Postado originalmente por
Sphinter

Postado originalmente por
Fredaooo
Vou aproveitar o the well e fazer uma pergunta mais geral.
Lembro da epoca que vc passou por aquela sick bad run em ~2012, em que vc ficava o dia inteiro de mimimi, hehehehe(hj qdo vc lembra desses mimimi deve ficar ate um pouco de vergonha ne? Demora ate a gente perceber na pratica que o mimimi n leva a lugar nenhum - to falando isso pq tb rolou comigo).
Quais foram as mudanças mais significativas nesse periodo de transicao que vc tava numa bad run, era ligeiramente +
ev frente ao
field.. ate 2014 que vc crushou total a zoom500.
Tanto no game, como off game.
A pergunta ta mais ampla, pra poder te dar liberdade de elaborar os pontos que considera mais importantes.
Só um ponot que gostaria de saber especificamente.. o quanto vc estudou o jogo nesse periodo(qual parte de estudo te faz evoluir mais? Jogando, Discutindo maos com outros players, Revendo database, Vendo outros regs tops jogarem....etc
Abraço e parabens pelo sucesso no jogo. Merecido.
Dá um pouco de vergonha mesmo, mas fazer oq, é errando que se aprende hehe.
Essa é uma pergunta bem difícil de responder, exige uma reflexão minuciosa de grande parte da minha trajetória como jogador (talvez até como pessoa?) nesse período. Tem muitas coisas que o tempo levou da memória também. Não é como se eu lembrasse exatamente, mas vou tentar relatar da forma mais clara que está na minha mente no momento. Primeiramente, eu tive que chegar quase ao fundo do poço pra perceber que algo estava errado e que algo eu precisava fazer.
Como poderia eu ter subido os stakes naqueles 2 anos anteriores (saído de nl2 pra jogar nl400-1k) e depois disso se tornar um jogador perdedor? A resposta hoje é bem clara: falha no controle de
bankroll. Não que eu devesse ter seguido alguma tabelinha na internet que me dissesse "tantos buy-ins para tal stake" à risca. Mas um controle de
bankroll que meu psicológico não pudesse ser afetado de forma tão bruta quanto foi por encontrar uma downswing mais acentuada pela frente jogando underroled.
A maior parte do meu
bankroll foi embora em questão de 1 semana ou algo assim. Ao contrário do que parece hoje em dia, quando comecei eu sempre fui agressivo com BR management. Meu sonho era subir rápido, chegar alto, quem sabe jogar highstakes, pq nao? Saiu pela culatra, joguei tanto sem experiência quanto sem
bankroll e psicológico. Provavelmente nível técnico também (eu era mto pior doq sou hoje, mas todos os jogadores eram piores também, né?).
Quando me dei conta que eu não podia mais jogar caro (um pouco tarde
btw) desci. A partir daí foi um mix de tudo: result oriented deixando o jogo pior, psicológico afetado (já morava sozinho, pressão de contas etc) e mais downswings. É um fato estranho aliás, foi quando mudei pra
ipoker. Eu nunca passei por uma run igual essa. Já relatei outras vezes aqui, eu apanhei um tempo jogando nl400 lá, desci pra 200, apanhei, desci pra nl100 e é qd eu lembro um graph de 250k hands com mais de ~120bi abaixo do
ev (7k down com 5k up de
ev). Tipo, what? to pegando os worst 1% de run na parada? ou será catrupe? Anyway...
Quando percebi que estava quase quebrando foi o fundo do poço. Tinha que descer pra nl50, contas a pagar, um verdadeiro inferno pessoal. Pra somar a isso tudo, vivendo o drama de ser homossexual (ainda dentro do armário em uma cidade movida a tradição e religião e pessoas com pouca informação. Mas aprendi que o maior vilão que a gente pode enfrentar somos nós mesmos). Passei por uns dias mto sicks, teve dias que não parava de socar a parede. Não lembro direito oq eu fiz pra dar a volta por cima, mas lembro de duas pessoas q foram mto importantes (on poker) pra eu sair do buraco e não canso de citar: @
cazj88 e o @
DEXX_RJ . Foram uns tantos dias conversando pra voltar a ter esperança de ser winner denovo. Mas eu realmente tive que acreditar que eu podia mudar o cenário e que não era um fato imutável da natureza das cartas me quererem no buraco. Passava horas a fio estudando o jogo, mandando maos pro dexx, e o principal que foi mudar pro
pokerstars urgentemente saindo da
ipoker. Conheci o zoom e daí em diante foi só alegria.
Pq culpo o controle de BR? Se eu tivesse a inteligência de geri-lo da forma como faço hoje, eu nunca teria tido o mínimo risco de quebrar, nunca passaria por situações de desespero e talvez com isso tanto meu psicológico quanto meu nível técnico estariam menos afetados, e eu poderia ter dado a volta por cima muito antes. Aliás é até engraçado falar que essa foi a causa de eu me foder. Hoje em dia é raro ver os jogadores errando com isso, é tão básico... foi meio ganância mesmo, ego, querer seguir outros (maus) exemplos (urubu por exemplo).
Quanto ao jogo, eu não consigo definir exatamente oq mais me fez evoluir, mas eu fiz de tudo mesmo (até
coach novamente). Sempre discuti mãos, nunca parei de grindar, e como fiz review de database! Ano passado eu peguei mtos huge winners e vi MTA mão. Tentei entender o porquê do cara fazer aquilo naquele momento... pq essa jogada? pq contra esse adversário? q informacao ele pegou aqui pra jogar tao tricky? Que range ele ta chegando aqui? Que range ele quer representar? Que range o seu adversário tem? A resposta nem sempre vem. As vezes é um "simples" timing tell, as vezes é um historico de war (jogarem mais lags um com o outro), as vezes o kra joga de uma forma tão diferente de vc e os vilões vao jogar tao diferente contra ele que é isso que justifica, ou então as vezes é bad play dele! pq nao? todo mundo joga mal vez em quando. É realmente difícil, mas é um trabalho que é necessário. Vc tem q procurar montar aquele quebra cabeça. Enquanto vc estiver perdido jogando poker, vc nunca vai conseguir ser melhor q os outros. As situações precisam clarear na sua cabeça. Se não estiverem claras, vc precisa clarear. Pq pode ter certeza q os melhores jogadores vao fazer isso toda vez que encontrarem uma situação incomum com a qual não conseguiram lidar bem.
ja ta tl;dr vou procurar não me estender mais. Hope it works.