Qual preço você acharia bom pra uma refeição?
Qual preço você acharia bom pra uma refeição?
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Cade sua crença no mercado pô? Eu achei a parada revolucionaria porque é relativamente barata, tem uma validade monstra fora da geladeira e promete fornecer todos os nutrientes necessários para que o corpo humano funcione de forma saudável. O preço não é ideal, mas ja tão surgindo alternativas mais baratas, tipo a Jackalent que oferece 400kcal por $1. A tendencia é o preço ficar próximo disso, e ai o custo cai muito. Além disso você ta subestimando o custo da comida, da logística pra chegar em alguns lugares, armazenamento, refrigeração e etc..
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Voltando ao Uber, eu queria saber o que os defensores acham desse artigo:
The Uber Endgame - The Awl
Acho que ilustra bem o problema do transporte nas grandes cidades e como o Uber não ajuda a resolver isso, na verdade só atrapalha. A privatização do transporte de massa traz problemas gravíssimos que, na minha opinião, vocês não estão considerando. Por isso falei várias vezes que a discussão não era só táxi x uber e que olhar apenas se melhorou agora não adianta.
E levanta um ponto que acho importante na discussão de SP e do Haddad, o transporte público só vai melhorar quando as pessoas usarem e exigirem melhoras. Não adianta ficar nesse papo de que "é só investir no transporte público, não precisa atrapalhar os carros", como se o dinheiro fosse infinito.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Não gostei muito desse artigo. Pelo que entendi, o autor aponta que o Uber se coloca cada vez mais como um transporte de massa privado ao invés do transporte "executivo" que se apresentou no começo, com opções como uberpool, pickup points sugeridos, e linhas que marcam trajetos pra você chamar o carro ganhando desconto, tipo um ponto de ônibus, e na opinião do autor isso é um problema porque não melhora o transporte público e dá uma opção pras elites econômicas se transportarem, então essas elites não vão ter interesse em fazer lobby pra melhorar a infraestrutura do transporte público, que vai ser usado só pelos pobres que não tem influência política. Mas eu acho esse raciocínio absurdo, é tipo aquele papo de que tem que colocar o filho do deputado no colégio público ou o Lula tem que tratar o câncer dele no SUS.
Acho importante investir nos serviços públicos, acho importante priorizar o transporte público em detrimento do particular por exemplo, mas discordo que você deve atrapalhar "os ricos" e obrigá-los a usar o serviço público pra eles fazerem lobby por mudança, acho esse raciocínio até meio absurdo porque quem tem poder e influência pra impedir as elites econômicas de fazer X também tem influência pra fazer lobby por sua causa sem impedir os ricos de fazer X
imo o serviço público deve ser uma opção e não uma imposição, a opção particular deve ser barrada quando ela atrapalha efetivamente a outra. O hospital particular não atrapalha o funcionamento do SUS, então não deve ser fechado. O carro atrapalha os outros porque ocupa espaço na cidade, então faz sentido limitar seu uso, priorizar vias pro usuário do transporte público etc, nesse ponto to com o Haddad. Mas o Uber é mais positivo que negativo nesse problema, já que tá oferecendo uma opção eficiente, e esses novos features que lembrar transporte público só aumentam essa eficiência urbana, já que você divide o espaço do carro com outro usuário, os trajetos são otimizados pra não dar volta desnecessária etc. Vejo problemas na existência do Uber - que já foram tratados nesse tópico - mas o levantado pelo autor do artigo não é um deles, imo.
Última edição por Andre Castro; 26-08-2015 às 22:18.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Não acho sua analogia boa, porque o colégio ou hospital particular não faz mal nenhum pras cidades e pro meio ambiente. Eu acho que já ficou bem claro que o carro é um modo de transporte muito ruim em grande escala, pelo espaço físico que ele ocupa, então o uso do carro tem que ser desincentivado. Isso está acontecendo no mundo inteiro, o foco agora é em ciclovias e transporte de massa.
Você substituir o transporte público por carros é um desastre, vai totalmente contra a filosofia atual.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Eu concordo com isso, acho que falei isso no meu post até, que apóio essas medidas do Haddad. Eu discordo que seja um problema do Uber, isso é um problema do transporte por carro e eu não acho que o Uber agrava. Pelo contrário, tem as corridas divididas como já foi falado, o Uber não gasta espaço pra estacionar como o carro particular etc.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
O Uber utiliza carros, com certeza ele faz parte do problema. É um carro que fica rodando na cidade durante horas, então se bobear deve ser até pior que um carro normal, porque ele afeta mais o trânsito, polui mais, etc. Falar de corridas divididas é forçar a barra neh, nem 0.1% das corridas do Uber são assim.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.