Postado originalmente por
KingAAir
Pelo que eu entendi, e pelo que eu já conversei com quem já cursou na PUCRS, é assim, para vc concluir o curso vc tem que “checkar” as certificações de piloto, ou seja, vc não conclui a faculdade em quanto não tiver todas as carteiras de piloto, pois tem matérias na grade curricular dependentes disto, que são as aulas em simuladores, que são disponibilizadas pela faculdade.
O que em um curso que custa 1,7k+moradia+alimentação+custos diversos, vc ainda deve incluir horas de vôo, o que acarreta em média +R$70k.
Porque vc deve incluir além das horas de vôo as aulas de teoria, como o PP teórico e o PC teórico, é possível fazer isso estudando sozinho com os livros recomendados, mas eu não aconselho isso, é melhor realizar esses cursos teóricos no aeroclube, porque lá vc vai conseguir uma base muito mais sólida do que se vc estudar sozinho. E como eu te falei o que vale para tirar a carteria de piloto são as horas voadas, o que não inclui tempo de taxiamento na pista, balizamento e tudo o mais, então para vc voar umas 45h que são as horas para estar apto a “checkar” o Piloto Privado, vc pode colocar aí que vc vai ter que comprar umas 50hr ou até mais.
Há escolas como a EJ (
EJ )no aeroclube de campinas que se vc realiza o PC + CFI (Curso de Formação de Instrutores) eles te dão a oportunidade de ser Instrutor lá, e vc fica em média 6 meses lá sendo instrutor e acumulando horas de vôo. Depois disso vc é desligado e dá a oportunidade a outros pilotos em formação para serem instrutores e acumularem horas também. As grandes companhias estão contratando pilotos com 400hr a 600hr de vôo, o que é muito bom, e mostra que o mercado está em crescimento forte, e eles tão contratando pilotos jovens já pensando no mercado aquecido que vai estar daqui a alguns anos, mas há uma looonga jornada até se chegar a esse número de horas para ser contratado.
Sobre problemas de saúde que vc possa ter, isso não te impossibilita de trabalhar na área administrativa, é somente para aeronautas, não dá para vc ser piloto/comissário/mecânico se vc tem problemas de visão ou audição.
Sobre os prós e contras, há diferente prós e contras, pq vc pode ser piloto em uma grande companhia aérea, trabalhar para um táxi aéreo de pequeno porte, pode ser piloto particular. Mas o que posso te dizer é que os Prós são o salário que vc vai ter, o salário para um
Co-piloto deve estar na média de uns ~6k, e para Comandante o inicial deve estar por volta de uns ~12k, e conforme o tempo dentro da empresa, e o tipo de vôo realizado nacional ou internacional e aeronave voada, deve chegar a média de uns ~25k mês, vôo internacional vc trabalha uns 10 dias e folga uns 20 dias. Mas a média deve ser para cada 2 dias voados 1 de descanso, outro pró é o status de ser piloto de avião, apesar de ter perdido o brilho que tinha antigamente, ainda é uma profissão muito respeitada, além de descontos com passagem aérea que vc tem, no final deste ano ao invés de gastar $2k com formatura eu to pretendendo ir para Miami, a passagem para lá ida e volta ficou R$800,00 pq eu tenho uns contatos com uma galera que trabalha na TAM e eles conseguem me incluir para ter descontos.
Os contras são indisponibilidade de horário, vc nunca sabe exatamente quando vc irá voar, vc não sabe exatamente quando vc vai ter folga, vc vai ficar longe da família as vezes por meses. E em muitos casos vc vai mudar de cidade constantemente, pq boas oportunidades vc nunca sabe onde vai estar, vc vai conhecer o aeroporto de 836278 lugares diferente e não vai saber como é a cidade, pq vc normalmente pousa, faz os
check-lists, recarrega a aeronave e já segue rumo outro destino.
Espero ter te ajudado com isso.
abrass