Postado originalmente por
Picinin
Essa conversa tá tomando um rumo meio nonsense, imo. Já colocaram um monte de premissas falsas que distorcem a discussão. A primeira delas é que táxi faliu e é uma bosta, enquanto o Uber é übereficiente - com o perdão do trocadilho.
Primeiro, eu não acho que haja esse excesso de demanda por táxis. Pelo menos aqui em BH, sempre que eu precisei de usar o Easytaxi, meu tempo de espera foi baixo. O problema de pegar táxi era a dificuldade de conectar usuário e taxista. Nos lugares mais centrais e movimentados, você consegue pegar um táxi com o dedão esperando poucos minutos. Já na porta da sua casa normalmente era mais difícil, e as centrais que faziam essa conexão via telefone eram ineficientes. Isso foi solucionado por Easytaxi e congêneres. Pelo que eu tenho visto, o tempo de espera de um táxi pedido por meio de aplicativo é menor que o do Uber, pelo menos aqui no Brasil.
Segundo, a diferença de preços não parece ser assim tão grande. Portanto, o Uber não vai revolucionar esse mercado praticando preços que possam competir, por exemplo, com o transporte público coletivo. E, pelos dados dos balanços que o Alvinho trouxe, me parece que o Uber ainda está fazendo uma espécie de dumping pra conseguir mercado. O que significa que, assim que ele estiver consolidado, vai aumentar os preços.
Terceiro, essa conversa de que tem que esperar o mercado se consolidar pra depois regulamentar é bem nonsense. O mercado de táxi está longe de ser novo, e já se sabe muito bem quais os problemas desse mercado devem ser abordados na regulação. Além disso, a diferença do Uber não está propriamente na tecnologia ou na "economia de compartilhamento". O Uber causou uma polêmica que outros representantes desse modelo de negócios, como os já citados AirBnb e iFood, não causaram. E isso ocorre simplesmente porque o Uber atua fora da legalidade.