Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 160

Lista de Usuários Marcados

Página 160 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 60110150158159160161162170210 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.591 a 1.600 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #1591
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    @Fonteles,

    Eu ate entendo o que vc ta querendo dizer, mas tem algumas coisas que nao da. Por exemplo: escravidao.

    O espirito santo daquele epoca falava como se escravidao fosse ok para se fazer entender. Custava ele passar uma mensagem de que aquilo nao era correto e mandar acabar com tudo? Sei la, incluir na lista de pecados mortais ou algo do tipo? Serio que ele tinha que aceitar isso so pq era normal pra cultura da epoca?
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1592
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Vou responder tipo o Dellbono pra facilitar
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por BlueHomero Ver Post
    @DiegoSestito
    Na blasfêmia não existe perdão porque a pessoa não o quer, e não porque Deus de indispõe a perdoar.
    No momento em que a pessoa se arrepende, está apta ao perdão.
    Ta forçando a barra novamente. Lucas foi bem claro em dizer que quem pecar contra o espirito santo não será perdoado. Não tem NADA de a pessoa não querer perdão. Se atenha ao que está escrito.
    Lol. Vc q tá forçando aqui. A teologia cristã acredita que a vinda de Jesus acabou com todas essas limitações.

    Realmente Lucas escreveu isso, mas a Bíblia não é um código penal rígido como vc e alguns fanáticos querem que sejam. O próprio papa Francisco falou que o Gênesis é somente uma maneira de ensinar os povos. Uma alegoria. O que Jesus ensinou é que Deus é amor infinito. Não tem como ELE não nos perdoar.

    Ademais, se vc vier falando sobre as guerras e crimes tb infinitos que a humanidade desde sempre praticou não se esqueça que:

    "A liberdade não tem qualquer valor se não incluir a liberdade de errar."
    Meu deus. A mitologia cristã acredita sim que a vinda de Jesus acabou com limitações. Mas algumas foram criadas pelo próprio Jesus. O inferno por exemplo, não faz parte da mitologia judaica, ele é uma criação cristã. E salvar-se do inferno por meio de Jesus não é Judaico, é uma limitação imposta pelo próprio cristo (ou por seus capangas). Lucas escreveu isso, e foi o único a escrever, não existe nenhum texto que o contradiga. O que você está fazendo, é ignorar a palavra de um homem inspirado por Deus e tirar as suas próprias conclusões baseadas no que você pensa que está correto, e eu que to forçando, por favor né mano, pensa só um pouquinho.

    E lol o gênesis é só uma alegoria. Se é só uma alegoria GG cristianismo, afinal a função principal de Jesus foi servir de bode expiatório para o pecado original. Se não teve Gênesis, Jesus é um baita de um inútil e todo o cristianismo é imbecil.

    E LOL²³³²³ deus é amor infinito. Deus no antigo testamento é o maior sociopata genocida que a humanidade ja conheceu.. E como pela própria mitologia cristã prega, ele é imutável, logo isso ainda faz parte da personalidade megalomaníaca dele.
    1) Não é questão de ignorar a palavra de um homem iluminado pelo Espírito Santo. Eu já escrevi isso aqui e vc não quer entender. O Espírito Santo fala de maneira diferente de acordo com a cultura, ethos, areté, mentalidade de um povo ou pessoa. O que importa é revelar a existência de uma vida após a morte, do amor, de Deus.

    Olha a volta que vocês está dando. O cara ter escrito que blasfemar contra o espirito santo não tem perdão é cultural? COMO assim cultural se o pessoal na judeia não sabia nem o que era espirito santo (O Judaísmo não tem o conceito de santa trindade). Novamente, seja objetivo e claro nas respostas, porque ta começando a soar como enrolação e blablabla.

    2) O gênesis é uma alegoria. Novamente se vc entender que o propósito do Espírito Santo é ensinar de acordo com as mentalidades, umas mais diferentes do que as outras, vc consegue entender pq o velho testamente é tão diferente de nossa cultura hoje.

    Irrelevante. O objetivo da morte de Jesus na cruz foi absolver a humanidade do pecado original. Se o gênesis é uma alegoria, Jesus morreu porque? Porque Deus fez seu filho (si mesmo, lol) morrer em agonia em crucificação se o pecado original era só uma alegoria?

    3) Culturas diferentes. Se vc entrasse em contato com culturas diferentes, como as indígenas, etc, vc tb acharia coisas muito grotescas. Mas vc tem que pensar que vc está enxergando o mundo de acordo com os seus valores, com a sua lente, de uma maneira etnocêntrica.

    Blábláblá. Eu estou partido do pressuposto de que a biblia é a palavra de Deus e que tudo que está escrito nela é a verdade e revelação divina. Deus é perfeito e imutável e mesmo assim matou milhões de pessoas, torturou outras, mandou manterem escravos e etc. É óbvio que eu consigo entender que é anacronismo julgar quem escreveu isso com a minha moral, o problema começa quando dizem que a biblia é a palavra de Deus.. E se for assim, não existe anacronismo nenhum, ja que Deus é atemporal e perfeito.
    Bom, Diego, eu acho que eu já me fiz entender no meu post anterior.

    Vc não quer concordar que a forma como o Espírito Santo se expressa muda de acordo com a mentalidade dos povos, e que não existe pecado imperdoável, a não ser aquele que o pecador não quer o perdão. Eu falei que Jesus acabou com essas limitações, quando morreu na cruz. Daí vc fica nessa de que os apóstolos falaram outra coisa, que na Bíblia tem outra coisa. Falei que o Gênesis é uma alegoria, mas vc não quer entender. GG.

    Detalhe q eu sou agnóstico e não sou cristão, e eu entendi muito bem essa lógica que eu te passei. Eu não to querendo que vc concorde com a Revelação.
    O problema é que você não responde diretamente nenhuma das minhas respostas. É tiltante pra caralho. Eu entendi que você disse que o Gênesis é uma alegoria, você entendeu meu ponto de que se for uma alegoria Jesus morreu inutilmente?

    Ok, que bom que você entendeu essa lógica, porque eu não entendi e não consigo enxergar lógica alguma.
    Claro. Eu não sei responder corretamente isso. Eu sinceramente não entendi ainda. Mas vou tentar chutar aqui. Jesus morreu para expiar todos os pecados que vieram do livre arbítrio. Não existe liberdade sem liberdade de errar. Só que Jesus veio ah Terra para nos ensinar que essa liberdade não é plena. A liberdade de vdd é saber que vc tem o poder de pecar, mas não peca pq sabe que tal poder no fim se revela um vício que se redundará em escravidão.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1593
    Expert Avatar de carlos79
    Data de Ingresso
    04/05/08
    Posts
    2.566
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Imo tudo se resume a vontade de acreditar que algumas pessoas tem... A partir do momento que vc decide acreditar em um deus, ou uma força superior, vc projeta nele as qualidades que vc acha que ele deveria ter e racionaliza justificativas pra contornar falhas nessa idéia.

    Maiorias dos cristãos que eu conheço só leu a bíblia superficialmente (se tanto...), mas defende suas "verdades sagradas" com a convicção de quem sabe exatamente o que diz lá. Mesma coisa essa história de que é impossível discordar de Jesus Cristo, maior parte das pessoas (incluindo óbvio os maisevers) tem uma noção bem por alto do que ele supostamente falou e mesmo assim mantem a firme convicção de que sem dúvida só tem coisa boa...

    Não que não tenham alguns bons conselho de fato, mas acho interessante esse efeito de projetar a sua própria noção de bondade e moralidade em uma personagem que vc não se deu ao trabalho de conhecer. Garanto que muitos se surpreenderiam e descobririam que não concordam tanto assim, caso de fato parassem pra ler aquilo que seu deus supostamente "escreveu" ou "disse".

    Isso é extremamente verdadeiro com relação ao deus descrito no velho testamento, mas tb é verdade com relação ao novo. A diferença é que o novo colocou tudo em uma embalagem bem mais aceitável.
    Tem uma coisa relacionada a isso que vc falou que sempre me deixou espantado. Em toda missa que eu ia, eu tinha alguma dificuldade em entender o que estava sendo dito na 1a leitura, 2a leitura e no evangelho. Nao sei o quao familiar vc eh, mas basicamente sao trechos da biblia escolhidos sei la por qual criterio, que sao +- o tema da missa.

    Essas passagens sao dificeis de entender pq estao meio jogadas ali, fora de contexto, usam um linguajar mais pra complicado do que pra simples e pq narram coisas que ocorreram a 2 mil anos atras.

    Ai eu ouvia aquilo e ficava tentando entender ou, pelo menos, tirar alguma moral daquilo. Mtas vezes nao entendia ou simplesmente parava de prestar atencao. Sem querer parecer mala, eu tenho certeza que a minha capacidade de interpretacao daquilo eh pelo menos acima da media do resto da das pessoas que estavam na missa. Ai eu ficava olhando pras pessoas e pensando o quanto elas entenderam daquilo ali. Minha avo, por exemplo, tenho certeza que nao entendeu porra nenhuma. Mas mesmo assim ta la, firme e forte falando amem, seguindo fluxo. Acho mto bizarro isso.
    Houve época em que as missas eram em latim. Imagine o nível de aproveitamento disso.
    ekalil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1594
    Grinder Avatar de BlueHomero
    Data de Ingresso
    20/05/14
    Posts
    219
    @carlos79 existem missas em latim ainda, se chamam missas Tridentinas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1595
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    @Fonteles

    Bom, eu nao discuto Teologia alguma pq pra mim eh perda de tempo.
    Qualquer Teologia, em si, é uma lorota.
    Provar para um religioso que o livre arbitrio nao se coaduna com a onisciencia de Deus, IMHO, eh o mesmo que tentar conversar com um louco.
    Pra eles a Teologia explica tudo isso.
    Mas eles nao entendem que a Teologia se baseia na supersticao.

    Por isso eu coloco logo a questao em termos filosoficos.
    Eu soh falo de valores.
    Quem fala de Espirito Santo nao ta afim de racionalizar nada.
    repito: teologia nao eh algo puramente racional.
    Voce nao refuta a teologia dentro dela, pois os seus pressupostos sao supersticoes que as pessoas tem feh.
    GG

    Eu acho inutil e infantil perder tempo com isso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1596
    Expert Avatar de Tupac
    Data de Ingresso
    23/12/14
    Posts
    3.157
    Maior provocação que já ouvi foi essa, btw, @BlueHomero Aqui então ele foi diretinho pro inferno ?

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1597
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    @Fonteles,

    Eu ate entendo o que vc ta querendo dizer, mas tem algumas coisas que nao da. Por exemplo: escravidao.

    O espirito santo daquele epoca falava como se escravidao fosse ok para se fazer entender. Custava ele passar uma mensagem de que aquilo nao era correto e mandar acabar com tudo? Sei la, incluir na lista de pecados mortais ou algo do tipo? Serio que ele tinha que aceitar isso so pq era normal pra cultura da epoca?
    Essa é uma questão bem difícil mesmo.

    Eu sinceramente não sei responder isso. Mas, novamente chutando, pode ser por causa do livre arbítrio. Por causa desses crimes e pelo amor incondicional de Deus aos seres humanos, ELE nos enviou Jesus para expiar nossos pecados e fazer uma nova aliança com a humanidade. É aquilo que eu escrevi para o Diego, não existe liberdade sem liberdade de errar. Mas essa liberdade ainda não é plena, pq o erro nos escraviza tb, entende? Daí veio Jesus para nos ensinar que a liberdade de verdade é poder errar mas não mesmo assim não incorrer em erro. Então todos esses crimes existiram (e ainda existem) por causa do livre-arbítrio, mas infelizmente nós não sabemos aproveitar a nossa liberdade.

    O @BlueHomero pode tentar nos explicar isso.
    Última edição por Fonteles; 11-02-2015 às 19:56.
    Khalil RG likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1598
    Expert Avatar de carlos79
    Data de Ingresso
    04/05/08
    Posts
    2.566
    Citação Postado originalmente por BlueHomero Ver Post
    @carlos79 existem missas em latim ainda, se chamam missas Tridentinas.
    Eu sei. Mas o antigo rito era obrigatório e/ou predominante, não?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1599
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por carlos79 Ver Post
    Citação Postado originalmente por BlueHomero Ver Post
    @carlos79 existem missas em latim ainda, se chamam missas Tridentinas.
    Eu sei. Mas o antigo rito era obrigatório e/ou predominante, não?
    Era. Até poucas décadas a missa era em Latim e o padre ficava de costas pra audiência. Isso mudou com o Concílio Vaticano II
    Preacher, carlos79 and rocksfeller like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1600
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por carlos79 Ver Post
    Citação Postado originalmente por BlueHomero Ver Post
    @carlos79 existem missas em latim ainda, se chamam missas Tridentinas.
    Eu sei. Mas o antigo rito era obrigatório e/ou predominante, não?
    Era. Até poucas décadas a missa era em Latim e o padre ficava de costas pra audiência. Isso mudou com o Concílio Vaticano II
    Po, não tem como não achar isso engraçado kkkk
    DiegoSestito likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados