Clique Aqui [Artigo] A importância de usar a estatística, correta e imediata/visível

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14
Like Tree13Likes

Tópico: [Artigo] A importância de usar a estatística, correta e imediata/visível

  1. #1
    Grinder Avatar de LuigiCorleone
    Data de Ingresso
    28/06/08
    Posts
    105

    Post [Artigo] A importância de usar a estatística, correta e imediata/visível

    Por LuigCorleone

    Imagem: https://www.facebook.com/photo.php?f...type=3&theater

    No poker moderno é fundamental o uso da estatística (stats). Mesmo que você não jogue mais de 3 mesas simultaneamente e assim consiga ficar ligado em tudo o que acontece, assim você vai precisar delas, pois amanhã você pode não se lembrar de tudo ou não ter como conferir todos os notes feitos.

    Mais do que isso, você precisa de boa estatística, da maneira mais fácil que você puder acessá-las! Aquela famosa stat com VPIP, PFR e Avg Agr / pot, constitui só uma pequena parte do que você precisa saber. Portanto dedique tempo a dominar um software de estatística – eu recomendo o Hold’em Manager, pois consome menos recursos do sistema e tem uma gama maior e mais eficiente de stats, do que outros que utilizei.

    E eu recomendo que você tenha em sua tela acesso imediato a MUITAS das informações que você utiliza constantemente, ou seja, sem precisar fazer um clique sequer. E que você possa a distância de um clique acessar informações mais detalhadas de toda as stats que você utiliza na sua janela principal, como Vezes/Oportunidades, Posição etc..

    Vou dar uma dica como exemplo. É comum usar a stat BTN PFR – pré-flop raise no botão. Assim como as outras stats PFR por posição, ela trás uma informação muito inconsistente. Isso porque o software contabiliza todas as vezes que este jogador esteve no botão, e quantas vezes ele fez um raise ou re-raise. É comum de acontecer que, em cada 5 vezes, 4 ou 5 – todas - as vezes a ação tenha chegado a ele no botão, com o pote já aberto por outros raises, re-raises, limps, etc., então a estatística BTN PFR trará o número 20% ou 0% (em 5).
    O que este número vai te ajudar quando você estiver no Big ou Small blind perante a um raise deste oponente? Muito pouco, porque na prática você não sabe se ele está atacando somente 0% a 20% no botão porque quer ou porque simplesmente não teve a oportunidade de fazer um steal barato.

    Então, embora você deva manter a stat BTN PFR (e outras) nos popups a distancia de 1 clique, a informação que deveria ficar disponível na sua tela é a BTN STEAL - para outras posições chama-se RFI = Raise First. Esta stat lhe dará o número de vezes em que este jogador fez raise no botão quando a mão chegou sem ação a ele. E você vai começar a notar números impressionantes. O mesmo jogador que tinha aqueles 0 a 20% de BTN PFR pode aparecer jogador com 90% de raise no botão. Têm outros que vão ter um BTN PFR muito baixo, realmente mais baixo do que deveriam. Você vai perceber uma diferença grande também na MP RFI, que é a mesma informação para posições médias na mesa. O mesmo para EP, e assim poderá muito facilmente descobrir qual é a “praça” de raise dos seus oponentes. Tem aqueles que gostam de jogar em EP, outros MP, outros em late, hoje em dia muitos com qualquer coisa no SB, enfim. Você vai ver como fica fácil dar um call marginal em um push do small blind que tem 5 em 5 SB Steal. Da mesma forma, verá com é fundamental saber sempre quais são seus adversários que estão jogando EP como se fosse o range de MP2, o que é muito comum hoje em dia.

    Outro exemplo, jogando em 10 mesas simultâneas, com uma mão sem muito valor no SB, a ação chegando em fold até você, você deveria querer saber imediatamente quantas vezes o seu BB foldou para roubo do SB, ou quantas vezes ele foldou um Cbet, tudo que possa ajudá-lo de maneira rápida a melhores decisões.

    Outro recurso que deve ser dominado é o NoteCaddy do HM2. Este recurso faz Notes pra você! Você deve comprar este produto à parte (é um menu do próprio programa), mas verá o quanto ele pode te ajudar. No último item das estatísticas do HM2, eles disponibilizam 8 samples do NoteCaddy para se ter uma noção da sua importância – dando-lhe as vezes/oportunidades de cada ocasião -, entre elas:
    - Flop: Play Flush Draws Agressively
    - Flop: Play Straight Draws Agressively
    - Flop: Play Stets (trinca) Agressively

    Quem quiser uma ideia, veja este modelo ou solicite arquivo para importação no HM, que inclui as popups standards com melhorias. Mando FREE.
    MP, face ou skype me: [email protected]
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Cão, manowar200, alanzao and 9 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de VinnyCout
    Data de Ingresso
    26/05/10
    Localização
    Brasil
    Posts
    1.913
    Curti o post achei bastante didático, muita gente usa HM e não entende.

    Eu particularmente prefiro usar as infos agregadas no hud e vejo por posição no poup up
    Última edição por VinnyCout; 07-08-2013 às 08:58.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de RaaFerreira
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.413
    Mto bom o post, valeu por compartilhar. So nao dou like pq to no celular
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Breakeven
    Data de Ingresso
    25/05/13
    Posts
    76
    @LuigiCorleone incrível sua iniciativa, vou adicionar você no Skype! Abraço!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Grinder Avatar de LuigiCorleone
    Data de Ingresso
    28/06/08
    Posts
    105
    É vai do gosto de cada um, eu tbm usava assim, mas eu comecei a clicar toda hora na popup pra ver a posição, aí ficou melhor deixar na frente mesmo. Hoje tem muito jogador que joga EP como MP, MP tight; BT e SB com any2 ou tight enfim...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain
    Data de Ingresso
    23/11/11
    Localização
    São Paulo / SP
    Posts
    586
    Eu já perdi (ou investi) um tempo considerável estudando o PT4, que é o software que eu uso.

    Acho que valeu a pena, hoje tenho um HUD que gosto e considero muito útil.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Breakeven Avatar de Passagero
    Data de Ingresso
    12/11/10
    Localização
    Ouro Preto, MG
    Posts
    55
    Curti o artigo, parabéns. Nunca tentei usar HM, mas meus results tem sido muito bons.

    Tenho medo do meu jogo mudar completamente por conta das Stats, a ponto de piorar.

    Será que é viagem minha, ou realmente usar HUD mudou o jogo de vcs?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Grinder Avatar de LuigiCorleone
    Data de Ingresso
    28/06/08
    Posts
    105
    Passagero, isso que você falou tem total fundamento. Às vezes tem-se que ficar atento para não jogar só pelo HUD mesmo, existem muito outras coisas a serem consideradas, como o momento, o tilt alheio, sequência, etc.. As vezes um jogador que não era costumeiramente ativo começa a ficar mais agressivo, e você tem que unir a informação do HUD ou seu timing.

    Mas se você tem uma linha de jogo e está disposto a seguir e aperfeiçoar, o HUD só vai te ajudar. Ele ajuda ainda mais quando você joga mais de 3 mesas simultâneas, porque aí você começa a ficar um pouco desligado em algumas delas.
    Acho que vale a pena você fazer um teste, a maioria dos softwares tem período trial.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de Cleber Trombini
    Data de Ingresso
    11/08/11
    Posts
    1.017
    Uso pouco HUD e acho que ajuda sim mas, no meu caso, atrapalha ainda mais. É bem possível que me atrapalhe por usar as "stats padrões" e jogar MTTs. Em low stake é muito difícil vc se deparar com regs, os fields são enormes.
    Eu adorei o artigo (já ganhou +rep, obv) mas, eu gostaria que se possível vc venha a fazer um vídeo ou outro artigo que aborde stats de situações e não de % em geral.

    Eu gosto da idéia do NoteCaddy, quase comprei o PT4 que tem o NoteTracker 4free, mas, desisti porque em lado algum vi os benefícios na prática.

    NH
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Breakeven
    Data de Ingresso
    25/05/13
    Posts
    76
    @LuigiCorleone Boa tarde!, foi muito bom você disponibilizar isso pro pessoal!
    Mais oque você acha de fazer um vídeo explicando oque significa cada coisa "exemplo VP, Pr, Tb, Cb" , em fim tudo que você pudesse explicar seria muito bom, sei que é pedir muito, mais seria muuuuuuuuito útil para todo mundo!
    Um abraço até mais!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados