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Tópico: Curso de Ciências Aeronáuticas

  1. #21
    Chip Leader Avatar de giraudo
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    Citação Postado originalmente por bittencourt93 Ver Post
    ai q sick cara, tudo q é fóirum tem q registrar pra ler, wtf??
    usa o bugmenot... da um search ai, eh um addon pro firefox que vc clica com o botao direito nos campos desses sites que precisam de registro gratuito (forum, downloads, etc) e seleciona "login with bugmenot". Ai ele pega uns logins fakes em um banco de dados e gg

    EDIT: Link - https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/6349
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  2. #22
    Chip Leader Avatar de giraudo
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    Citação Postado originalmente por staedert Ver Post
    Citação Postado originalmente por giraudo Ver Post
    andei pensando, falam que depois que o aviao chega em altitude de cruzeiro vc nao precisa fazer mais porra nenhuma ateh a hora de pousar, ou seja, vc pode contratar uma internet por satelite e ficar grindando, ganha tanto pelas horas voadas quando pelo grind, lol..
    Eu não recomendo.

    G1 > Mundo - NOTÍCIAS - Pilotos que 'esqueceram' de pousar avião nos EUA usavam laptops, diz agência
    LOL! o cara na FT de donkament, que mané pousar aviao o que... hehehe
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  3. #23
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    Citação Postado originalmente por bittencourt93 Ver Post
    Tô pensando em de repente fazer esse troço.

    Alguém conhece algum piloto, sabe os prós e contras sobre a profissão em si? Imagino que o mercado seja bem amplo já que a formação é relativamente cara e as empresas de aviação tem crescido muito. O contra acho q seria o tempo distante da família, no mais parece ser uma profissão bacana, não?
    Bittencourt, há cursos semelhantes aqui em São Paulo. Eu estou no último ano de Aviação Civil que curso na Univ. Anhembi Morumbi, e tenho o objetivo de ser piloto, o meu curso é mais voltado para a área de gestão, administração, controle, legislação e homologação em todos os níveis de Aviação Civil. Quando decidir seguir essa área pesquisei muuuito sobre o assunto, e o que posso lhe dizer que o Curso de Ciências Aeronáuticas é beeem mais comparável a uma Engenharia Aeronáutica, tendo maior ênfase em matérias técnicas.

    Eu sempre quis ser piloto, mas vc tem que ter consciência que é uma formação beeeem cara, onde vc tem que passar por várias etapas:

    01. vc tem que começar tirando o seu CCF (Certificado de Capacidade Física), vc tem que prestar vários testes, físicos e psicológicos, e se tiver uma deficiência por mínima que seja, vc está fora da aviação.

    02. Procurar uma Aeroclube próximo a vc para iniciar o PP (Piloto Privado), que é a primeira carteira que um piloto possui, para conquista-lá é necessário voar 45h de voo + Prova Teórica de Piloto Privado (vc presta essa prova na ANAC). E quando digo horas em voo quero dizer horas realmente voadas, horas em solo não vale, ou seja, vc vai decolar do Aeroporto de Marte porém tem trafégo e vc perde 15 min para decolar, vc já perdeu 15 min da hora de voo que vc pagou para o aeroclube. E cada hora deve estar na faixa de uns R$180 - R$300, depende do aeroclube e o avião que vc irá ter aulas. e todo avião que vc for voar vc tem que fazer o ground, que é estudar o manual da aeronave inteiro e realizar uma prova sobre o avião a ser voado, pq se tem pané no ar vc não pode ir no manual tentar achar alguma coisa, vc já tem que saber tudo antes. Depois de tirar seu PP, vc pode somente pilotar aviões sem fim comercial, seria um piloto por hobby, para poder ser remunerado vc necessita tirar o PC (piloto comercial)

    03. Depois de tirar o PP, vc está pronto para começar o PC, que irá ser conquistado com a conclusão de 150h de voo + Prova Teórica de Piloto Comercial. A carteira de PC tem algumas singularidades, como ter X hrs em avião multimotor (a hr de voo deve ser uns R$700), ter X hrs de voo solo (voar sozinho), ter X hrs de voo noturno, ter X hrs de voo IFR (voo somente por instrumentos). E depois de tudo isso vc finalmente está habilitado para ser um aviador, mas quem é o louco que vai te contratar para voar uma máquina de +300k com apenas 150 hrs, eles alegam que vc não tem experiência suficiente. Aí vem a próxima etapa.

    04. Depois de tirar o PC, ter investido uns ~R$70k, vc não tem experiência portanto vc necessita de mais horas de voo, para não ter que pagar por isso, a próxima etapa depois do PC e o INVA, que é a formação para se tornar Instrutor de Voo, nessa etapa vc necessita realizar um curso + Prova teórica, e complementar algumas hrs em determinados modos se vc não tiver realizado anteriormente. Aí vc ai ser Instrutor de Voo em algum aeroclube, e vc vai dar aula para caras como vc no início, e as horas que seu aluno fizer também irão contar para vc, normalmente os aeroclubes pagam quase nada para o instrutor, mas que importa vc está fazendo horas de voo, um instrutor de voo faz em média umas 80 hrs de voo por mês, wow. Vc deve acumular em média umas 400 hrs a 600 hrs e aí sim tentar entrar em alguma companhia aérea como co-piloto.

    Sendo Co-piloto vc vai ter uma remuneração em média de $4k-$7k, lógico que vc vai ter que fazer o Ground da aeronave a ser voado, não vai chegar lá voando um Boeing ou Airbus no seu primeiro dia neh, vc vai passar algumas horas em simuladores. Os grandes simuladores de aeronaves ficam em Dallas, é lá que se realiza o treinamento de pilotos. inclusive a Embraer tem simuladores de voo para suas aeronaves lá. eu não falei nada de Inglês, mas vc já deve imaginar que é obrigatório saber inglês nessa profissão, pq essa é a língua da aviação mundial, vc pode voar na eslovenia, china, uzerbaijão, só precisa do inglês, sem inglês sem diversão.

    Portanto o que eu tenho que dizer é que tem que gostar bastante da Profissão para se dedicar nisso, pois é muuuuito dinheiro e tempo investido nisso, para chegar lá no meio e vc falar que isso não é para vc.

    A faculdade é importante mais não é fundamental IMO, pois meu curso no caso é um curso muuuuuito específico, eu tenho uma formação que me coloca em somente alguns campos de atuação. O bom no meu caso é que eu era n00b e aprendi a lot sobre aviação na facul, fora os contatos que vc adquiri lá. e contatos é tudo em qlq área. Assim eu já estou terminando a facul me questionando o que eu ou fazer a mais. Até porque as empresas hj em dia te contratam já querendo que daqui a uns anos vc assuma um cargo gerencial dentro da empresa e tudo o mais, e para isso vc deve ter formação acadêmica, e eu sinto que não estou pronto para isso ainda, sei que preciso de mais bagagem acadêmica.

    O conselho que todo piloto dá e eu acho algo realmente importante é: SE VOCÊ QUER SER PILOTO TENHA OUTRA PROFISSÃO TAMBÉM, pq qlq coisa que ocorra com vc, em relação a saúde, perdeu a audição, perdeu a visão, já era, vc tá fora da aviação.

    ficou very long mas é isso aí, qlq coisa me manda uma MP.

    abrass
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  4. #24
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    /\

    putz.

    isso sim é o tipo de post q eu queria ter. obrigado pelo esforço.

    eu tava ligado que tu poderia se tornar piloto fora da faculdade. mas a questão da faculdade me pareceu relevante por causa dessas oportunidades administrativas que podem surgir.

    se por acaso tu tiver uma questão de saúde que te incapacite de voar, tendo uma boa formação tu pode ser aproveitado numa área administrativa/gerencial ou é gg aviação?

    tb achei a facul importante por causa dos contatos. concordo contigo que isso é mto importante.

    dei uma lida numa orientação a alunos:


    http://www.pucrs.br/uni/poa/faca/dtv/orientacoes.pdf


    segundo esse link esses investimentos fora da mensalidade são de mais ou menos 50k, tu concorda com esses valores? e eles completam 270 horas/voo, tá certo isso?

    o investimento total ficaria na faixa de uns 110k em 3 anos. depois disso seria fazer mais horas de voo durante uns 6 meses e aí então estar apto a ser contratado numa companhia aérea?

    sobre a rotina de piloto, o q tu acha q tem contra e favor?
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  5. #25
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    Pelo que eu entendi, e pelo que eu já conversei com quem já cursou na PUCRS, é assim, para vc concluir o curso vc tem que “checkar” as certificações de piloto, ou seja, vc não conclui a faculdade em quanto não tiver todas as carteiras de piloto, pois tem matérias na grade curricular dependentes disto, que são as aulas em simuladores, que são disponibilizadas pela faculdade.
    O que em um curso que custa 1,7k+moradia+alimentação+custos diversos, vc ainda deve incluir horas de vôo, o que acarreta em média +R$70k.

    Porque vc deve incluir além das horas de vôo as aulas de teoria, como o PP teórico e o PC teórico, é possível fazer isso estudando sozinho com os livros recomendados, mas eu não aconselho isso, é melhor realizar esses cursos teóricos no aeroclube, porque lá vc vai conseguir uma base muito mais sólida do que se vc estudar sozinho. E como eu te falei o que vale para tirar a carteria de piloto são as horas voadas, o que não inclui tempo de taxiamento na pista, balizamento e tudo o mais, então para vc voar umas 45h que são as horas para estar apto a “checkar” o Piloto Privado, vc pode colocar aí que vc vai ter que comprar umas 50hr ou até mais.

    Há escolas como a EJ (EJ )no aeroclube de campinas que se vc realiza o PC + CFI (Curso de Formação de Instrutores) eles te dão a oportunidade de ser Instrutor lá, e vc fica em média 6 meses lá sendo instrutor e acumulando horas de vôo. Depois disso vc é desligado e dá a oportunidade a outros pilotos em formação para serem instrutores e acumularem horas também. As grandes companhias estão contratando pilotos com 400hr a 600hr de vôo, o que é muito bom, e mostra que o mercado está em crescimento forte, e eles tão contratando pilotos jovens já pensando no mercado aquecido que vai estar daqui a alguns anos, mas há uma looonga jornada até se chegar a esse número de horas para ser contratado.

    Sobre problemas de saúde que vc possa ter, isso não te impossibilita de trabalhar na área administrativa, é somente para aeronautas, não dá para vc ser piloto/comissário/mecânico se vc tem problemas de visão ou audição.

    Sobre os prós e contras, há diferente prós e contras, pq vc pode ser piloto em uma grande companhia aérea, trabalhar para um táxi aéreo de pequeno porte, pode ser piloto particular. Mas o que posso te dizer é que os Prós são o salário que vc vai ter, o salário para um Co-piloto deve estar na média de uns ~6k, e para Comandante o inicial deve estar por volta de uns ~12k, e conforme o tempo dentro da empresa, e o tipo de vôo realizado nacional ou internacional e aeronave voada, deve chegar a média de uns ~25k mês, vôo internacional vc trabalha uns 10 dias e folga uns 20 dias. Mas a média deve ser para cada 2 dias voados 1 de descanso, outro pró é o status de ser piloto de avião, apesar de ter perdido o brilho que tinha antigamente, ainda é uma profissão muito respeitada, além de descontos com passagem aérea que vc tem, no final deste ano ao invés de gastar $2k com formatura eu to pretendendo ir para Miami, a passagem para lá ida e volta ficou R$800,00 pq eu tenho uns contatos com uma galera que trabalha na TAM e eles conseguem me incluir para ter descontos.
    Os contras são indisponibilidade de horário, vc nunca sabe exatamente quando vc irá voar, vc não sabe exatamente quando vc vai ter folga, vc vai ficar longe da família as vezes por meses. E em muitos casos vc vai mudar de cidade constantemente, pq boas oportunidades vc nunca sabe onde vai estar, vc vai conhecer o aeroporto de 836278 lugares diferente e não vai saber como é a cidade, pq vc normalmente pousa, faz os check-lists, recarrega a aeronave e já segue rumo outro destino.

    Espero ter te ajudado com isso.

    abrass
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  6. #26
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    em suma, compre um avião de pequeno porte e alugue para quem quer ser piloto ...acho que voce ganha mais

    hehehehe
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  7. #27
    Professional Avatar de KingAAir
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    Citação Postado originalmente por Cão Ver Post
    em suma, compre um avião de pequeno porte e alugue para quem quer ser piloto ...acho que voce ganha mais

    hehehehe
    já pensei nisso, mas era inocência pensar que isso está ao alcance de qlq mortal...porque um avião como um Cessna 162 modelo de entrada da Cessna que possui apenas 2 lugares, tá na faixa de US$112k isso sem a taxa de importação para o Brasil, aí vc inclui a manutenção, combustível, hangaragem mensal, pq um avião vc não estaciona na rua né, taxas de aeroporto, pq todo voo que vc vai realizar o aeroporto irá cobrar alguma taxa, desde pousar até vc ficar determinado tempo alocado no finger de acesso, eles tão ganhando grana.

    Ou seja o que faz avião voar não são as suas asas e seu motor, o que põe avião no céu é $$$ ... muito $$$$$$ hehehe
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  8. #28
    Expert Avatar de MatheusRamos
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    ano passado eu passei na afa, mas nem fui mto atrás..
    deve ser legal, mas complicado tbem.
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  9. #29
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    Po, bacana.
    Mas além de dinheiro, dedicação, muito esforço, condição física perfeita, é preciso ter aptidão.

    Como aptidão digo raciocínio lógico apurado, capacidade de tomar decisões rápidas, inteligência... Senão, imagino que o indivíduo não consiga terminar os PPPs que o KingAAir mencionou.

    Enfim, nunca tive vontade de ser piloto. Vai que um dia o troço cai. Uma vez ou outra que ando já fico com medo ainda mais cem milhoes de horas.
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  10. #30
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    E tem que ser frio pra caramba também.
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