Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 212

Lista de Usuários Marcados

Página 212 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 112162202210211212213214222 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 2.111 a 2.120 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #2111
    Professional Avatar de c4trups!!
    Data de Ingresso
    31/08/12
    Posts
    461
    Eu sou ateu e nem ligo com essas paradas cotidianas de "Vai com Deus" ou "Deus te abençoe"...É a maneira que a pessoa tem de desejar o bem ué. Grilar com isso chega a ser bizarro
    zombie, Gustavo82, Bolengo and 7 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2112
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Eu lembro quando mudei pra São Paulo pra fazer faculdade. Na estrada, minha tia que estava no carro (meu primo tava mudando tb) estava falando da preocupação da gente mudar pra uma cidade grande e tal. E falou: Santa Rita vai proteger vocês.

    Aí, outro cara que ia morar com a gente, que tava no carro tb, virou e respondeu: eu não acredito nessas coisas não.

    Tipo, tem que ser mto idiota pra dar uma resposta dessas. É desse tipo de ateu que estamos falando.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #2113
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eu lembro quando mudei pra São Paulo pra fazer faculdade. Na estrada, minha tia que estava no carro (meu primo tava mudando tb) estava falando da preocupação da gente mudar pra uma cidade grande e tal. E falou: Santa Rita vai proteger vocês.

    Aí, outro cara que ia morar com a gente, que tava no carro tb, virou e respondeu: eu não acredito nessas coisas não.

    Tipo, tem que ser mto idiota pra dar uma resposta dessas. É desse tipo de ateu que estamos falando.
    Sim, em nível de chatice podem ser iguais. Eu quis dizer que em nível de raciocinio n da pra comparar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #2114
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eu lembro quando mudei pra São Paulo pra fazer faculdade. Na estrada, minha tia que estava no carro (meu primo tava mudando tb) estava falando da preocupação da gente mudar pra uma cidade grande e tal. E falou: Santa Rita vai proteger vocês.

    Aí, outro cara que ia morar com a gente, que tava no carro tb, virou e respondeu: eu não acredito nessas coisas não.

    Tipo, tem que ser mto idiota pra dar uma resposta dessas. É desse tipo de ateu que estamos falando.
    Sim, em nível de chatice podem ser iguais. Eu quis dizer que em nível de raciocinio n da pra comparar.
    O pirula tem um vídeo bom sobre isso. Parece que tem uma correlação forte entre a inteligência lógico-matemática e o ceticismo. Por isso países onde a educação básica é mais forte tem maior número de ateus.

    Por causa disso, é comum a gente achar que ateus são na média mais inteligentes.

    O problema desse raciocínio é que essa é apenas uma das formas de inteligência (a mais valorizada pela sociedade e muitas vezes considerada a única).
    JoseIrineu and Caipira like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #2115
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Me parece que boa parte desses ateus muito chatos, como esses dos exemplos, são assim por terem tido alguma experiência ruim com religião. Aí o cara fica meio revoltado e tal... Famoso "efeito mola" citado no tópico de racismo.

    Da minha parte eu sou bem de boa e raramente falo de religião na vida real (ou seja fora do maisev). Especialmente com religiosos.

    Mas dito isto... Eu acho que o mundo seria um lugar muito melhor se crenças sobrenaturais não existissem. Por isso eu entendo a razão de existir "militância" nesse sentido. Me referindo, claro, a cientistas tentando promover uma visão mais objetiva e racional do universo, e não a esses carinhas aí que ficam retrucando com a tia católica. ^^
    otaviobit, Ljc, ColinsFil and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #2116
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Mas dito isto... Eu acho que o mundo seria um lugar muito melhor se crenças sobrenaturais não existissem. Por isso eu entendo a razão de existir "militância" nesse sentido. Me referindo, claro, a cientistas tentando promover uma visão mais objetiva e racional do universo, e não a esses carinhas aí que ficam retrucando com a tia católica. ^^
    Entendo o ponto, mas acho isso bem discutível. Porque assim como tem as grandes brigas religiosas, também tem muita gente que deixa de fazer besteiras pelo temor da justiça divina.
    No fim, acho que o problema não é a religião e sim as pessoas.

    Mas, como eu disse, é discutível.
    Proof likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #2117
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por MAXPRO Ver Post
    Entendo o ponto, mas acho isso bem discutível. Porque assim como tem as grandes brigas religiosas, também tem muita gente que deixa de fazer besteiras pelo temor da justiça divina.
    No fim, acho que o problema não é a religião e sim as pessoas.

    Mas, como eu disse, é discutível.
    Particularmente eu acho que esse é um lance que as pessoas superestimam.

    Todo mundo quase sempre consegue justificar as próprias ações, e como a idéia de deus é extremamente subjetiva, o seu deus sempre vai te entender e estar do seu lado da "briga". Ou pelo menos aceitar o seu pedido posterior de perdão... O inferno é pra os outros.

    Além disso, mesmo desconsiderando esse "efeito deus-está-do-meu-lado". Muito raramente vc vê pessoas adultas realmente preocupadas com o inferno. O que é estranho pq o mesmo deveria ser uma preocupação enorme pra quem diz que o considera real. Tipo bilhões de pessoas prestes a serem dilaceradas pela eternidade, parece uma catástrofe de proporções épicas na minha opinião.

    Se vc realmente achasse que um parente próximo sofreria pela eternidade, caso vc não conseguisse convencer ele a se precaver, o que vc faria? Aliás, esquece a eternidade, que fosse só uma semana sendo torturado no porão de algum louco... Vc ia entregar um panfleto pra ele explicando e deixar pra lá quando ele jogasse fora? Seguiria a vida normalmente assistindo um futebolzinho na tv e tal?

    Imo maioria dos religiosos não acredita de verdade no inferno, me referindo óbvio a religiões que possuem inferno. Eles tem um conceito vago na cabeça e acham que acreditam, mas não vivem realmente como se aquilo fosse real. Isso vale pra muitos conceitos religiosos btw.

    Vale inclusive lembrar que a esmagadora maioria da população carcerária ocidental acredita no deus cristão. E eu cito isso não pra sugerir que teístas são maus, mas sim que a religião não tem relação tão direta com moralidade ou "deixar de fazer besteiras".

    Um estuprador católico que está cumprindo pena, teria feito a mesma coisa caso fosse hindu, ateu, espírita, ou whatever. E um cidadão de bem católico, que vai todos os dias trabalhar e não trai a esposa, não vai chutar o balde e sair por aí assaltando e estuprando caso vc convença ele de que deus não existe. Claro, eu estou polarizando os exemplos e existem meio termos... Mas imo são poucos os casos onde há uma influência benéfica real no comportamento, e quando há não é nada tão substancial.


    PS.: Eu ia alongar e mostrar o outro lado da moeda, citando spots onde o raciocínio religioso influencia de forma negativa a moralidade humana, mas ficou muito grande esse post já. Later...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #2118
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    eu nao acho que que certa paz que a premissa da justica divina seja superestimada.

    sem ofensa a ngm, para a populacao mais inteligente e culta isso pode ser menos relevante. porem para a populacao ignorante, a religiao eh de extrema importancia para a sociedade. sem ela as camadas mais pobres seriam totalmente selvagens, animais anarquistas de raiz. a promessa de que um dia eles terao justica, felicidade e seus desejos realizados os acalma e contem.
    mengoo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #2119
    Table Captain Avatar de Mandracon
    Data de Ingresso
    30/12/14
    Localização
    Brasil
    Posts
    901
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    eu nao acho que que certa paz que a premissa da justica divina seja superestimada.

    sem ofensa a ngm que não pertença às classes C e D, para a populacao mais inteligente e culta isso pode ser menos relevante. porem para a populacao ignorante, a religiao eh de extrema importancia para a sociedade. sem ela as camadas mais pobres seriam totalmente selvagens, animais anarquistas de raiz. a promessa de que um dia eles terao justica, felicidade e seus desejos realizados os acalma e contem.
    FYP
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #2120
    Table Captain Avatar de Mandracon
    Data de Ingresso
    30/12/14
    Localização
    Brasil
    Posts
    901
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Me parece que boa parte desses ateus muito chatos, como esses dos exemplos, são assim por terem tido alguma experiência ruim com religião. Aí o cara fica meio revoltado e tal... Famoso "efeito mola" citado no tópico de racismo.

    Da minha parte eu sou bem de boa e raramente falo de religião na vida real (ou seja fora do maisev). Especialmente com religiosos.

    Mas dito isto... Eu acho que o mundo seria um lugar muito melhor se crenças sobrenaturais não existissem. Por isso eu entendo a razão de existir "militância" nesse sentido. Me referindo, claro, a cientistas tentando promover uma visão mais objetiva e racional do universo, e não a esses carinhas aí que ficam retrucando com a tia católica. ^^
    O problema é que por mais que os cientistas promovam essa desejada visão mais objetiva e racional, a questão relativa à não existência de Deus jamais será provada. Ex: o cara prova que teve o Big Bang, o outro vem e diz que foi Deus quem criou o Big Bang...

    Por isso eu acho que o mundo seria bem melhor se as pessoas se dessem conta da desnecessidade de Deus. Falando por mim: minha vida será vivida de forma absolutamente idêntica caso Deus exista ou não exista.
    zombie, LgwZ, Gilking and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados