Clique Aqui Calcule o valor estimado do táxi - Página 24

Lista de Usuários Marcados

Página 24 de 149 PrimeiroPrimeiro ... 1422232425263474124 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 231 a 240 de 1487
Like Tree1631Likes

Tópico: Calcule o valor estimado do táxi

  1. #231
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Pra dar carona(sem cobrar) precisa ter regulamentação pra garantir a segurança ou nesse caso ninguém se preocupa com os indivíduos indefesos? eles precisam avaliar os riscos por conta própria?

    Se exigir regulamentação ninguém vai dar carona pq não vai regulamentar seu carro apenas pra isso. Será a mesma coisa que proibir carona.

    Acho injusto proteger apenas quem tem dinheiro pra pagar um uber/táxi e quem não tem grana que pega carona ficar desprotegido.
    Assim como você não precisa de autorização da vigilância sanitária pra oferecer um jantar para amigos em casa, mas vai precisar pra abrir um restaurante. Perfeitamente normal que, para exercer uma atividade remunerada, você precise oferecer algumas contraprestações. Isso é lógica contratual básica...
    Eu sei que a lei funciona assim, eu estou discordando dela pq não vejo lógica.

    A contraprestação vc vai receber, o que vc está querendo é impor o que dois indivíduos capazes devem negociar, quanta segurança ele deve contratar. O estado deveria apenas proteger direitos de terceiros. Se duas pessoas querem negociar deviam poder fazer sem um terceiro interferindo.

    Eu deveria poder escolher qual segurança eu quero ao comprar um produto. No caso do uber e semelhantes o governo deveria se preocupar apenas com a segurança de terceiros. O motorista e o passageiro estão de livre acordo.
    O problema é que você parte do pressuposto que ambos os agentes possuem conhecimento pleno sobre todo o acordo. O passageiro não tem condições de saber como está o óleo de freio, ou os cabos do carro. Ele não tem como saber se os airbags estão funcionando corretamente, ou se existe algum defeito estrutural no carro que poderia causar óbito caso acontecesse um acidente. Assim como um consumidor não sabe se os funcionários lavam a mão, se tem algum tipo de infestação bacteriana ou algo do tipo no restaurante.

    A fiscalização estatal é necessária justamente porque os agentes não estão em igualdade de conhecimento.
    Por mais que isso seja verdade, a tecnologia vem diminuindo mto esse gap atraves de sistemas simples de avaliacao.

    Como ja citaram ai, vc compra uma parada de um chines que vc nunca viu, do outro lado do mundo, e confia que vai chegar na sua casa pq ele tem uma reputacao mto boa (vc consegue ate saber se o produto falsificado eh de boa qualidade ou nao).

    A informacao ainda nao eh perfeita e nunca vai ser, mas ta cada vez mais facil pro consumidor de saber onde esta se metendo pq a tecnologia tem ajudado mto nisso.
    lagostinha likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #232
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Pra dar carona(sem cobrar) precisa ter regulamentação pra garantir a segurança ou nesse caso ninguém se preocupa com os indivíduos indefesos? eles precisam avaliar os riscos por conta própria?

    Se exigir regulamentação ninguém vai dar carona pq não vai regulamentar seu carro apenas pra isso. Será a mesma coisa que proibir carona.

    Acho injusto proteger apenas quem tem dinheiro pra pagar um uber/táxi e quem não tem grana que pega carona ficar desprotegido.
    Assim como você não precisa de autorização da vigilância sanitária pra oferecer um jantar para amigos em casa, mas vai precisar pra abrir um restaurante. Perfeitamente normal que, para exercer uma atividade remunerada, você precise oferecer algumas contraprestações. Isso é lógica contratual básica...
    Eu sei que a lei funciona assim, eu estou discordando dela pq não vejo lógica.

    A contraprestação vc vai receber, o que vc está querendo é impor o que dois indivíduos capazes devem negociar, quanta segurança ele deve contratar. O estado deveria apenas proteger direitos de terceiros. Se duas pessoas querem negociar deviam poder fazer sem um terceiro interferindo.

    Eu deveria poder escolher qual segurança eu quero ao comprar um produto. No caso do uber e semelhantes o governo deveria se preocupar apenas com a segurança de terceiros. O motorista e o passageiro estão de livre acordo.
    O problema é que você parte do pressuposto que ambos os agentes possuem conhecimento pleno sobre todo o acordo. O passageiro não tem condições de saber como está o óleo de freio, ou os cabos do carro. Ele não tem como saber se os airbags estão funcionando corretamente, ou se existe algum defeito estrutural no carro que poderia causar óbito caso acontecesse um acidente. Assim como um consumidor não sabe se os funcionários lavam a mão, se tem algum tipo de infestação bacteriana ou algo do tipo no restaurante.

    A fiscalização estatal é necessária justamente porque os agentes não estão em igualdade de conhecimento.
    Eu não parto dessa premissa. Se o cara não sabe como anda a saúde do carro ele vai correr esse risco e vai pagar menos por causa desse risco.

    Eu não sou contra proibir a fiscalização estatal. Deixa os carros fiscalizados pelo Estado e os carros com fiscalização privada ou sem no mercado e o consumidor escolhe.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #233
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Tche, você é contra vigilância sanitária também?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #234
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Tche, você é contra vigilância sanitária também?
    Ser monopólio do Estado e ser obrigatório, sou contra.

    O Estado poderia fiscalizar e dar um selo. Assim como o estabelecimento poderia contratar uma empresa particular pra dar um selo. E até mesmo não ter selo nenhum.

    Dessa forma criaria uma concorrência entre empresas de fiscalização e os consumidores escolheriam em qual comprar e se querem fiscalização.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #235
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Então, se você tivesse esse poder, você implementaria isso no Brasil amanhã? E você acha que isso daria certo, seria bom pro consumidor?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #236
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Então, se você tivesse esse poder, você implementaria isso no Brasil amanhã? E você acha que isso daria certo, seria bom pro consumidor?
    Teria muita coisa pra fazer antes. Como o Estado é babá o povo mal sabe se virar sozinho. Então sendo pragmático eu apenas abriria espaço para outras empresas fiscalizarem tirando o monopólio do Estado. Futuramente quando o povo está mais educado ai poderia extinguir a obrigatoriedade.

    IMO essa nem é uma regulamentação que atrapalha tanto. Mudar isso não vai trazer grandes mudanças. Iria melhorar um pouco a fiscalização já que a estatal é um lixo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #237
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Tche, você é contra vigilância sanitária também?
    Galera acha que vigilância sanitária resolve algo. Fora que você vai ficar usando exemplos que já estão enraizados como essenciais (mesmo que não sejam) pra querer provar seu ponto.

    E o serviço de diarista? O estado não deveria exigir um atestado de antecedente criminais? Até pq muitas vezes elas tem acesso ao condomínio e podem oferecer risco inclusive para inocentes que não tiveram nada a ver com a contratação. E então o serviço de babás? É um absurdo um serviço desses desregulamentado, inclusive um teste psicológico semestral deveria ser obrigatório em todo cidadão que quisesse prestar esse serviço afinal um bebê tem uma possibilidade de auto-defesa muito menor do que um passageiro de táxi. E por aí vai.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #238
    World Class Avatar de brunoarbo
    Data de Ingresso
    23/02/09
    Posts
    5.866
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Tche, você é contra vigilância sanitária também?
    Ser monopólio do Estado e ser obrigatório, sou contra.

    O Estado poderia fiscalizar e dar um selo. Assim como o estabelecimento poderia contratar uma empresa particular pra dar um selo. E até mesmo não ter selo nenhum.

    Dessa forma criaria uma concorrência entre empresas de fiscalização e os consumidores escolheriam em qual comprar e se querem fiscalização.
    WTF
    ColinsFil and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #239
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Tche, você é contra vigilância sanitária também?
    Galera acha que vigilância sanitária resolve algo. Fora que você vai ficar usando exemplos que já estão enraizados como essenciais (mesmo que não sejam) pra querer provar seu ponto.

    E o serviço de diarista? O estado não deveria exigir um atestado de antecedente criminais? Até pq muitas vezes elas tem acesso ao condomínio e podem oferecer risco inclusive para inocentes que não tiveram nada a ver com a contratação. E então o serviço de babás? É um absurdo um serviço desses desregulamentado, inclusive um teste psicológico semestral deveria ser obrigatório em todo cidadão que quisesse prestar esse serviço afinal um bebê tem uma possibilidade de auto-defesa muito menor do que um passageiro de táxi. E por aí vai.
    Eu acho que ser mãe é atividade fim é portanto não poderia ser terceirizada.

    lagostinha, Cão, Tche_88 and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #240
    Administrador Avatar de RRiccio
    Data de Ingresso
    06/09/07
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    4.768
    Images
    9
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @RRiccio



    1- se o Uber é aceito, significa que qualquer um pode prestar serviço de transporte de passageiros. Talvez isso não seja um problema em San Francisco, mas vai ser em grande parte do Brasil.

    2- Você precisa do interesse privado, mas precisa que o Estado regulamente esse interesse privado de forma que ele não viole os direitos de outros privados. Se não existisse transporte público, você pode ter certeza que o cara que mora na periferia teria sérias dificuldades pra se locomover. As concessionárias de linhas de ônibus são obrigadas a manter uma série de serviços que dão prejuízos para assegurar que o serviço seja prestado pra toda população. O empresário não vai criar soluções para mercados que não dão grana. Ou vai criar uma solução que lhe permita ter lucro às custas da qualidade do serviço.

    É só olhar a história. O conceito de serviço público e de regulamentação estatal é relativamente novo, e surgiu como resposta às falhas da tal mão invisível. Ninguém chegou do nada e criou esses conceitos só porque achou legal. Eles foram criados para resolver os problemas do capitalismo liberal do sec. XIX.
    1. O consumidor não é imbecil. A diferença do Uber pro táxi clandestino é que um dos dois tem milhões de pessoas querendo usar, o outro não.

    2. Já dei o meu argumento anteriormente dizendo por qual motivo acho que não. Inclusive tem um monte de empresa nos EUA agora fazendo "Uber for bus".

    Se alguém mora no meio da floresta amazônica infelizmente pode ser que nenhuma linha de ônibus passe lá e que não faça sentido pra sociedade tem ônibus passando lá. Mas tirando esse caso extremo já falei que não existem casos de indústrias sem regulamentação onde não haja empreendedor interessado em explorar. Cidades de 3 mil habitantes tem restaurante, loja de roupa e médico particular. Onde há demanda desregulada há oferta.

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post


    Pô, Riccio, você conhece o Brasil? Quantos porcento da população efetivamente usa smartphone e pode ter acesso ao Uber? Quantos porcento da população é analfabeto funcional? O mundo é BEEEEEEEM maior que San Francisco. Você acha que nego da baixada fluminense não usa transporte clandestino?
    Você sabia que o Brasil é um dos países com maior índice de celular per capita do mundo? E que o celular é mais impactante e benéfico pro pobre que pro rico? E no que extamente alguém de classe média usar Uber prejudica o analfabeto funcional? Ou porque uma pessoa é analfabeta o Facebook deveria ser fechado já que ela não pode utilizá-lo? Você não acha que um Estado menos preocupado em subsidiar cooperativa de táxi e monopólio de ônibus e mais preocupado em financiar Ensino Básico não é melhor pro analfabeto?

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post


    Nem tava entrando no mérito, só tava explicando que o modelo brasileiro tá longe de ser exceção.

    O Brasil realmente é bem mais corrupto que a média, e isso é o principal fator para a ineficiência dos serviços públicos em geral. Mas é inocente achar que a corrupção se restringe à esfera pública, e que uma desregulamentação faria alguma diferença significativa. Se desregulamentar, vão pipocar os cartéis, trustes, abusos do poder econômico e por aí vai.

    Os países da Europa Ocidental possuem sistemas de transporte público muito melhores que os EUA e, pelo que me consta, a maioria é operada por empresas públicas ou por terceiros mediante concessão, assim como no Brasil.Não me parece que eles sejam mais burros que os americanos, pelo contrário.
    A diferença é que a corrupção na esfera privada não afeta o consumidor da mesma forma que a corrupção na esfera pública. Se houver corrupção numa escola privada quase ninguém sofre com isso. Se restaurantes tentarem formar cartel, surge outro empreendendedor oferecendo comida mais barato. O mesmo não é o caso com a corrupção pública.
    Última edição por RRiccio; 17-04-2015 às 01:35.
    lagostinha, Cão, Taleb and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados