Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 130

Lista de Usuários Marcados

Página 130 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 3080120128129130131132140180230 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.291 a 1.300 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #1291
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por $argento.com Ver Post
    Ateus são mais racionais do que religiosos e aí sua cabeça explode quando descobre que uma tal teoria do big Ben, etc. Mas tudo isso sem saber que a tal teoria do big Ben vem da cabeça de um religioso que era padre e muito menos que a teoria do big Ben sepultou a teoria em que os ateus famosos e admiráveis (Bertrand Russell, i. e.) creditavam que era a teoria do universo estacionário.

    Blz.
    Eu acho uma das paradas mais bizarras do universo esse negocio de falar que ateu é mais racional, ou mais inteligente ou blablabla.
    O Big Bang foi um baita reforço de argumento para o design inteligente do universo (por causa da causalidade).
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1292
    Amador
    Data de Ingresso
    17/03/14
    Posts
    24
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    O Big Bang foi um baita reforço de argumento para o design inteligente do universo (por causa da causalidade).
    wtf
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1293
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por marcus.andre0 Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    O Big Bang foi um baita reforço de argumento para o design inteligente do universo (por causa da causalidade).
    wtf
    A cara, nem vou explicar o argumento, que por acaso eu nem concordo.. Mas tem uma caralhada de apologista que explica porque um universo com inicio é muito mais "pró Deus" do que um universo estático eterno.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1294
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226


    Andei pensando esses dias e acho que eh dificil definir ou entender religiao pq acaba misturando mta coisa (eh claro que se for estudar a fundo, tudo eh explicado pelo cerebro, mas anyway).

    Por exemplo: eu tive momento de mais e menos fe ao longo dos anos e, hj em dia, eu nao sigo religiao nenhuma. Entretanto, tenho alguns habitos que, mesmo que nao facam sentido do ponto de vista de um ateu, me fazem bem. Tres exemplos:

    1- Todo dia rezo um pouco (bem pouco, tipo 5 minutos). Eh uma especie de ritual, acho que funciona como uma forma de meditacao. Me sinto protegido depois disso e pronto pra encarar o dia.

    2- Uso ha mtos anos um escapulario que minha vo me deu (na verdade nao eh o mesmo, ela me da um novo a cada, sei la, 2 anos). Tem Jesus e Nossa Senhora nele. Eh engracado pq eu rio de piadas com Deus/Jesus, tipo o video acima ou aquelas tirinhas de Deus, mas parece que o Jesus do escapulario eh um Jesus diferente, eh o Jesus da minha vo, nao o meu. Quando olho pra ele sinto uma coisa boa, pq sei que ela tem mta fe e me deu isso pra me proteger, entao automaticamente da uma sensacao boa, mesmo que eu nao tenha a mesma fe.

    3- Minha mae nasceu no dia de Sta Rita e eh mto devota. Na minha cidade natal (Itu), todo ano tem uma procissao em homenagem a santa e vai MTA gente. Eh uma parada que nao tem nada a ver comigo mas, mesmo assim, eu faco questao de ir quando estou por la.

    Enfim, eu sei mto pouco e nem me interesso por estudar religiao, mas pequenas coisas como essas, embora irracionais, sao validas IMO.
    _CJ_550 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1295
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Eu acho uma das paradas mais bizarras do universo esse negocio de falar que ateu é mais racional, ou mais inteligente ou blablabla.
    O Big Bang foi um baita reforço de argumento para o design inteligente do universo (por causa da causalidade).
    Agree

    Se alguém te diz que é religioso, ou ateu, não dá pra com essa info fazer qualquer juízo de valor sobre a inteligência dessa pessoa. Isso imo nem entra em discussão. Anyway eu acredito mesmo que existe uma tendência natural a crer entre pessoas menos esclarecidas.

    Quando vc tem pouco conhecimento a religião nem chega a ser uma opção, entender o funcionamento natural do universo dá trabalho. Então imo nada mais natural do que preencher a ausência de conhecimento com alguma superstição de fácil compreensão.

    Sem contar o fato de que a maioria esmagadora da população é religiosa, então geralmente quem é ateu em algum momento precisou parar e questionar as convicções que lhe foram impostas. E esse tipo de auto questionamento não é um traço característico de todas as pessoas, a maioria morre seguindo seja qual for a religião em que nasceu.

    Enfim, não existe nenhum vínculo direto entre ser ateu e inteligente, ou entre ser religioso e burro, mas imo existe uma peneira estatística indireta que pende um pouco a balança. Imo não tem nenhuma ofensa a religiosos específicos, ou elogio a ateus específicos, nessa constatação.

    E antes que religiosos entrem em rage mode, vale lembrar que Jesus disse isso tb. Só que em outras palavras...
    santiago and ITManiac like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1296
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Andei pensando esses dias e acho que eh dificil definir ou entender religiao pq acaba misturando mta coisa (eh claro que se for estudar a fundo, tudo eh explicado pelo cerebro, mas anyway).

    Por exemplo: eu tive momento de mais e menos fe ao longo dos anos e, hj em dia, eu nao sigo religiao nenhuma. Entretanto, tenho alguns habitos que, mesmo que nao facam sentido do ponto de vista de um ateu, me fazem bem. Tres exemplos:

    1- Todo dia rezo um pouco (bem pouco, tipo 5 minutos). Eh uma especie de ritual, acho que funciona como uma forma de meditacao. Me sinto protegido depois disso e pronto pra encarar o dia.

    2- Uso ha mtos anos um escapulario que minha vo me deu (na verdade nao eh o mesmo, ela me da um novo a cada, sei la, 2 anos). Tem Jesus e Nossa Senhora nele. Eh engracado pq eu rio de piadas com Deus/Jesus, tipo o video acima ou aquelas tirinhas de Deus, mas parece que o Jesus do escapulario eh um Jesus diferente, eh o Jesus da minha vo, nao o meu. Quando olho pra ele sinto uma coisa boa, pq sei que ela tem mta fe e me deu isso pra me proteger, entao automaticamente da uma sensacao boa, mesmo que eu nao tenha a mesma fe.

    3- Minha mae nasceu no dia de Sta Rita e eh mto devota. Na minha cidade natal (Itu), todo ano tem uma procissao em homenagem a santa e vai MTA gente. Eh uma parada que nao tem nada a ver comigo mas, mesmo assim, eu faco questao de ir quando estou por la.

    Enfim, eu sei mto pouco e nem me interesso por estudar religiao, mas pequenas coisas como essas, embora irracionais, sao validas IMO.
    Não discordo de vc não.

    Sou muito a favor de qualquer forma de meditação que vc escolha, e entendo o apego emocional a objetos de família. Da mesma forma como compreendo que amuletos podem te fazer bem caso aumentem a sua confiança diante dos problemas (e se vc tem consciência de que essa é a única utilidade do seu amuleto vc não é religioso mesmo ).

    No último jogo do Brasil o Felipão colocou um casaco num puta calor pra dar sorte, já que ele estava de casaco no jogo anterior... É bem óbvio que a roupa dele não vai influenciar em nada no resultado, mas se faz ele se sentir bem quem sou eu pra criticar.

    Simplesmente não consigo acreditar nessas coisas, na verdade tenho certeza que elas não fazem diferença nenhuma. Mas tb acho que se uma coisa faz vc feliz já cumpre um objetivo mais do que válido.
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1297
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Andei pensando esses dias e acho que eh dificil definir ou entender religiao pq acaba misturando mta coisa (eh claro que se for estudar a fundo, tudo eh explicado pelo cerebro, mas anyway).

    Por exemplo: eu tive momento de mais e menos fe ao longo dos anos e, hj em dia, eu nao sigo religiao nenhuma. Entretanto, tenho alguns habitos que, mesmo que nao facam sentido do ponto de vista de um ateu, me fazem bem. Tres exemplos:

    1- Todo dia rezo um pouco (bem pouco, tipo 5 minutos). Eh uma especie de ritual, acho que funciona como uma forma de meditacao. Me sinto protegido depois disso e pronto pra encarar o dia.

    2- Uso ha mtos anos um escapulario que minha vo me deu (na verdade nao eh o mesmo, ela me da um novo a cada, sei la, 2 anos). Tem Jesus e Nossa Senhora nele. Eh engracado pq eu rio de piadas com Deus/Jesus, tipo o video acima ou aquelas tirinhas de Deus, mas parece que o Jesus do escapulario eh um Jesus diferente, eh o Jesus da minha vo, nao o meu. Quando olho pra ele sinto uma coisa boa, pq sei que ela tem mta fe e me deu isso pra me proteger, entao automaticamente da uma sensacao boa, mesmo que eu nao tenha a mesma fe.

    3- Minha mae nasceu no dia de Sta Rita e eh mto devota. Na minha cidade natal (Itu), todo ano tem uma procissao em homenagem a santa e vai MTA gente. Eh uma parada que nao tem nada a ver comigo mas, mesmo assim, eu faco questao de ir quando estou por la.

    Enfim, eu sei mto pouco e nem me interesso por estudar religiao, mas pequenas coisas como essas, embora irracionais, sao validas IMO.
    Não discordo de vc não.

    Sou muito a favor de qualquer forma de meditação que vc escolha, e entendo o apego emocional a objetos de família. Da mesma forma como compreendo que amuletos podem te fazer bem caso aumentem a sua confiança diante dos problemas (e se vc tem consciência de que essa é a única utilidade do seu amuleto vc não é religioso mesmo ).

    No último jogo do Brasil o Felipão colocou um casaco num puta calor pra dar sorte, já que ele estava de casaco no jogo anterior... É bem óbvio que a roupa dele não vai influenciar em nada no resultado, mas se faz ele se sentir bem quem sou eu pra criticar.

    Simplesmente não consigo acreditar nessas coisas, na verdade tenho certeza que elas não fazem diferença nenhuma. Mas tb acho que se uma coisa faz vc feliz já cumpre um objetivo mais do que válido.
    Entao, acho que nem eh como amuleto. Isso eu tb nao me apego mto nao. Acho que eh mais pelo lance de saber que aquele objeto tem "embutido" mto amor vindo de alguem que gosta pra caralho de mim. Mal isso nao vai fazer, ne? haha
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1298
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por $argento.com Ver Post
    Ateus são mais racionais do que religiosos e aí sua cabeça explode quando descobre que uma tal teoria do big Ben, etc. Mas tudo isso sem saber que a tal teoria do big Ben vem da cabeça de um religioso que era padre e muito menos que a teoria do big Ben sepultou a teoria em que os ateus famosos e admiráveis (Bertrand Russell, i. e.) creditavam que era a teoria do universo estacionário.

    Blz.
    Acho que ele quer dizer apenas em média.

    Tipo, 90% das pessoas tem alguma religião ou crença (to chutando esse número, mas é fato que ateu é minoria). A chance de ter gênios ai nesses 90% é muito grande.

    Mas eu vejo aqui em casa, p.ex. (só exemplo, n to dizendo que isso é alguma estatística). Por mais que ngn seja gênio, meu pai e minha mãe acreditam que a evolução é balela, p.ex. Pq? Pq a Biblia explica o criacionismo. Por mais que eu considere meu pai um cara inteligente, ele simplesmente opta por n buscar certas informações e acreditar na literalidade da bíblia.

    Tem muitos religiosos que n são assim. Na igreja do meu pai tem físico pica, biólogo etc... Mas percentualmente, eu acho mais fácil um cara religioso se interessar menos por ciência que um ateu. Mas assumo que to chutando isso. Como quem crê tem mais chance de aceitar uma explicação não cientifíca pra qlq coisa. Tipo, meu pai teve um sonho e disse que Deus falou com ele.
    santiago and zombie like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1299
    World Class Avatar de RRetired
    Data de Ingresso
    28/09/07
    Posts
    6.174
    Citação Postado originalmente por $argento.com Ver Post
    Ateus são mais racionais do que religiosos e aí sua cabeça explode quando descobre que uma tal teoria do big Ben, etc. Mas tudo isso sem saber que a tal teoria do big Ben vem da cabeça de um religioso que era padre e muito menos que a teoria do big Ben sepultou a teoria em que os ateus famosos e admiráveis (Bertrand Russell, i. e.) creditavam que era a teoria do universo estacionário.

    Blz.
    Vou tentar explicar com palavras simples o por que ateus em geral pensam de maneira mais racional do que religiosos. É ÓBVIO que existem ateus que são ateus simplesmente por rebeldia ou revolta com a vida e é ÓBVIO que existem inúmeros religiosos que acreditam na ciência, mas vou explicar a experiência de se tornar ateu no Brasil na prática para quem nunca passou por isso.

    Mas isso não significa que achamos que todo religioso ignora a ciência e nem que todo ateu é um cientista.
    santiago and Breda like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1300
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    @santiago = Santiga...

    Sick o cara fica dando like, nem ao ,mínimo um post hehe. Bom saber que curte.

    Aos ateus, que vocês pensam da arqueologia, geografia e história?
    @Kleber - Exato. Não conheço o @luigibr, @MAXPRO, @Breda, @gordinho90. Mas tenho certeza que esses caras não são uns alienados.

    Foi meu primeiro post, essa parada que religioso é insensível ou tapado, não cola mais no século 21. Temos que elevar o nível da conversa, até porque n pesquisadores ou estudiosos "Top" tinham uma determinada crença religiosa.
    Última edição por afsalagoas; 18-06-2014 às 17:48.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados