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Tópico: Calcule o valor estimado do táxi

  1. #1061
    Administrador Avatar de Alvinho
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    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Beleza, mas isso já foi feito, igual a revolução tecnológica já foi feita e hoje existem dezenas de aplicativos iguais, por isso eu perguntei um tempo atrás qual era a função do Uber hoje. Por mim ele já cumpriu o seu papel, agora o ideal seria ajustar a regulamentação e banir os clandestinos.

    Mas obviamente não é isso que o Uber quer, ele tá lutando de todas as maneiras pra continuar na situação atual, sem nenhuma regulamentação, e pra isso utiliza do seu poder pra forçar essa discussão binária entre Táxi x Uber, Vilão x Herói, Atraso x Progresso. Por isso eu rebati toda as vezes que você postou aqui nessa linha, imho você tá caindo no papinho do Uber. Como eu disse antes, a tal revolução já passou, o sonho já acabou, agora é uma máfia lutando contra a outra, e eu me recuso a defender o menos pior.
    Falando de Brasil, eu acho que ainda está um pouco longe. O Uber está em pouquíssimas cidades (RJ, BH e SP, se não estou enganado) e a influência dos táxis ainda é muito grande. Há poucas semanas ainda teve greve no RJ. As notícias mais comuns são sobre brigas entre taxistas e motoristas do Uber, então acho que ainda é um caminho longo a percorrer.

    De modo geral, eu concordo com o que você disse pra mim na última resposta. Mas tenho uma posição parecida com o Cesar Teixeira, tentar regulamentar tudo de cara pode piorar em demasia o serviço e se tornar tão ineficiente quanto. Você tá certo quando diz que regulamentar antes é bem mais difícil que depois, mas o panorama atual é que o serviço do Uber, mesmo marginalizado, ainda é muito melhor que o modelo corrente, então não vejo sentido em travá-lo (ainda que todos concordemos que ele deve se regulamentar de um jeito).

    O ponto-chave é que é um serviço muito melhor que o atual, então em qualquer cenário impedir sua entrada seria péssimo. Porém, como é uma tecnologia disruptiva, prever seus resultados é muito difícil. Na minha visão particular, a melhor forma de contornar isso é fazer uma regulamentação simplista e identificar as necessidades ao longo do tempo.
    Mas vale lembrar que o Uber está subsidiando as corridas atualmente, já mostrei que a empresa perde milhões de dólares por mês, porque o objetivo atual é crescer (e por tabela enfraquecer a indústria do táxi).

    Ou seja, um Uber clandestino, sem pagar direitos trabalhistas, perdendo milhões por mês, cobra o mesmo preço do táxi. Como será que vai ficar quando o Uber tiver mais força e abrir o capital na bolsa, respondendo a milhares de investidores que só se importam com o rendimento das ações no final do mês?

    Sobre o Uber já ter cumprido seu papel, eu acho que não tem como a discussão morrer, mesmo se o Uber for proibido a pressão da sociedade fará com que a regulamentação dos táxis seja revista.
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  2. #1062
    Expert Avatar de RKint
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    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post

    E um adendo, até concordo com que o iFood não entra nessa discussão, mas o AirBnB é exatamente o mesmo caso.
    Nao eh o mesmo caso segundo o @Picinin pq respeita a lei. Eu nao tenho argumentos pra discutir isso com ele, mas imagino que nao seja tao preto no branco assim.
    Eu quis dizer o modelo de negócios. É claro que é diferente até porque licenças pra se abrir um hotel não são limitadas.
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  3. #1063
    World Class Avatar de Picinin
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    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Essa conversa tá tomando um rumo meio nonsense, imo. Já colocaram um monte de premissas falsas que distorcem a discussão. A primeira delas é que táxi faliu e é uma bosta, enquanto o Uber é übereficiente - com o perdão do trocadilho.

    Primeiro, eu não acho que haja esse excesso de demanda por táxis. Pelo menos aqui em BH, sempre que eu precisei de usar o Easytaxi, meu tempo de espera foi baixo. O problema de pegar táxi era a dificuldade de conectar usuário e taxista. Nos lugares mais centrais e movimentados, você consegue pegar um táxi com o dedão esperando poucos minutos. Já na porta da sua casa normalmente era mais difícil, e as centrais que faziam essa conexão via telefone eram ineficientes. Isso foi solucionado por Easytaxi e congêneres. Pelo que eu tenho visto, o tempo de espera de um táxi pedido por meio de aplicativo é menor que o do Uber, pelo menos aqui no Brasil.

    Segundo, a diferença de preços não parece ser assim tão grande. Portanto, o Uber não vai revolucionar esse mercado praticando preços que possam competir, por exemplo, com o transporte público coletivo. E, pelos dados dos balanços que o Alvinho trouxe, me parece que o Uber ainda está fazendo uma espécie de dumping pra conseguir mercado. O que significa que, assim que ele estiver consolidado, vai aumentar os preços.

    Terceiro, essa conversa de que tem que esperar o mercado se consolidar pra depois regulamentar é bem nonsense. O mercado de táxi está longe de ser novo, e já se sabe muito bem quais os problemas desse mercado devem ser abordados na regulação. Além disso, a diferença do Uber não está propriamente na tecnologia ou na "economia de compartilhamento". O Uber causou uma polêmica que outros representantes desse modelo de negócios, como os já citados AirBnb e iFood, não causaram. E isso ocorre simplesmente porque o Uber atua fora da legalidade.
    Em regiões centrais esse problema vai ser menor mesmo, agora se você pensar em taxistas escolhendo corrida, saída de boate e etc, não tem nem como comparar. Como o ekalil disse, sem desmerecer, mas é um tipo de problema que quem tá no RJ (por exemplo) vai presenciar muito mais (cidades turísticas em geral).

    Sem dúvida que EasyTaxi e 99Taxi melhoram bastante a comunicação (pela ineficiência das cooperativas) mas o serviço em si (transporte) ainda pode ser muito melhorado.

    E um adendo, até concordo com que o iFood não entra nessa discussão, mas o AirBnB é exatamente o mesmo caso.
    Se tem taxista descumprindo obrigação, a solução é denunciar pros responsáveis, né? Nunca me aconteceu, em lugar nenhum do mundo, de taxista recusar corrida.

    E o AirBnb é perfeitamente legal, como o iFood. O Uber não. Nesse sentido, a analogia com o iMédicos do Nacht é perfeita (e não é redução ao absurdo como sugerido). O que o Uber faz é ligar clientes a prestadores de serviços que não têm a licença para exercer a profissão. O que é exatamente o que faria o hipotético iMédicos.
    Nacht, ColinsFil and DiegoSestito like this.
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  4. #1064
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    Beleza, mas isso já foi feito, igual a revolução tecnológica já foi feita e hoje existem dezenas de aplicativos iguais, por isso eu perguntei um tempo atrás qual era a função do Uber hoje. Por mim ele já cumpriu o seu papel, agora o ideal seria ajustar a regulamentação e banir os clandestinos.

    Mas obviamente não é isso que o Uber quer, ele tá lutando de todas as maneiras pra continuar na situação atual, sem nenhuma regulamentação, e pra isso utiliza do seu poder pra forçar essa discussão binária entre Táxi x Uber, Vilão x Herói, Atraso x Progresso. Por isso eu rebati toda as vezes que você postou aqui nessa linha, imho você tá caindo no papinho do Uber. Como eu disse antes, a tal revolução já passou, o sonho já acabou, agora é uma máfia lutando contra a outra, e eu me recuso a defender o menos pior.
    Falando de Brasil, eu acho que ainda está um pouco longe. O Uber está em pouquíssimas cidades (RJ, BH e SP, se não estou enganado) e a influência dos táxis ainda é muito grande. Há poucas semanas ainda teve greve no RJ. As notícias mais comuns são sobre brigas entre taxistas e motoristas do Uber, então acho que ainda é um caminho longo a percorrer.

    De modo geral, eu concordo com o que você disse pra mim na última resposta. Mas tenho uma posição parecida com o Cesar Teixeira, tentar regulamentar tudo de cara pode piorar em demasia o serviço e se tornar tão ineficiente quanto. Você tá certo quando diz que regulamentar antes é bem mais difícil que depois, mas o panorama atual é que o serviço do Uber, mesmo marginalizado, ainda é muito melhor que o modelo corrente, então não vejo sentido em travá-lo (ainda que todos concordemos que ele deve se regulamentar de um jeito).

    O ponto-chave é que é um serviço muito melhor que o atual, então em qualquer cenário impedir sua entrada seria péssimo. Porém, como é uma tecnologia disruptiva, prever seus resultados é muito difícil. Na minha visão particular, a melhor forma de contornar isso é fazer uma regulamentação simplista e identificar as necessidades ao longo do tempo.
    Mas vale lembrar que o Uber está subsidiando as corridas atualmente, já mostrei que a empresa perde milhões de dólares por mês, porque o objetivo atual é crescer (e por tabela enfraquecer a indústria do táxi).

    Ou seja, um Uber clandestino, sem pagar direitos trabalhistas, perdendo milhões por mês, cobra o mesmo preço do táxi. Como será que vai ficar quando o Uber tiver mais força e abrir o capital na bolsa, respondendo a milhares de investidores que só se importam com o rendimento das ações no final do mês?

    Sobre o Uber já ter cumprido seu papel, eu acho que não tem como a discussão morrer, mesmo se o Uber for proibido a pressão da sociedade fará com que a regulamentação dos táxis seja revista.
    Vc viu uma foto de um balanco e conseguiu concluir que estao subsidiando as corridas? Parabens!

    Fora isso, se tudo isso que vc falou for verdade, esquece o Uber, ele deve morrer em breve.
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  5. #1065
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    Beleza, mas isso já foi feito, igual a revolução tecnológica já foi feita e hoje existem dezenas de aplicativos iguais, por isso eu perguntei um tempo atrás qual era a função do Uber hoje. Por mim ele já cumpriu o seu papel, agora o ideal seria ajustar a regulamentação e banir os clandestinos.

    Mas obviamente não é isso que o Uber quer, ele tá lutando de todas as maneiras pra continuar na situação atual, sem nenhuma regulamentação, e pra isso utiliza do seu poder pra forçar essa discussão binária entre Táxi x Uber, Vilão x Herói, Atraso x Progresso. Por isso eu rebati toda as vezes que você postou aqui nessa linha, imho você tá caindo no papinho do Uber. Como eu disse antes, a tal revolução já passou, o sonho já acabou, agora é uma máfia lutando contra a outra, e eu me recuso a defender o menos pior.
    Falando de Brasil, eu acho que ainda está um pouco longe. O Uber está em pouquíssimas cidades (RJ, BH e SP, se não estou enganado) e a influência dos táxis ainda é muito grande. Há poucas semanas ainda teve greve no RJ. As notícias mais comuns são sobre brigas entre taxistas e motoristas do Uber, então acho que ainda é um caminho longo a percorrer.

    De modo geral, eu concordo com o que você disse pra mim na última resposta. Mas tenho uma posição parecida com o Cesar Teixeira, tentar regulamentar tudo de cara pode piorar em demasia o serviço e se tornar tão ineficiente quanto. Você tá certo quando diz que regulamentar antes é bem mais difícil que depois, mas o panorama atual é que o serviço do Uber, mesmo marginalizado, ainda é muito melhor que o modelo corrente, então não vejo sentido em travá-lo (ainda que todos concordemos que ele deve se regulamentar de um jeito).

    O ponto-chave é que é um serviço muito melhor que o atual, então em qualquer cenário impedir sua entrada seria péssimo. Porém, como é uma tecnologia disruptiva, prever seus resultados é muito difícil. Na minha visão particular, a melhor forma de contornar isso é fazer uma regulamentação simplista e identificar as necessidades ao longo do tempo.
    Mas vale lembrar que o Uber está subsidiando as corridas atualmente, já mostrei que a empresa perde milhões de dólares por mês, porque o objetivo atual é crescer (e por tabela enfraquecer a indústria do táxi).

    Ou seja, um Uber clandestino, sem pagar direitos trabalhistas, perdendo milhões por mês, cobra o mesmo preço do táxi. Como será que vai ficar quando o Uber tiver mais força e abrir o capital na bolsa, respondendo a milhares de investidores que só se importam com o rendimento das ações no final do mês?

    Sobre o Uber já ter cumprido seu papel, eu acho que não tem como a discussão morrer, mesmo se o Uber for proibido a pressão da sociedade fará com que a regulamentação dos táxis seja revista.
    Eu não acho que o mercado se autorregula eficientemente em 100% dos casos maas se o Uber abrir capital e tomar medidas antipopulares visando somente o lucro, não tenho a menor dúvida de que 99Taxis da vida vão prevalecer. Por exemplo, o Uber pode pegar um nicho de transporte executivo, enquanto os táxis fazem o grosso (é um panorama chutado).

    Sem dúvida a indústria dos táxis sofreu um baque irreversível mas ainda assim não é momento pra parar, tem muito a melhorar. Exemplo pessoal e isolado: semana passada tava voltando de uma night na Lapa e a rua tava cheia de taxista. Parei um e pedi pra levar pra um lugar não muito longe (mas também não muito perto, a corrida ia dar uns R$40). O cara parou um instante, pensou, disse que não e saiu. Eu falei "depois quer reclamar na rua", e o cara freou o carro e começou a me xingar. Naquele momento tudo que eu queria era que o raio libertário descesse e infestasse aquela rua de Uber
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  6. #1066
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    Essa conversa tá tomando um rumo meio nonsense, imo. Já colocaram um monte de premissas falsas que distorcem a discussão. A primeira delas é que táxi faliu e é uma bosta, enquanto o Uber é übereficiente - com o perdão do trocadilho.

    Primeiro, eu não acho que haja esse excesso de demanda por táxis. Pelo menos aqui em BH, sempre que eu precisei de usar o Easytaxi, meu tempo de espera foi baixo. O problema de pegar táxi era a dificuldade de conectar usuário e taxista. Nos lugares mais centrais e movimentados, você consegue pegar um táxi com o dedão esperando poucos minutos. Já na porta da sua casa normalmente era mais difícil, e as centrais que faziam essa conexão via telefone eram ineficientes. Isso foi solucionado por Easytaxi e congêneres. Pelo que eu tenho visto, o tempo de espera de um táxi pedido por meio de aplicativo é menor que o do Uber, pelo menos aqui no Brasil.

    Segundo, a diferença de preços não parece ser assim tão grande. Portanto, o Uber não vai revolucionar esse mercado praticando preços que possam competir, por exemplo, com o transporte público coletivo. E, pelos dados dos balanços que o Alvinho trouxe, me parece que o Uber ainda está fazendo uma espécie de dumping pra conseguir mercado. O que significa que, assim que ele estiver consolidado, vai aumentar os preços.

    Terceiro, essa conversa de que tem que esperar o mercado se consolidar pra depois regulamentar é bem nonsense. O mercado de táxi está longe de ser novo, e já se sabe muito bem quais os problemas desse mercado devem ser abordados na regulação. Além disso, a diferença do Uber não está propriamente na tecnologia ou na "economia de compartilhamento". O Uber causou uma polêmica que outros representantes desse modelo de negócios, como os já citados AirBnb e iFood, não causaram. E isso ocorre simplesmente porque o Uber atua fora da legalidade.
    Em regiões centrais esse problema vai ser menor mesmo, agora se você pensar em taxistas escolhendo corrida, saída de boate e etc, não tem nem como comparar. Como o ekalil disse, sem desmerecer, mas é um tipo de problema que quem tá no RJ (por exemplo) vai presenciar muito mais (cidades turísticas em geral).

    Sem dúvida que EasyTaxi e 99Taxi melhoram bastante a comunicação (pela ineficiência das cooperativas) mas o serviço em si (transporte) ainda pode ser muito melhorado.

    E um adendo, até concordo com que o iFood não entra nessa discussão, mas o AirBnB é exatamente o mesmo caso.
    Se tem taxista descumprindo obrigação, a solução é denunciar pros responsáveis, né? Nunca me aconteceu, em lugar nenhum do mundo, de taxista recusar corrida.

    E o AirBnb é perfeitamente legal, como o iFood. O Uber não. Nesse sentido, a analogia com o iMédicos do Nacht é perfeita (e não é redução ao absurdo como sugerido). O que o Uber faz é ligar clientes a prestadores de serviços que não têm a licença para exercer a profissão. O que é exatamente o que faria o hipotético iMédicos.
    Po Picinin, desculpa então mas você tá bem por fora dos principais problemas.
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  7. #1067
    Administrador Avatar de Alvinho
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    Vc viu uma foto de um balanco e conseguiu concluir que estao subsidiando as corridas? Parabens!

    Fora isso, se tudo isso que vc falou for verdade, esquece o Uber, ele deve morrer em breve.
    Qual foi a sua conclusão vendo aquele balanço? Curiosamente você não comentou aquele post, apesar de ter comentado 99% dos posts do tópico. Só falta falar que não dá pra concluir nada, porque não temos acesso a mais informações, blablabla.

    A empresa, do jeito que funciona hoje, perde muito dinheiro. Como você acha que vão reverter esse quadro?
    DiegoSestito likes this.
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  8. #1068
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    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
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    Essa conversa tá tomando um rumo meio nonsense, imo. Já colocaram um monte de premissas falsas que distorcem a discussão. A primeira delas é que táxi faliu e é uma bosta, enquanto o Uber é übereficiente - com o perdão do trocadilho.

    Primeiro, eu não acho que haja esse excesso de demanda por táxis. Pelo menos aqui em BH, sempre que eu precisei de usar o Easytaxi, meu tempo de espera foi baixo. O problema de pegar táxi era a dificuldade de conectar usuário e taxista. Nos lugares mais centrais e movimentados, você consegue pegar um táxi com o dedão esperando poucos minutos. Já na porta da sua casa normalmente era mais difícil, e as centrais que faziam essa conexão via telefone eram ineficientes. Isso foi solucionado por Easytaxi e congêneres. Pelo que eu tenho visto, o tempo de espera de um táxi pedido por meio de aplicativo é menor que o do Uber, pelo menos aqui no Brasil.

    Segundo, a diferença de preços não parece ser assim tão grande. Portanto, o Uber não vai revolucionar esse mercado praticando preços que possam competir, por exemplo, com o transporte público coletivo. E, pelos dados dos balanços que o Alvinho trouxe, me parece que o Uber ainda está fazendo uma espécie de dumping pra conseguir mercado. O que significa que, assim que ele estiver consolidado, vai aumentar os preços.

    Terceiro, essa conversa de que tem que esperar o mercado se consolidar pra depois regulamentar é bem nonsense. O mercado de táxi está longe de ser novo, e já se sabe muito bem quais os problemas desse mercado devem ser abordados na regulação. Além disso, a diferença do Uber não está propriamente na tecnologia ou na "economia de compartilhamento". O Uber causou uma polêmica que outros representantes desse modelo de negócios, como os já citados AirBnb e iFood, não causaram. E isso ocorre simplesmente porque o Uber atua fora da legalidade.
    Em regiões centrais esse problema vai ser menor mesmo, agora se você pensar em taxistas escolhendo corrida, saída de boate e etc, não tem nem como comparar. Como o ekalil disse, sem desmerecer, mas é um tipo de problema que quem tá no RJ (por exemplo) vai presenciar muito mais (cidades turísticas em geral).

    Sem dúvida que EasyTaxi e 99Taxi melhoram bastante a comunicação (pela ineficiência das cooperativas) mas o serviço em si (transporte) ainda pode ser muito melhorado.

    E um adendo, até concordo com que o iFood não entra nessa discussão, mas o AirBnB é exatamente o mesmo caso.
    Se tem taxista descumprindo obrigação, a solução é denunciar pros responsáveis, né? Nunca me aconteceu, em lugar nenhum do mundo, de taxista recusar corrida.

    E o AirBnb é perfeitamente legal, como o iFood. O Uber não. Nesse sentido, a analogia com o iMédicos do Nacht é perfeita (e não é redução ao absurdo como sugerido). O que o Uber faz é ligar clientes a prestadores de serviços que não têm a licença para exercer a profissão. O que é exatamente o que faria o hipotético iMédicos.
    Po Picinin, desculpa então mas você tá bem por fora dos principais problemas.
    Tô mesmo. Nunca me aconteceu de taxista recusar corrida. E olha que eu já peguei táxi voltando da Lapa pra Zona Sul do Rio pelo menos uma dúzia de vezes.
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  9. #1069
    Expert Avatar de Nacht
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    Como se motorista do Uber tb não vai recusar corrida né? É Brazillll. O problema aí é de segurança pública. Tem lugares inacessíveis (por razões "bélicas" e outras) seja para táxi, para Uber, para o que for. Neguinho só sobe com autorização. E até onde eu sei motorista do Uber tb é humano e não é à prova de balas.
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  10. #1070
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    @Picinin porque é pra lá que eles querem ir
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