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Picinin
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ekalil
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Essa conversa tá tomando um rumo meio nonsense, imo. Já colocaram um monte de premissas falsas que distorcem a discussão. A primeira delas é que táxi faliu e é uma bosta, enquanto o Uber é übereficiente - com o perdão do trocadilho.
Primeiro, eu não acho que haja esse excesso de demanda por táxis. Pelo menos aqui em BH, sempre que eu precisei de usar o Easytaxi, meu tempo de espera foi baixo. O problema de pegar táxi era a dificuldade de conectar usuário e taxista. Nos lugares mais centrais e movimentados, você consegue pegar um táxi com o dedão esperando poucos minutos. Já na porta da sua casa normalmente era mais difícil, e as centrais que faziam essa conexão via telefone eram ineficientes. Isso foi solucionado por Easytaxi e congêneres. Pelo que eu tenho visto, o tempo de espera de um táxi pedido por meio de aplicativo é menor que o do Uber, pelo menos aqui no Brasil.
Segundo, a diferença de preços não parece ser assim tão grande. Portanto, o Uber não vai revolucionar esse mercado praticando preços que possam competir, por exemplo, com o transporte público coletivo. E, pelos dados dos balanços que o Alvinho trouxe, me parece que o Uber ainda está fazendo uma espécie de dumping pra conseguir mercado. O que significa que, assim que ele estiver consolidado, vai aumentar os preços.
Terceiro, essa conversa de que tem que esperar o mercado se consolidar pra depois regulamentar é bem nonsense. O mercado de táxi está longe de ser novo, e já se sabe muito bem quais os problemas desse mercado devem ser abordados na regulação. Além disso, a diferença do Uber não está propriamente na tecnologia ou na "economia de compartilhamento". O Uber causou uma polêmica que outros representantes desse modelo de negócios, como os já citados AirBnb e iFood, não causaram. E isso ocorre simplesmente porque o Uber atua fora da legalidade.
Sem querer desmerecer, mas fica puxado demais usar BH como exemplo. Eh obvio que a relacao oferta x demanda vai variar de cidade pra cidade e tende a ter um gap mto maior em mercados grandes. Em NYC (momento babaca, como dizem no nerdcast) ja fiquei mais de meia hora pra achar um taxi. As vezes vc consegue em 10 segundos, mas em dias mais concorridos (chuva, neve, eventos grandes) eh bem foda. Em cidades menores, onde nao existem taxis circulando pelas ruas e vc tem que ligar pra chamar um, o tempo medio era de 20 minutos, enquando o uber chegava em 5-7. O trajeto que mais fiz foi de casa pro aeroporto de charlotte. O taxi ficava $30 e o Uber cerca de $17.
Fora isso, a parada eh simples. Se o Uber nao for melhor e nem mais barato que o taxi convencional, ele vai perder mto do seu valor de mercado.
Eu já acho puxado usar Charlotte como exemplo. A discussão sempre orbitou em relação ao funcionamento do Uber no Brasil, daí as discussões sobre a legalidade do serviço. O que acontece em Charlotte é que é irrelevante, IMO.
Quanto ao tempo pra pegar, seu exemplo compara central telefônica x uber, o que é uma comparação injusta. Teria que comparar uber x aplicativos de táxi.
Quanto ao Uber perder valor de mercado se não for mais barato, você sabe a minha opinião sobre a sabedoria do mercado, né? Além disso, tem a questão do dumping que eu já tinha colocado. Se hoje o Uber cobra mais barato mas tem prejuízo, é óbvio que esse preço mais barato é insustentável na long run.
Anyway, nem vou render essa discussão porque toda hora ela entra em loop ou cai pra discussão de mercado se autoregulando e toda aquela catequese liberal. Só queria deixar esses contrapontos porque, IMO, tomaram como postulado algumas afirmações bem questionáveis.