ifood q se cuide, vou abrir um uber food, a tiazinha faz os quitutes dela na cozinha dela, sem regularização nenhuma, sem fiscalização, sem pagar impostos e conecto ela com o publico, pego 20% e se alguém morrer de intoxicação alimentar a culpa n é minha.
Postado originalmente por DiegoSestito
O negocio é o Uberconha, se acharem ruim, é só dizer que o mercado atual de traficantes é ruim (em locais zuados, se vestem mal, colocam amônia) e que o teu Uberconha veio para oferecer um servico de melhor qualidade, maconha gourmet.
Se der merda, é só falar que os traficantes que usam o teu APP não são seus funcionários, você só conecta pessoas que querem comprar maconha, com quem quer vender.
Se você comprar algo pelo ifood e encontrar uma barata na comida, por exemplo, você acha que o site é responsável de alguma forma? Se você fosse pedir seu dinheiro de volta ou mesmo processar alguém pelo problema seu alvo seria o restaurante ou o ifood?
Será que pra você manter seu restaurante cadastrado no ifood eles têm algum mecanismo de validar se você mantém tudo legalizado?
Outro exemplo que me veio à cabeça: site de empregos tipo a Catho. Se eu tiver algum problema com a empresa que encontrei através do site, seja atraso de pagamento ou qlq coisa semelhante, posso responsabilizar o site por isso?
Ainda no exemplo da Catho, eles aceitam cadastro de vagas no regime PJ, o que é ilegal perante a CLT. Eles estão errados também?
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O caso do Uber é diferente do Ifood, ou do Catho. O dia que o Ifood tabelar o preço de todos os restaurantes, ou você tiver que colocar: "Pedir comida", e o Ifood decidir qual o restaurante que você vai comer e qual o preço que você vai pagar, ai a comparação caberia.
Não ficou muito clara a diferença.
Se o Uber, por exemplo, deixar o motorista cobrar o quanto ele quiser, nesse caso ele não teria responsabilidade sobre o serviço?
Tanto o ifood quanto o catho cobram pelo serviço de "ligar" demanda com oferta.
A diferença é o seguinte: Ifood é uma plataforma que conecta restaurantes a pessoas que querem comer. Quando eu to com fome, eu entro no APP e procuro meu restaurante favorito, vejo o prato que eu quero comer, e a transação é feita entre mim e o restaurante, com o APP recebendo uma parte. O Uber é um APP que conecta passageiros, ao próprio aplicativo. Quando você pega um Uber, a transação é entre você e o Uber, ele recebe e passa uma porcentagem para o motorista. A diferença parece sutil, mas é completamente diferente. O Uber usa essa desculpa de que é só a ponto de conexão e blablabla, mas no final é só para não ter vinculo empregatício com os motoristas, pagar menos, ganhar mais e ainda sair de boa porque assim é "mais eficiente".
Eh grande diferenca nao eh essa nao. A diferenca eh que o ifood trabalha com restaurantes "oficiais" e nao com um individuo qualquer que queira fazer uma pizza em casa e te vender.
Ou seja, no fim das contas, o ifood nao ameca a industria formal. Se, ao contrario, o ifood fosse uma ameaca aos restaurantes, seria polemico do mesmo jeito, pq iriam falar que o cara da pizza nao eh fiscalizado pela vigilancia sanitaria, nao tem que pagar pelo ponto do restaurante, etc.
@Alvinho é verdade, achei que você estava falando das regulamentações do próprio app.
Como eu disse nas primeiras páginas, pra mim essa regulamentação tem que ser bem básica mesmo. Se potencialmente pode ser ruim pra população? Claro. Mas se você tem proteger de todas as frentes da forma mais intransigente possível você acaba com um sistema ineficiente.
Que recomece o loop...
Claro que uma regulamentação vai tornar a parada menos eficiente, mas qual o problema? Quem falou que o objetivo final de tudo na vida é ser o mais eficiente possível? Regulamentação existe pra beneficiar a sociedade, porque já ficou provado que o mercado não se regula sozinho e os consumidores se fodem.
Por exemplo, com certeza um restaurante gastaria menos dinheiro se não precisasse atender a regulamentação da vigilância sanitária, mas quem se beneficiaria com isso?
A galera tá confundindo "regulamentação" com "regulamentação ruim que prejudica o consumidor". Existem vários exemplos de regulamentações excelentes para o consumidor e que forçaram uma mudança para melhor no mercado, mudança que não aconteceria se deixássemos as empresas ditar as regras do jogo.
Existem mesmo. O problema eh que nao eh nada facil diferenciar "regulamentacao boa" de "regulamentacao ruim". O @Cezar Teixeira mencionou o seguinte numa conversa fora do maisev outro dia pra mim:
De maneira geral (nao apenas na questao do taxi) seria mto mais eficiente deixar o mercado desregulado por um tempo, identificar quais os grandes problemas que diminuem o bem estar do consumidor e, ai sim, criar regulamentacao em cima disso. Querer adivinhar quais vao ser os problemas aumenta mto a chance da criacao de regulamentacao ruim.
No caso especifico do Uber, ele ja tem um tempo de mercado e, consumidores e motoristas parecem estar, na media, bastante satisfeitos. Existem alguns casos isolados de coisas que deram errado, alguns motoristas reclamando de pontos especificos. Talvez a saida mais facil seria focar nesses pontos, analisar o quanto isso atrapalha e, se for o caso, criar algumas regras e pronto.
Tem que ser muito cego pra falar em casos isolados.
Como assim? O Uber faz um zilhao de corridas e vc tem meia duzia de casos onde deu alguma merda. Isso eh tipo a definicao de casos isolados. Vai ser dificil fazer essa comparacao, mas seria legal olhar o numero de incidentes de taxis vs do uber.
Alias, se os problemsa fossem tao recorrentes assim, nao teria aprovacao popular e nao estaria crescendo como esta.
No Brasil, pela lei atual, IMO não teria muito sentido cobrar qualquer direito trabalhista do UBER. Mas a lei é completamente sem previsão em relação a estes negócios novos da dita economia de partilha.
@Alvinho é verdade, achei que você estava falando das regulamentações do próprio app.
Como eu disse nas primeiras páginas, pra mim essa regulamentação tem que ser bem básica mesmo. Se potencialmente pode ser ruim pra população? Claro. Mas se você tem proteger de todas as frentes da forma mais intransigente possível você acaba com um sistema ineficiente.
Que recomece o loop...
Claro que uma regulamentação vai tornar a parada menos eficiente, mas qual o problema? Quem falou que o objetivo final de tudo na vida é ser o mais eficiente possível? Regulamentação existe pra beneficiar a sociedade, porque já ficou provado que o mercado não se regula sozinho e os consumidores se fodem.
Por exemplo, com certeza um restaurante gastaria menos dinheiro se não precisasse atender a regulamentação da vigilância sanitária, mas quem se beneficiaria com isso?
A galera tá confundindo "regulamentação" com "regulamentação ruim que prejudica o consumidor". Existem vários exemplos de regulamentações excelentes para o consumidor e que forçaram uma mudança para melhor no mercado, mudança que não aconteceria se deixássemos as empresas ditar as regras do jogo.
Existem mesmo. O problema eh que nao eh nada facil diferenciar "regulamentacao boa" de "regulamentacao ruim". O @Cezar Teixeira mencionou o seguinte numa conversa fora do maisev outro dia pra mim:
De maneira geral (nao apenas na questao do taxi) seria mto mais eficiente deixar o mercado desregulado por um tempo, identificar quais os grandes problemas que diminuem o bem estar do consumidor e, ai sim, criar regulamentacao em cima disso. Querer adivinhar quais vao ser os problemas aumenta mto a chance da criacao de regulamentacao ruim.
No caso especifico do Uber, ele ja tem um tempo de mercado e, consumidores e motoristas parecem estar, na media, bastante satisfeitos. Existem alguns casos isolados de coisas que deram errado, alguns motoristas reclamando de pontos especificos. Talvez a saida mais facil seria focar nesses pontos, analisar o quanto isso atrapalha e, se for o caso, criar algumas regras e pronto.
Na teoria é lindo, mas na prática tem vários problemas. É só ver o que o Uber está fazendo, lutando de diversas maneiras contra a regulamentação, se recusando a compartilhar dados com o governo, imagina se deixássemos ele crescer livremente até ter um monopólio mundial. Você realmente acredita que um Uber com monopólio, ação na bolsa e valor de mercado de 100+ bilhões aceitaria a regulamentação numa boa?
Sem contar que a indústria de táxi já ficou sem regulamentação um bom tempo, essa regulamentação é bem recente.
Que é isso @ekalil
Desregulamentar e ver qualé?
Pensa um pouco ... servicos publicos sao transporte (caso do Uber), saude, educacao, seguranca ...
Vc acha mesmo uma boa ideia desregulamentar geral tudo isso pra ver qualé?
A gente ta falando do Brasil.
Imagina só a putaria!
Vou dar um exemplo de uma bizarrice: planos de saude no Brasil.
É regulamentado e ainda é ruim!