Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 213

Lista de Usuários Marcados

Página 213 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 113163203211212213214215223 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 2.121 a 2.130 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #2121
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Mandracon Ver Post
    O problema é que por mais que os cientistas promovam essa desejada visão mais objetiva e racional, a questão relativa à não existência de Deus jamais será provada. Ex: o cara prova que teve o Big Bang, o outro vem e diz que foi Deus quem criou o Big Bang...

    Por isso eu acho que o mundo seria bem melhor se as pessoas se dessem conta da desnecessidade de Deus. Falando por mim: minha vida será vivida de forma absolutamente idêntica caso Deus exista ou não exista.
    Sim, pra quem quer que acreditar deus sempre vai estar atrás da última porta. Sempre vai haver uma lacuna de conhecimento onde encaixá-lo.

    Anyway imo é bem possível que chegue um ponto onde essa última porta esteja tão distante que as pessoas parem de se importar. Antes deus era muito palpável e ele era responsável, direto e indubitável, por cada trovão no céu e colheita perdida, sua posição atual como possível suspeito do big bang (que ocorreu a bilhões de anos) é uma mudança drástica de status.

    E quanto a parte em negrito, eu tenho certeza absoluta que sim. Nós evoluímos como animais sociais, para viver em "matilha", e nossa empatia pelo próximo foi esculpida pela evolução. Aliada a racionalidade essa é um ferramenta extremamente valiosa.

    Crenças sobrenaturais servem apenas pra nublar essa capacidade natural enquanto fazem de conta que são elas as responsáveis por nós a possuirmos.
    sniper182, LgwZ, Gilking and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2122
    Table Captain Avatar de Mandracon
    Data de Ingresso
    30/12/14
    Localização
    Brasil
    Posts
    901
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Anyway imo é bem possível que chegue um ponto onde essa última porta esteja tão distante que as pessoas parem de se importar. Antes deus era muito palpável e ele era responsável, direto e indubitável, por cada trovão no céu e colheita perdida, sua posição atual como possível suspeito do big bang (que ocorreu a bilhões de anos) é uma mudança drástica de status.
    Quanto a esse pensamento, eu sou menos otimista.

    Acho que mesmo com a drástica mudança de status da divindade sobrenatural, as pessoas continuarão se importando, infelizmente. Nietzsche dizia no século XIX que "Deus morreu"; fico imaginando o que passaria pela cabeça dele se pudesse acordar em 2015 e ver a bancada da Bíblia no nosso Congresso Nacional...
    Última edição por Mandracon; 31-10-2015 às 12:17.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #2123
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    eu nao acho que que certa paz que a premissa da justica divina seja superestimada.

    sem ofensa a ngm, para a populacao mais inteligente e culta isso pode ser menos relevante. porem para a populacao ignorante, a religiao eh de extrema importancia para a sociedade. sem ela as camadas mais pobres seriam totalmente selvagens, animais anarquistas de raiz. a promessa de que um dia eles terao justica, felicidade e seus desejos realizados os acalma e contem.
    Isso é chute né?

    O país onde a população é a menos revoltada do mundo imo (pq acho que eles deviam ser muito revoltados) é a coreia do norte e lá n tem religião.

    Já os países do oriente médio tem mt religião e nego é revoltz.
    zombie and Gilking like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #2124
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    eu nao acho que que certa paz que a premissa da justica divina seja superestimada.

    sem ofensa a ngm, para a populacao mais inteligente e culta isso pode ser menos relevante. porem para a populacao ignorante, a religiao eh de extrema importancia para a sociedade. sem ela as camadas mais pobres seriam totalmente selvagens, animais anarquistas de raiz. a promessa de que um dia eles terao justica, felicidade e seus desejos realizados os acalma e contem.
    Isso é chute né?

    O país onde a população é a menos revoltada do mundo imo (pq acho que eles deviam ser muito revoltados) é a coreia do norte e lá n tem religião.

    Já os países do oriente médio tem mt religião e nego é revoltz.
    A afirmação dele não faz sentido nenhum. Os países onde a religião é mais influente são normalmente menos desenvolvidos e/ou com mais violência e desordem social. É óbvio que isso não implica causalidade, mas mostra que a correlação é do lado contrário. Alias, acho que da pra enxergar a mesma relação de um ponto de vista histórico, períodos e civilizações onde a religião tinha menor influencia são os com o maior desenvolvimento e paz social, principalmente nos povos europeus. Óbvio que existem exceções, os egípcios tinham uma puta civilização e a religião era parte constante tanto no estado quanto no cotidiano do cidadão, mas nem pra ter muito base porque a civilização egipicia nunca teve uma sociedade secular pra se comparar.
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #2125
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    eu nao acho que que certa paz que a premissa da justica divina seja superestimada.

    sem ofensa a ngm, para a populacao mais inteligente e culta isso pode ser menos relevante. porem para a populacao ignorante, a religiao eh de extrema importancia para a sociedade. sem ela as camadas mais pobres seriam totalmente selvagens, animais anarquistas de raiz. a promessa de que um dia eles terao justica, felicidade e seus desejos realizados os acalma e contem.
    Isso é chute né?

    O país onde a população é a menos revoltada do mundo imo (pq acho que eles deviam ser muito revoltados) é a coreia do norte e lá n tem religião.

    Já os países do oriente médio tem mt religião e nego é revoltz.
    A afirmação dele não faz sentido nenhum. Os países onde a religião é mais influente são normalmente menos desenvolvidos e/ou com mais violência e desordem social. É óbvio que isso não implica causalidade, mas mostra que a correlação é do lado contrário. Alias, acho que da pra enxergar a mesma relação de um ponto de vista histórico, períodos e civilizações onde a religião tinha menor influencia são os com o maior desenvolvimento e paz social, principalmente nos povos europeus. Óbvio que existem exceções, os egípcios tinham uma puta civilização e a religião era parte constante tanto no estado quanto no cotidiano do cidadão, mas nem pra ter muito base porque a civilização egipicia nunca teve uma sociedade secular pra se comparar.
    sim, eh chute assim como tudo q esta sendo dito aqui, amigos. nao existe estudo serio em cima de amostragem sobre nada que esta sendo falado por ninguem. apenas ideias jogadas.

    e a sua afirmacao q nao faz jus a nenhum nexo, sestito. eh obvio q em paises menos desenvolvidos alguma religiao vai ser mais disseminada e este tera indices de violencia e desordem social maior. a violencia esta ligada ao fato de serem um pais pobre, e o fato da religiao estar mais disseminada tambem (de ser um pais pobre). quanto mais ignorante uma nacao, mais religiosa ela sera. mas o fato de ser um pais religioso nao esta ligado ao fato de ser um pais violento.

    o argumento sobre paises islamicos tambem eh invalido. estavamos falando sobre religioes que tem como premissa a paz e a apaziguacao da violencia. onde existe castigo divino pra quem usa dela. os muculmanos sao excessao, pois a promessa deles eh contraria, eh a de que serao recompensados por defenderem a palavra de sua religiao usando da violencia.

    a coreia do norte tambem eh excessao, obviamente. eh uma ditadura, nao eh necesario nem se discutir do pq nao entraria nos moldes do que se sta sendo falado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #2126
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Tem um ponto importante, imho, que vcs não consideram quando tentam imaginar como seria o mundo sem doutrinas religiosas.

    No meu ponto de vista, tem que existir algum meio de ensino/discussão/compartilhamento de ideais morais e éticos na sociedade. Muito provavelmente isso deveria ser feito dentro da escola mesmo.

    Não é tirar a religião e deixar um buraco no lugar. IMO, o ideal, é conseguir perpetuar a "parte boa" das religiões sem a "parte ruim" dos dogmas e talz.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #2127
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Então... A falha no ponto de vcs imo é acreditar que o ser humano e naturalmente imoral e por isso precisa de um pouco de "adestramento" religioso externo pra não sair por aí quebrando tudo.

    Mas na verdade a causalidade vai no sentido oposto, nós somos naturalmente morais e empáticos e por isso criamos/escolhemos religiões que refletem essa realidade.

    A única coisa que a religião nos fornece são premissas nas quais a nossa moralidade vai trabalhar. E é muito ruim que essas premissas sejam fantasiosas.

    Vc pode se achar moralmente superior a uma tribo africana que queima mulheres na fogueira, mas não é... Vc simplesmente parte de premissas diferentes.

    E se nós vivêssemos num mundo em que bruxas existissem e fossem de fato mulheres possuídas pelo demônio e capazes de causar pestilências, fome, etc... Sendo a única forma de impedir sua destruição queimá-las? Qual seria a coisa moralmente correta a fazer?

    É isso que a religião nos dá, premissas ilusórias pra empregar a nossa moralidade e nosso senso evolutivo de cooperação.

    Algumas vezes isso causa a impressão de ser construtivo, mas imo é sempre melhor basear suas decisões em conceitos condizentes com a realidade.

    Em tempo, to no celular e levemente bêbado... Se o que eu escrevi nesse post estiver confuso amanhã eu corrijo. ^^
    TheKid, sniper182, KKers and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #2128
    Expert Avatar de Major Kong
    Data de Ingresso
    23/08/10
    Posts
    2.727


    Parece que alguém mandou o pirula pros quintos dus inferno. pirula não gostou creditando isto como uma ameaça, ou seja, pirula teme o inferno, hahaha.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #2129
    Expert Avatar de Major Kong
    Data de Ingresso
    23/08/10
    Posts
    2.727
    Mais amor, por favor

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #2130
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    Bolengo and rocksfeller like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados