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Tópico: Calcule o valor estimado do táxi

  1. #991
    World Class Avatar de ekalil
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    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post


    O caso do Uber é diferente do Ifood, ou do Catho. O dia que o Ifood tabelar o preço de todos os restaurantes, ou você tiver que colocar: "Pedir comida", e o Ifood decidir qual o restaurante que você vai comer e qual o preço que você vai pagar, ai a comparação caberia.
    Não ficou muito clara a diferença.
    Se o Uber, por exemplo, deixar o motorista cobrar o quanto ele quiser, nesse caso ele não teria responsabilidade sobre o serviço?

    Tanto o ifood quanto o catho cobram pelo serviço de "ligar" demanda com oferta.
    A diferença é o seguinte: Ifood é uma plataforma que conecta restaurantes a pessoas que querem comer. Quando eu to com fome, eu entro no APP e procuro meu restaurante favorito, vejo o prato que eu quero comer, e a transação é feita entre mim e o restaurante, com o APP recebendo uma parte. O Uber é um APP que conecta passageiros, ao próprio aplicativo. Quando você pega um Uber, a transação é entre você e o Uber, ele recebe e passa uma porcentagem para o motorista. A diferença parece sutil, mas é completamente diferente. O Uber usa essa desculpa de que é só a ponto de conexão e blablabla, mas no final é só para não ter vinculo empregatício com os motoristas, pagar menos, ganhar mais e ainda sair de boa porque assim é "mais eficiente".
    Eh grande diferenca nao eh essa nao. A diferenca eh que o ifood trabalha com restaurantes "oficiais" e nao com um individuo qualquer que queira fazer uma pizza em casa e te vender.

    Ou seja, no fim das contas, o ifood nao ameca a industria formal. Se, ao contrario, o ifood fosse uma ameaca aos restaurantes, seria polemico do mesmo jeito, pq iriam falar que o cara da pizza nao eh fiscalizado pela vigilancia sanitaria, nao tem que pagar pelo ponto do restaurante, etc.
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  2. #992
    World Class Avatar de ekalil
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    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    @Alvinho é verdade, achei que você estava falando das regulamentações do próprio app.

    Como eu disse nas primeiras páginas, pra mim essa regulamentação tem que ser bem básica mesmo. Se potencialmente pode ser ruim pra população? Claro. Mas se você tem proteger de todas as frentes da forma mais intransigente possível você acaba com um sistema ineficiente.

    Que recomece o loop...
    Claro que uma regulamentação vai tornar a parada menos eficiente, mas qual o problema? Quem falou que o objetivo final de tudo na vida é ser o mais eficiente possível? Regulamentação existe pra beneficiar a sociedade, porque já ficou provado que o mercado não se regula sozinho e os consumidores se fodem.

    Por exemplo, com certeza um restaurante gastaria menos dinheiro se não precisasse atender a regulamentação da vigilância sanitária, mas quem se beneficiaria com isso?

    A galera tá confundindo "regulamentação" com "regulamentação ruim que prejudica o consumidor". Existem vários exemplos de regulamentações excelentes para o consumidor e que forçaram uma mudança para melhor no mercado, mudança que não aconteceria se deixássemos as empresas ditar as regras do jogo.
    Existem mesmo. O problema eh que nao eh nada facil diferenciar "regulamentacao boa" de "regulamentacao ruim". O @Cezar Teixeira mencionou o seguinte numa conversa fora do maisev outro dia pra mim:

    De maneira geral (nao apenas na questao do taxi) seria mto mais eficiente deixar o mercado desregulado por um tempo, identificar quais os grandes problemas que diminuem o bem estar do consumidor e, ai sim, criar regulamentacao em cima disso. Querer adivinhar quais vao ser os problemas aumenta mto a chance da criacao de regulamentacao ruim.

    No caso especifico do Uber, ele ja tem um tempo de mercado e, consumidores e motoristas parecem estar, na media, bastante satisfeitos. Existem alguns casos isolados de coisas que deram errado, alguns motoristas reclamando de pontos especificos. Talvez a saida mais facil seria focar nesses pontos, analisar o quanto isso atrapalha e, se for o caso, criar algumas regras e pronto.
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  3. #993
    World Class Avatar de DiegoSestito
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    Tem que ser muito cego pra falar em casos isolados.
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  4. #994
    World Class Avatar de ekalil
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    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Tem que ser muito cego pra falar em casos isolados.
    Como assim? O Uber faz um zilhao de corridas e vc tem meia duzia de casos onde deu alguma merda. Isso eh tipo a definicao de casos isolados. Vai ser dificil fazer essa comparacao, mas seria legal olhar o numero de incidentes de taxis vs do uber.

    Alias, se os problemsa fossem tao recorrentes assim, nao teria aprovacao popular e nao estaria crescendo como esta.
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  5. #995
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  6. #996
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    Na Califórnia, o inimigo do Uber agora é outro - Jornal O Globo

    O processo já é de 2013.

    No Brasil, pela lei atual, IMO não teria muito sentido cobrar qualquer direito trabalhista do UBER. Mas a lei é completamente sem previsão em relação a estes negócios novos da dita economia de partilha.
    Última edição por Nacht; 11-08-2015 às 11:01.
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  7. #997
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    Juiz americano multa Uber em US$ 7,3 milhões na Califórnia por não compartilhar dados - Jornal O Globo

    Práticas aparentemente condenáveis. É proibido e segue operando e falam em máfia do táxi...
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  8. #998
    Administrador Avatar de Alvinho
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    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    @Alvinho é verdade, achei que você estava falando das regulamentações do próprio app.

    Como eu disse nas primeiras páginas, pra mim essa regulamentação tem que ser bem básica mesmo. Se potencialmente pode ser ruim pra população? Claro. Mas se você tem proteger de todas as frentes da forma mais intransigente possível você acaba com um sistema ineficiente.

    Que recomece o loop...
    Claro que uma regulamentação vai tornar a parada menos eficiente, mas qual o problema? Quem falou que o objetivo final de tudo na vida é ser o mais eficiente possível? Regulamentação existe pra beneficiar a sociedade, porque já ficou provado que o mercado não se regula sozinho e os consumidores se fodem.

    Por exemplo, com certeza um restaurante gastaria menos dinheiro se não precisasse atender a regulamentação da vigilância sanitária, mas quem se beneficiaria com isso?

    A galera tá confundindo "regulamentação" com "regulamentação ruim que prejudica o consumidor". Existem vários exemplos de regulamentações excelentes para o consumidor e que forçaram uma mudança para melhor no mercado, mudança que não aconteceria se deixássemos as empresas ditar as regras do jogo.
    Existem mesmo. O problema eh que nao eh nada facil diferenciar "regulamentacao boa" de "regulamentacao ruim". O @Cezar Teixeira mencionou o seguinte numa conversa fora do maisev outro dia pra mim:

    De maneira geral (nao apenas na questao do taxi) seria mto mais eficiente deixar o mercado desregulado por um tempo, identificar quais os grandes problemas que diminuem o bem estar do consumidor e, ai sim, criar regulamentacao em cima disso. Querer adivinhar quais vao ser os problemas aumenta mto a chance da criacao de regulamentacao ruim.

    No caso especifico do Uber, ele ja tem um tempo de mercado e, consumidores e motoristas parecem estar, na media, bastante satisfeitos. Existem alguns casos isolados de coisas que deram errado, alguns motoristas reclamando de pontos especificos. Talvez a saida mais facil seria focar nesses pontos, analisar o quanto isso atrapalha e, se for o caso, criar algumas regras e pronto.
    Na teoria é lindo, mas na prática tem vários problemas. É só ver o que o Uber está fazendo, lutando de diversas maneiras contra a regulamentação, se recusando a compartilhar dados com o governo, imagina se deixássemos ele crescer livremente até ter um monopólio mundial. Você realmente acredita que um Uber com monopólio, ação na bolsa e valor de mercado de 100+ bilhões aceitaria a regulamentação numa boa?

    Sem contar que a indústria de táxi já ficou sem regulamentação um bom tempo, essa regulamentação é bem recente.
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  9. #999
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    Que é isso @ekalil
    Desregulamentar e ver qualé?
    Pensa um pouco ... servicos publicos sao transporte (caso do Uber), saude, educacao, seguranca ...
    Vc acha mesmo uma boa ideia desregulamentar geral tudo isso pra ver qualé?
    A gente ta falando do Brasil.
    Imagina só a putaria!

    Vou dar um exemplo de uma bizarrice: planos de saude no Brasil.
    É regulamentado e ainda é ruim!
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  10. #1000
    Expert Avatar de tzampa
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    +rep pra quem me resumir essa parada do alvinho com o picolé.
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