Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 161

Lista de Usuários Marcados

Página 161 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 61111151159160161162163171211 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.601 a 1.610 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #1601
    Expert Avatar de carlos79
    Data de Ingresso
    04/05/08
    Posts
    2.566
    Meu pai sempre cita os "bons tempos" em que missas eram em latim. rs
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1602
    Moderador
    Avatar de Preacher
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    GB
    Posts
    12.768
    Images
    1528
    Citação Postado originalmente por BlueHomero Ver Post

    Como já falaram aí em cima, a Bíblia é a palavra de deus, o livro sagrado. Sendo assim não deve ser interpretado, apenas obedecido. Quem é você (ou a Igreja Católica) pra tentar interpretar o que disse o próprio deus?
    E quem é você para querer falar de Deus e não ter respeito com o nome dele? DDDDDeus é um nome próprio, usa-se D maiúsculo. E quem disse que apenas a bíblia deve ser usada como fonte de orientação? Ela mesma diz que não devemos fazer isso.

    A igreja Católica foi fundada por Cristo, segundo ele mesmo.

    "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
    E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
    Mateus 16:18-20

    Agora me diga você, que me parece ser um protestante Sola Scriptura, quem fundou as mais de 20 mil denominações 'protestantes que começaram a surgir após o século 17? Onde está na Bíblia? Cristo disse "EDIFICAREI A MINHA IGREJA", sendo ela a Católica, que significa universal, e a igreja primitiva já era chamada assim.
    Então, a palavra "deus" é um adjetivo, indica a característica daquele ser. Porque deve ser usada com letra maiúscula, como nome, pro deus judaico, mas não pros deuses de outras religiões? Zeus é um deus, Vishna também, assim como os de qualquer outro panteão. A diferença é que eles tem um NOME enquanto o deus judaico não, e isso tem um motivo.

    Segundo o pensamento religioso/sobrenatural do Antigo Oriente Próximo, saber o nome de um ser dava a você poder sobre ele. Tanto é que em Gênesis 2:19, deus leva Adão para nomear os animais, para que o homem tenha domínio sobre a criação. Essa crença não era exclusiva da religião proto-judaica, mas comum naquela região.

    Sendo assim, quando deus se mostra para Moisés em Êxodo 3:13-14, ele se apresenta apenas como "Eu sou" ou "Eu sou aquele que é", que no hebraico seria o tetragrama YHWH, que em português seria Iahveh - mais conhecido como Jeová. Ou seja, o mais próximo que se tem do nome real de deus é Iahveh, que é a maneira como ele primeiro se apresentou a Moisés. É claro que estamos falando a partir da referência do Javista. Em outros trechos do próprio Gênesis temos também Elohim - forma como o escritor desses trechos (já que o Gênesis não foi escrito por uma única pessoa) chamavam a deus, que também não é um nome, mas significa "O Eterno."

    Então não, eu não escrevo sobre o deus judaico com D maiúsculo porque não é um nome, apenas o adjetivo de um ser que ninguém sabe o nome. Quando preciso escrever um nome para identificá-lo, uso a forma Iahveh, que também não é um nome próprio mas o mais perto que nós temos. Isso não é um desrespeito, apenas o reconhecimento de que não sei o nome dessa divindade. E você também não sabe, como pode afirmar saber tanto e guiar sua vida baseado em um "alguém" que você nem sabe como se chama? E não sabe porque ele não confia em você e nem em ninguém, pra dar poder sobre ele.

    E sou ateu, não sou (já fui) protestante.
    santiago, Picinin, zombie and 12 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1603
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Nice post @Preacher.

    Lendo o que vc postou não tem como não achar fascinante a história das religiões do Oriente Próximo, e mais especificamente a dos hebreus, e que aparentemente é a primeira religião monoteísta da história.

    Eu sei que é um pouco off topic, mas depois desse debate aqui eu fiquei afim de assistir hoje um filme sobre temas bíblicos. To baixando aqui Joseph, com o grande Ben Kingsley. Como eu sei que vc manja bem de filmes, eu lhe peço algumas indicações. . Vlw.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1604
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Nice post @Preacher.

    Lendo o que vc postou não tem como não achar fascinante a história das religiões do Oriente Próximo, e mais especificamente a dos hebreus, e que aparentemente é a primeira religião monoteísta da história.

    Eu sei que é um pouco off topic, mas depois desse debate aqui eu fiquei afim de assistir hoje um filme sobre temas bíblicos. To baixando aqui Joseph, com o grande Ben Kingsley. Como eu sei que vc manja bem de filmes, eu lhe peço algumas indicações. . Vlw.
    Cara, você clica botões hardmente nesse assunto, sério. A primeira religião monoteísta da história é o Zoroastrismo. E depois ainda teve o culto a Aton, criado por Aquenáton no Egito.
    Picinin, luigibr and Fonteles like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1605
    Moderador
    Avatar de Preacher
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    GB
    Posts
    12.768
    Images
    1528
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Nice post @Preacher.

    Lendo o que vc postou não tem como não achar fascinante a história das religiões do Oriente Próximo, e mais especificamente a dos hebreus, e que aparentemente é a primeira religião monoteísta da história.

    Eu sei que é um pouco off topic, mas depois desse debate aqui eu fiquei afim de assistir hoje um filme sobre temas bíblicos. To baixando aqui Joseph, com o grande Ben Kingsley. Como eu sei que vc manja bem de filmes, eu lhe peço algumas indicações. . Vlw.
    Eu preciso dar uma pequena pesquisada, mas creio que a primeira religião monoteísta seja o zoroastrismo, da Pérsia Antiga. Mesmo que não seja, no Antigo Egito houve também a fase do atenismo, em que o faraó Akhenaton tentou impor a adoração exclusiva ao deus Aten. Esta fase do atenismo é anterior ao monoteísmo judaico.

    De qualquer forma, em suas origens o judaísmo não era monoteísta, mas sim monolátrico. Ou seja, admite a existência de outros deuses, mas permite adoração a apenas um. É só lembrar dos 10 mandamentos "não terás outros deuses diante de mim." Oras, se não houvesse outros deuses, não haveria a necessidade desse mandamento. Da mesma forma que sua mãe nunca te ensinou "nunca fale com marcianos na rua" porque não existem marcianos, então pra que dar esse ensinamento?

    A questão da datação eu realmente preciso pesquisar mas tô meio sem tempo agora, mas tenho quase certeza que o judaísmo não foi a primeira religião monoteísta.

    Sobre os filmes, também não me vem nada na mente agora, mas vou dar uma olhada e te falo. A princípio, lembro de ter assistido ao filme "Santo Agostinho" em uma aula sobre o assunto, acho que vale a pena dar uma olhada.
    santiago, Picinin, flessak and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1606
    Moderador
    Avatar de Preacher
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    GB
    Posts
    12.768
    Images
    1528
    @DiegoSestito, não há nenhum mal em clicar botões nesse assunto. A impressão geral que se tem é essa mesmo, é totalmente normal pensar assim. Relaxa
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1607
    Banido
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.361
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    @Fonteles,

    Eu ate entendo o que vc ta querendo dizer, mas tem algumas coisas que nao da. Por exemplo: escravidao.

    O espirito santo daquele epoca falava como se escravidao fosse ok para se fazer entender. Custava ele passar uma mensagem de que aquilo nao era correto e mandar acabar com tudo? Sei la, incluir na lista de pecados mortais ou algo do tipo? Serio que ele tinha que aceitar isso so pq era normal pra cultura da epoca?

    Porra Ekali. Até vc? É lógico que a escravidão daquela época é o mesmo que o empregado de hoje. Inclusive tem na Bíblia a maneira de tratar seu "escravo". Não existiaM leis trabalhistas, etc e tal e os caras eram praticamente bárbaros.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1608
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    @DiegoSestito, não há nenhum mal em clicar botões nesse assunto. A impressão geral que se tem é essa mesmo, é totalmente normal pensar assim. Relaxa
    Sim sim, to só enchendo o saco do mano fonteles.
    Preacher likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1609
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Escravidão era escravidão, seja em que época fosse...

    E que os caras eram bárbaros e não tinham o discernimento pra saber que era errado é óbvio, o problema é deus tb "não saber" e criar leis sobre como tratar, marcar e negociar seus escravos.

    Pq não mandar um "não escravizarás seu próximo"? Enfim... Imo a resposta é óbvia, só não vê quem não quer.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1610
    Table Captain Avatar de Mooita
    Data de Ingresso
    10/09/12
    Localização
    Floripa
    Posts
    937
    Anka começou sua carreira em Hollywood como um designer de efeitos especiais de trabalho em filmes como Star Trek: The Motion Picture , I Robot , Piratas do Caribe , Live Free or Die Hard e Homem de Ferro . [ 1 ]
    Mais recentemente, Anka escreveu e dirigiu um documentário de ficção sobre a vida após a morte chamado Dearly Departed através de sua produtora, Zia Films, e é atualmente (2013) na produção de um documentário sobre a canalização e contato com extraterrestres, com base em dois avistamentos de OVNIs dentro de uma semana uns aos outros e subsequentes experiências.
    Ele é um conhecido internacionalmente canalizador ter conduzido seminários ao redor do mundo nos últimos 30 anos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados