Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 65

Lista de Usuários Marcados

Página 65 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 1555636465666775115165 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 641 a 650 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #641
    Moderador
    Avatar de Preacher
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    GB
    Posts
    12.768
    Images
    1528
    Citação Postado originalmente por alfredo_NO Ver Post
    @Preacher você disse que "Lembrando que a Bíbila ensina até como você deve tratar seus escravos."

    Quando a bíblia foi escrita a escravidão já existia, ela apenas regulamentou uma prática que já existia. Deve-se ter em conta que existe uma diferença entre a aliança de Deus com Israel e a nova Aliança de Deus com a igreja.

    Na Aliança de Deus com Israel embora não fosse vontade de Deus, pelas circunstâncias do mundo antigo a escravidão não foi abolida. Já na nova aliança, que teve inicio após a morte de Cristo a escravidão foi abolida.
    O povo também comia carne de porco e adorava outros deuses, mas essas práticas foram proibidas embora também fizessem parte das "circunstâncias do mundo antigo". Por que um e não outro?

    E que alianças são essas? A própria Bíblia diz que Jesus não veio pra contrariar ou revogar as leis, mas pra cumprir (Mateus 5:17). Então supostamente essa aliança é uma só, já que não foi revogada.

    E que leis são essas? Os mandamentos (todos os 613 mandamentos presentes no Velho Testamento, não só os 10 de Moisés).

    Esse argumento de Nova X Velha aliança é o mesmo de "tempo da lei X tempo da graça" que os evangélicos usam, sendo que isso não existe exatamente pelo versículo acima citado. Sempre foi e será o tempo da lei porque a lei nunca se tornou inválida.
    santiago, Picinin, flessak and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #642
    Moderador Avatar de Diogenes Malaquias
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    10.700
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Quanto a essa discussão de onisciência vs liberdade, imo vcs estão se perdendo em pormenores irrelevantes (concepção da alma e não sei o que mais) e complicando um argumento que é claro.

    Usando um exemplo simples e mais "puro", pq deus criou Lúcifer afinal. Segundo a teologia cristã o mal se gerou dentro dele e antes não existia, mas no momento em que deus o criava sabia o que aconteceria e podia simplesmente ter criado um anjo diferente e pulado a vez dele. Enfim whatever...

    Quem cria sabendo o resultado, cria com finalidade. Então ou ele não sabia, o que nega sua onisciência, ou sabia e não podia fazer nada, o que nega sua onipotência, ou ele sabia, podia evitar (que o mal existisse), mas não quis, o que nega sua "onibondade".

    Problem?
    ou sabia, nao quis evistar e pensou que aquilo seria o melhor.

    Mas eu entendo seu ponto...eh um discussao q ta acima da meu conhecimento.
    caioct, zombie, sydens and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #643
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    @ekalil

    Que eu me lembre segundo a bíblia o pecado primeiro de lúcifer foi a vaidade, então nem sei de onde vem essa idéia aí.

    Acho que no cristianismo, assim como em quase toda religião o ego é o grande vilão.

    Imo do ponto de vista evolutivo faz sentido que nossas crenças orbitem sobre esse tema, já que habilidade de cooperar e se preocupar com o próximo é extremamente vantajosa pra nossa espécie.
    sydens likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #644
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por alfredo_NO Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por alfredo_NO Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por alfredo_NO Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Btw, o @Caipira citou o livre arbítrio como uma solução para o problema da maldade e tal.. Mas o próprio livre arbítrio é um problema lógico na teologia cristã, acompanhe o raciocínio:

    1 - Deus é onisciente, sabe de tudo o que acontece, aconteceu e acontecerá.
    2 - Deus cria os seres humanos, cada alma humana é feita por Deus.
    3 - Deus sendo onisciente, ele sabe de TUDO o que você fará na sua vida no momento da criação da sua alma imortal.

    Conclusão: Não existe livre-arbítrio, visto que Deus ao te criar, ja sabe de todas as coisas boas e ruins que você fará na sua vida. Toda escolha, grande ou pequena, é conhecida por deus antes mesmo que você a faça. LOGO, deus cria cada genocida, estuprador, serial killer da história, sabendo todo o dano que o mesmo iria causar.
    Existe sim o livre arbítrio um milhão de versículos na bíblia mostra isso. Você tenta negar o livre arbitrio e usa como argumento a idéia de que por Deus ja saber o que vai acontecer no futuro isso acaba com o livre arbitrio do homem.

    Isso não faz o menor sentido.

    Quem foi que te disse que foi Deus quem criou os estrupadores, genocidas e por ai vai?

    O unico homem criado por Deus foi Adão, o único.
    Porque não faz o menor sentido? Qual das premissas é falsa, e porque ela não leva a conclusão que eu disse?

    Se deus conhece o mundo e tempo do inicio ao fim (Como é uma oniciencia verdadeira, e você não parece nega-la). Quando ele criou Adão no inicio dos tempos, ele ja sabia que o João da Quitanda ia roubar aquele pãosinho no dia 12 de fevereiro de 2013 as 2h da tarde. Se ele não sabia, ele não é onisciente.. Ele é um vidente, como poderes semelhantes aos da Oracula do filme Matrix.. Porque ela também não consegue enxergar através de uma escolha.
    Agora, se você acha que onisciência de Deus é total e absoluta, então você vai ter que dizer onde a minha lógica está errada..
    Vamos por partes, a primeira coisa que esta errada ai é sua ideia de que todos os homens foram criados por Deus, eu disse isso no post anterior não seu se vc não viu ou ignorou.

    Qual a prova ou com base no que vc acha que todos os homens foram criados por Deus?
    É irrelevante se a criação da alma é uma tarefa de Deus ou não (Depois que você questionou eu dei uma pesquisada, e parece que não existe um consenso dentro da própria mitologia). Se deus é realmente onisciente, ele enxerga do inicio ao fim do tempo, no instante em que ele cria Adão ele já sabe de todas as outras pessoas que vão viver até o fim do universo, de todas as ações e blabla.. Ou ele não é realmente onisciente.
    Bom você disse que Deus criou os genocidas, homicidas e estupradores.

    Eu ia te mostrar e parece que você percebeu que estava errado.

    Você diz que é irrelevante, então acho que não compensa mais nem falar nada, se o teu senso moral diz que não faz diferença entre um estuprador ser criação direta de Deus ou do desenvolvimento natural da humanidade acho que é gg não tem nem mais o que discutir.
    É irrelevante se ele cria cada pessoa individualmente ou não. Porque como eu ja te falei, se ele fosse onisciente, no momento em que ele criou Adão, ele teria que saber de todas as consequências de tal ato.. Isso inclui o surgimento de todo estuprador, genocida e etc que ja pisou na terra. E é pior ainda se for do "desenvolvimento natural da humanidade", porque quem a criou foi deus, e como eu ja disse, se ele tivesse onisciência verdadeira, ele saberia o caminho que as coisas tomariam.
    santiago and sydens like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #645
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Diogenes Malaquias Ver Post
    ou sabia, nao quis evistar e pensou que aquilo seria o melhor.

    Mas eu entendo seu ponto...eh um discussao q ta acima da meu conhecimento.
    Esse argumento que vc esboçou até existe de forma mais elaborada, mas não resolve o problema por razões que são simples de entender.

    Se alguém estiver interessado a gente prossegue. Particularmente eu prefiro que o Max fale sobre macumba.

    Fiquei curioso com os depoimentos aí.
    santiago and sydens like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #646
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Como foi muito bem lembrado pelo @zombie, o livre arbitrio no fundo no fundo não existe nem no ponto de vista dos céticos (já foi discutido a fundo isso aqui no fórum), quiçá no ponto de vista dos religiosos. A questão aqui é o conforto do ponto de vista simplista mesmo.

    Em tempo, a única coisa que poderia acrescentar no momento da discussão é sobre os tais Adão e Eva:

    Adão, vem de uma palavra hebraica que significa algo como "cultivador de terras".
    Eva, vem de uma palavra hebraica que significa algo como "mãe dos viventes".

    Considerando a época das escrituras, onde os homens cuidavam da terra e as mulheres cuidavam dos filhos, e considerando que a grande maioria dos textos da biblia são escritos em formas metafóricas (que era a forma/costume da época, podemos concluir que Adão e Eva representam todos os homens e mulheres existentes.

    *Pelo menos foi essa interpretação que aprendi quando ainda participava da religião católica e comecei a estudar mais a fundo sobre. Portanto, se alguém tem outra interpretação ou qualquer correção a fazer, fique a vontade.

    IMHO, pra quem crê na biblia é obrigação conhecer um pouco mais sobre a própria religião.. e isso incluir os idiomas antigos, costumes antigos e formas de pensamento antigo.
    santiago, ekalil, sydens and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #647
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    1.521
    GGzão , eu já tentei ler a bíblia e não achei nem um pouco coerente ou coesa. Fale mais sobre isso, ou indique fontes pra mim estudar.
    Voce acredita no criacionismo ?
    Sabe como foram escolhidos os livros que fariam parte da biblia e os que nao fariam ?
    sydens likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #648
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Para de entrevistar o gg e posta vc um pouco sobre as suas crenças aí Max.

    Cristianismo e espiritismo são mainstream e quase todo mundo tem conhecimento a respeito, mas religiões afro quase não são tópico de debate.
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Seria nice mesmo @MAXPRO... até de Islamismo já rolou the well aqui... mas de macumba a galera ainda não manja nada.
    Tava entrevistando ele não. Era só curiosidade mesmo que eu tinha.

    Sobre macumba, posso até falar alguma coisinha, mas vou ter que deixar pra de noite se eu não esquecer.
    O foda é acompanhar a velocidade do tópico. Hehe
    santiago, zombie and sydens like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #649
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Acabei de notar que entendi seu post errado kalil, pensei que estava falando que a ira era o único pecado existente.

    Só vi agora que estava falando sobre deus.

    Continuo no cel e agora nem dá pra elaborar, mas segundo o cristianismo deus não tem pecado nenhum, seria uma contradição da própria definição de quem é deus e do que é o pecado.

    Mas imo tem várias contradições na bíblia quanto a esse tema. Obv todas devidamente "interpretadas" e contornadas por religiosos de modo a negar que são contradições.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #650
    Moderador Avatar de Diogenes Malaquias
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    10.700
    @MAXPRO, vamos la. Algumas coisas sao subjetivas e outras objetivas. Vou falar 3 casos pra nao ficar enorme.

    Caso 1


    Caso 2




    Ia contar mais casos, mas ja ta grande demais, rs.
    JoseIrineu, MAXPRO, sydens and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados