Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 118

Lista de Usuários Marcados

Página 118 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 1868108116117118119120128168218 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.171 a 1.180 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #1171
    Observador Avatar de NewTemper
    Data de Ingresso
    25/05/14
    Localização
    Num lugar ruim, Terra
    Posts
    3
    Uma mentira repetida numerosas vezes se passa como verdade.Houve uma época que 99,9% dos humanos acreditavam que a terra era plana.Houve uma época que 99,9% dos humanos acreditavam em deus, igrejas eram banhadas a ouro.Nenhuma, mentira dura para sempre.Exemplo de implicação lógica.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1172
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Porra @zombie tu é foda velho!
    Não desviou nem do papel moral das religiões!

    E é justamente esse papel moral que desvaloriza a vida @Mr.Reis ...
    A moral cristão, por exemplo, é filosoficamente negativa e decadente.
    Ela não prega uma comunhão verdadeira e emancipatória.
    Basta analisar os seus valores ...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1173
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Só mais uma coisa.
    O Deus cristão é totalmente diferente da Natureza.
    O Deus cristão não é necessário como causalidade.
    Nem como unidade racional do real Ele funciona, uma vez que é definido por uma misteriosa transcendência.
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1174
    World Class Avatar de Bombado
    Data de Ingresso
    11/01/08
    Localização
    Goiânia
    Posts
    10.356
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Porra @zombie tu é foda velho!
    Não desviou nem do papel moral das religiões!

    E é justamente esse papel moral que desvaloriza a vida @Mr.Reis ...
    A moral cristão, por exemplo, é filosoficamente negativa e decadente.
    Ela não prega uma comunhão verdadeira e emancipatória.
    Basta analisar os seus valores ...
    Jesus simplificou a bagunça do antigo testamento em apenas um preceito moral: "Amar ao próximo como a si mesmo" ou "Faça para os outros o que queres que os outros lhe facam"

    Queria entender onde isso é negativo, se todos seguissem estes valores morais não teríamos mais guerras, nem assassinatos, nem assaltos, ou estupros, e mais nenhum crime de qualquer espécie, sem contar nas atitudes menores mas que causam prejuízos da mesma forma como calúnias, difamações, invejas, e etc.
    JoseIrineu and luigibr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1175
    World Class Avatar de Bombado
    Data de Ingresso
    11/01/08
    Localização
    Goiânia
    Posts
    10.356
    E digo mais, se todas pessoas do mundo seguissem este único preceito, seja ela crente ou cética, seja ela temente à alguma força superior ou atéia, seja ela católica ou evangélica, Espírita ou muçulmana, budista ou hinduista, e etc, teríamos enfim no planeta Terra, um agrupamento humanoide emancipado na questão moral, uma civilização pacífica, justa, equilibrada e organizada
    tzampa and rocksfeller like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1176
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por Bombado Ver Post
    E digo mais, se todas pessoas do mundo seguissem este único preceito, seja ela crente ou cética, seja ela temente à alguma força superior ou atéia, seja ela católica ou evangélica, Espírita ou muçulmana, budista ou hinduista, e etc, teríamos enfim no planeta Terra, um agrupamento humanoide emancipado na questão moral, uma civilização pacífica, justa, equilibrada e organizada
    "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"
    "Sem mal a ninguém causar, faça o que desejar"
    "Faça ao teu próximo aquilo gostaria que fosse feito a ti"
    "Não faça a outrem o que não gostarias que fosse feito a ti"

    Pode escolher e embaralhar. São 4 frases "diferentes" de 4 religiões diferentes. São o dogma maior de cada uma das religiões. Eu vi um texto uma vez que tinha essas frases em 20 religiões diferentes, mas não achei. A ideia por trás é a mesma.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1177
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Bombado Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Porra @zombie tu é foda velho!
    Não desviou nem do papel moral das religiões!

    E é justamente esse papel moral que desvaloriza a vida @Mr.Reis ...
    A moral cristão, por exemplo, é filosoficamente negativa e decadente.
    Ela não prega uma comunhão verdadeira e emancipatória.
    Basta analisar os seus valores ...
    Jesus simplificou a bagunça do antigo testamento em apenas um preceito moral: "Amar ao próximo como a si mesmo" ou "Faça para os outros o que queres que os outros lhe facam"

    Queria entender onde isso é negativo, se todos seguissem estes valores morais não teríamos mais guerras, nem assassinatos, nem assaltos, ou estupros, e mais nenhum crime de qualquer espécie, sem contar nas atitudes menores mas que causam prejuízos da mesma forma como calúnias, difamações, invejas, e etc.
    Cristo também nos ensinou que se alguém bater na sua face, você deve dar a outra.
    Ele também disse que a verdadeira felicidade está noutro mundo ... é a vida eterna no paraíso dos resignados.
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1178
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Vou colar aqui um texto sobre como Spinoza vê o judaísmo e o cristianismo:

    Os instrumentos de trabalho utilizados por Espinosa no combate ao irracionalismo e à superstição foram dois: o método histórico-crítico e o método genético. O primeiro serviu-lhe para interpretar a Bíblia e mostrar como nas Escrituras Sagradas não há verdades, no sentido próprio da expressão, mas tão-somente preceitos morais e políticos, necessários para preservar a comunidade judaica através dos tempos. Mediante o método histórico-crítico, Espinosa salienta o papel político dos profetas e dos grandes dirigentes do Estado hebraico, mas ressalta também o fato de terem sido homens de forte imaginação, não preocupados em conhecer Deus, mas em dirigir um povo. Dessa maneira, quando os teólogos pretendem usar a Bíblia como se fosse ciência ou filosofia, cometem um grave engano. Espinosa vai mais longe ainda ao salientar que se os teólogos e os soberanos fazem esse uso fraudulento da Bíblia é porque têm interesse nisso: pretendem manter a superstição.
    Através do mesmo método de análise histórico-crítica, o autor do Tratado Teológico-Político marca a dupla diferença entre Cristo e Moisés. A primeira diferença reside no tipo de lei que propõem. A lei mosaica é a "pena de talião", olho por olho, dente por dente. A lei cristã é a da resignação, "dá a outra face". A lei mosaica é a expressão política de um Estado sadio e poderoso, a lei cristã é lei para um Estado oprimido. A segunda diferença está no modo de relacionamento com Deus: Moisés teve contato exterior (Deus lhe falava pela boca), Cristo relacionava-se inferiormente (espírito com espírito). A verdade do cristianismo, para Espinosa, está no Evangelho de São João quando afirma que estamos e somos em Deus; a Encarnação não significa que Deus veio viver entre os homens, mas que ele vive nos homens. Espinosa ataca impiedosamente a teologia e a política "cristãs" por terem destruído essa verdade do cristianismo, guardando apenas a imagem da cruz, isto é, da dor e do castigo. A Igreja e a Política cristãs parecem conhecer apenas a sexta-feira da paixão e ignorar o sábado de aleluia .
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1179
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    @Bombado eu discordo.

    Se fosse assim um grande % dos que praticam ou creiam em x religião seriam simétricos. Amar ao próximo não tem nada haver com o término de assassinatos, guerras ou qualquer outro fator. Eu simplesmente posso matar, roubar para defender o meu pai ou meu filho.

    As diferenças são necessárias para o sobreviver de um povo. No meu entendimento essas palavras de Jesus ou qualquer outro ser, não segue esse fundamento.

    Depois posso elaborar um post sobre entendimento da bíblia literal e figurada. Só digo que o VT não são livros gentílicos, VT é um livro específico de um povo.

    Citaram cantares aí. Justamente esse livro, muitos querem interpretar como figurada, mas o livro é literal 100%. Agora é a questão, cada um defende o que acha melhor.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1180
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    @Bombado eu discordo.

    Se fosse assim um grande % dos que praticam ou creiam em x religião seriam simétricos. Amar ao próximo não tem nada haver com o término de assassinatos, guerras ou qualquer outro fator. Eu simplesmente posso matar, roubar para defender o meu pai ou meu filho e amá-los mais do que tudo nessa vida.

    As diferenças são necessárias para o sobreviver de um povo. No meu entendimento essas palavras de Jesus ou qualquer outro ser, não segue esse fundamento.

    Depois posso elaborar um post sobre entendimento da bíblia literal e figurada. Só digo que o VT não são livros gentílicos, VT é um livro específico de um povo.

    Citaram cantares aí. Justamente esse livro, muitos querem interpretar como figurada, mas o livro é literal 100%. Agora é a questão, cada um defende o que acha melhor.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados