Clique Aqui [discussão] Em manifesto na web, jovens paulistas criticam migração

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 38

Tópico: [discussão] Em manifesto na web, jovens paulistas criticam migração

  1. #1
    Chip Leader Avatar de Dhinihan
    Data de Ingresso
    06/01/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    1.393

    [discussão] Em manifesto na web, jovens paulistas criticam migração

    Em manifesto na web, jovens paulistas criticam migração - Terra - Comportamento

    Ana Cláudia Barros


    Eles têm entre 18 e 25 anos, são universitários e se uniram a partir de um manifesto virtual, batizado de "São Paulo para os paulistas". A iniciativa, que começou com a voz solitária de uma jovem indignada diante da proposta de inserção da cultura nordestina na grade curricular de escolas da capital do Estado, foi ganhando adeptos e, em poucos meses, já contava com mais de 600 adesões, demonstrações de apoio expressas em assinaturas numa petição online.

    Escolhido como porta-voz do grupo por ter um discurso mais moderado e menos conservador, o estudante Willian Godoy Navarro, 22 anos, conversou com Terra Magazine. Nitidamente preocupado em dosar as palavras, ele falou sobre as pretensões do movimento, que tem entre os principais objetivos discutir a questão da migração e a suposta subvalorização da cultura paulista, preterida, segundo o universitário, em função do espaço que culturas "estrangeiras" conquistaram em São Paulo.

    -Existe uma representatividade muito forte, na Assembleia Legislativa, de deputados de origem nordestina, que trabalham para o povo paulista. E eles aprovam e trabalham em projetos de lei que valorizam a cultura de lá. Isso não é errado. O que ocorre é que existe uma supervalorização dessa cultura e nenhuma da paulista. Muitas vezes, o aluno passa pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e nunca estudou, não sabe qual é a história de São Paulo, o que são os bandeirantes. E agora o cara quer inserir isso como uma disciplina, "culturas do Nordeste". Aqui não é o Nordeste. Ele deve fazer isso no Nordeste - afirma, garantindo que a preocupação do grupo não se dirige, especificamente, aos migrantes dessa região do país.

    O universitário conta que a sondagem na internet foi apenas uma etapa inicial. O plano agora é criar o Movimento Juventude Paulistana, uma organização com "personalidade jurídica", que, a exemplo dos ativistas ambientais do Greenpeace, pretende buscar visibilidade por meio de atos públicos.

    -A gente vai fazer alguma coisa na Ponte Estaiada. Uma faixa, uma mobilização que chame a atenção dos principais veículos de comunicação de São Paulo - adianta, sem, no entanto, revelar detalhes.
    no link tem a entrevista completa.

    eu acho nada a ver ensinar cultura nordestina nas escolas daki ... pq pra ser coerente teriam q ensinar pelo menos japonesa e italiana tbm, o que tomaria muito tempo além de não ter nenhum motivo prático.

    mas acho q a criação de uma política de migração e coisas afim seria uma msg ruim pra os varios migrantes de origem pobre q vivem aki ... como se o problema da cidade fosse só super-população.

    e tambem achei bem pessimista a visão do cara sobre a espectativa dos migrantes ao virem pra SP ... minha mãe nasceu no Ceará e meu pai em Minas e "deram certo" aki.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    MBM
    MBM está desconectado
    Chip Leader Avatar de MBM
    Data de Ingresso
    19/02/08
    Posts
    1.256
    É tão bizonha a idéia q n sei nem por onde começar...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    acho que a maioria não dá certo e nem dará..
    mas é pura matemática..
    é querer demais q todos q vierem vão se dar bem
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de Joshua
    Data de Ingresso
    13/03/10
    Localização
    CS GO is love
    Posts
    5.962
    Questão difícil... Aqui no sul a gente estuda a cultura GAÚCHA e a cultura BRASILEIRA... e dentro da Brasileiras abre um leque de cada região...

    Se eu fosse paulista ficaria puto com esse lei de incentivo a cultura nordestina.
    sei lá tb , IMO
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader Avatar de Dhinihan
    Data de Ingresso
    06/01/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    1.393
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    acho que a maioria não dá certo e nem dará..
    mas é pura matemática..
    é querer demais q todos q vierem vão se dar bem
    é verdade ... mas qse não vem mais ninguem.

    eu acho q não mudaria muita coisa dificultar a migração ... sem contar q é de dentro do país ... nunca ouvi falar disso em outro lugar.

    Questão difícil... Aqui no sul a gente estuda a cultura GAÚCHA e a cultura BRASILEIRA... e dentro da Brasileiras abre um leque de cada região...

    Se eu fosse paulista ficaria puto com esse lei de incentivo a cultura nordestina.
    sei lá tb , IMO
    tipo nem rola mta divulgação dessas paradas acho.

    e aposto q se tivesse lei de incentivo a cultura italiana não ia ter tanto mimimimi.

    mas concordo que se é pra ensinar algum tipo de cultura na escola q seja a paulista (apesar de ser ridiculo ver os bandeirantes como herois)
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain
    Data de Ingresso
    23/01/09
    Posts
    547
    600 pessoas aderiram na internet
    isso sim é um movimento
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    tem vários pontos a se considerar, mas vou ser breve, se a discussão andar eu posto mais.

    eu acho errado essa parada de cultura nordestina, pq sendo são paulo o centro do brasil de fato, teriamos que aprender cultura de todos os cantos do brasil e isso as vezes da a entender que nego quer fazer de são paulo um centro nordestino oficial.

    mas por contra ponto, o mais provável é que esse movimento tenha partido de um bando de boy que acha certo ir ganhar a vida na gringa.

    são paulo é construido de nego de fora não tem jeito, mas dai nego de fora querer transformar sp na terra natal deles tb ja é puxado imo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    eu sou um paulista no rio grande..
    praticamente um bandeirante

    até rimou uhahuauhauhauhuha
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Dhinihan Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    acho que a maioria não dá certo e nem dará..
    mas é pura matemática..
    é querer demais q todos q vierem vão se dar bem
    é verdade ... mas qse não vem mais ninguem.

    eu acho q não mudaria muita coisa dificultar a migração ... sem contar q é de dentro do país ... nunca ouvi falar disso em outro lugar.

    Questão difícil... Aqui no sul a gente estuda a cultura GAÚCHA e a cultura BRASILEIRA... e dentro da Brasileiras abre um leque de cada região...

    Se eu fosse paulista ficaria puto com esse lei de incentivo a cultura nordestina.
    sei lá tb , IMO
    tipo nem rola mta divulgação dessas paradas acho.

    e aposto q se tivesse lei de incentivo a cultura italiana não ia ter tanto mimimimi.

    mas concordo que se é pra ensinar algum tipo de cultura na escola q seja a paulista (apesar de ser ridiculo ver os bandeirantes como herois)
    Exato! end of discussion
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Qual é o partido a que pertence o politico que apresentou a proposta? Isso é, se a questão é desse âmbito.

    Eu não gosto dessas atitudes regionalistas... e desconfio da boa vontade de quem tem essas idéias de promover a cultura de uma região incluindo matérias em curriculos educacionais de outras regiões. A promoção do regionalismo e seus aspectos pontuais dentro da história nacional já existe no próprio curriculo mínimo de História do Brasil que o MEC regula (estuda-se a balaiada, a guerra dos farrapos, a contribuição do negro e do indio para a formação da identidade nacional, etc).

    O aspecto curioso da questão ai do post, na minha opinião, é que o movimento da juventude paulista está querendo reagir a essa prática de imposição da cultura de minoria por meio de proselitismo regional - prática que é tipica das esquerdas -, mas adota um modelo de militância também de esquerda, que é o modelo do GREEN PEACE.

    o que é um equivoco evidente.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados