Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 72

Lista de Usuários Marcados

Página 72 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 2262707172737482122172 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 711 a 720 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #711
    Short Stack Avatar de Artcar
    Data de Ingresso
    24/06/13
    Localização
    Cariacica, ES
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Artcar,

    Relatos bíblicos não tem valor como comprovação histórica. Acredita no conteúdo dos relatos quem tem fé.

    Enfim, já falamos sobre isso...
    Não estou falando de fé e sim de discernimento e historia, já sobre a fé agente podemos discutir posteriormente.


    Retirei isto de um site de historia.
    http://conviteahistoria.webnode.com....es-historicas/

    "Em seu estudo, os historiadores utilizam diferentes tipos de documentos, chamados fontes históricas. Estas podem ser escritas (livros, jornais, certidões de nascimento, testamentos), iconográficas (pinturas, gravuras, charges, desenhos, fotografias), orais (depoimentos, histórias tradicionais) e materiais (vestígios de construções, instrumentos, utensílios e fósseis, restos petrificados de animais e vegetais), entre outras."

    Tem algum pesquisador que fala que relatos bíblicos não tem comprovação histórica ou isto é de sua autoria?
    sydens likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #712
    Short Stack Avatar de Artcar
    Data de Ingresso
    24/06/13
    Localização
    Cariacica, ES
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    Citação Postado originalmente por Artcar Ver Post
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Vocês viram que recentemente apareceram mais estudos (acho que de Harvard) provando que Jesus foi realmente casado com a Madalena?
    Não tem PROVA nem de que ele existiu, quanto mais de que foi casado.
    Cara eu acho que vcs estão muito radicais, não é porque vcs discordam de certas partes que todo o resto não presta, tentem ser mais racionais.

    O novo testamento é a reunião dos livros escritos por alguns de seus apóstolos, contando a historia de Jesus.

    Esta parte eu tirei do wikipedia
    "os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João (narrativas da vida, ensino e morte de Jesus Cristo, conhecidos como os Quatro Evangelhos)"

    Então temos comprovação histórica sobre sua existência, se comprovação histórica não valesse nada então não acreditaríamos também nos faraós do Egito, nos gregos, babilônicos que são ainda mais antigos.


    Concordo que ha controvérsias sobre ele ser casado, sobre ele ressuscitar... mas da existência não.
    Complementando o que o @zombie disse.

    No mesmo artigo da wikipedia que você citou, está dizendo:

    "Apesar do Evangelho de Mateus figurar como o primeiro livro do Novo Testamento bíblico, é de maneira geral aceito entre pesquisadores que este não foi o primeiro a ser escrito, nem entre os evangelhos e quanto às demais obras. Isto porque o Evangelho mais antigo teria sido o de Marcos, cuja data de escrita costuma ser calculada entre os anos 55 e 65 da era comum e pode ter servido de fonte para Lucas e Mateus AMPLIAREM as informações sobre a vida de Jesus na terra, embora contenha 31 versículos a mais relativos a outros milagres não relatados pelos demais evangelistas."

    Então o evangelho mais antigo foi escrito mais de 50 anos DEPOIS dos fatos que ele relata, o que dificilmente o configura como fonte histórica. E ainda serviu de base pros outros, que além de serem escritos depois dele, usaram esse mesmo evangelho como fonte, ou seja, ainda menos confiável.
    Eu gostei que vc procura as coisas para responder, e não fala no vácuo.

    Eu coloquei em negrito uma parte do texto que acho que vc não prestou muita atenção referente ao evangelho, releia dando enfase ao negrito.

    No post anterior eu coloquei o que é uma fonte histórica, veja se isto muda a sua opinião.

    Eu acho que vc errou nas datas o ano 0(zero) é descrito como nascimento e não morte como ele deve ter morrido aos 33 anos (ninguém sabe realmente então isto é discutivel) então foram uns 20 anos depois, mas naquela época acredito que era muito difícil, pois até mesmo Pitágoras, Platão e Sócrates não deixaram nenhum livro de sua autoria para a posteridade, todos os estudos feitos por eles foram feitos por seus discípulos muitos anos depois, assim como na bíblia.
    sydens likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #713
    Short Stack Avatar de Artcar
    Data de Ingresso
    24/06/13
    Localização
    Cariacica, ES
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Tb é digno de nota o fato de que historiadores naquele local e época não fazem menção a uma figura do vulto que se diz na bíblia que Jesus teve.

    Houveram umas controvérsias sobre um em específico cujos registros continham uma boa quantidade de informações, mas mais tarde esses documentos perderam credibilidade.

    O que importa no fim das contas é que relatos feitos por randoms não servem como comprovação histórica no vácuo. Se eu resolver colocar no papel aventuras minhas ao lado de um semi deus, meus textos não serão considerados comprovações históricas daqui a 2k anos. No máximo poderiam ser considerados indícios pra pesquisa e investigação.

    Particularmente, e isso é uma opinião sem qualquer base, eu acredito que é provável que tenha havido uma figura que em alguma proporção inspirou as histórias. Mas os argumemtos contrários a isso são bem justos tb.
    1º paragrafo: eu não entendi o que vc falou.

    2º paragrafo: que documentos? que pesquisadores? que controvérsia? que informação? credibilidade em que?

    3º paragrafo: muito interessante o "seu ponto de vista" do que importa ou não (muito científico).

    4º paragrafo primeira frase: Este ai que vc esta falando que é Jesus, não importa se vc não concorda se a historia foi realmente ao pé da letra como esta escrito.

    4º paragrafo segunda frase: os argumentos contrários são justos em determinados pontos: ele realmente nasceu no ano 0, ele quando morreu tinha 33 anos, ele ressuscitou, ele andou sobre as águas ...

    Abraço!!!
    sydens likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #714
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    O problema é que vc está confuso quanto ao significado de "comprovação".

    Como eu disse, um relato serve como indício pra investigação e pesquisa, não como prova de um acontecimento.

    Vc mesmo disse no seu outro post que o relato bíblico de uma ressurreição não serve como comprovação de que isso ocorreu. E o fato é que o mesmo tb vale pra todo o resto do texto.

    Vc não pode decidir arbitrariamente as partes que precisam e as que não precisam ser comprovadas.

    Sem condições de pesquisar fontes pra seja o que for agora, continuo no celular, mas imo a lógica do que eu estou dizendo é bem ez de entender.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #715
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Jesus não nasceu no ano 0, nasceu antes.

    Só Mateus e João eram apóstolos, Lucas e Marcos não. Aliás, Lucas nem sequer chegou a ter contato com Cristo.

    Existem alguns registros históricos que fazem menção a Cristo, o mais importante é de Flávio Josefo. Contudo, a autenticidade do trecho que fala de Cristo é questionada.

    Impressionante como a galera Cristã costuma conhecer menos da história da sua religião que os ateus.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #716
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Zombie, eu te admiro pra caramba.
    zombie and sydens like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #717
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Vai que é sua Zombie, bem conversadinho da tudo certo hahaha!
    MAXPRO, zombie and sydens like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #718
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Zombie tem a paciencia de um monge tibetano, pqp.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #719
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Zombie tem a paciencia de um monge tibetano, pqp.
    É assombroso.
    sydens likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #720
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    haha Mas é meio injusto comparar.

    Imo é bem mais fácil pra quem não é religioso debater sobre isso sem se alterar, menos envolvimento emocional com o assunto.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados