Clique Aqui Seu Pior Inimigo no Poker - Primeiras Impressões

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 62

Tópico: Seu Pior Inimigo no Poker - Primeiras Impressões

  1. #1
    Expert Avatar de gustavo12345
    Data de Ingresso
    04/07/08
    Posts
    3.018
    Images
    3

    Seu Pior Inimigo no Poker - Primeiras Impressões

    Escrevi um post no meu blog sobre este livro, e acho que pode ajudar tanto quem pensa em comprar como quem está começando a jogar agora, então resolvi postar aqui também.

    Espero que seja útil.

    []s


    Recentemente adquiri a trilogia lançada pela Editora Raise sobre psicologia no poker, e tenho achado os livros muito bons.

    Já li uma boa parte de Psicologia no Poker, mas resolvi ler antes Seu Pior Inimigo no Poker, que é mais focado em aspectos psicológicos propriamente ditos.

    Em Psicologia no Poker, após uma introdução muito interessante de cerca de 30 páginas, Schoonmaker passa a falar sobre cada tipo de jogador (tight/loose, passive/agressive), discorrendo sobre as características, motivações, forma de pensar etc, de cada um deles. Parece ser bem interessante, e com certeza voltarei a ele em breve.

    Mas o que me motivou a escrever este post foi o segundo da trilogia, Seu Pior Inimigo no Poker, livro que já considero leitura obrigatória a qualquer jogador sério.

    É muito fácil sentir raiva lendo Seu Pior Inimigo no Poker. O livro simplesmente não incentiva a profissionalização de ninguém (em Psicologia do Poker, inclusive, há um apêndice inteiro - Não Abandone seu Emprego - sobre isso), lembra insistentemente que não somos geniais (não estaríamos buscando informação se fossemos gênios instintivos), e acaba com eventuais expectativas exageradas.

    Os iniciantes sonhadores certamente terão um choque de realidade ao perceber que, na imensa maioria das vezes, o caminho para se ganhar no poker é árduo e nada glorioso.


    "Esta obra insiste que fatores psicológicos prejudicam seu jogo e distorcem suas percepções acerca de si mesmo, das outras pessoas, e do jogo em si. Você provavelmente:

    . Sabe menos sobre o jogo do que imagina saber

    . É menos talentoso do que acha que é

    . Deixa o orgulho, a raiva e outras emoções lhe afetarem negativamente

    . Não tenta maximizar seus lucros com seriedade, apesar de talvez falar o contrário

    . Não aceita a inteira responsabilidade por suas decisões e as consequências delas

    . Espera obter lucros maiores do que seus talentos, conhecimento e personalidade podem produzir

    . Não se auto-analisa profunda e objetivamente


    Alguns amigos me disseram, depois de ler este material, que eu era muito duro com meus leitores. Talvez eu seja, mas meu trabalho é ajudá-los, e não fazer com que se sintam bem. O poker é um jogo brutal. Como seus oponentes irão explorar cada fraqueza, é melhor que as compreenda e corrija. Caso contrário, não pode atingir todo seu potencial."
    Entretanto, depois de talvez destruir eventuais ilusões que o leitor ainda nutra sobre suas capacidades inatas, Schoonmaker passa a falar sobre o tema central do livro, o embate entre lógica e intuição.

    E é nesta parte que o livro fica realmente interessante.

    Embora o autor ressalte o fato de todos nós usarmos as duas vertentes (lógica e intuição) em maior ou menor grau, e que sim, existem os gênios intuitivos, é expressamente recomendado que a grande maioria das pessoas enfatize a lógica:

    "Enfatize a lógica, a não ser que você tenha uma clara evidência de que realmente possui o dom da intuição."*
    E cuidado, pois:

    "Infelizmente, muitas pessoas superestimam suas habilidades, sobretudo aquelas difíceis de se medir, como a intuição."
    Vou tentar dar um exemplo simples: um jogador intuitivo dá 3bet em posição com QKo contra um jogador loose que está sentado no meio da mesa, e o flop vem flop A92r. Este jogador provavelmente fará uma continuation bet aqui, porque "sentiu" que seu oponente não tinha um A.

    Quando lhe perguntarem porque fez a cbet, dirá:

    - Eu sabia que ele não tinha o A, e que foldaria se eu apostasse.

    - Mas como você sabia?

    - Não sei explicar, eu simplesmente sabia.

    A tomada de decisão de um jogador lógico seria bem diferente. Algo como:

    "Bem, ele apenas pagou minha 3bet em middle position, sendo assim não deve ter AA, KK, QQ. Existem apenas outros 3 Ases no baralho. Por ser um jogador loose, seu range deve ser basicamente pares baixos e suited conectores. Talvez AQ, pois acho que AJ ele foldaria para a 3bet. Então o flop é perfeito para a cbet, pois ajuda poucas mãos, e caso ele faça raise (o jogador racional certamente estaria de olho na stat fold to cbet em 3bet pot, ajudando ainda mais sua tomada de decisão) posso foldar tranquilamente, sabendo que no longo prazo minha jogada tem expectativa positiva."

    É óbvio que este é um exemplo simples, apenas para ilustrar. O livro é dividido em vários capítulos, e faz uma abordagem metódica, séria mesmo, sobre a melhor forma de nos livrarmos de nossos leaks psicológicos.

    Bom, para terminar vou copiar aqui uma parte com várias dicas que achei muito interessante, e que se encontra no final da introdução:



    Pensar logicamente em vez de se confiar na intuição é o tema central desse livro, e eu irei constantemente lhe encorajar a agir assim.

    Estudar ajuda em quase tudo, e eu repetidamente recomendo.

    Super-estimar a si mesmo e subestimar os adversários
    são grandes problemas. Eu irei lhe advertir com frequência a respeito de seus efeitos de longo alcance, e lhe encorajar a ser objetivo.

    Diversificar sua vida fornece o equilíbrio de que você precisa para lidar com as frustrações do poker.

    Participar de fóruns na internet
    garante informações e conselhos que você não conseguiria em nenhum outro lugar. Na verdade, é possível aprender muito mais trocando idéias com pessoas informadas do que lendo qualquer livro, incluindo este.

    Ser treinado por um profissional, um amigo ou um grupo de discussão
    é provavelmente a melhor maneira de melhorar suas habilidades, perspectivas e avaliações de seus adversários e de si mesmo. Você precisa da objetividade de um terceiro para alcançar seu potencial.
    []s

    Onde comprar:

    NetShop (onde comprei)
    Editora Raise
    Americanas.com

    * grifei
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por gustavo12345; 29-07-2009 às 06:43.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de dsm_br
    Data de Ingresso
    04/12/07
    Posts
    1.051
    agora estou começando a entender prq ninguem entende meu pensamento, não sei explicar.

    Sou 80% intuiçao e 20% lógico. Como equilibrar isso?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de chumboryson
    Data de Ingresso
    27/08/08
    Localização
    A, A
    Posts
    9.359
    Images
    1
    . Não tenta maximizar seus lucros com seriedade, apesar de talvez falar o contrário

    eu jogava bem no meu limite porem nao grindava , nas maximizava meus lucros , jogav apoucas hands.

    Super-estimar a si mesmo e subestimar os adversários são grandes problemas. Eu irei lhe advertir com frequência a respeito de seus efeitos de longo alcance, e lhe encorajar a ser objetivo.

    Essa semana memso um donkey com 4 bi up , falei como esse donkey consegui isso fazendo essas merdas uhaehuaehuaeae , e logo depois em uns 40 minutos ja tinha doado 3 bi pro donkey ehaeuhuaae
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Moderador
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    10.382
    Images
    2
    Citação Postado originalmente por dsm_br Ver Post
    agora estou começando a entender prq ninguem entende meu pensamento, não sei explicar.

    Sou 80% intuiçao e 20% lógico. Como equilibrar isso?
    Joga alguns meses invertendo essa equação e quem sabe voce não tenha uma grata surpresa.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain Avatar de japiassu
    Data de Ingresso
    04/07/08
    Posts
    522
    Poxa eu tava mesmo querendo ler esse livro, mas tava na duvida pq geralmente livros são meio toscos de se ler, mas pelo post parece ser muito interessante acho que vou querer ler essa trilogia
    Nice Post
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de dsm_br
    Data de Ingresso
    04/12/07
    Posts
    1.051
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    Citação Postado originalmente por dsm_br Ver Post
    agora estou começando a entender prq ninguem entende meu pensamento, não sei explicar.

    Sou 80% intuiçao e 20% lógico. Como equilibrar isso?
    Joga alguns meses invertendo essa equação e quem sabe voce não tenha uma grata surpresa.
    mas eu nao sei como fazer isso
    .
    Por isso perguntei como equilibrar
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Chip Leader Avatar de dsm_br
    Data de Ingresso
    04/12/07
    Posts
    1.051
    e todas as vezes que penso na jogada de forma intuitiva mas a logica manda fazer outra coisa e faço pela logica me strepo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Avatar de binho
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    13.869
    Citação Postado originalmente por dsm_br Ver Post
    e todas as vezes que penso na jogada de forma intuitiva mas a logica manda fazer outra coisa e faço pela logica me strepo
    Pq vc acha que isso acontece?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de Nakama
    Data de Ingresso
    15/01/08
    Localização
    Vamoooooooooooooooo
    Posts
    2.392
    Citação Postado originalmente por dsm_br Ver Post
    e todas as vezes que penso na jogada de forma intuitiva mas a logica manda fazer outra coisa e faço pela logica me strepo
    ja parou pra pensar q sua logica pode estar errada?

    btw... belo review OP.. +rep, to pensando ate em adquirir o livro pois me identifiquei bastante com seus comentarios..
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Expert Avatar de bakamor
    Data de Ingresso
    29/07/08
    Posts
    3.239
    Citação Postado originalmente por dsm_br Ver Post
    e todas as vezes que penso na jogada de forma intuitiva mas a logica manda fazer outra coisa e faço pela logica me strepo
    As duas nao andam juntas? lol Fora q do jeito q vc fala parece q tem um monte de spot onde vc tem q usar intuicao, sendo q poker eh 90% abc, 5% logica foda e 5% intuicao.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados