Seu post é excelente, mas eu senti um pouco de frustação junto com ele. Não sei como foi sua estadia no poker, se voce foi pro ou não é mais.
Partindo da sua analogia com concursos publicos, se voce diz que é tão fácil assim seguir uma carreira publica, porque voce não ta grindando os concursos de 15k? Minha irmã é auditora do TCU (20k+), ela passou 5 anos literalmente obcecada em estudar, ela é o 5% do field dos concursos em geral. Porque to falando isso? Quantas pessoas são paraquedistas também nesse field? É foda pra caralho ficar rico sendo func publico. O acesso a informação está pra todo lado, todo concurso da 100k nego fazendo, quantos desses realmente se destacam? Quantas pessoas gastam milhares de reias com cursinho e ect?
É exatamente o que ta acontecendo com o poker online atual, a informação é vasta agora, os despreparados não são tão clicadores de botões, os fishes já sabem foldar A2o do UTG. O mercado profissional do poker ta se regulando, talvez entrar hoje não a decisão mais sábia, tem muita gente na sua frente. Do mesmo jeito que voce for fazer concurso tem MUITA gente ja na sua frente.
Poker é injusto com paraquedistas (dinheiro fácil, vou ficar rico com isso), mas o que muita gente não consegue entender é que a época fácil acabou, ser um pouco mais inteligente do que a média não é suficiente, saber alguma coisa ou outra a mais não é suficiente. A filtragem natural é inevitável e a gnt ta vivenciando ela agora. Os obcecados vão sempre estar na frente, o edge no poker sempre vai existir, o jogo muda a cada 1 mes, são poucos que sempre estão na frente. Enquanto outros estão ainda parados na mesma formula de 1 ano atrás.
So pra finalizar, eu queria escrever muito mais sobre isso mas de alguma forma acho que to dando informação demais já. Mas existem coisas simples que os tops players ja fazem em 2015 em adaptação ao cenário atual. O que posso te garantir é quem sempre teve um pensamento realista (não vou ficar rico com isso, se eu fizer 100k usd no ano é um ano bom), diferente dos AII MEU DEUSSS O BIG HIT NAO VEIO AINDA, vou punhetar mais ainda o high stakes até afundar, qualquer coisa entro num time e fico vivendo de makeup pro resto da vida.
Na minha opinão, esse são os verdadeiros desiludidos e não conseguem entender que eles que realmente financiam o jogo, o cara que resolve virar poker pro hoje em dia e ganha 2k num emprego de merda, como tu vai culpar ele pra tentar a jogar poker? Pelo menos ele ta tentando mudar alguma coisa, existem exemplos de pessoas assim e que são bem sucedidas, mas como o field brasileiro é completamente cego e burro, muitos não são reconhecidos. O que quero dizer, tem otimos jogadores de poker brasileiros que comem pela beirada (graficos fechados), se fudendo pra imagem, e ganhando seus 50k usd por ano.
É muita ignorancia achar que puxar 200k reais por ano é um salário mediano pra ruim, trabalhando de casa, evitando um bando de despesa, não precisando passar por muita coisa insuportável de trabalhos normais.
Chega de escrever.
RESUMO: Quem lida com poker como negócio e toma as decisões corretas e engole o ego, sempre será vencedor.
btw: PAREM DE PUNHETAR O HIGH STAKES, VCS NAO BATEM. ACORDEM.