Clique Aqui Poker reconhecido pelo COI e IMSA?

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 27
Like Tree72Likes

Tópico: Poker reconhecido pelo COI e IMSA?

  1. #1
    Amador
    Data de Ingresso
    14/06/09
    Posts
    13

    Poker reconhecido pelo COI e IMSA?

    Prezados amigos,

    Inicialmente, tenho que esclarecer que não quero diminuir a importância do poker com esse tópico. Muito pelo contrário, quero é correr atrás de ver o poker crescendo no Brasil cada vez mais, lutando pela regulação do jogo e consequência aceitação total pela comunidade jurídica brasileira.

    Entretanto, tenho visto muitas notícias na internet e recentemente até um vídeo da globo dizendo que o poker era reconhecido internacionalmente pela IMSA e o COI.

    IMSA - International Mind Sports Association.

    COI - Comitê Olímpico Internacional.

    Ocorre que pesquisando o assunto encontrei algo que me surpreendeu. No ano passado, uma juíza de algum Estado do Sul fundamentou em parte sua decisão de manter a cassação do alvará de uma casa de poker justamente porque o poker não era reconhecido pela IMSA. Fiquei um pouco frustrado com isso, mas deixei o caso para lá.
    Sucede que esses dias, saiu uma reportagem bacana no globo esporte, onde o Ronaldo Fenômeno joga um torneio de poker. No início da reportagem diz que o poker é reconhecido pelo IMSA e pelo COI.

    Depois disso, resolvi ir atrás para ver se alguma coisa tinha mudado.

    No site do IMSA e do COI, não encontrei nenhuma referência sobre poker. Enviei um email para o IMSA e recebi uma mensagem seca, que dizia assim:

    "Hi ,
    Poker is not recognize by IMSA.
    The Duplicate Poker Federation is observer in IMSA, but not member.
    Kind regards"

    Encontrei essa notícia aqui no maisev, informando sobre o reconhecimento, mas não existe nenhum link para o site da IMSA ou fonte oficial.
    Poker é Oficialmente Reconhecido Como Esporte Mental

    O mais interessante foi a notícia que encontrei abaixo, que basicamente diz que a onda das notícias que o poker foi aceito como membro do IMSA não procede. Entretanto, a notícia é de 5 de março de 2010. Não sei se ocorreu o reconhecimento depois disso.
    International Federation of Poker Refutes IMSA Acceptance Reports

    Buscando no site do IFT encontrei essa notícia, que informa os esforços da federação para ser reconhecido pelo IMSA e pelo COI, em maio de 2012.
    Making it official | International Federation of Poker

    Ou seja, pelas minhas conclusões, a Federação Internacional de Poker (IFT) ainda está atrás do reconhecimento do IMSA e do COI, tendo status apenas de observador nesse momento. E houve erros graves nas notícias em contrário, inclusive na reportagem da globo.

    O que vocês acham? O poker é ou não reconhecido pelo IMSA e pelo COI?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Breakeven Avatar de SENSEIxD
    Data de Ingresso
    16/01/12
    Posts
    59
    Cara, a decisão da Juíza que você mencionou tá meio equivocada, a grande questão em relação ao Poker, não é ser ou não ser reconhecido pela IMSA, e sim, se é ou não um jogo de azar. O que é proibido no Brasil é o jogo de azar, eu sou advogado e já vi pelo menos umas 3 decisões de Tribunais reconhecendo que o Poker não é jogo de azar e sim de habilidade.

    Agora, informação por informação, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em decisão favorável a Overbet Eventos, para realização do LAPT naquele estado, um dos fundamentos da Desembargadora que proferiu a decisão é justamente o fato da Federação Internacional de Poker ser reconhecida pela IMSA.

    A decisão também foi fundamentada em um parecer de um dos maiores juristas brasileiros, Miguel Reale Júnior, que sustenta juridicamente que o poker não é jogo de azar e sim de habilidade.

    Existe até um laudo do Instituto de Criminalistica da Polícia Civel do Estado de São Paulo reconhecendo o Poker como jogo de habilidade.

    Além do mais, o Ministério dos Esportes brasileiro reconheceu o Poker como esporte da mente, este fato é público, eu acho impossível este reconhecimento junto ao Ministério dos Esportes sem que haja o reconhecimento pelo COI... E da mesma forma, muito difícil o reconhecimento pelo COI sem o reconhecimento do IMSA...

    Sinceramente, eu não vejo como pessoas sérias com André Akkari, Sergio Prado, Ari Aguiar, Bruno Laurence, entre outros, divulgarem informações inverídicas em grandes sistemas de comunicação como Rede Globo, ESPN e Portal Terra...

    Justiça brasileira declara: poker é jogo de habilidade! - Poker Brasileiro

    Poker reconhecido como esporte da mente! - Poker Brasileiro

    Legalidade | Confederação Brasileira de Texas Hold'em
    erikmvs likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Interessante o texto do OP.
    Realmente no site da IMSA ainda não consta o poker.
    O post do SENSEI também é bom e dentro das várias notícias que já sairam, mas é curioso que não tenha o poker constando no site da IMSA e também a resposta do e-mail do OP, onde diz que o poker tem status de "observer" e não de membro.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader Avatar de otaviobit
    Data de Ingresso
    26/02/09
    Posts
    1.838
    Seria interessante se o Federal pudesse responder essas duvidas
    NECO_LOCO and Gonira like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Amador
    Data de Ingresso
    14/06/09
    Posts
    13
    Citação Postado originalmente por SENSEIxD Ver Post
    Cara, a decisão da Juíza que você mencionou tá meio equivocada, a grande questão em relação ao Poker, não é ser ou não ser reconhecido pela IMSA, e sim, se é ou não um jogo de azar. O que é proibido no Brasil é o jogo de azar, eu sou advogado e já vi pelo menos umas 3 decisões de Tribunais reconhecendo que o Poker não é jogo de azar e sim de habilidade.

    Agora, informação por informação, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em decisão favorável a Overbet Eventos, para realização do LAPT naquele estado, um dos fundamentos da Desembargadora que proferiu a decisão é justamente o fato da Federação Internacional de Poker ser reconhecida pela IMSA.

    A decisão também foi fundamentada em um parecer de um dos maiores juristas brasileiros, Miguel Reale Júnior, que sustenta juridicamente que o poker não é jogo de azar e sim de habilidade.

    Existe até um laudo do Instituto de Criminalistica da Polícia Civel do Estado de São Paulo reconhecendo o Poker como jogo de habilidade.

    Além do mais, o Ministério dos Esportes brasileiro reconheceu o Poker como esporte da mente, este fato é público, eu acho impossível este reconhecimento junto ao Ministério dos Esportes sem que haja o reconhecimento pelo COI... E da mesma forma, muito difícil o reconhecimento pelo COI sem o reconhecimento do IMSA...

    Sinceramente, eu não vejo como pessoas sérias com André Akkari, Sergio Prado, Ari Aguiar, Bruno Laurence, entre outros, divulgarem informações inverídicas em grandes sistemas de comunicação como Rede Globo, ESPN e Portal Terra...

    Justiça brasileira declara: poker é jogo de habilidade! - Poker Brasileiro

    Poker reconhecido como esporte da mente! - Poker Brasileiro

    Legalidade | Confederação Brasileira de Texas Hold'em
    A discussão sobre o poker ser jogo de azar, no meu ponto de vista, já devia estar mais que superada. Trata-se de um jogo de habilidade. A jurisprudência, segundo venho acompanhando, está pacífica nesse sentido. Inclusive a própria decisão que citei da magistrada que manteve a cassação do alvará da casa de poker reconhece que o poker é um jogo de habilidade. Os fundamentos que ela utilizou para barrar o funcionamento da casa foi pela existência do "cash games", no qual fichas valem dinheiro, que é outro assunto polêmico e não é o objetivo desse tópico.

    O que me assusta, e por isso levantei a questão no tópico, é o fato de tantas notícias de sites confiáveis, e até mesmo em decisões judiciais, divulgar a informação que o poker foi reconhecido pela IMSA e pelo COI, sendo que ainda está em processo de reconhecimento.

    O fato do Ministério dos Esportes brasileiro incluir a CBTH no rol de entidades esportivas, apesar de ser um avanço no nosso país, não significa que o esporte foi reconhecido pela IMSA e COI. Em todo caso, estou investigando mais a fundo sobre o reconhecimento do poker na IMSA e COI, mas tudo que encontrei até agora indica que não houve o reconhecimento. O link da entrevista do representante da Federação Internacional de Poker explica mais ou menos o que ocorreu. Vamos esperar algum integrante do fórum ligado a CBTH se manifestar para ver o que dizem.

    Por fim, salvo melhor juízo, e aqui eu digo com cautela para não ofender ninguém, acho que sim, é possível pessoas sérias divulgarem informações inverídicas em grandes sistemas de comunicação. Acredito que, se o poker não foi reconhecido pela IMSA e pelo COI, tais pessoas foram levadas ao engano ao divulgarem a falsa informação, assim como a própria Desembargadora do Tribunal ao utilizar essa argumentação em sua decisão.

    Em todo o caso, vamos debater para termos uma posição mais clara sobre o reconhecimento do Poker no IMSA e COI.

    Abraços,
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Breakeven Avatar de SENSEIxD
    Data de Ingresso
    16/01/12
    Posts
    59
    Skeletion você tem toda razão, eu fiz meu comentário meio na correria e acabei desviando do assunto levantado em seu tópico. Analisando agora com mais calma, vejamos a informação que você trouxe:

    Citação Postado originalmente por skeletiom Ver Post
    No site do IMSA e do COI, não encontrei nenhuma referência sobre poker. Enviei um email para o IMSA e recebi uma mensagem seca, que dizia assim:

    "Hi ,
    Poker is not recognize by IMSA.
    The Duplicate Poker Federation is observer in IMSA, but not member.
    Kind regards"
    A resposta é clara no sentido de que a The Duplicate Poker Federation não é membro do IMSA, e sim um observador. Primeiro ponto, não falaram da IFP - International Association of Poker e sim da The Duplicate Poker Federation. O segundo ponto é que estão falando sobre ser ou não membro do IMSA.

    Ou seja, a IFP - International Association of Poker, sequer é considerado como observador do IMSA.

    Porém, tanto a decisão judicial que você mencionou, quanto a que eu mencionei, além de todas as reportagens mencionadas, Rede Globo e alguns sites, nenhuma delas fala sobre a IFP ser membro do IMSA, somente mencionam sobre o Poker ser ou não ser reconhecido pelo IMSA como esporte da mente.

    A reportagem do site que eu mencionei em meu comentário diz assim:

    "Na reunião anual da International Mind Sports Association - IMSA, ocorrida em Dubai, foi anunciado o reconhecimento do poker como um esporte mental o que coloca a atividade ao lado de esportes da mente como Bridge, Xadrez, Damas e o jogo de estratégia e domínio de territórios chamado Go."

    A sua dúvida a princípio era exatamente essa, se o Poker é reconhecido pelo IMSA como esporte da mente, e não se a IFP ou qualquer outra entidade ligada ao Poker é membro do IMSA.

    Eu sugiro então, se for possível e se você entender necessário, que mande outro e-mail para o IMSA solicitando informações se o Poker realmente foi reconhecido por aquela entidade como Esporte da Mente.
    Gonira, skeletiom and O_Aprendiz like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Amador
    Data de Ingresso
    14/06/09
    Posts
    13
    Entrei em contato com o IMSA através do email institucional deles novamente.

    Perguntei assim:

    "I read in newspapers that poker was recognized by IMSA as a sport of the mind. The information is true? Thanks for the response."

    E obtive a seguinte resposta:

    "
    Hi
    Poker is not recognized by IMSA.
    Kind regards
    Christine Francin"

    O que me leva a acreditar na tese inicial. A informação que o poker é reconhecido pela IMSA e COI é falsa, e a galera que divulgou vacilou, inclusive o globo esporte. Infelizmente um desserviço para o poker, e uma falta de responsabilidade gigante de uma pancada de gente.

    Também conclui isso com a notícia abaixo, mas que data de março de 2010:
    International Federation of Poker Refutes IMSA Acceptance Reports

    “I do not know how or where these rumors started, but I must make it clear that they are premature. IMSA membership is one of IFP’s publicly declared goals, and we have put in much work towards that end over the past year. Despite very encouraging signs, however, we are not there yet.” - Anthony Holden, President of the IFP.

    O foda é que não vejo ninguém discutindo isso, divulgando errata ou coisa parecida. Apenas disseminando informação que, segundo constatei (posso estar equivocado, mas tudo indica que não), é uma informação falsa.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de rafael_eli
    Data de Ingresso
    07/01/10
    Localização
    Osasco
    Posts
    610
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de Sabujo
    Data de Ingresso
    17/03/08
    Posts
    2.685
    Images
    3
    Já rolou um tópico sobre a veracidade dessa notícia e o Preacher (se não me engano) investigou também.

    O texto do OP tá bem fundamentado. Parabéns pelo nível!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Table Captain Avatar de maier
    Data de Ingresso
    22/06/09
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    872
    muito obrigado pelo tópico!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados