passar pro teste que eles fazem de musica? Me contaram que é muito dificil, inclusive tem que pegar o violão e ler e tocar uma partitura ao mesmo tempo na frente de um monte de gente

    5) Como que tá o ENEM agora? Eu to meio desatualizado, eu to imaginando que ele esteja assim: Eu seleciono os 2 cursos e faço a prova, ai no final eu sei quantos pontos eu fiz e vou saber qual universidade minha pontuação pode entrar. Tá certo? Ou eu seleciono as universidades que eu quero prestar antes?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de filipelb
    Data de Ingresso
    28/06/10
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    8.096
    imo da pra passar sem cursinho , mas entra pelo menos em um curso de redação , redação vale mt e (quase)não tem como tu melhorar tua redação sozinho
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de Dare
    Data de Ingresso
    02/02/09
    Localização
    Petrópolis
    Posts
    1.192
    ^^^^^^^^^^^^^^
    @redação
    eu escrevo relativamente bem, tenho muitas ideias, eu escrevo roteiros, contos, poemas e musicas, acho que dá pra passar na redação do vestibualr
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    14/12/08
    Posts
    2.242
    Citação Postado originalmente por Dare Ver Post
    1) Posso no ENEM passar pra 2 faculdades ao mesmo tempo, vamo supor IBMEC (ou alguma particular) pra economia e UFRJ pra musica e cursar as 2 ao mesmo tempo se eu passar? Ou eu teria que fazer ENEM e o vestibular da faculdade particular a parte e passar nas 2?

    Não. Quando você faz a prova do enem é realizada uma média das suas notas e dai você pode aplica-las na programa do governo, que são o SiSU e o ProUni. O SiSU é a porta de entrada nas universidades públicas, nesse sistema você pode ingressar em qualquer universidade do Brasil que esteja filiada a esse programa, no entanto é um processo um pouco complicado pois existe uma variação na média das notas com o passar dos dias. Isso ocorre, pois é possível você aplicar sua nota em mais de uma faculdade e transferir quando desejar de curso ou de instituição. Esse processo de escolha de curso demora 2 dias, é o seu prazo para decidir em qual curso e faculdade pública você deseja ingressar. Um link bom para da uma olhada : SiSU - Sistema de Seleo Unificada
    Já o ProUni é o outro sistema do governo que da oportunidade de ingressar é faculdades particulares. Mas nesse caso existe alguns pré-requesitos, como avaliação de rendar ( não é permitido ter uma renda familiar grande ) e é necessário que você tenha cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública ou então bolsista integral em escola particular. Você pode da uma olhada nesse outro link: ProUni - Programa Universidade para Todos

    2) Alguem fez 2 faculdades ao mesmo tempo? A pessoa fica muito morgada? Minha irmã fazia direito e administração ao mesmo tempo, sendo que uma era em outra cidade e ele acordava tipo 5 da manhã pra viajar, mas ela é retardada e não conta...

    Nada impede de você cursar dois cursos ao mesmo tempo, só não sei lhe informar se isso é permitido dentro da mesma instituição. Como os cursos são de meio período é possível que você consiga fazer sim. Mas vale a dica que quanto o mais o tempo passa na faculdade, mais a sobrecarga aumenta, portanto, é provável que depois de 3 anos de cursos você estará bastante desgastado e o ritmo nas faculdades aumentem. Um exemplo são os estágios obrigatórios e um volume maior de trabalhos a serem realizados. Mas se você tiver determinação e tempo livre, creio que da para tirar de letra. Uma boa dica é procurar o responsável pelo curso em ambas as faculdades, explicar a situação e ver o que eles recomendam.

    3) Eu to parado mais de 2 anos... por exemplo que eu não sei o que é quimica mais, mas acredito que pra Musica, se eu não zerar, eu consigo passar, mas pra economia pra faculdade particular, ainda deve ter um pouco concorrencia, é possivel eu começar a estudar AGORA em maio e conseguir passar pra faculdade sozinho sem cursinho?

    Claro que sim. Tudo depende de você agora. Entrar em cursinho seria muito bom para ter um controle de horário de estudo e ficaria mais fácil para rever as matérias, ainda mais que você ta parado a um tempinho. Alguns cursos extensivos ( até o final do ano ) começam agora em maio e existem também os semi ( começa no meio do ano, em junho ou julho, e vai até o final do ano ). Tempo você tem, só falta mesmo agora definir as prioridades e dar início aos estudos.

    4) Agora uma pergunta sobre musica, eu sei que provavelmente ninguem aqui fez musica... mas é realmente dificil passar pro teste que eles fazem de musica? Me contaram que é muito dificil, inclusive tem que pegar o violão e ler e tocar uma partitura ao mesmo tempo na frente de um monte de gente

    Normalmente o processo seletivo de faculdade de música é diferente de cursos como direito, medicina, enganharia e etc. Durante a seleção existe um teste prático para ver se você possui uma determinada habilidade com aquele instrumento entre outros detalhes. Eu não sei lhe informar o que ocorre exatamente, mas tudo isso vem explicado no manual do candidato oferecido pela universidade. É só procurar no site o manual do ano passado e da um olhada sobre isso.

    5) Como que tá o ENEM agora? Eu to meio desatualizado, eu to imaginando que ele esteja assim: Eu seleciono os 2 cursos e faço a prova, ai no final eu sei quantos pontos eu fiz e vou saber qual universidade minha pontuação pode entrar. Tá certo? Ou eu seleciono as universidades que eu quero prestar antes?

    Como já falei anteriormente, você faz a prova e é feita uma média da sua nota. Após isso, o SiSU lhe forneçe dois dias para escolher instituição e curso, são disponibilizadas duas opções com ordem de prioridade. Nesses dois dias ocorre um variação nas notas de corte devido a mobilidade e possibilidade de trocar de curso a qualquer momento. Nesse caso, se você colocou sua nota no primeiro dia e deu como aprovado, não significa que no próximo dia sua nota ainda seja suficiente para passar.
    Qualquer outra dúvida que você tiver pergunta ae, talvez eu possa te ajudar.
    Última edição por Jaws; 01-05-2011 às 13:05.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Banido
    Data de Ingresso
    16/02/08
    Localização
    Goiânia - GO
    Posts
    495
    Images
    2
    2) Alguem fez 2 faculdades ao mesmo tempo? A pessoa fica muito morgada? Minha irmã fazia direito e administração ao mesmo tempo, sendo que uma era em outra cidade e ele acordava tipo 5 da manhã pra viajar, mas ela é retardada e não conta...

    Dependendo do curso que vc for fzer, se ta tiver conhecimento do mesmo e só queira o dip, eu te ajudo com umas dicas =D é puxado matar 2 facul numa cajadada só. MP =D~
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Expert Avatar de Tosco
    Data de Ingresso
    01/06/08
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    4.787
    vou tentar de ajudar

    1- isso ae depende, tem faculdade q aceita a nota do enem como um especie de ''vestibular'' proprio pra tu passar nela ou seja, se tu tirou acima de X pontos, vc ta apto a se inscrever nessa faculdade particular, mas tem faculdade que nao. a IBMEC eh bem cara, e acho q nao oferece uma % de bolsa grande nao.

    2- nao conheço ngm, acho q fica mto puxado, ainda mais pelo q tu ta falando ae tu mora em petropolis e tal, o transito complica mto etc, tem outros fatores tb q acho q nao de certo

    3- essa dae acho bem close, acho q eh bom vc estudar em casa, mas tem cursinho q tem projeto sabado e/ou domingo, o dia todo, acho q seria uma boa vc dar uma enfase em casa, e meio q se testasse no curso, acho q vale mto apena o esforço.

    4- nao sei

    5- fiz ano passado, achei bem facil, o prob eh o tempo e a qntdade de questoes, q eu me lembre era 90questoes em 4h no 1º dia, e no 2º mais 90+redaçao, em tipo 5h, nao lembro.
    nao lembro se o tipo de curso vc seleciona antes, mas a universidade ctz nao, mas acho q eh tudo no final msm, acho q tu poe so a area antes.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de Balta
    Data de Ingresso
    02/09/08
    Posts
    4.294
    Citação Postado originalmente por Dare Ver Post
    Agora algumas duvidas:

    1) Posso no ENEM passar pra 2 faculdades ao mesmo tempo, vamo supor IBMEC (ou alguma particular) pra economia e UFRJ pra musica e cursar as 2 ao mesmo tempo se eu passar? Ou eu teria que fazer ENEM e o vestibular da faculdade particular a parte e passar nas 2?

    2) Alguem fez 2 faculdades ao mesmo tempo? A pessoa fica muito morgada? Minha irmã fazia direito e administração ao mesmo tempo, sendo que uma era em outra cidade e ele acordava tipo 5 da manhã pra viajar, mas ela é retardada e não conta...

    3) Eu to parado mais de 2 anos... por exemplo que eu não sei o que é quimica mais, mas acredito que pra Musica, se eu não zerar, eu consigo passar, mas pra economia pra faculdade particular, ainda deve ter um pouco concorrencia, é possivel eu começar a estudar AGORA em maio e conseguir passar pra faculdade sozinho sem cursinho?

    4) Agora uma pergunta sobre musica, eu sei que provavelmente ninguem aqui fez musica... mas é realmente dificil passar pro teste que eles fazem de musica? Me contaram que é muito dificil, inclusive tem que pegar o violão e ler e tocar uma partitura ao mesmo tempo na frente de um monte de gente

    5) Como que tá o ENEM agora? Eu to meio desatualizado, eu to imaginando que ele esteja assim: Eu seleciono os 2 cursos e faço a prova, ai no final eu sei quantos pontos eu fiz e vou saber qual universidade minha pontuação pode entrar. Tá certo? Ou eu seleciono as universidades que eu quero prestar antes?
    Primeiro, estudar 10h por dia não é NEM DE LONGE a coisa que vc vai conseguir se vc não estuda a mto tempo.É gradativo, tem q ser disciplinado, e é MTO difícil. Impossível atualmente pra vc, imo.

    1- Segundo as novas regras de universidades, HOJE vc não pode fazer 2 cursos ao mesmo tempo, mas vc vai dizer: tem um amigo que faz! sim, ele faz, pq ele passou a 2 anos atrás ou mais. Desde o ano passado mudou-se a legislação e aluno que tiver 2 facul ao mesmo tempo, 1 matrícula será automaticamente cancelada e irá prevalecer a última matrícula q vc fez. Outra coisa, fazer 2 facul ao mesmo tempo é fail. Vc tá com mta sede ao pote, vc não vai levar a sério nem uma, nem outra, vai fazer as 2 na meia boca, a não ser que vc seja o mito do estudo e ultra disciplinado, o que pelo seu histórico não me parece.

    2- Exato, conheço gente que faz 2 ao mesmo tempo e não leva sério nenhuma das 2. E conheço gente que levava a sério e resultado? Trancou, pq tava ficando pesado d+ pra REALMENTE se dedicar. Se vc kiser fazer 'nas coxa' é ok.

    3- Lembrando que o ENEM 1/4 da prova é de matemática, 1/4 é [fis + bio + quim], logo se vc tiver que priorizar uma dessas é OBV que vc teria que saber mt mais matemática, PRINCIPALMENTE geometria plana e espacial, que não são conceitos tão óbvios como análise de gráfico, porcentagem, que caem bastante no enem. Acho que se souber port + mat + geo/hist, vc passa ez seja em música (se tiver aptidão, que é o mais difícil) e ez numa particular (que não seja uma FGV da vida) em economia.

    4- SIM, É HARD. Tem um amigo que estudou música 5 anos qd criança(11~16), aí por pressão familiar, fez 1 ano e meio de cursin, pra medicina, deixando a música meio de lado, e largou mao de med, e ficou meio ano tentando estudar música novamente, não deu pra ele, tá ralando esse ano de novo, passar da 1ª e 2ª fase é BEM fácil, o problema é a 3ª? fase, sei lá esse teste de aptidão que vc tem q tocar MTO, e outra, são por exemplo: 3 vagas, tem 10 pessoas, SE a banca achar que essas 10 pessoas são ruins, não passa ngm e foda-se as vagas.

    5- ENEM tá bem mais difícil do que antigamente que era um teste psicotécnico, porém ainda tá BEM fácil, o problema é: são 180 questoes + redação, é prova de resistência, vc tem q grindar mt rápido as questões e ter uma leitura das coisas que interessam, além de saber fazer uma redação boa em 40~45min. Português = interpretação de texto (literário e não literário) Matemática = lógica, porcentagem, geometria plana e espacial, interpretação, analise combinatória, as outras matérias são mt extensas e não mt específicas, mas essas 2 não fogem mt disso ae não

    Vc faz o enem, e não escolhe nada, vc só vai escolher o q vc vai kerer com análise dos seus pontos em janeiro do ano que vem.

    Espero ter ajudado, tanto com infos, como críticas, abs.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de aerolitos
    Data de Ingresso
    15/09/09
    Posts
    5.934
    desculpe roubar seu topico cara, essa pergunta vai p todos q puderem responder.

    Se voces fossem escolher um curso p fazer, entre essas opções quais seriam os que mais valem apena e porque?

    ADMINISTRAÇÃO
    AGROECOLOGIA
    CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
    CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
    MATEMÁTICA
    TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS
    ZOOTECNIA

    atualmente faço cie e tec d alimentos, mais n to gostando nada do curso, to pensando em mudar p agroecologia, pq tem muita disciplica em comum q da p aproveitar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Bebe menos que mulher Avatar de vrV !
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    4.191
    Images
    1
    eu tentei fazer 2 faculs ao msm tempo... durei 1 semana
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de Dare
    Data de Ingresso
    02/02/09
    Localização
    Petrópolis
    Posts
    1.192
    Ae galera, muito boa as respostas, valeu mesmo

    Putz
    meio que brochei em questão dessa parte de não poder 2 faculdades ao mesmo tempo
    é sério isso? Você tem algum link confirmando ? Nem se for 1 particular outra federal?


    Fiquei pensando, o que vocês acham então de eu fazer uma facul de economia
    e grindar uma "escola" de musica tipo Vila Lobos então? Ou até mesmo aquelas especializadas em musica que dão diploma?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados