Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 86

Lista de Usuários Marcados

Página 86 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 3676848586878896136186 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 851 a 860 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #851
    World Class Avatar de Breda
    Data de Ingresso
    06/10/07
    Posts
    5.101
    Images
    1
    Citação Postado originalmente por Rossanezi Ver Post
    Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7
    "Vale tudo, só não vale dar o cu." (Gil 2:4:2006)
    santiago, TURCI, Preacher and 10 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #852
    Banido
    Data de Ingresso
    05/03/12
    Localização
    Paraná, Brasil
    Posts
    275
    Citação Postado originalmente por Breda Ver Post
    Citação Postado originalmente por Rossanezi Ver Post
    Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7
    "Vale tudo, só não vale dar o cu." (Gil 2:4:2006)
    Na sua bíblia estaria escrito que pode sim. Pode pois o autor pratica.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #853
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por JuKKAA Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    @zombie

    Vc nao acha que existe uma diferenca bem maior entre um cientista agnostico e um panteista metafísico?
    Vou explicar melhor.
    Todo cientista é empirista.
    Logo, mesmo ambos considerando apenas a existencia da natureza, eles fazem isso num sentido diverso.
    Para o cientista a experiencia é necessária.
    Para o panteista metafisico nao.
    O panteista metafisico conhece a essencia da totalidade atraves da razao, independente da experiencia.
    Nesse sentido, o panteista conhece Deus ou a Totalidade ... já o cientista agnostico só conhece o que o telescopio, olho ou microscopio pode ver ...
    Como eu disse antes nem precisava destacar as diferenças, eu sei que elas existem.

    Só fiz a menção ao fato de que a nível informal muito dessa diferença conceitual se perde.

    Imo um ateu e um panteísta tem pontos de vista, sobre a vida de modo geral, muito mais similares do que diferentes.

    this...

    Mas tratando por esse lado, imo praticamente todo mundo vai seguir pro lado do panteísmo. Mas eu costumo dizer que quando tu chega nesse limite, é tudo na base da reflexão mesmo.

    Pega a Astronomia como exemplo... teu racional vai até o limite do teu conhecimento (ou da limitação do conhecimento da tua geração). A partir daí é especulação. Tu pode até querer comparar essa especulação com a especulação da bíblia ou do deus bíblico, mas pra mim essas duas são bem divergentes.

    Eu diria que a dialética não consegue acompanhar a matemática (talvez até tenha sido superior por um bom tempo, mas hoje não), então, logo quando chegamos nesse limite, o panteísmo torna-se a peça fundamental para o próximo passo (ou seja, a reflexão dos porques as coisas são como são). Mas esse caminho é um tanto arriscado (até pq o método científico tá aí).

    Então é melhor separar mesmo e deixar esse lance pro budismo, taoísmo etc...

    *Tô sem tempo agora e nem sei se volto hj pro topic, mas qualquer coisa se não ficou muito claro eu tento elaborar melhor depois hahah.
    Entao cara ... vc soh precisa ter cautela em falar de panteismo e panteismos ...
    Eu te entendo ... existe uma identificacao do panteismo de Spinoza com o budismo e tal ... mas eh um exagero.

    Na wikipedia, por exemplo, diz que o panteismo eh uma especie de misticismo, religiao ... eles ateh citam Spinoza ... mas nao tem nada a ver.
    Existe o panteismo puramente mistico, existe o panteismo mistico filosofico e existe tb o panteismo racional filosofico ...

    Nao existe especulacao na metafisica de Spinoza.
    Lá é o seguinte: ele primeiro define os termos e aí com base nisso constroi o seu sistema como consequencia necessaria desse termos ...
    Por exemplo: por substancia ele diz entender o que existe por si e não precisa de nada e nem seu conceito envolve nada mais ... aí ele vai dizer que Deus é a sustancia ... aí ele continua e vai dizer que nós somos modos dessa susbstancia ... e por ai vai
    A "especulacao" em Spinoza, seria como dizer que o todo não está provado que é maior que suas partes ...
    Spinoza diz que está provado pela razão em si, o seu uso e suas definicoes ...

    Enfim, eu soh acho que existe um assentimento exagerado na ciencia como busca da verdade ... imho, no fundo nem a maioria dos cientistas mesmos buscam entender e problematizar os seus principios ...
    Eu concordo com o avanco das ciencias, mas tb tenho penso que pra que ela se desenvolva mais e melhor, o uso da filosofia eh bem mais importante do que qualquer descoberta matemática ou tecnológica ...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #854
    Chip Leader Avatar de Yves
    Data de Ingresso
    19/08/09
    Posts
    1.866
    Citação Postado originalmente por Breda Ver Post
    Citação Postado originalmente por Diogenes Malaquias Ver Post


    Nao. Nao necessariamente vc ajuda alguem por vontade divina. Pode ser por varios motivos.

    Eu entendo q eu tenho um dom nesse área e talvez vc tbm possa ter. E esse dom potencializa as coisas e nao restringe a determinadas pessoas.

    Sao varias as acoes de Deus na terra uma delas eh: eu acredito q o espirito de Deus (espirito santo) está na terra ajudando a todos, os q creem e os q nao creem, e q o mundo eh muito melhor por causa disso. Tbm acredito que o inferno eh simplesmente um lugar sem a presença de Deus, onde ele fez por amor para as pessoas que o recusaram viverem. Tbm tenho amigos q acreditam q por amor Deus vai destruir tudo q nao seja o ceu, pois será menos pior.
    Meu deus!!!
    Eu n sei se entendi mas parece q vc foi irônico... Só que tem lógica nesse raciocínio "por amor"...

    É tipo a lógica da eutanásia... Deus te ama tanto q qdo o espírito santo for embora da terra as coisas aqui ficarão insanas... E aí o Diógenes acredita q n ficará tão ruim e amigos dele acreditam q será um desastre (pq devem crer q toda bondade é devido ao espírito santo)
    Última edição por Yves; 18-05-2014 às 17:54.
    Dellbono likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #855
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por luigibr Ver Post
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post



    heheh na vdd seria interessante se vc falasse sobre esses assuntos.
    Quais assuntos em específico? A vivência como satanista, luciferianista e universalista?
    isso
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #856
    World Class Avatar de gordinho90
    Data de Ingresso
    13/10/10
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    5.805
    eu sabia que pokemon era coisa do capeta...
    mengoo, luigibr and Coragem like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #857
    Moderador Avatar de Diogenes Malaquias
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    10.700
    Citação Postado originalmente por Yves Ver Post
    Citação Postado originalmente por Breda Ver Post
    Citação Postado originalmente por Diogenes Malaquias Ver Post


    Nao. Nao necessariamente vc ajuda alguem por vontade divina. Pode ser por varios motivos.

    Eu entendo q eu tenho um dom nesse área e talvez vc tbm possa ter. E esse dom potencializa as coisas e nao restringe a determinadas pessoas.

    Sao varias as acoes de Deus na terra uma delas eh: eu acredito q o espirito de Deus (espirito santo) está na terra ajudando a todos, os q creem e os q nao creem, e q o mundo eh muito melhor por causa disso. Tbm acredito que o inferno eh simplesmente um lugar sem a presença de Deus, onde ele fez por amor para as pessoas que o recusaram viverem. Tbm tenho amigos q acreditam q por amor Deus vai destruir tudo q nao seja o ceu, pois será menos pior.
    Meu deus!!!
    Eu n sei se entendi mas parece q vc foi irônico... Só que tem lógica nesse raciocínio "por amor"...

    É tipo a lógica da eutanásia... Deus te ama tanto q qdo o espírito santo for embora da terra as coisas aqui ficarão insanas... E aí o Diógenes acredita q n ficará tão ruim e amigos dele acreditam q será um desastre (pq devem crer q toda bondade é devido ao espírito santo)
    Quase isso Yves.

    Eu acredito q vai ficar infinito pior do q hj, mas nao vai deixar de existir um lugar pra essas pessoas que nao buscaram Deus. E eu nao sei se vai ser na terra.

    Já meus amigos acham q esse lugar vai ficar tão ruim q Deus vai destruir tudo pq ele pensa q eh melhor pras pessoas desse lugar.
    Artcar likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #858
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Curioso, curti muito alguns posts do diogenes e ele é evangélico, então talvez eu não seja tão preconceituoso assim né dellbono?
    Artcar likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #859
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Diogenes, pergunta sem pegadinha.

    Você acredita que alguém possa sentir a presença de Deus sem ser evangélico?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #860
    Banido
    Data de Ingresso
    05/03/12
    Localização
    Paraná, Brasil
    Posts
    275
    Toda honra e toda glória a ti Jeová.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados