Clique Aqui [AJUDA] Estatistica

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 22

Tópico: [AJUDA] Estatistica

  1. #1
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451

    [AJUDA] Estatistica

    Qual a probabilidade de jogar uma moeda para cima 100 vezes e cair cara 10 vezes(ou +) a mais que coroa(55 caras e 45 coroas)?

    ps - se possivel coloca como vc calculou

    Valeu!!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Professional Avatar de Ninguém
    Data de Ingresso
    22/11/08
    Posts
    296
    Esse tipo de problema é clássico da distribuição binomial.
    Supondo que a probabilidade de se ter Cara = 50% e Coroa = 50%, e em 100 lançamentos vc quer 55 caras, basta vc calcular:



    Nesse caso, p = "probabilidade de cara" = 0,5; n = "número de lançamentos" = 100; k = "números de sucessos esperados" = 55.

    Daí, vc teria f(55; 100, 0,5) = 100C55 * (0,5^55) * (1 - 0,5)^(100-55) ~= 0,0485 = 4,85%.


    Agora, pra calcular a probabilidade de se obter cara > 55 vezes em 100 lançamentos, vc precisaria calcular a distribuição binomial acumulada, que seria:



    Bom, sinceramente não estou muito afim de calcular essa integral, já que daria um trabalho desgraçado calcular isso por partes.


    Note que são 2 coisas bem distintas vc perguntar: "qual a probabilidade de cair 55 caras e 45 coroas?" e "qual a probabilidade de cair 55 caras ou mais em 100 lançamentos?". Mas se vc realmente precisa da resposta da 2a pergunta, eu posso tentar calcular aqui.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de squallz
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    SP
    Posts
    7.735
    ninguem me da coach de estatistica esse semestre?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Professional Avatar de Ninguém
    Data de Ingresso
    22/11/08
    Posts
    296
    Citação Postado originalmente por squallz Ver Post
    ninguem me da coach de estatistica esse semestre?
    Não dou aulas particulares.
    Mas se tiver dúvidas e eu souber responder (obv), pode postar aqui ou me mandar MP.

    Aliás, que matéria/tema/assunto exatamente vc irá ter esse semestre? Poderia ser mais específico?
    Última edição por Ninguém; 01-08-2009 às 19:57.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de squallz
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    SP
    Posts
    7.735
    eh probabilidade e estatistica...
    tem essas paradas de distribuição, varios tipos
    depois tem intervalo de confiança, varios tipos tambme, dai vem anova e no final tem uma outra la q nao lembro
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Professional Avatar de Ninguém
    Data de Ingresso
    22/11/08
    Posts
    296
    Citação Postado originalmente por squallz Ver Post
    eh probabilidade e estatistica...
    tem essas paradas de distribuição, varios tipos
    depois tem intervalo de confiança, varios tipos tambme, dai vem anova e no final tem uma outra la q nao lembro
    Isso daí me parece introdução à probabilidade. Tenho alguns amigos estatísticos de formação, caso vc queira algum contato. Só não sei se eles aceitarão dar aulas particulares online.

    Qualquer coisa, se vc realmente tiver interesse nisso, posso conversar com eles pra ver se eles aceitam ou não. Daí vc me manda um MP.

    E por curiosidade: que curso vc faz?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de Mothafoxx
    Data de Ingresso
    18/10/07
    Posts
    3.700
    Ninguém sabe
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de LeeJones
    Data de Ingresso
    21/09/07
    Posts
    827
    Citação Postado originalmente por squallz Ver Post
    eh probabilidade e estatistica...
    tem essas paradas de distribuição, varios tipos
    depois tem intervalo de confiança, varios tipos tambme, dai vem anova e no final tem uma outra la q nao lembro

    Faz na turma do Melvin que é só não vagabundear que passa sem maiores problemas.

    Quando cursei o Brag foi que eu precisava de 2 na P3. O Beat era que eu não sabia nada e tava correndo risco de zerar, então meti a prova dentro da mochila, fugi mesmo e joguei pra sub. LOL

    Mas isso foi standard no dia, o cara não tá nem aí, nem lista na prova teve. Além disso a aula dele é razoável e não compromete, presença não interessa e a prova é bem no jeitão mesmo do livro.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de squallz
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    SP
    Posts
    7.735
    faço engenharia na usp

    nao eh probabilidade soh, tem anova tem confianca etc, tem as 2 materias.
    po semestre passado eu fiz com uma mulher nova la, dai na p1 ela fico doente e deu 3 aulas soh pra p1, nice!
    na p2 ela nao foi, ai arranjaram o monitor pra dar aula, pqp o cara era gente boa e tal, mas nao tinha jeitao pra da aula neh...
    quase passei mas nao deu jeito nao vo fazer de novo esse semestre, nem sei com qm é ;\
    o mais foda eh q o livro nao tem as respostas, impossivel saber se ta fazendo certo..
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Professional Avatar de Ninguém
    Data de Ingresso
    22/11/08
    Posts
    296
    Citação Postado originalmente por squallz Ver Post
    faço engenharia na usp

    nao eh probabilidade soh, tem anova tem confianca etc, tem as 2 materias.
    po semestre passado eu fiz com uma mulher nova la, dai na p1 ela fico doente e deu 3 aulas soh pra p1, nice!
    na p2 ela nao foi, ai arranjaram o monitor pra dar aula, pqp o cara era gente boa e tal, mas nao tinha jeitao pra da aula neh...
    quase passei mas nao deu jeito nao vo fazer de novo esse semestre, nem sei com qm é ;\
    o mais foda eh q o livro nao tem as respostas, impossivel saber se ta fazendo certo..
    Po, legal. Eu também estudei na USP, sou formado em matemática.

    E por acaso o livro que vc vai usar é do Morettin/Bussab chamado "Estatística básica"? Porque se for, eu me lembro que eu tenho as respostas de todos os exercícios desse livro em PDF (só preciso procurar), caso vc queira.

    Mas essa matéria aí é bem sussa, de verdade, mesmo pegando o professor mais exigente do IME. Só a parte de Estimação e Testes de hipóteses é um pouco mais chatinha e complicada, mas não sei se vc vai aprender isso no curso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados