Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 96

Lista de Usuários Marcados

Página 96 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 46869495969798106146196 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 951 a 960 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #951
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Pra ser ateu não é preciso ter certeza que deus não existe. Acreditar em deus depende de fé, se vc não tem fé é ateu. Enfim... Segue o jogo, não vou ficar batendo nesse ponto toda hora.

    Quanto a necessicidade de definições muito específicas, eu entendo a razão de elas existirem. Só acho que nego usa elas onde não são necessárias e confundem o debate sem razão.

    Imo agnosticismo puro é apenas preguiça. Mas eu me classificaria oficialmente como ateu agnóstico. Sendo que vejo bastante valor no ateísmo forte tb.

    Apateísmo, ao meu ver, é apenas ateísmo desinteressado. Já que, por definição, quem vive sua vida como se deus não existisse é ateu. Aliás imo é bem possível que essa seja a única forma de ateísmo existente no futuro.

    Isso supondo que a humanidade algum dia finalmente abandone sua necessidade de explicar o que não sabe com superstições. O que é uma suposição feita no escuro, mas imo bastante razoável.

    É provável que um dia a humanidade resolva o problema do envelhecimento, e consequentemente da morte. E imo isso vai sero tiro de misericórdia nas religiões, pelo menos como nós conhecemos.
    Última edição por zombie; 20-05-2014 às 07:50.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #952
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    Citação Postado originalmente por RRetired Ver Post
    Vamos tentar elaborar. Eu acredito nessa questão da sabedoria ateísta, mas isso vai depender de cada ponto analisado.

    Segundo esse site os 10 países mais inteligente do mundo:
    Os 10 Países mais inteligentes do mundo

    Interessante que o país mais inteligente, justamente tem uma boa parte que não segue religião nenhuma:
    Religião na Coreia do Sul

    Se utilizarmos apenas esse país como amostragem no mundo, que tem em torno de 55 milhões de habitantes "não quer dizer muita coisa" numa gama global. Paralelamente confirma, que um não religioso, pode sem dúvida debater, pesquisar, não aceitar qualquer informação sem uma prévia análise.

    Porém do outro lado temos 2 países junto com Brasil e México talvez mais religiosos do mundo Itália, Brasil e México (cristianismo) Japão (xintoísmo e budismo). Na minha opinião vai depender qual ponto de vista é a pesquisa, não apenas lançar uma informação.

    Quando falamos inteligência pensamos logo em quem JAPÃO e após a segunda guerra mundial é prova disso.

    O que eu entendo quando o assunto aqui é religião, denomina-se justamente o Cristianismo ou Judaísmo e parece que as demais religiões são excluída.

    Um país que está na 7ª posição com QI médio 102, e mais de 80% da população religiosa, não pode ser chamado de modo nenhum de um povo ignorante.
    Última edição por afsalagoas; 20-05-2014 às 11:42.
    luigibr likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #953
    Table Captain
    Data de Ingresso
    26/03/09
    Localização
    MG
    Posts
    920
    Citação Postado originalmente por luigibr Ver Post
    Citação Postado originalmente por Bzerro Ver Post
    @rocksfeller

    Pascal falava que você tem duas opções acreditar ou não acreditar, a partir do momento que você fala sou "agnóstico", você já levanta o juízo sobre o padrão normativo da entidade, no caso deus, enfim é como se você falar sou agnóstico = ser ateu em termos práticos, IMO é um pouco isso, acho.
    Nem tudo é preto ou branco. Quando se trata de algo tão enorme e grandioso como o Universo e sua criação, e o próprio conceito de "deus", é impossível se ter certeza absoluta de um lado ou de outro sem ter uma fé absurda ou ser absurdamente cético. Muitas pessoas ficam nas regiões mais cinzas, e algumas simplesmente acreditam que é impossível ter certeza se deus existe ou não, então isso não faz diferença na vida delas. Elas não acreditam nem desacreditam. Algumas dessas são apateístas, não tão nem aí, outras têm outras formas de viver. Algumas estudam todas as religiões, a fim de encontrar os pontos em comum, e trabalhar a partir deles em sua religiosidade, enfim, cada um é cada um.

    Achar que "porque Pascal disse", algo é verdade, é errado IMO. Ser ateu é ter certeza de que deus não existe. Ser agnóstico é ter a dúvida sobre sua existência ou não, e agir meio que em cima do muro. Dizer que é "ou isso, ou aquilo" é ser simplista demais.
    A questão é que se deus não tem força normativa sobre vc, nas suas atitudes práticas, logo não importa se vc é ateu, agnóstico etc, no final vc ta no mesmo saco. Já quem tem fé acredita e ponto final, nesse caso Deus tem força normativa.

    Eu citei pascal porque é ele que demonstra tal via de raciocínio, mas Nietzsche recupera esse sentido sobre o poder da normatividade também. E nota que ambos defendia lados diferentes mais compartilham da mesma tese sobre a normatividade da religião.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #954
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Pra ser ateu não é preciso ter certeza que deus não existe. Acreditar em deus depende de fé, se vc não tem fé é ateu. Enfim... Segue o jogo, não vou ficar batendo nesse ponto toda hora.

    É provável que um dia a humanidade resolva o problema do envelhecimento, e consequentemente da morte. E imo isso vai ser o tiro de misericórdia nas religiões, pelo menos como nós conhecemos.
    Eu tento evitar postar sobre assunto, porque o pessoal sempre tende levar a mesma coisa, DEUS, FÉ, Ciência, explicar o que não é explicado. Aí digo que os estudos científicos e principalmente arqueológico, comprovam n fatos das possíveis religiões antigas, sem um deísmo.

    Ai estou tentando compreender o pensamento filosófico ateísta, nem sei se o nome seria esse. Grifei umas partes.

    deus - Quando denomina-se deus, tanto faz o monoteísta, politeísta, crença é o ser invisível e inexplicado.

    A segunda parte é forte - Isso não séria um tiro certeiro nas religiões, seria o apogeu de uma humanidade decaída, doente em todos sentidos que a cada dia corre a passos largos para uma "auto-destruição" que ao meu ver sem retorno, NÃO EXISTE PAZ, nem mesmo que todas as religiões invoquem os seus deuses ou DEUS para trazer a PAZ, não vai haver. Porque eu digo isso; simplesmente pelo retrato do nosso mundo a cada dia, hoje tenho 30 anos e presencio situações que não tinha a 10 anos atrás, nem muito menos na minha infância. Dizer que o homem está evoluindo a cada dia no campo da medicina, exata, astrofísica eu concordo, mas consequentemente existe uma perturbação social, pessoal e humana. Nunca uma sociedade conseguiu sobrevier, sem relacionar-se internamente com qualidade e buscando ajustes com a matéria-prima ou seja natureza.

    Voltando a segunda parte que grifei, gostaria de saber por que você acha que é um problema É provável que um dia a humanidade resolva o problema do envelhecimento, e consequentemente da morte.
    Última edição por afsalagoas; 20-05-2014 às 12:41.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #955
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    A degenração celular, causada pelo envelhecimento, é um problema pq é uma coisa indesejada pela maioria das pessoas e provavelmente tem uma solução. Mas não se apegue muito ao termo.

    Com a morte se dá o mesmo, é raro encontrar alguém que deseja morrer. Especialmente com saúde e juventude. E imo é inegável que o maior apelo que a religião tem na mente das pessoas é oferecer a perspectiva de um after life.

    Pessoas imortais teriam pouco incentivo pra ficar fantasiando sobre paraísos e infernos imaginários.

    Quanto a essa idéia de que a humanidade está cada vez pior, não tem muito o que dizer... Isso simplesmente não é verdade.
    RRetired, Breda, Picinin and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #956
    World Class Avatar de RRetired
    Data de Ingresso
    28/09/07
    Posts
    6.174
    Quem acha que a humanidade está cada vez pior fugiu das aulas de história do primário.
    Cão, Breda, Picinin and 9 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #957
    World Class Avatar de RRetired
    Data de Ingresso
    28/09/07
    Posts
    6.174
    Devia ser uma delícia carregar blocos de pedras de milhares de toneladas, tomando chicotada no meio do deserto para satisfazer o ego do faraó.
    zombie and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #958
    World Class Avatar de RRetired
    Data de Ingresso
    28/09/07
    Posts
    6.174
    Só pra constar. Tudo o que o @zombie escreveu ou vai escrever nesse tópico tem minha assinatura.
    santiago, Kleber, Bzerro and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #959
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por RRetired Ver Post
    Devia ser uma delícia carregar blocos de pedras de milhares de toneladas, tomando chicotada no meio do deserto para satisfazer o ego do faraó.
    Countdown pro @chumborysson aparecer com um vídeo de um policial dando um cacete em alguém pra "provar" que o mundo tá pior.
    RRetired, Cão, ekalil and 7 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #960
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    @RRetired @zombie

    Beleza zombie, entendi o teu pensamento sobre a morte. Na verdade apanhar no Egito e ser escravo de faraó é mitologia ok?

    É por isso que aqui não é reflexão e sim pensamento moldado em x,y ou z. Antigamente era mão de obra escrava, porque não tinha outra forma. Ai o homem inventa máquinas para facilitar concordo, porém a minha ideia de melhoria não é apenas no conceito benefício físico. Conversa com teus pais, avós e pede para ele fazer uma reflexão sobre os dias atuais, qual a perspectiva para as próximas gerações? Interessante que para cada caso, situação ou tema proposto aqui, sempre haverá mais de uma alternativa, cabível e sensata.

    Retornando a questão da inteligência, demonstrei que muito tem haver com pesquisas manipuladas, assim como no meio religioso e etc. Eu prefiro acreditar nos estudos científicos, arqueológicos e social, esse sim demonstra uma realidade do nosso cotidiano não.

    Um exemplo bem simples é a nossa insegurança de viver: Passei esse problema recentemente em Recife, fui a viagem de trabalho e mal consegui alimentar-me, por conta do caos causado por uma "greve" de dois dias da polícia militar a maior metrópole do nordeste e se não me engano a 5ª maior cidade do nosso país, parecia um deserto. Como não enxergar no mundo todo e não apenas no nosso país, uma sociedade que mal sabe onde vai chegar onde vai parar.

    Se o conceito de mundo melhor é no âmbito científico tudo bem, porém querer fazer de uma regra de conduta ou uma lei, EU não posso aceitar.

    DEUS E RELIGIÃO, ASSIM COMO CIÊNCIAS OU ATEÍSMO - infelizmente divide mais a sociedade do que tem a contribuir em n aspectos.

    Seria muito bom que realmente existisse resolução para todos os problemas, principalmente a nível de saúde, mas a vida não da oportunidade para esperar é o hoje o agora, sempre foi assim e penso que não mudará. Acho que um tópico como esse é válido para perceber novamente que tudo pode ser refletivo.
    Última edição por afsalagoas; 20-05-2014 às 15:24.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados