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Tópico: Calcule o valor estimado do táxi

  1. #211
    Expert Avatar de Nacht
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    Taxista tem que ter curso de formação de motorista que envolve direção defensiva, relações interpessoais, básico de mecânica e legislação do serviço de táxi.
    Tem que fazer psicotécnico com testes de atenção e lógico para ser motorista profissional em qualquer categoria.
    Tem que ter certidão negativa criminal
    E atestado médico de saúde física e mental.
    Não é pq a regulamentação hoje é uma bosta que não deve ter regulamentação.
    Trânsito é das coisas que mais mata vidas no Brasil e no mundo (se não é a que mais mata)!
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  2. #212
    Expert Avatar de Andre Castro
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    Caramba ekalil, você tá insistindo que o Uber é muito bom e que os outros tão presos ao modelo atual, não vi um post no tópico de alguém dizendo que o Uber não tá funcionando bem ou que o uso de tecnologia e inovações é ruim.
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  3. #213
    World Class Avatar de ekalil
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    Vou tentar comentar todos essse ultimos posts que foram meio parecidos e depois fazer outros comentarios no fim.
    @Alvinho,

    Então pra deixar a discussão mais clara, você é a favor do que? Apenas o Uber poder operar? Qualquer pessoa com carteira e carro poder operar, aí entra o Uber, vários outros aplicativos e o tiozinho da van?
    Eu ja respondi isso antes, mas vamos la. Acho que alguns requisitos minimos devem existir. Tinha citado apenas fiscalizacao do veiculo e habilitacao do motorista. Pode ser que tenha alguma outra coisa aqui e ali, mas basicamente eh isso. Ai entra Uber, outros aplicativos e o tiozinho da van, desde que cumpram os requisitos basicos. Quem quiser mais seguranca (por exemplo, que seu motorista tenha passado por um background check) pode ir no Uber. Quem abrir mao disso, pode pegar o tiozinho da van.

    O surge pricing, como o Riccio citou, eh um detalhe besta. Eh um percentual ridiculo das corridas e nao tem pq ficar se apegando a isso na discussao. Pode capar a parada que nao vai mudar mto a ideia.

    @Nacht,

    Vc acha tudo isso necessario? Eu acho que nao. O modelo do Uber tem provado que nao.

    @Andre Castro,

    Entao qual o problema? Vcs tao com medo que novos "Ubers" com menos qualidade aparecam?


    O problema dessa discussao toda eh que aparentemente vcs nao perceberam ainda o tamanho da ruptura que o Uber causa. Eu sei que vcs gostam do modelo e nao curtem taxi, mas ficam preocupados com esses detalhes de regulamentacao que sao apenas detalhes quando vc pensa na revolucao que essa ideia trouxe.

    Pra dar uma ideia melhor, existe um termo ja cunhado, "The Uber Economy". Eh o modelo que usa o peer-to-peer, ou seja, conecta pessoas a pessoa pra uma fechar negocios diretamente, eliminando um monte de intermediarios e regulamentacoes. Eh o caso do airbnb, que ja foi citado. Eh o caso tb do TaskRabbit, que permite que vc ache alguem perto de vc que esteja disposto a fazer algo que vc precisa, tipo ir ao mercado, lavar seu carro, limpar sua casa, cortar sua grama ou qualquer outra tarefa que vc precise e alguem esteja disposto a oferecer.

    Ja tem gente falando que esse pode ser o futuro do mercado de trabalho pra muitos setores, onde a empresa vai ter o minimo de "CLTs" e vai trabalhar com free lancer especializados em algo que a empresa precise naquele determinado momento. O cara pode trabalhar por 3 horas ou por 3 anos, tudo depende da demanda da empresa e da disponibilidade do profissional. Nao preciso nem mencionar que eh questao de tempo pra um monte de outros apps similares surgirem, conectando pessoas diretamente para os mais variados fins e eliminando um monte de intermediarios.

    Eh claro que tudo isso afeta pra caralho tudo o que a gente conhece em termos de regulamentacao e eh, inclusive, um puta problema com relacao a tributacao.

    E eh por isso que eu to sendo tao chato falando que vcs estao presos no modelo atual e que mta coisa vai mudar drasticamente nos proximos anos. Eu nao quero pagar de visionario, ate pq nao sou (se fosse estaria criando essas coisas e nao discutindo sobre isso aqui), mas a tecnlogia atual combinada com boas ideias vai mudar mta coisa nos proximos anos.

    Eu nao to aqui pregando a ausencia total de regulamentacao, mas como sao coisas totalmente inovadoras, nao faz sentido discutir usando a regulamentacao atual. IMO, tem que esquecer o que existe hoje e pensar em eventuais problemas que esses novos modelos podem trazer. Ou, num pensamento mais liberal, deixar eles atuarem livremente e esperar pra ver o que acontece.
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  4. #214
    Expert Avatar de Andre Castro
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    Ou seja, como é a ruptura de um modelo, a gente deveria deixar todos os agentes decidirem tudo por si só, sem nenhum tipo de regulamentação estatal. Essa utopia liberal nunca deu certo em lugar nenhum do mundo, e duvido muito que seja levada a sério agora.

    Tomara que o mercado de trabalho, o transporte de passageiros e os outros mercados funcionem de forma excelente e benéfica pra todas as pessoas sem nenhuma interferência estatal. Como isso jamais funcionou na história humana, eu não acredito que vai funcionar agora, mas torço pra estar errado.
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  5. #215
    Administrador Avatar de Alvinho
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    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    O problema dessa discussao toda eh que aparentemente vcs nao perceberam ainda o tamanho da ruptura que o Uber causa.
    Desisto, mais uma vez com esse argumento de que quem discorda é porque não entendeu. Não adianta falar 100x a parada, você insiste

    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eu nao to aqui pregando a ausencia total de regulamentacao, mas como sao coisas totalmente inovadoras, nao faz sentido discutir usando a regulamentacao atual. IMO, tem que esquecer o que existe hoje e pensar em eventuais problemas que esses novos modelos podem trazer.
    Sim ueh, é isso que eu e outros estamos fazendo! Estamos pensamos nos problemas que a falta de regulamentação podem causar no futuro. Enquanto isso você só fica batendo na tecla que o Uber é melhor que táxi, mesmo todo mundo concordando com isso e ninguém defender o táxi, aí a discussão não avança.

    Por mim já deu o assunto, você é a favor de nenhuma regulamentação na indústria de táxi, simplesmente porque uma empresa clandestina oferece um serviço melhor que o atual. Eu acho isso uma insanidade, acho que você não tá conseguindo enxergar o futuro e as ramifações que uma ausência de regulamentação vão causar. Você está preso no cenário atual, Uber x táxi (que é uma comparação desleal, como eu já disse, por um ser clandestino e só se preocupar com crescimento e o outro ser um serviço de merda), e não tá pensando no Uber x tiozinho da van, Uber x outro aplicativo similar, etc.
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  6. #216
    World Class Avatar de ekalil
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    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Ou seja, como é a ruptura de um modelo, a gente deveria deixar todos os agentes decidirem tudo por si só, sem nenhum tipo de regulamentação estatal. Essa utopia liberal nunca deu certo em lugar nenhum do mundo, e duvido muito que seja levada a sério agora.

    Tomara que o mercado de trabalho, o transporte de passageiros e os outros mercados funcionem de forma excelente e benéfica pra todas as pessoas sem nenhuma interferência estatal. Como isso jamais funcionou na história humana, eu não acredito que vai funcionar agora, mas torço pra estar errado.
    Andre, pensa no seguinte:

    Enquanto ta tudo isso acontecendo no mundo, no Brasil estamos discutindo se pode terceirizar atividade fim ou nao, sendo que esse termo na faz mais sentido ha mto tempo.

    Da pra entender o quanto estamos atrasados?
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  7. #217
    Administrador Avatar de Alvinho
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    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eu ja respondi isso antes, mas vamos la. Acho que alguns requisitos minimos devem existir. Tinha citado apenas fiscalizacao do veiculo e habilitacao do motorista. Pode ser que tenha alguma outra coisa aqui e ali, mas basicamente eh isso. Ai entra Uber, outros aplicativos e o tiozinho da van, desde que cumpram os requisitos basicos. Quem quiser mais seguranca (por exemplo, que seu motorista tenha passado por um background check) pode ir no Uber. Quem abrir mao disso, pode pegar o tiozinho da van.

    O surge pricing, como o Riccio citou, eh um detalhe besta. Eh um percentual ridiculo das corridas e nao tem pq ficar se apegando a isso na discussao. Pode capar a parada que nao vai mudar mto a ideia.
    Você não tinha respondido isso antes. Desde o começo você falou apenas carteira de motorista e veículo em dia, e eu já te falei que isso não é regulamentação, porque qualquer pessoa precisa disso pra dirigir.

    Você diz "acho que alguns requisitos minimos devem existir", mas quais são esses requisitos? Essa é a discussão, não essa porra de Uber x táxi que só você quer discutir.
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  8. #218
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    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Sim ueh, é isso que eu e outros estamos fazendo! Estamos pensamos nos problemas que a falta de regulamentação podem causar no futuro. Enquanto isso você só fica batendo na tecla que o Uber é melhor que táxi, mesmo todo mundo concordando com isso e ninguém defender o táxi, aí a discussão não avança.
    Qual a graca de discutir isso quando a gente pode discutir todos os beneficios que essas inovacoes vao trazer?

    Essas paradas sao tao novas que mesmo os especialistas estao clicking buttons em quais seriam os eventuais problemas. Talvez seja por isso que a discussao nao avance.

    Eu to num mood tipo: Pqp, que ideia maravilhosa esse tal de Uber. Os caras criaram um modelo que funciona mto melhor que o atual e ainda eh mais barato.

    E vcs tao num mood tipo: Pera la, nao eh bem assim, isso ai vai dar merda. Como eh que o cara eh fiscalizado? Cade o seguro? Cade a licenca?
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  9. #219
    Expert Avatar de Andre Castro
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    @ekalil
    sim, essa discussão da terceirização é atrasada mesmo.
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  10. #220
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    @RRiccio



    1- se o Uber é aceito, significa que qualquer um pode prestar serviço de transporte de passageiros. Talvez isso não seja um problema em San Francisco, mas vai ser em grande parte do Brasil.

    2- Você precisa do interesse privado, mas precisa que o Estado regulamente esse interesse privado de forma que ele não viole os direitos de outros privados. Se não existisse transporte público, você pode ter certeza que o cara que mora na periferia teria sérias dificuldades pra se locomover. As concessionárias de linhas de ônibus são obrigadas a manter uma série de serviços que dão prejuízos para assegurar que o serviço seja prestado pra toda população. O empresário não vai criar soluções para mercados que não dão grana. Ou vai criar uma solução que lhe permita ter lucro às custas da qualidade do serviço.

    É só olhar a história. O conceito de serviço público e de regulamentação estatal é relativamente novo, e surgiu como resposta às falhas da tal mão invisível. Ninguém chegou do nada e criou esses conceitos só porque achou legal. Eles foram criados para resolver os problemas do capitalismo liberal do sec. XIX.



    Pô, Riccio, você conhece o Brasil? Quantos porcento da população efetivamente usa smartphone e pode ter acesso ao Uber? Quantos porcento da população é analfabeto funcional? O mundo é BEEEEEEEM maior que San Francisco. Você acha que nego da baixada fluminense não usa transporte clandestino?



    Nem tava entrando no mérito, só tava explicando que o modelo brasileiro tá longe de ser exceção.

    O Brasil realmente é bem mais corrupto que a média, e isso é o principal fator para a ineficiência dos serviços públicos em geral. Mas é inocente achar que a corrupção se restringe à esfera pública, e que uma desregulamentação faria alguma diferença significativa. Se desregulamentar, vão pipocar os cartéis, trustes, abusos do poder econômico e por aí vai.

    Os países da Europa Ocidental possuem sistemas de transporte público muito melhores que os EUA e, pelo que me consta, a maioria é operada por empresas públicas ou por terceiros mediante concessão, assim como no Brasil.Não me parece que eles sejam mais burros que os americanos, pelo contrário.
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