Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 74

Lista de Usuários Marcados

Página 74 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 2464727374757684124174 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 731 a 740 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #731
    Short Stack Avatar de Artcar
    Data de Ingresso
    24/06/13
    Localização
    Cariacica, ES
    Posts
    45
    Sim também gosto muito do assunto, é que na realidade quando chega uma cultura mais forte a tendencia é discriminar a antiga e fazer a sua se impor sobre ela.

    Sobre isto que uma religião presta e a outra não, vc já viu este vídeo.



    O que acha?
    sydens likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #732
    Breakeven Avatar de Wasted_P0tential
    Data de Ingresso
    17/07/12
    Posts
    75
    We are inside of a "matrix"...
    sydens and Artcar like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #733
    Moderador
    Avatar de Preacher
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    GB
    Posts
    12.768
    Images
    1528
    Citação Postado originalmente por Artcar Ver Post
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    Citação Postado originalmente por Artcar Ver Post
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Vocês viram que recentemente apareceram mais estudos (acho que de Harvard) provando que Jesus foi realmente casado com a Madalena?
    Não tem PROVA nem de que ele existiu, quanto mais de que foi casado.
    Cara eu acho que vcs estão muito radicais, não é porque vcs discordam de certas partes que todo o resto não presta, tentem ser mais racionais.

    O novo testamento é a reunião dos livros escritos por alguns de seus apóstolos, contando a historia de Jesus.

    Esta parte eu tirei do wikipedia
    "os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João (narrativas da vida, ensino e morte de Jesus Cristo, conhecidos como os Quatro Evangelhos)"

    Então temos comprovação histórica sobre sua existência, se comprovação histórica não valesse nada então não acreditaríamos também nos faraós do Egito, nos gregos, babilônicos que são ainda mais antigos.


    Concordo que ha controvérsias sobre ele ser casado, sobre ele ressuscitar... mas da existência não.
    Complementando o que o @zombie disse.

    No mesmo artigo da wikipedia que você citou, está dizendo:

    "Apesar do Evangelho de Mateus figurar como o primeiro livro do Novo Testamento bíblico, é de maneira geral aceito entre pesquisadores que este não foi o primeiro a ser escrito, nem entre os evangelhos e quanto às demais obras. Isto porque o Evangelho mais antigo teria sido o de Marcos, cuja data de escrita costuma ser calculada entre os anos 55 e 65 da era comum e pode ter servido de fonte para Lucas e Mateus AMPLIAREM as informações sobre a vida de Jesus na terra, embora contenha 31 versículos a mais relativos a outros milagres não relatados pelos demais evangelistas."

    Então o evangelho mais antigo foi escrito mais de 50 anos DEPOIS dos fatos que ele relata, o que dificilmente o configura como fonte histórica. E ainda serviu de base pros outros, que além de serem escritos depois dele, usaram esse mesmo evangelho como fonte, ou seja, ainda menos confiável.
    Eu gostei que vc procura as coisas para responder, e não fala no vácuo.

    Eu coloquei em negrito uma parte do texto que acho que vc não prestou muita atenção referente ao evangelho, releia dando enfase ao negrito.

    No post anterior eu coloquei o que é uma fonte histórica, veja se isto muda a sua opinião.

    Eu acho que vc errou nas datas o ano 0(zero) é descrito como nascimento e não morte como ele deve ter morrido aos 33 anos (ninguém sabe realmente então isto é discutivel) então foram uns 20 anos depois, mas naquela época acredito que era muito difícil, pois até mesmo Pitágoras, Platão e Sócrates não deixaram nenhum livro de sua autoria para a posteridade, todos os estudos feitos por eles foram feitos por seus discípulos muitos anos depois, assim como na bíblia.
    Vou citar só esse post mas fica valendo de resposta pra todos os outros.

    Realmente, nem me liguei nas datas, então nesse ponto você está correto.

    Quanto a o que é uma fonte histórica, eu não quero dar carteirada porque sei que é chato pacaralho e minha intenção não é ser arrogante, mas tenho bastante confiança no que estou dizendo porque sou graduado em História, com especialização em História Antiga e Medieval cujo projeto de pesquisa foi sobre religião judaica e babilônica.

    Como o @zombie já falou muito bem, um relato seu comprova apenas que você escreveu aquilo, não que você realmente viveu aquilo. Por isso procura-se outras fontes que comprovem sua informação.

    E é por isso que fora da Bíblia o maior relato sobre a existência de Jesus é UM PARÁGRAFO de Flávio Josefo na História dos Judeus, sem nenhum outro documento que comprove. Isso mesmo, um parágrafo (se quiser pesquise Testimonium Flavianum).

    Uma série de incongruências fazem deste único parágrafo ser uma fonte bastante contestada, e acredita-se que este trecho tenha sido acrescentado só no século IV, quando a obra dele foi "redescoberta," já que não há nenhuma citação a esse livro antes disso.

    É fato que os cristãos existem há muito tempo, isso é indiscutível e há incontáveis fontes. Mas se a figura de Jesus existiu (a pessoa Jesus, não o mito), aí já é difícil dizer, tem argumentos pros dois lados e eu tendo a acreditar que não.
    santiago, zombie, sydens and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #734
    Moderador
    Avatar de Preacher
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    GB
    Posts
    12.768
    Images
    1528
    @zombie Só por curiosidade, qual é tua formação?
    sydens likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #735
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #736
    Short Stack Avatar de Artcar
    Data de Ingresso
    24/06/13
    Localização
    Cariacica, ES
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    É fato que os cristãos existem há muito tempo, isso é indiscutível e há incontáveis fontes. Mas se a figura de Jesus existiu (a pessoa Jesus, não o mito), aí já é difícil dizer, tem argumentos pros dois lados e eu tendo a acreditar que não.
    É verdade, vc tem razão, é uma discussão sem fim, que não vai nos levar a lugar algum.
    sydens likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #737
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    @zombie Só por curiosidade, qual é tua formação?
    Construção Naval, nada a ver com o debate. ^^

    Mas na verdade eu acho que eu sou mesmo é um leitor compulsivo. Sempre que um assunto prende minha atenção eu leio sem parar a respeito até surgir outra coisa, daí eu acabo sendo um leigo bem informado em assuntos absolutamente desconexos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #738
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    @Artcar
    Por um lado acho positiva a idéia do vídeo quanto ao respeito entre religiões e tal, por outro me parece um lance vago e indefinido demais pra fazer sentido alguém participar.

    Essas propostas ecumênicas sempre soam pra mim como "religião pra quem está em cima do muro".

    Sei lá... Pra mim é meio nonsense se reunir em um lugar assim. Mas eu tb acho a maioria das religiões meio nonsense, então provavelmente deve ser válido pra alguém. ^^
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #739
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #740
    Short Stack
    Data de Ingresso
    01/05/14
    Posts
    41
    Tópico muito bacana, mas com certeza não vou conseguir ler todo.

    Citação Postado originalmente por Artcar Ver Post
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    É fato que os cristãos existem há muito tempo, isso é indiscutível e há incontáveis fontes. Mas se a figura de Jesus existiu (a pessoa Jesus, não o mito), aí já é difícil dizer, tem argumentos pros dois lados e eu tendo a acreditar que não.
    É verdade, vc tem razão, é uma discussão sem fim, que não vai nos levar a lugar algum.

    Concordo com o @Preacher. @Artcar, muitas vezes realmente é uma ''discussão sem fim'' e outras não. Falo isso porque já discuti com inúmeras pessoas sobre o assunto e a maioria discordou e realmente não mudou nada na vida delas. Como também já discuti com outras inúmeras que já passaram a concordar com os meus argumentos e a '' duvidarem '' de algumas passagens da bíblia, mas que continuaram acreditando no seu suposto Deus. E também já discuti com outras que realmente viraram ateu/ateia, mesmo que sendo a grande minoria ( mais especificamente 3 pessoas ). Então não concordo com o que você disse que seria ''uma discussão sem fim, que não nos leva a lugar algum''
    sydens and Artcar like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados