Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 175

Lista de Usuários Marcados

Página 175 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 75125165173174175176177185225 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.741 a 1.750 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #1741
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Sua premissa tem um pequeno fundo de verdade, mas é tb uma distorção enorme dos fatos... É um erro grave relativizar tanto o conhecimento.

    Por exemplo, com o conhecimento que nós temos de astronomia, física, experiência cotidiana, etc. é razoável presumir que o sol vai nascer amanhã pela manhã eu um horário específico. Pode ser que isso não aconteça, mas é uma suposição fundamentada o bastante pra que nós possamos chamar pra fins práticos de "certeza".

    Por outro lado se eu te disser que amanhã nesse mesmo horário um dragão vai aparecer cuspindo fogo pra iluminar o céu, sem nenhuma evidência ou base teórica sólida de como eu cheguei a essa conclusão, simplesmente fornecendo a minha fé/intuição/imaginação como suporte, essa é uma suposição que pode facilmente ser descartada como fantasiosa.

    Tratar as duas suposições como se tivessem o mesmo peso, simplesmente alegando que em ambos os casos não há "certeza absoluta", é uma forma de invalidar todas as conquistas do intelecto humano. Pensando assim nós jamais teríamos avançado em nenhuma área de conhecimento e ainda viveríamos em cavernas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1742
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    E num vídeo qualquer o Marcelo Gleiser explica que o agnóstico é aquele que não acredita em Deus, simplesmente pq não temos qualquer base científica ou indícios de que Ele exista. Mas mesmo assim é possível que Deus exista. Já o ateu afirma que Deus não existe em hipótese nenhuma.

    Ele disse que isso é fanatismo.

    Eu estou no meio termo, acho, entre os agnósticos e o tal teísmo sem religião q o zombie falou. Continuemos o grind.

    Obs: O vídeo é uma entrevista sobre um novo livro que o professor da universidade de Hanover escreveu (tem uma disciplina dele que se chama Física para poetas ).

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1743
    Expert Avatar de FrAAnKK Jr
    Data de Ingresso
    10/09/08
    Localização
    São Joaquim da Barra/SP
    Posts
    3.254
    Images
    30
    Não, você inverteu o que eu disse.

    Não disse que a fé que faz o conhecimento - como é o caso que a galera tava falando que não podemos provar que um monstro de espaguete governa o universo, não podemos dizer que ele não existe; ou no exemplo que você deu.

    Disse que a única maneira de sustentar qualquer conhecimento humano (seja científico, artistíco, religioso) é através da fé. E acredito ser justamente isso que nos fez avançar - afinal quando o homem que descobriu o fogo pela primeira vez, tentou fazer pela segunda, terceira, quarta e sucessivamente, foi um ato de fé.

    Daí quando se passa a falar em religião e se fala em fé, parece que estamos falando de um rito mágico.
    Última edição por FrAAnKK Jr; 12-02-2015 às 23:45.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1744
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Inverti não, inclusive aquela mesma resposta ainda vale pra esse seu novo post.
    santiago and Picinin like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1745
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    @Fonteles

    Nisso aí o Gleiser está errado (tb essa não é a área dele, então não é obrigação acertar), embora esse seja um assunto que não vale a pena detalhar pq é meio chato. Existem um monte subcategorias de ateísmo (forte e fraco, gnóstico e agnóstico, etc), mas simplificando a coisa pra não ficar maçante "ateu" significa literalmente "sem deus".

    Então se vc não acredita/venera/whatever nenhuma divindade vc é ateu. É possível ser um ateu que é radicalmente contra a possibilidade de deus, simplesmente ser indiferente a idéia, ou até ser razoavelmente aberto a possibilidade.
    JoseIrineu and Fonteles like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1746
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451

    Post

    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    @Fonteles

    Nisso aí o Gleiser está errado (tb essa não é a área dele, então não é obrigação acertar), embora esse seja um assunto que não vale a pena detalhar pq é meio chato. Existem um monte subcategorias de ateísmo (forte e fraco, gnóstico e agnóstico, etc), mas simplificando a coisa pra não ficar maçante "ateu" significa literalmente "sem deus".

    Então se vc não acredita/venera/whatever nenhuma divindade vc é ateu. É possível ser um ateu que é radicalmente contra a possibilidade de deus, simplesmente ser indiferente a idéia, ou até ser razoavelmente aberto a possibilidade.
    Uau, que peito.

    Quer ensinar o cara então?
    mengoo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1747
    Expert Avatar de FrAAnKK Jr
    Data de Ingresso
    10/09/08
    Localização
    São Joaquim da Barra/SP
    Posts
    3.254
    Images
    30
    @zombie então o principio da incerteza de Heinserberg também invalida todo conhecimento humano?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1748
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por FrAAnKK Jr Ver Post
    @zombie então o principio da incerteza de Heinserberg também invalida todo conhecimento humano?
    Vc não falou absolutamente sobre física quântica até o momento, então não... Na minha resposta ao seu post eu não disse isso em lugar nenhum.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1749
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Uau, que peito.

    Quer ensinar o cara então?
    Se pá, olha que eu ensino mesmo kkkk

    Mas falando sério, tb curto o cara, mas nesse ponto ele está mesmo errado na definição. Não é preciso ser ativista, fanático ou contra a existência de deus pra ser ateu.

    Basta não acreditar em nenhuma divindidade.
    Preacher, Fonteles and ColinsFil like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1750
    Expert Avatar de FrAAnKK Jr
    Data de Ingresso
    10/09/08
    Localização
    São Joaquim da Barra/SP
    Posts
    3.254
    Images
    30
    Por favor, o que eu vou falar nao é arrogância.

    É que eu acho melhor relacionar religião com física quântica do que com dragões cuspindo fogo no céu.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados