Clique Aqui Artigo: Deep Stack

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 39
Like Tree1Likes

Tópico: Artigo: Deep Stack

  1. #1
    Engenheiro da Computação Avatar de RoyalSalute
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    7.466

    Artigo: Deep Stack

    -----------
    Update: 5/2/2009 com algumas revisoes atualizando o artigo pro jogo de hoje, principalmente a sessao de 4bet.
    -----------

    Ufa, finalmente acabei \o/

    Bom, como alguns já estavam sabendo nas últimas semanas eu estava escrevendo um artigo sobre deep stack play... e hoje to postando ele.

    O que me impulsionou a escrever o artigo foi o gosto que eu tenho por jogar deep stack, pesquisar sobre o assunto e tentar desenvolver meu jogo foi muito interessante, e publicando esse artigo espero tb impulsionar artigos de outros jogadores, assim como rola no 2plus2 =). Acho que no artigo tem conceitos básicos, médios e avançados, e espero que vcs curtam.

    Desculpa por alguns termos em ingles (mas acredito que todos aqui estao acostumados já), alguns errinhos, abreviaturas e expressoes que eu usei, eu escrevi esse artigo pra um forum entao acredito que a linguagem está ok pra galera.

    Por fim qualquer um está livre pra publicar o artigo em seu blog/forum/revista/newsletter/lista de spam/orkut etc etc etc hehehehe, isso aqui é "open source", só coloquem os créditos que eu fico feliz se alguém divulgar...

    GL, ta grande, entao reservem um tempinho se decidirem ler =)

    Abs,

    RoyalSalute.


    ----------------------


    ARTIGO: JOGANDO DEEP STACK

    Intro

    Este artigo aborda conceitos para se jogar deep stack NL Holdem, e nele dou também algumas dicas de ajustes para se adaptar a um jogo mais deep. O artigo é voltado no geral pra cash game, que é aonde encontraremos jogos bem deep.
    As dicas e conceitos que eu cito são frutos da experiencia que eu adquiri jogando deep stack alguns meses no Absolute Poker, de bastante pesquisa, principalmente no forum do 2plus2 e de algumas discussões com grandes jogadores brasileiro de cash game. Não temos aqui o “ultimate guide for deep stack”, mas um artigo com um conteúdo que acredito que pode ser aproveitado por alguns jogadores .

    Quando eu digo deep stack em cash game, estou me referindo a potes em que os jogadores envolvidos tem 200 ou + big blinds. Essa situação é muito comum principalmente no jogo LIVE, onde o buy in máximo da mesa costuma ser mais do que os 100BB “padrao” do online. No online a situação mais comum para ter que jogar deep stack é quando você esta em uma session há um bom tempo e já esta com um bom lucro, e enfrenta outros jogadores na mesma situação, com mais de 1 buy in “pra frente”. Hoje a maioria dos sites também oferecem mesas deep stack, como o full tilt poker que frequentemente tem mesas deep rolando.

    A grande vantagem de jogar deep stack é estar aproveitando ao máximo a vantagem que você pode ter sobre algum oponente. Quanto mais deep você estiver jogando um pote contra um fish, melhor, pois você conseguirá extrair o máximo dele. Outro ponto é que poucos jogadores se ajustam bem quando um jogo começa a ficar muito deep stack, a maioria continua jogando como se estivesse jogando um jogo entre 50-100BB. Fora isso, a parceirada dos jogos LIVE costuma ser um “sonho”. Sabendo se ajustar nas ocasiões que você se encontrar deep stack aumentará sua vantagem sobre os outros jogadores.

    Vou dividir o artigo em 2 partes, 1º falarei sobre o principal conceito de deep stack: “Posição > all”, e como isso influencia no modo geral de jogar, incluindo o pré-flop. Depois falarei um pouco sobre raised pots, 3bet pots e 4bet em deep stack.

    Quanto mais deep, mais importante a posição e menos as cartas.

    Pode parecer até conselho de iniciante, mas é de longe o conceito mais importante ao se jogar deep stack e vou bater várias vezes nessa tecla: Quando se joga deep stack posição importa MUITO.

    Se você está jogando com 20BB, AA vai ser uma mão forte em qualquer posição enquanto que 56s só será útil pra steal. Já com 100BB 56s se torna uma mão bem mais interessante. A diferença de “força” entre um AA e o 56s vai diminuindo a medida que estamos cada vez mais deep, e em contrapartida a força de sua posição na mesa vai aumentando quanto mais deep.

    Algumas coisas que fazem posição importante em deep stack e vc deve estar atento:

    - Com posição você tem muito + pot control.

    Quanto mais deep normalmente maiores as apostas nas últimas streets, e salvar uma aposta ou conseguir value em outra vai ser vital pro seu balanço no final da session.


    - Draws jogam melhor em posição.

    Deep stack vc raramente vai estar fazendo um move no flop com draws (digo um raise all in no bet de um oponente ou bet-3bet/push). Isso porque diferente do jogo entre 50-100 BBs, na maioria das vezes o pote normalmente será pequeno em relação a quantidade que você e o oponente ainda podem apostar. E por isso quando estamos deep se torna mais complicado jogar draws fora de posição, quando você joga agressivamente e toma um call você fica muitas vezes em situação chata no turn/river, tento que optar muitas vezes por desistir da mão ou lançar 2barrels/3barrels bem caros.

    Em contrapartida com posição você poderá pegar free cards quando achar necessário, fazer um semi-blefe quando sentir fraqueza (geralmente é mais fácil fazer um semi-blefe depois de um check do oponente do que sendo o 1º a falar, e também tem o fato dos jogadores quando estão fora de posição e deep stack jogarem bem weak as mãos, sendo mais fáceis de dar outplay), e você consegue extrair mais quando acertar sua draw.

    - Deep stack vc nao costuma ficar pot commited antes do turn/river.
    Em deep stack quase sempre os jogadores vao ter bastante “pra trás” pra jogar todas as streets, e o turn e o river sao streets que um bom jogador costuma ter um edge maior ainda sobre fishs do que no flop. E esse edge é sempre maior jogando em posição.



    Unraised / raised pots (raise normais de 3-5BB)

    Aqui o pote ainda é pequeno e vale a velha máxima: Potes grandes são para mãos monstros. Não se afunde com Overpairs e TPTK. AK, AQ por exemplo tem muito valor quando floparem trips ou um straight, mas com TPTK vc normalmente não vai conseguir muito, e se for fundo na mão provavelmente perderá um bom pote. Jogue cautelosamente essas mãos quando flopar um top pair em um pote que ainda não está grande. Não precisa jogar weak, e sim com inteligencia, tomando cuidado contra jogadores + tights e tentando controlar o tamanho do pote quando possível.

    Tenha um pouco de cautela quando acertar um draw baixo com suited conectors. Um exemplo é com 56s acertar um board com 789 ou acertar um flush. Claro, se quando você acertar sua mão (independente da street), já tiver 100BBs no pote vc não vai conseguir evitar de colocar +100BBs, mas se vc acertar a mão quando o pote estiver muito pequeno você tem que tomar cuidado... potes grandes deep stack costumam acontecer entre best hand vs 2nd best, e quando vc acerta um draw baixo não se esqueça que você está com 2nd best hand.

    Por isso AXs ganha valor. Normalmente jogos deep sao um pouco + loose pois a relação do quanto vc ta investindo pré-flop pro quanto potencialmente o pote pode chegar é menor, e AXs é uma mão que fica mais jogável em potes com muitos jogadores. Todo caso o grande motivo de AXs ganhar valor é que vc estará buscando um draw pro nuts, e pode ganhar um pote monstro se outro jogador também acertar o flush. Em posição é mais fácil extrair o máximo dos jogadores, principalmente contra jogadores bons que dariam fold em um flush médio/baixo se encontrassem alguma resistência depois de formar o flush no board. Quando eles estão fora de posição e acertam um draw ficam em posição complicada, check/call e perder valor? bet/fold sabendo que podem enfrentar um blefe? Quando estão em posição vc tem uma decisão mais chata... arriscar um check-raise ou já apostar? Check-raise pode perder valor, e apostando o oponente com draw baixo estaria bem dando apenas um call pois saberia que um raise em muitas situações teria pouco valor. Esse exemplo é apenas pra justificar que é mais fácil extrair em posição, e a importância de jogar mãos com potencial de draws em posição em deep stack.

    Tome um pouco mais de cuidado com set vs set quando vc tiver um bottom set. É difícil foldar um set, mas quando vc joga muito deep em potes aonde não tivemos raise ( ou apenas 1 raise normal pf), tem situações que o fold é a melhor jogada. Eu tomaria um pouco de cautela em multiway pots com board dry e com muita action. Se vc tem um par de 4 por exemplo em um flop 48T rainbow e encontra muita action já no flop eu pensaria 2x antes de continuar na mao. Eu nao teria tanto medo de comprometer 100BB nesse pote, mas não iria comprometer 300BB por exemplo quando está claro que alguém tem 88 ou TT. Mesmo com uma draw ou outra pense bem, pois poucos players jogam draws muito agressivamente quando estao deep stack. Contra um NIT mesmo em HU também tome cuidado, se um nit deu um raise PF e vc com 33 encontrou um flop A93, pense bem se encontrar muita resistência, tem nits que claramente não vão por todo $ no flop com AK e não dariam raise pré-flop com A9, portanto pode ser uma situação que é melhor recuar.

    3Bet pots

    Aqui o jogo também muda muito em relação a jogar entre 50-100BB. 3bet light fora de posição não é tao simples, pois o oponente aqui tem implied odds pra jogar com muito mais mãos do que quando tinha 100BB. No geral eu aconselho ter muito cuidado ao dar 3bet light fora de posição contra oponentes bons, que vão te pagar com muitas mãos pra dar outplay ou tentar ganhar um pote monstro.

    Vou focar comparando 2 mãos típicas (pares baixos e suited conectors) em 1 jogo com 100BB e 300BB.

    Começando por pares baixos (22-66), com 100 BBs, se vc toma um 3bet, tanto em posição como fora de posição eles normalmente não vão jogar bem o pós-flop. Vc não tem odds suficientes pra jogar por set value, e sua mao vai estar definida na maioria das vezes, sendo que quando fizer um move e tomar um call, estará praticamente drawing dead. Em contrapartida, deep stack eles jogam muito bem pelo set value. Os maiores potes que já ganhei jogando deep stack foram sets que fiz em 3bet pots. Poucos oponentes largam overpair depois de dar um 3bet (não largar overpair é ok quando se jogar até 100bb, mas um erro deep stack), sendo que quando vc faz um set não costuma ser difícil colocar todo o dinheiro no pote. Tanto em posição quanto fora de posição pares baixos/médios jogam muito bem em 3bet pots deep stack.

    Suited conectors a coisa muda, suited conectors são ótimos em 3bet pots com 100bbs para fazer moves no flop. Porque? Com um suited conector vc pode flopar:
    - Mãos feitas (2 pares ou mais): 5,6%
    - Combo draws (straight flush draw, par + str8 draw etc): 6,9%
    - Draws (straight draw ou flush draw): 13,2%
    Ou seja, aproximadamente 25% das vezes vc vai ter uma mão boa pra fazer um move, fora isso vc também pode fazer um move quando tiver 1 par em um board bem dry (por exemplo 248 com 87s), onde mesmo que vc enfrente um overpair vc ainda vai ter 5 outs pra fazer 2 pares ou trips (diferente de apenas 2 outs quando vc faz um move com um par baixo). Resumindo: se vc enfrentar um oponente bem agressivo que da muito 3bet light (e normalmente estes dao pelo menos 90% das vezes continuation bet), com 100BBs vc pode dar call com suited conectors pensando em fazer um move em boa parte dos flops tanto em posição como fora de posição.
    Deep a coisa muda, vc não vai conseguir fazer um move no flop em um 3bet pot, a relação do tamanho do pote pro quanto vc tem atrás ainda é muito pequena, e jogar suited conectors fora de posição já não é tao interessante. Draws não jogam tao bem fora de posiçao deep stack quanto em posição, e assim como com 50-100BB nas blinds não costuma ser bom dar um call com 67s de um raise de early ou middle position, não costuma ser bom também dar call out of position com 67s pra um 3bet em um jogo de 300BB.
    Em posição o call já é bem + interessante pois vc terá mais controle sobre o tamanho do pote e terá + facilidade de colocar todo dinheiro no pote quando acertar seu draw. E vc não só vai alcançar implied odds melhores em posição como também pode aplicar um float em alguns flops.

    No geral você pode dar mais call em posição, e deve ter cuidado ao dar 3bet light fora de posição pq muitos oponentes bons sabem que podem dar call com uma variedade boa de mãos e jogar elas em posição. Potes 3bet fora de posição não são fáceis de jogar.


    4Bet pots – 4Bet light pré-flop é uma estratégia muito útil

    No poker atualmente rola muita 3bet light (o que muitos chamam de resteal quando o raise vem em lateposition). No jogo com 100BB é comum alguns bons jogadores darem 4bet lights colocando cerca de 22-25 big blinds do stack em cima de uma 3bet tendo um espaço pra fold pré-flop. Essa é uma estratégia muito boa nos jogos atuais e bons jogadores sabem mixar bem um range de 4bet por valor com AA/KK/QQ/AK em que eles vao dar a 4bet e pagar um push, e alguns blefes aonde eles vao dar a 4bet e ter espaço pra desistir da mao.

    Em deep stack a 4bet light se torna uma estratégia ainda mais efetiva. Um push em cima de uma 4bet sairá muito caro pro jogador que da uma 3bet, e quando você estiver em posiçao você estará colocando o oponente em uma situaçao muito difícil caso ele pretenda continuar na mao: ou ele joga um pote grande fora de posiçao contra um oponente que demonstrou muita força no pré-flop, ou ele investe um stack de 200 BBs em um push/5bet.

    Com 100BB quando você da um raise pra 3-4BB, um valor normal de 3bet seria de 10-15BB. Quando você está deepstack você pode dar uma 4bet entre 20-30BBs sem problemas (normalmente deepstack tem q ser um pouco maior o valor da 4bet do que com 100BBs). Um exemplo é você com 200BB abrir 3BB do button, o jogador na big blind que defende muito as blinds da 3bet para 12, e vc da uma 4bet para 26BBs. Aqui da pra ver como ele fica em situaçao delicada. Pagando ele joga um pot que começa com 56BB fora de posiçao, dando 5bet ele fica relativamente commited, e push ele investe o stack inteiro. Você por outro lado está investindo 23 BBs a mais na mao pra ganhar um pot que já contem 15,5BB (12 BBs da 3bet dele, 3 do seu raise original e 0,5 do SB). Pro 4bet ser uma jogada +ev ele teria que funcionar pelo menos 60% das vezes, mas visto que o range do oponente é bem grande pra defender os blinds e você deixa ele em posiçao delicada, a 4bet fará ele foldar a mao bem + do que 60% de vezes.

    Só reforçando: Não estou falando pra sair dando 4bet pf feito louco, mas jogadores bons lags vão estar dando 3bet light com um range muito alto de mão, e seu 4bet vai ter uma taxa de takedown muito alta contra esse tipo de jogador. Também nao saia dando 4bet light em cima de jogadores "baralhoes", que tem tendencia a pagar ou dar push com maos marginais... contra esses jogadores dê 4bet sempre por value. Mas o principal aqui é que 4bet light é uma estratégia possível e que vc deve incluir no seu jogo quando for jogar deep stack.

    Últimos pensamentos

    Exitem muitos outros tópicos que podem ser abordados em deep stack play, mas o artigo já esta enorme e não quero escrever um livro.

    No geral veja as dicas que mais se encaixam no seu estilo de jogo e nos stakes que vc joga, para assim fazer os ajustes necessários quando for jogar deep stack. E nunca esqueça o principal quando for jogar cash game, que é ir colocando o oponente em um range de mãos e jogando de forma a maximizar seu lucro ou minimizar sua perda contra o range dele. Os potes “monstros” em deep stack sao construído com vários bets, e com isso você terá muito mais informação pra colocar o oponente num range pequeno de mãos, nunca esqueça que isso é o principal.

    RoyalSalute – Ivan Santana
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por RoyalSalute; 05-02-2009 às 15:51.
    tokumc likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de JC_FeRReRo
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    Brasília - DF
    Posts
    5.786

    Re: Artigo: Deep Stack

    Nice post
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Professional
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    270

    Re: Artigo: Deep Stack

    Citação Postado originalmente por JC_FeRReRo
    Nice post
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Administrador Avatar de Apokalyptic
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    MaisEV
    Posts
    5.191
    Images
    63

    Re: Artigo: Deep Stack

    Citação Postado originalmente por Coutinho
    Citação Postado originalmente por JC_FeRReRo
    Nice post
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    1.162

    Re: Artigo: Deep Stack

    meus parabéns ...
    vc escreve muito bem...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Moderador Avatar de Diogenes Malaquias
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    10.700

    Re: Artigo: Deep Stack

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    TK
    TK está desconectado
    Chip Leader Avatar de TK
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    1.432

    Re: Artigo: Deep Stack

    Bem legal o artigo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Posts
    2.804

    Re: Artigo: Deep Stack

    Nice post.

    Muito bem escrito!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de felipers9
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    1.902
    Images
    4

    Re: Artigo: Deep Stack

    Citação Postado originalmente por Apokalyptic
    Citação Postado originalmente por Coutinho
    Citação Postado originalmente por JC_FeRReRo
    Nice post
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Avatar de binho
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    13.869

    Re: Artigo: Deep Stack

    n1c3
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados