Clique Aqui Vegetarianismo - Página 39

Lista de Usuários Marcados

Página 39 de 39 PrimeiroPrimeiro ... 29373839
Resultados 381 a 390 de 390
Like Tree144Likes

Tópico: Vegetarianismo

  1. #381
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Isso eh meio que a regra nesses casos onde "algo x" da cancer. Sai a noticia alarmista, mas ai quando vc vai ver com calma aumenta um pouco a chance se o consumo for algo absurdo. Teve o bromato, no pao, la pelos anos 80/90. Ai foram ver e precisava comer uns 50 paes por dia pra fazer alguma diferenca.

    Como o @Picinin falou, imagino que com uma alimentacao relativamente balanceada vc nao ta aumentando a chance de ter cancer. Alias, comendo praticamente qq coisa sem exageros vc pode tranquilamente ter uma vida saudavel. Pega ate os alimentos mais toscos. Se comer de vez em qdo eh completamente de boa. Agora se todo dia vc comer besteira vai ter diversos problemas.
    Picinin and rafaelmb like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #382
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @rocksfeller

    eu concordo que dá pra viver sem carne (muito embora isso exija um certo planejamento, especialmente se for vegan). O que eu disse é que muitas pessoas deixam de comer carne por razões ideológicas, e que comer carne é uma conduta biológica, natural, praticada pelo homem desde a pré-história.

    Sobre o outro post, viver dá câncer. Se você viver até os 100 anos, é quase certo que terá um câncer, independentemente de dieta, estilo de vida, etc. Como eu não acho que comida é remédio, mas cultura, eu não tô muito preocupado com esses estudos que observam relações estatísticas fracas entre determinado alimento e determinado câncer (o que é o caso da carne). E tirando que há um enorme sensacionalismo na divulgação desse tipo de notícia. recentemente, deram enorme divulgação a um estudo associando embutidos a câncer colorretal. Só que a verdadeira conclusão é que consumir 50gr de embutidos diariamente aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. Mas ninguém que tenha uma dieta minimamente equilibrada come 50g de embutido por dia. Quem come duas fatias de presunto no lanche duas ou três vezes por semana não teria motivo nenhum pra se preocupar com um estudo do tipo.
    Na parte da dieta concordo que a maior parte do motivo é ideológica sim. Eu não como por opção mesmo.
    Mas assim como tem vegano chato e radical, muita gente que come carne justifica que é necessário sendo que hoje em dia dá pra viver tranquilamente sem, por isso que acho mais honesto dizer que é opção também.

    Quanto à ideologia em si, eu só enxergo isso com bons olhos. No meu ponto de vista é parecido com a utilização de combustível fóssil, por exemplo... foi o que impulsionou o desenvolvimento da humanidade, sempre foi utilizado, hoje em dia é barato e etc. O maior motivo para substituirmos essa fonte por uma fonte mais "limpa" é ideológica também porque não vamos ver/sentir o efeito disso na nossa vida, vai refletir só nas próximas gerações. Mas não é por isso que eu não vou me importar, entende?


    Quanto ao cancer, entendo seu ponto. Pelo pouco que sei do assunto os estudos de causa/efeito ainda são bem rasos/indeterminantes, infelizmente. Mas me supreendeu a carne processada estar no topo da tabela lá dos estudos feitos até então. Assim como a própria carne vermelha está numa zona "crítica".
    Mas claro que tudo depende de quantidade e hábitos, como o ekalil comentou. É um ponto que eu acho que a sociedade peca, principalmente no brasil, em relação à dieta. A população em geral consome muita carne porque aqui não é tão caro. E carne processada então, a qtd de presunto/mortadela/salsicha que a galera come é muito alta pelo baixo custo também.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #383
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @rocksfeller

    mas você não come carne por preocupação com meio ambiente ou porque tem dó dos animais abatidos?

    BTW, não concordo em nada com a comparação com os combustíveis. Comida é muito mais do que um combustível, ela é cultura, prazer, socialização, etc.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #384
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @rocksfeller

    mas você não come carne por preocupação com meio ambiente ou porque tem dó dos animais abatidos?
    é difícil eu elencar as prioridades dos meus motivos. acho que hoje em dia a empatia que tenho para com os outros animais é maior do que os demais motivos. daí entra na conta a preocupação com a minha própria saúde também, que como comentei com o sopro, abrange até os vegetais, que é um dos motivos que to saindo de um apartamento pra morar numa casa e ter minha própria horta. e no meio de tudo ainda entra na conta a minha preocupação com o impacto ambiental que a pecuária gera.

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    BTW, não concordo em nada com a comparação com os combustíveis. Comida é muito mais do que um combustível, ela é cultura, prazer, socialização, etc.
    então, mas essa é a sua visão neh? o peso dessa comparação é muito relativo à pessoa que está analisando. já ouvi de pessoas próximas, por exemplo, que joga lixo na rua/chão porque o impacto daquilo não vai ser sentido por ele e ele se acha no direito de gozar do luxo/conforto de não se dirigir até uma lixeira.

    pra mim a lógica é a mesma: deixar de gozar de algo que gera um impacto negativo para outro ser. mas os pesos dessa balança eu acho que varia muito de pessoa pra pessoa.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #385
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @rocksfeller

    mas você não come carne por preocupação com meio ambiente ou porque tem dó dos animais abatidos?
    é difícil eu elencar as prioridades dos meus motivos. acho que hoje em dia a empatia que tenho para com os outros animais é maior do que os demais motivos. daí entra na conta a preocupação com a minha própria saúde também, que como comentei com o sopro, abrange até os vegetais, que é um dos motivos que to saindo de um apartamento pra morar numa casa e ter minha própria horta. e no meio de tudo ainda entra na conta a minha preocupação com o impacto ambiental que a pecuária gera.

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    BTW, não concordo em nada com a comparação com os combustíveis. Comida é muito mais do que um combustível, ela é cultura, prazer, socialização, etc.
    então, mas essa é a sua visão neh? o peso dessa comparação é muito relativo à pessoa que está analisando. já ouvi de pessoas próximas, por exemplo, que joga lixo na rua/chão porque o impacto daquilo não vai ser sentido por ele e ele se acha no direito de gozar do luxo/conforto de não se dirigir até uma lixeira.

    pra mim a lógica é a mesma: deixar de gozar de algo que gera um impacto negativo para outro ser. mas os pesos dessa balança eu acho que varia muito de pessoa pra pessoa.
    Tô perguntando porque é muito normal nego parar por sentir pena dos animais abatidos e depois ficar forçando racionalizações para ficar mais convincente.

    E aí nego começa a forçar que veganismo é mais saudável, que carne dá câncer, que carne destrói o meio ambiente. E essas racionalizações não se sustentam, IMO. Como eu já disse aqui, fertilizante e pesticida usados em grandes plantações (e elas são necessárias para substituir a carne) são muito mais nocivos que esterco, é muito mais fácil ter uma alimentação saudável sem restrições do que com restrições e por aí vai.

    Sobre a segunda parte, não sei se te entendi direito. Que comida é cultura não é minha opinião, o que as pessoas comem faz parte da sua identidade cultural. Até tem gente que só come pra não morrer de fome, mas é a minoria.

    E sobre a questão do impacto negativo, a agricultura também tem. Como eu disse, é completamente falacioso achar que tá salvando o meio ambiente. O substituto da carne normalmente é um grão, plantado de forma industrial em plantações gigantescas que destroem o meio ambiente muito mais do que a pecuária extensiva. O peido dos bois pode gerar CO2, mas formação de pastagem é uma ótima forma de sequestrar carbono. Em suma, não existe nenhum indício de que não comer carne é menos danoso à natureza, normalmente são só racionalizações falaciosas.
    JoseIrineu and kako like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #386
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    @Picinin o forçar uma racionalização com fundamentos rasos pra se convencer de algo é usado pela grande maioria das pessoas nos mais diversos assuntos. Isso tá muito mais relacionado ao modo de pensar nosso do que a um assunto específico em si.

    Se o vegetarianismo é mais saudável? De forma indireta eu acho que sim, porque força a pessoa a pesquisar mais sobre os alimentos e montar uma dieta mais balanceada. Fora do vegetarianismo, o mais comum que vejo das pessoas buscando informações sobre alimentação é quando tá fazendo dieta seja para ganhar massa ou para perder peso/gordura - e dessas pessoas, só parte delas tornam isso um hábito, as demais parecem que esquecem do que estudaram/aprenderam depois que saem daquela busca momentânea de mudança do corpo. Fora esses dois exemplos, infelizmente não faz parte da nossa educação entender como os alimentos impactam na nossa saúde de forma geral.

    Se carne dá cancer? Bom, os estudos que temos até então sugerem que sim, conforme os links que colei ali pra cima. Agora o quanto impacta e quais os níveis saudáveis para consumo, acho que ainda faltam mais pesquisas.

    Se a pecuária destrói o meio ambiente? Por si só, claro que não. Mas não consigo enxergar como produzir grãos pode ser mais danoso do que a pecuária. Primeiro a gente tem que separar o que é possível do que é impossível. Por exemplo, é possível a agricultura avançar para não utilizar fertilizantes e pesticidas nocivos? Sim, é.
    E, apesar de eu não conhecer os detalhes do assunto, não acho que o mesmo espaço do pasto criandos bois possa alimentar mais pessoas do que o mesmo espaço plantando grãos/vegetais/frutos/etc.

    Frizando novamente, meus pontos não são argumentos de verdade, pois não sou especializado no assunto e nem pretendo ser. São apenas observações pessoais do meu ponto de vista sobre o assunto.
    Se não fosse a minha empatia para com os animais, mto provavelmente eu iria estudar mais a fundo tudo isso para tornar minhas decisões melhor embasadas. Mas como esse ponto já me basta, o resto do assunto vou aprendendo aos poucos.
    JoseIrineu and Nishio like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #387
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @rocksfeller

    concordo inteiramente com o primeiro parágrafo. O importante é saber que nós pensamos assim para evitarmos esse tipo de viés.

    Pra mim, esse seu argumento para ser ais saudável indiretamente é uma racionalização clara. Eu poderia usar esse mesmo argumento para dizer que alguém que tem restrições alimentares é indiretamente mais saudável porque é obrigado a pesquisar sobre a dieta, o que seria um absurdo. Pelo pouco que sabemos sobre efeito de dieta na saúde , a conclusão mais razoável é que devemos comer de tudo de forma moderada. Portanto, é um contrassenso, IMO, achar que uma dieta mais restritiva é mais saudável. De toda forma esse é um assunto que se situa exclusivamente no campo de liberdade individual, então o importante é nenhum dos lados querer impor suas regras aos outros.

    Sobre impacto ambiental, você diz que é possível a agricultura avançar para não utilizar fertilizantes e pesticidas nocivos. Eu te digo que até é, mas isso vai ter um impacto brutal na produção. Se todo mundo fosse comer só vegetais orgânicos, ia faltar comida pra MUITA gente. De toda forma, também é possível criar animais de forma sustentável, mas também haveria um grande impacto na produção.

    Por outro lado, os produtos de origem animal são muito mais eficientes nutricionalmente. Pra conseguir a mesma quantidade de nutrientes biodisponíveis (proteína, ferro e outros minerais, etc) que você conseguiria comendo x gramas de carne, você precisa comer 2, 3 ou 5x de grãos. Além disso, animais de criação são capazes de comer bagaço de soja, farelo de milho, caroço de algodão, e vários outros subprodutos da atividade agrícola que, se não fossem destinados à criação, seriam descartados. Além disso, do boi de aproveita até no berro, nas indústrias mecânica, farmacêutica, de vestuário, etc.

    Então a conta é bem mais complexa do que em x hectares de pasto eu produzo y kg de carne e z kg de soja. E é por isso que eu digo que ambas as indústrias (pecuárias e agricultura) tem impactos que podem e devem ser minimizados, mas não dá pra se dizer que uma é intrinsecamente mais poluente que a outra.
    Última edição por Picinin; 19-10-2017 às 11:19.
    santiago, RRetired, ekalil and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #388
    World Class Avatar de andredepaula
    Data de Ingresso
    16/04/08
    Posts
    6.430
    Sei nem que que tá rolando aqui só vou por meu relato pessoal.
    .
    Eu fui vegetariano uns anos atrás por uns 4 meses e agora voltei faz 10 dias. Minha única questão é pq tenho muita dó e me sinto mal cortando um pedaço de bife (fora que eu odiaria matar se tivesse que comer pra sobreviver).

    Apesar de tudo isso eu acho que carne é um excelente alimento e não acho errado comer, esses relatos que fazem mal eu não acredito, acho que tudo que vc faz em equilíbrio não pode fazer mal nenhum.

    Uma coisa Interessante é que ontem depois de 10 dias sem carne eu senti meu corpo gritando por carne, mesmo eu tendo uma alimentação bem completa sem. Mesmo assim fui lá e comi, hj já tô normal pra ficar sem.

    Minha filosofia no momento é, faça o que vc sente que deve fazer. Fazer as coisas por motivos externos eu acho superficial. O mundo tá cheio de gente que não sabe nada falando tudo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #389
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    26/08/14
    Posts
    1.073
    Citação Postado originalmente por andredepaula Ver Post
    Minha filosofia no momento é, faça o que vc sente que deve fazer. Fazer as coisas por motivos externos eu acho superficial. O mundo tá cheio de gente que não sabe nada falando tudo
    É isso que a maioria não vegetariana concorda. Quer viver de luz? Faça e boa. Só não pague de superior por isso.

    A maior "bronca" é a pregação. Pintar quem come carne de doente e assassino ou coisa do tipo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #390
    World Class Avatar de ModdoX
    Data de Ingresso
    19/10/07
    Posts
    6.310
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @rocksfeller


    Sobre impacto ambiental, você diz que é possível a agricultura avançar para não utilizar fertilizantes e pesticidas nocivos. Eu te digo que até é, mas isso vai ter um impacto brutal na produção. Se todo mundo fosse comer só vegetais orgânicos, ia faltar comida pra MUITA gente. De toda forma, também é possível criar animais de forma sustentável, mas também haveria um grande impacto na produção.
    btw, artigo de hoje sobre uma meta-análise que comparou os impactos da agricultura convencional x orgânica: https://ourworldindata.org/is-organi...he-environment

    Detalhe:

    The common perception that organic food is by default better, or is an ideal way to reduce environmental impact is a clear misconception. Across several metrics, organic agriculture actually proves to be more harmful for the world’s environment than conventional agriculture.
    Picinin and Wicketh like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 39 de 39 PrimeiroPrimeiro ... 29373839

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados