Clique Aqui Cervejas de verdade - quem curte? - Página 318

Lista de Usuários Marcados

Página 318 de 481 PrimeiroPrimeiro ... 218268308316317318319320328368418 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 3.171 a 3.180 de 4802
Like Tree1757Likes

Tópico: Cervejas de verdade - quem curte?

  1. #3171
    Chip Leader Avatar de R.Proto
    Data de Ingresso
    21/05/08
    Posts
    2.128
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    R.Proto, se não se importar, pode dizer quanto gastou? E fez quantos litros?
    Gastamos uns 700R$ com os insumos, sendo:

    Moedor - 80R$
    Panela 39L - 100R$
    Termostastato - 100R$
    Tampador e 100 tampinhas - 50R$
    Mangueiras, voile, chiller - 100R$
    2 baldes fermentadores com torneira e airlock - 140R$

    De resto, o que eu já tinha em casa: termômetro, balança, refratômetro, mais ou menos isso ai...

    Na primeira leva fizemos 16L e na segunda 28L.

    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post

    Achou tranquilo de fazer ou foi foda? É viável fazer em um local que você só vai 1x por semana, no fds?
    É bem tranquilo fazer. Não tem nenhum passo muito complicado. Só demanda tempo, umas 6 horas no 1o dia.

    Sobre ir apenas 1x por semana no local. Não vejo grandes problemas, é só adaptar os períodos da fermentação para a tua necessidade. Aqui eu costumo deixar fermentando uns 7 ou 10 dias a 19º e depois uns 2 dias a 2º. Porém isso é flexível.

    Como o Picinin falou, o ideal é acompanhar diariamente, mas no meu caso, isso não fez diferença alguma.

    Mas sou bem donk em relação aos tempos de fermentação. Cada fonte que eu leio diz algo diferente, ou diz que não existe um padrão correto...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #3172
    Chip Leader Avatar de R.Proto
    Data de Ingresso
    21/05/08
    Posts
    2.128
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post

    @R.Proto

    que lúpulos você usou nessa?
    Liberty e Hallertauer Hersbrucker. Peguei uma receita na internet.

    Cheguei a comprar o BeerSmith, mas to usando por enquanto só para me auxiliar. Ainda não tenho capacidade de criar a minha própria receita

    Sobre os tempos de fermentação/maturação de uma ale, como tu tens feito?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3173
    Moderador
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    10.382
    Images
    2
    Proto, comprou tudo online ? tem os links/sites ?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #3174
    Chip Leader Avatar de R.Proto
    Data de Ingresso
    21/05/08
    Posts
    2.128
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    Proto, comprou tudo online ? tem os links/sites ?
    Comprei tudo separado, um pouco em cada lugar. É bom se atentar que em lojas especializadas (em cerveja) vai ser sempre um pouco mais caro.

    Vamos lá:

    Termostato: Termostato Digital Para Aquecimento E Refrigeração Tic17rgti - R$ 82,00 no MercadoLivre

    Baldes: Balde Fermentador - Maturador Cerveja Artesanal Caseira - R$ 24,00 no MercadoLivre
    obs: 70R$ cada balde, contando os opcionais (airlock e torneira). O cara me trouxe aqui em casa (POA), então o frete foi grátis.

    Tampador, tampinhas, malte, lúpulo e fermento. .:: WE Consultoria - Lúpulo - Fermento e Soluções para sua Cervejaria! ::. - distribuidor aqui de POA, vendem para todo o Brasil.

    Panela, moedor, voile (tecido pra fazer um saco/filtro), mangueiras, alumínio ou cobre para chiller. Ferragem e lojas comuns aqui da cidade.

    É bom ressaltar que estou produzindo pelo método "brew in a bag". Não é o mais tradicional, mas é o mais fácil e barato. Senão vai ter que ter duas panelas, fundo falso, recirculador, etc.
    DragonRib likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #3175
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por R.Proto Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post

    @R.Proto

    que lúpulos você usou nessa?
    Liberty e Hallertauer Hersbrucker. Peguei uma receita na internet.

    Cheguei a comprar o BeerSmith, mas to usando por enquanto só para me auxiliar. Ainda não tenho capacidade de criar a minha própria receita

    Sobre os tempos de fermentação/maturação de uma ale, como tu tens feito?
    Realmente, são lúpulos europeus demais pra uma APA (o Liberty é americano, mas tem perfil europeu). Com o Cascade vai ficar muito mais dentro do estilo, e melhor, IMO.

    Eu não tenho tempo padrão pra fermentação/maturação. Como meço a gravidade diariamente, eu deixo na fermentação primária até estabilizar totalmente a atenuação - o que normalmente varia de uns 5 a 7 dias. Aí eu faço a purga do fermento e deixo entre 1 e 3 semanas, dependendo do estilo. OG maior = mais tempo.

    Mas levedura é um bicho meio instável. A última que eu fiz foi uma Vienna Lager. Como nunca tinha feito lager, pesquisei um bocado sobre a fermentação e todo lugar que eu lia me dizia que demorava bem mais do que as ales. E a minha fermentação realmente começou lenta, mas depois de 24 horas acelerou e estabilizou com só 4 dias. Por isso eu prefiro me basear na medição da atenuação mesmo.

    edit: e é lógico que você consegue montar sua receita, ainda mais com o BS! Você já vai fazer isso ao mudar os lúpulos dessa sua. É só ter uma visão de como você quer a cerva antes de começar a fazer. Pra falar a verdade, é atá bem fácil.
    Última edição por Picinin; 24-04-2013 às 15:10.
    R.Proto likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #3176
    Chip Leader Avatar de R.Proto
    Data de Ingresso
    21/05/08
    Posts
    2.128
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por R.Proto Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post

    @R.Proto

    que lúpulos você usou nessa?
    Liberty e Hallertauer Hersbrucker. Peguei uma receita na internet.

    Cheguei a comprar o BeerSmith, mas to usando por enquanto só para me auxiliar. Ainda não tenho capacidade de criar a minha própria receita

    Sobre os tempos de fermentação/maturação de uma ale, como tu tens feito?
    Realmente, são lúpulos europeus demais pra uma APA (o Liberty é americano, mas tem perfil europeu). Com o Cascade vai ficar muito mais dentro do estilo, e melhor, IMO.

    Eu não tenho tempo padrão pra fermentação/maturação. Como meço a gravidade diariamente, eu deixo na fermentação primária até estabilizar totalmente a atenuação - o que normalmente varia de uns 5 a 7 dias. Aí eu faço a purga do fermento e deixo entre 1 e 3 semanas, dependendo do estilo. OG maior = mais tempo.

    Mas levedura é um bicho meio instável. A última que eu fiz foi uma Vienna Lager. Como nunca tinha feito lager, pesquisei um bocado sobre a fermentação e todo lugar que eu lia me dizia que demorava bem mais do que as ales. E a minha fermentação realmente começou lenta, mas depois de 24 horas acelerou e estabilizou com só 4 dias. Por isso eu prefiro me basear na medição da atenuação mesmo.
    Entendi...

    Você acha muito errado não tirar o fermento da 1a pra 2a etapa ? Li em algum forum americano que não tinha muito problema nisso, então fiz assim pra dar menos trabalho (além do fato de eu não ter outro balde).

    Na segunda etapa você deixa em temperatura de fermentação a maior parte do tempo e depois deixa uns 2 dias a baixa temperatura para decantar ou é todo tempo em baixa temperatura ?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #3177
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por R.Proto Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por R.Proto Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post

    @R.Proto

    que lúpulos você usou nessa?
    Liberty e Hallertauer Hersbrucker. Peguei uma receita na internet.

    Cheguei a comprar o BeerSmith, mas to usando por enquanto só para me auxiliar. Ainda não tenho capacidade de criar a minha própria receita

    Sobre os tempos de fermentação/maturação de uma ale, como tu tens feito?
    Realmente, são lúpulos europeus demais pra uma APA (o Liberty é americano, mas tem perfil europeu). Com o Cascade vai ficar muito mais dentro do estilo, e melhor, IMO.

    Eu não tenho tempo padrão pra fermentação/maturação. Como meço a gravidade diariamente, eu deixo na fermentação primária até estabilizar totalmente a atenuação - o que normalmente varia de uns 5 a 7 dias. Aí eu faço a purga do fermento e deixo entre 1 e 3 semanas, dependendo do estilo. OG maior = mais tempo.

    Mas levedura é um bicho meio instável. A última que eu fiz foi uma Vienna Lager. Como nunca tinha feito lager, pesquisei um bocado sobre a fermentação e todo lugar que eu lia me dizia que demorava bem mais do que as ales. E a minha fermentação realmente começou lenta, mas depois de 24 horas acelerou e estabilizou com só 4 dias. Por isso eu prefiro me basear na medição da atenuação mesmo.
    Entendi...

    Você acha muito errado não tirar o fermento da 1a pra 2a etapa ? Li em algum forum americano que não tinha muito problema nisso, então fiz assim pra dar menos trabalho (além do fato de eu não ter outro balde).

    Na segunda etapa você deixa em temperatura de fermentação a maior parte do tempo e depois deixa uns 2 dias a baixa temperatura para decantar ou é todo tempo em baixa temperatura ?
    Eu não vejo problema, especialmente se o tempo total de permanência do fermento for menor que um mês. Mas como eu já tive cerva co off flavour que provavelmente era oriundo de autólise, eu prefiro fazer a purga.

    Eu deixo a uns 17 a maior parte do tempo, mas depois reduzo pra perto de 0 por um ou dois dias pra melhorar a clarificação.

    PS: Lê meu edit no último post. Abs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #3178
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Proto, tirando as coisas que vc vai ter p fazer. Quanto custa o insumo da bebida? Quanto gastou em ingredientes pra fazer esses 28L?
    Fion likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #3179
    Chip Leader Avatar de R.Proto
    Data de Ingresso
    21/05/08
    Posts
    2.128
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Proto, tirando as coisas que vc vai ter p fazer. Quanto custa o insumo da bebida? Quanto gastou em ingredientes pra fazer esses 28L?
    Cálculos que fiz para minhas próximas cervejas:

    American IPA: 4R$/L
    APA: 2.75R$/L
    Elton and Kleber like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #3180
    Expert Avatar de Elton
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Localização
    São Paulo-SP
    Posts
    2.728
    Fui no Bar Brejas em Campinas na Quarta feira e olha o cardápio...hahahaha
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados