Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 85

Lista de Usuários Marcados

Página 85 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 3575838485868795135185 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 841 a 850 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #841
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    @zombie

    Vc nao acha que existe uma diferenca bem maior entre um cientista agnostico e um panteista metafísico?
    Vou explicar melhor.
    Todo cientista é empirista.
    Logo, mesmo ambos considerando apenas a existencia da natureza, eles fazem isso num sentido diverso.
    Para o cientista a experiencia é necessária.
    Para o panteista metafisico nao.
    O panteista metafisico conhece a essencia da totalidade atraves da razao, independente da experiencia.
    Nesse sentido, o panteista conhece Deus ou a Totalidade ... já o cientista agnostico só conhece o que o telescopio, olho ou microscopio pode ver ...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #842
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    @zombie isso eh tao louco e provoca em mim tanta inquietacao ... por isso a minha birra em relacao a fisica quantica vs fisica relativistica.

    Eh aquela velha historia: mesmo o comportamento dos fenomenos aparecendo para nós diferentes no extra macro e no micro, pela metafísica os seus principios necessariamente devem ser os mesmos
    Nunca poderá existir qualquer tipo de descontinuidade ou transcendencia ... é tudo imanente.
    Foi por isso que o Einstein (spinozista imanentista) morreu querendo provar que tratar o micro atraves da probabilidade eh um erro ...

    E aí ... já leu aquele livro lá do Einstein-Spinoza que eu te passei ?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #843
    Chip Leader Avatar de Heartbreaker
    Data de Ingresso
    26/09/09
    Posts
    2.006
    Diógenes Malaquias, achei esse seu post no início do tópico (2008) e gostaria de debatê-lo. Você acredita que ajudando uma pessoa está fazendo isso por vontade divina? Eu também já ajudei pessoas desconhecidas, por exemplo, já ajudei cegos a atravessarem ruas, já dei a água que estava tomando uma criança que estava chorando e dizendo para a mãe que queria beber água, dei um lanche de fast food que estava comendo a um menino que me pediu um pedaço, dentre outras coisas. Em nenhuma dessas ocasiões eu atribuí as minhas ações a vontade divina nem nada do tipo, imo, foi apenas a minha vontade de ajudar uma pessoa da maneira que era possível na hora. Vejo a atitude que você descreveu abaixo assim como as minhas, ou seja, estávamos apenas querendo praticar o bem, o que percebemos como a coisa certa a ser feita. Você atribui as minhas ações à presença de Deus (poderia dar uma elaborada caso a resposta seja afirmativa)? Só negritei algumas partes para mostrar outras coisas que você também citou na época.
    Citação Postado originalmente por Diogenes Malaquias Ver Post
    Só uma coisa ... eu acredito na biblia e em Deus e acredito tbm q 80% desses igrejas evangelicas ai sao uma fraude.

    Pra quem quer elaborate..... eu nao sou muito bom com argumentos ainda, nessa area. Mas to evoluindo e dando raça nisso e jaja vou fazer 50%+ do forum entender.

    Urubu... na biblia fala....em joao cap 9 versiculo 1.... fala uma coisa q da pra entender pq crianças morrem de cancer. Eu acredito nisso. E eu entendo q vc nao vai simplesmente acreditar só quando ler, imo vc precisa entender algumas coisas antes. Mas eu nao to preparado ainda pra escrever aqui um monte de argumentos logicos ( serve pro vrv tbm ). Minha religiao nao eh cega como muitas ai. É inteligente e com MUITA logica.... pra um cara ser cristao e entender as coisas, ele tem q ser inteligente 4sure.

    Um exemplo de "sinto": ontem fui fazer compras e quando parei o carro um cara mal encarado chegou perto de mim todo humilde e me pediu pra dar uma lata de oleo pra ele( ele carregava um saco de arroz q foi ganho...pq ele falo e tbm pq tava na sacola do supermercado). Eu sai do carro conversei com o cara e tal. Perguntei pq ele nao tinha emprego e ele falou: "Vc num vai ficar com medo de mim se eu falar a verdade?". Ai eu mandei ele contar. Ele me mostrou um monte de marca de tiro e tal... uma bala alojada no joelho e disse q nao conseguia carregar um saco de cimento ( no trabalho) por causa da bala (falou tbm q o passado dele era negro, mas eu nao perguntei detalhes). Ai beleza. Eu entrei pra fazer as compras ele ficou do lado de fora ai do nada eu resolvi comprar 1 oleo + 2 sacos de feijao pro cara.
    Na saida pro estacionamento do supermercado eu fiz um sinal com a cabeça pro cara e ele chegou perto ai eu falei pra ele (antes disso la dentro eu tinha pensando o q q eu ia falar pra ele): "quem me mandou te dar isso foi deus e é ele q ta te dando. Só deus pode mudar a sua vida." O cara tava prestando bastante atenção quando eu chamei ele pra conversar..... e depois q falei ele ficou todo emocionado e disse assim: "nossa tem um tempao q eu nao faço feijao na minha casa."... eu apertei a mao dele e disse :"vai com deus". Ele saiu quase chorando e gritando pelo estacionamento/porta do supermercado : "gloria a deus, gloria a deus".
    Eu dei mole pq naquela hora o cara tava tao aberto no q q eu falava q eu podia ter feito o cara aceitar jesus naquela hora.... pq ninguem chega a deus sem ser por jesus..... mas ao menos foi um inicio bom pro cara.

    Isso é só um exemplo das coisas q eu sinto. Acredito plenamente q eu ter comprado feijao nao foi sorte ou coincidencia. Tenho mais 1k exemplos desses... alguns mais concretos da presença de deus ainda.

    Mas eu nao to preparada pra discutir religiao aqui ainda.
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #844
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    @zombie

    Vc nao acha que existe uma diferenca bem maior entre um cientista agnostico e um panteista metafísico?
    Vou explicar melhor.
    Todo cientista é empirista.
    Logo, mesmo ambos considerando apenas a existencia da natureza, eles fazem isso num sentido diverso.
    Para o cientista a experiencia é necessária.
    Para o panteista metafisico nao.
    O panteista metafisico conhece a essencia da totalidade atraves da razao, independente da experiencia.
    Nesse sentido, o panteista conhece Deus ou a Totalidade ... já o cientista agnostico só conhece o que o telescopio, olho ou microscopio pode ver ...
    Como eu disse antes nem precisava destacar as diferenças, eu sei que elas existem.

    Só fiz a menção ao fato de que a nível informal muito dessa diferença conceitual se perde.

    Imo um ateu e um panteísta tem pontos de vista, sobre a vida de modo geral, muito mais similares do que diferentes.
    Última edição por zombie; 18-05-2014 às 08:15.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #845
    Chip Leader Avatar de JuKKAA
    Data de Ingresso
    13/11/09
    Localização
    Blumenau
    Posts
    1.579
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    @zombie

    Vc nao acha que existe uma diferenca bem maior entre um cientista agnostico e um panteista metafísico?
    Vou explicar melhor.
    Todo cientista é empirista.
    Logo, mesmo ambos considerando apenas a existencia da natureza, eles fazem isso num sentido diverso.
    Para o cientista a experiencia é necessária.
    Para o panteista metafisico nao.
    O panteista metafisico conhece a essencia da totalidade atraves da razao, independente da experiencia.
    Nesse sentido, o panteista conhece Deus ou a Totalidade ... já o cientista agnostico só conhece o que o telescopio, olho ou microscopio pode ver ...
    Como eu disse antes nem precisava destacar as diferenças, eu sei que elas existem.

    Só fiz a menção ao fato de que a nível informal muito dessa diferença conceitual se perde.

    Imo um ateu e um panteísta tem pontos de vista, sobre a vida de modo geral, muito mais similares do que diferentes.

    this...

    Mas tratando por esse lado, imo praticamente todo mundo vai seguir pro lado do panteísmo. Mas eu costumo dizer que quando tu chega nesse limite, é tudo na base da reflexão mesmo.

    Pega a Astronomia como exemplo... teu racional vai até o limite do teu conhecimento (ou da limitação do conhecimento da tua geração). A partir daí é especulação. Tu pode até querer comparar essa especulação com a especulação da bíblia ou do deus bíblico, mas pra mim essas duas são bem divergentes.

    Eu diria que a dialética não consegue acompanhar a matemática (talvez até tenha sido superior por um bom tempo, mas hoje não), então, logo quando chegamos nesse limite, o panteísmo torna-se a peça fundamental para o próximo passo (ou seja, a reflexão dos porques as coisas são como são). Mas esse caminho é um tanto arriscado (até pq o método científico tá aí).

    Então é melhor separar mesmo e deixar esse lance pro budismo, taoísmo etc...

    *Tô sem tempo agora e nem sei se volto hj pro topic, mas qualquer coisa se não ficou muito claro eu tento elaborar melhor depois hahah.
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #846
    World Class Avatar de Breda
    Data de Ingresso
    06/10/07
    Posts
    5.101
    Images
    1
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    Citação Postado originalmente por andrevadiu2 Ver Post
    A Parte Divina do Cérebro - Saraiva.com.br

    Sinopse

    A maioria das pessoas se preocupa em saber se Deus existe e como ele é. Matthew Alper propõe, em A parte divina do cérebro, um questionamento revolucionário: por que Deus existe? A conclusão é inusitada e polêmica. Com uma lógica impecável, o autor demonstra que a espiritualidade nada mais é do que um recurso evolutivo que permitiu à espécie humana lidar com seu maior medo: a morte. A parte divina do cérebro recebeu elogios de cientistas de renome internacional, como E. Fuller Torry, a quem o Washington Post qualificou como “o psiquiatra mais famoso dos Estados Unidos”, e Arnold Sadwin, ex-chefe de neuropsiquiatria da Universidade da Pensilvânia.

    nao so uma forma de lidar com seu maior medo, mas tb uma forma de tentar viver em sociedade. a justica nao consegue enxergar tudo e eh falha. deus ve tudo, e aqueles que pecarem, matarem ou roubarem irao terao sua punicao certa. nem que demore.

    enfim, eu sou um dos maiores ceticos qdo se entra nesse assunto, mas eu acho q o fanatismo vai para os dois lados. qdo alguem aqui afirma que deus nao existe esta cometendo o mesmo erro de soberba que mtos religiosos fanaticos. simplesmente nao tem como saber se existe ou nao, e se existir... de que forma ele existe... ou existiu.

    as variaveis sao imensas, e pra quem se interessa mto pelo assunto recomendo o filme Prometheus (mta gente criticou pq estavam esperando uma sequencia de alien, pra mim eh o melhor filme de sci-fi ever e alem de tudo traz varias reflexoes sobre o tema religiao e criacionismo).
    O problema disso aí é que deus tb é misericordioso! Então não faz diferença. Pq o cara que fizer um monte de merda durante a semana, vai lá domingão na igreja e pede perdão!

    E na boa. Quase ninguém deixa de cometer um crime pra não ser punido por deus. A grande maioria esmagadora não faz para não ser preso mesmo. Nem é close isso!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #847
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post



    heheh na vdd seria interessante se vc falasse sobre esses assuntos.
    Quais assuntos em específico? A vivência como satanista, luciferianista e universalista?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #848
    Moderador Avatar de Diogenes Malaquias
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    10.700


    Nao. Nao necessariamente vc ajuda alguem por vontade divina. Pode ser por varios motivos.

    Eu entendo q eu tenho um dom nesse área e talvez vc tbm possa ter. E esse dom potencializa as coisas e nao restringe a determinadas pessoas.

    Sao varias as acoes de Deus na terra uma delas eh: eu acredito q o espirito de Deus (espirito santo) está na terra ajudando a todos, os q creem e os q nao creem, e q o mundo eh muito melhor por causa disso. Tbm acredito que o inferno eh simplesmente um lugar sem a presença de Deus, onde ele fez por amor para as pessoas que o recusaram viverem. Tbm tenho amigos q acreditam q por amor Deus vai destruir tudo q nao seja o ceu, pois será menos pior.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #849
    Banido
    Data de Ingresso
    05/03/12
    Localização
    Paraná, Brasil
    Posts
    275
    Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #850
    World Class Avatar de Breda
    Data de Ingresso
    06/10/07
    Posts
    5.101
    Images
    1
    Citação Postado originalmente por Diogenes Malaquias Ver Post


    Nao. Nao necessariamente vc ajuda alguem por vontade divina. Pode ser por varios motivos.

    Eu entendo q eu tenho um dom nesse área e talvez vc tbm possa ter. E esse dom potencializa as coisas e nao restringe a determinadas pessoas.

    Sao varias as acoes de Deus na terra uma delas eh: eu acredito q o espirito de Deus (espirito santo) está na terra ajudando a todos, os q creem e os q nao creem, e q o mundo eh muito melhor por causa disso. Tbm acredito que o inferno eh simplesmente um lugar sem a presença de Deus, onde ele fez por amor para as pessoas que o recusaram viverem. Tbm tenho amigos q acreditam q por amor Deus vai destruir tudo q nao seja o ceu, pois será menos pior.
    Meu deus!!!
    santiago, TURCI, Preacher and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados