Clique Aqui Fatores que diferenciam os melhores dos "quase melhores" do mundo (longo, obv)

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 13 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 126
Like Tree10Likes

Tópico: Fatores que diferenciam os melhores dos "quase melhores" do mundo (longo, obv)

  1. #1
    Chip Leader Avatar de Maridu
    Data de Ingresso
    13/02/08
    Localização
    Minha cama
    Posts
    1.846

    Fatores que diferenciam os melhores dos "quase melhores" do mundo (longo, obv)

    Fala galera, blz?

    Momento histórinha:

    O pai do David (meu namo) é um cara super inteligente, lê pacas, advogado muito bem sucedido que nunca jogou uma mão de poker na vida. As últimas 2 FTs ao vivo que o David fez ele veio asssistir, e sempre aparece aqui em Vegas e fica vendo a gente jogar. Aí num break do WPT no Commerce que o David ficou em 7o a mais ou menos 1 mês atrás, quando estavam em uns 21 jogadores o pai dele chamou a gente num canto e falou "eu sei pq vc (David) vai tão bem quando está deep nos torneios. Você sabe fazer 'recovery' (recuperação)", e a gente "ãhn?".

    Bom aí ele começou: esse papo de que as pessoas usam 3% do cérébro é lenda. As pessoas usam só isso na maioria do tempo pq só isso é necessário nas atividades mundanas do dia a dia (escovar dente, responder email, blablabla), mas quando vc é um atleta (nesse caso ele tava se referindo a esportes, mas poker players aplicam também) e está perante situações extremas de pressão, que exigem foco, raciocínio, lógica, disciplina, cálculos, etc., vc automaticamente usa muito mais do seu cérébro e todo seu organismo entra em over drive de tensão, adrenalina, stress, etc.

    O que diferencia o melhor tenista do mundo do, digamos, #50 ou #40 do ranking. Os dois fazem basicamente as mesmas coisas, sacam igual na mesma velocidade, tem praticamente a mesma precisão, velocidade, ritmo, tudo... Aí eu respondi que era "talento" palavra estranha que de alguma forma significa alguma pré-disposição nata de ser melhor em alguma atividade do que outros. O sogrinho na hora falou "Bullshit" talento também é mito, todos nascem com a mesma capacidade de ser o melhor em algo, claro que a eduacação/apoio que os pais dão vão desenvolver certas habilidades em alguns mais que em outros, mas se a pessoa não teve essa chance, ela pode se dar a chance. Enfim, foi um papo longo. (dps posso falar de um livro que ele deu pra gente sobre isso, coisa muito interessante)

    Mas o mais importante que ele tava falando era sobre IPS (Ideal Performance Self) e Recovery (recuperação). Os top atletas (e aqui entram poker players também) que se expõe a situações de grande pressão são os que apreciam o desafio, encaram aquilo como algo relaxante e divertido, e não como algo estressante e indesejado. Fiz uma busca rápida no google pra pegar algumas imagens pra expressar isso e literalmente peguei as primeiras que o google me deu. Reparem nas expressões faciais durante situações de extrema pressão e estresse físico e emocional dos atletas #1 #2 do mundo:







    Agora dá uma olhada nas expressões faciais durante as mesmas situações de pressão, stress e desafio dos #40 e #50 do ranking:







    É bem claro de ver nas expressões dos #1, #2 do mundo que durante as situações de stress, pressão, etc., eles estão calmos, relaxados, até se divertindo, pq abraçam o desafio e encaram aquilo como algo bem vindo. Na 2a série de fotos os caras tem uma expressão de stress, tensão, todos franzidos, tem um que tá até vesgo. Isso leva o organismo prum estado de exaustão precoce que é um dos motivos chaves que não permite eles chegarem ao #1 do ranking ou fecharem bem suas partidas, ou o que for. É nessa calma, nessa placidez, facilidade e diversão que está a diferença entre os melhores do mundo e os quase tão bons quanto.

    Nem preciso dizer que a gente ficou chocado com isso tudo. Tudo isso tá num livro que o pai do David deu pra gente chamado The New Toughness Training for Sports (Amazon.com: The New Toughness Training for Sports: Mental Emotional Physical Conditioning from One of the World's Premier Sports Psychologists (9780452269989): James E. Loehr, Chris Evert: Books).

    Aí o pai dele falou que ele já reparou que o David joga as mãos com todo foco e intensidade, mas que o rosto dele se mantem calmo, tranquilo e até com ar de quem está se divertindo, e assim que a mão acaba ele faz naturalmente o que esse livro advoga ser importantíssimo para ir pro próximo level no seu esporte: ele faz recovery depois de cada mão. O recovery é algo que vc faz inconscientemente sem ter que pensar, algo que te relaxa e te traz de de volta prum estado calmo e descança todo o seu organismo da tensão que ele acabou de viver para vc estar pronto físicamente e emocionalmente quando a próxima situação de stress e pressão se apresentar. Pode reparar que os melhores do mundo (em qquer esporte, incluindo poker) tem um certo ritual entre pontos ou entre mãos que eles fazem 100% das vezes (seja ajeitar as cordas da raquete, bater a bolinha no chão, pedir a toalha pro boleiro, o Tiger Woods ajeita sei lá o quê na grama) todos tem um recovery que recupera o organismo deles, descança, acalma, e prepara eles pro próximo ponto/momento de stress e pressão. A recovery do David é que ele bate papo com as pessoas da mesa (essa é a minha também), ri, fala de algo nada a ver com aquele momento, ou ele joga joguinhos de video game no DS ou no telefone dele. E todo esse livro estuda exatamente isso. Os atletas que não fazem esse "recovery" não conseguem trazer o organismo de volta prum estado de relaxamento, então estão sempre esticados no nível máximo de stress, portanto no final, quando mais precisam de energia e calma, eles engasgam pois estão exaustos e o organismo não responde mais de forma A+.

    LOL pq tô falando isso tudo? Pq a gente tem lido bastante sobre isso e 2 semanas a gente vai prum centro em Utah pra treinar essa parada do IPS (Ideal Performance Self, que o cara fala no livro) e pra talvez ajudar alguns players aqui a repararem isso em seus hábitos. Se vc não está fazendo seu "recovery" depois de mãos tensas, talvez seja bom desenvolver algo que vc faça entre mãos (que possa ser traduzido pro live também), pode ser qualquer coisa: apertar aquelas bolinhas de stress, mexer com o cabelo, lixar a unha, embaralhar fichas, cantar uma música dentro da cabeca, algo que vc comece a fazer tanto que uma certa hora vira algo que vc faz sem querer ou sem ter que pensar em fazer isso, até que vire 100% orgânico, instintivo e natural pra vc poder ter seu "recovery".

    blablabla... talvez isso ajuda alguém... quem sabe? Isso tem nos ajudado bastante! Beijos

    *EDIT*

    lol olha como o maisev anda na minha mente, nem pensei em postar isso no meu blog. Acho que vou postar lá tbm, mas saibam que postei aqui primeiro! LOL
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por Maridu; 06-04-2011 às 17:48.
    Cleber2b, Fion, Wicketh and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de getpuzzled
    Data de Ingresso
    20/06/10
    Localização
    Workstation
    Posts
    5.524
    Po maridu, brincadeira vc ein só escreve textos A+, geralmente qdo eu vejo esses textos longos penso, putz vai ser tenso le, mas agora akbei de ler e pensei PQP JA AKBO TAVA TÃO NICE hahahaha, vlw maridu e +REP pra vc novamente né ¬¬ e btw isso é realmente verdade, vc ve nitidamente as diferenças de comportamento nessas situações entre tops e "medianos/bons". Vnice post e btw vo testar minha Poker Nadal Face se for jogar tenis kkkkkkkk.
    Última edição por getpuzzled; 06-04-2011 às 17:49.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de No-Cego
    Data de Ingresso
    10/07/08
    Posts
    3.435
    Bem interessante mesmo...
    Já tinha lido algo a respeito, mas só por baixo, que os tops tops de qualquer esporte na hora do strees forte e que precisam fazer uma jogada diferenciada o que os tornam diferentes ficam "calmos" e parecem estar fazendo uma coisa bem normal lol...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader Avatar de r_buzatto
    Data de Ingresso
    22/01/08
    Posts
    2.086
    o fato deles aparentarem curtir segurar o taco pode significar outra coisa tb.

    falando serio, nao sei o quao influencia na perfomance do atleta oq vc diz, mas as suas fotos sao tendeciosas pra tentar corrobar seu argumento. e nego estar entre os 50 top do mundo no esporte já é algo foda, acho q saber administrar energia é importante mas a predisposiçao genetica nao pode ser negada imo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.802
    O texto é legal, mas não acredito que seja isso que diferencie o numero 1 de um numero 40, por exemplo,

    O Tiger Woods que é tranquilamente top 3 jogadores de golf all time, e o melhor de sua geração, ha uns 2 anos não ganha nada e não ta entre os 10 melhores do mundo hj, não acredito que seja por que ele parou de fazer "recovery" (alias, praticamente todos os jogadores de golf fazem isso), ou pq ele não se diverte mais com o jogo, simplesmente ele teve problemas pessoais, surgiram jogadores novos, e ele não consegue recuprar o jogo dele.

    Logico que isso pode ajudar e ate ser importante pra aqueles que tem o psicologico fraco, mas anyway, não acho que seja uma coisa que vai fazer voce se tornar o melhor da noite pro dia.

    Anyway o texto e a ideia foram muito bons.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    631
    Insight bem interessante e oportuno, uma vez que grande parte dos jogadores de torneios já aprendeu a jogar o early game, acumular fichas e tal... Mas na hora "H", além da técnica, pode ficar faltando algo na parte física e psicológica que leva o esforço de horas por água abaixo.

    Muito do que você falou parece que tem a ver com o que acostumamos a ouvir como 'atitude mental de vencedor'. Alguns podem pensar que a atitude mental está relacionada com ficar pensando: vou vencer, vencer vencer... Mas acho que está mais pra estes estudos que você citou e o tal livro.

    Belo tópico pra pensar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de samuca
    Data de Ingresso
    26/03/08
    Posts
    5.276
    Maridu, muito interessante oq tu escreveu, mas o Nadal costuma fazer algumas caras no meio do jogo:



    Já do Federer não achei, mas tbm não procurei mto... Imo isso depende do esporte ou atividade que está sendo praticada e tambem o momento em que se encontra. Por exemplo, nas fotos que tu postou do nadal e do federer parecem momentos "tranquilos" do jogo, ambos parecem estar aplicando um slice na bola por exemplo!

    To atrasado pra aula ja, de noite volto aqui para discutir mais
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Chip Leader Avatar de Maridu
    Data de Ingresso
    13/02/08
    Localização
    Minha cama
    Posts
    1.846
    Citação Postado originalmente por r_buzatto Ver Post
    o fato deles aparentarem curtir segurar o taco pode significar outra coisa tb.

    falando serio, nao sei o quao influencia na perfomance do atleta oq vc diz, mas as suas fotos sao tendeciosas pra tentar corrobar seu argumento. e nego estar entre os 50 top do mundo no esporte já é algo foda, acho q saber administrar energia é importante mas a predisposiçao genetica nao pode ser negada imo.
    concordo, existe um certo "talento" (sempre advoguei isso, sempre acreditei em talento) mas ele deu outro livro pra gente também que meio que derruba a noção de talento, mas ainda não sei no quanto acredito... vou linkar aqui o outro livro. Mas juro não fui tendenciosa nas fotos, peguei as primeiras que o google deu, googlei Top tennis rankings, peguei os nomes e peguei as 3 primeiras fotos nos google images, fiz o mesmo com #40 ou #50 do ranking e tbm peguei as 3 primeiras fotos. E tbm acho, os #40, #50 são foda, é um feito epic, jamais estou desmerecendo, mas além do debate de talento, tem outros fatores que influenciam em não serem #1 ou #2 (não tirando do feito de serem #40 ou #50) mas esse deve ser um dos fatores, não acha? Nada que tô falando é verdade absoluta, tudo estou aprendendo, estudando, etc.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de Maridu
    Data de Ingresso
    13/02/08
    Localização
    Minha cama
    Posts
    1.846
    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    O texto é legal, mas não acredito que seja isso que diferencie o numero 1 de um numero 40, por exemplo,

    O Tiger Woods que é tranquilamente top 3 jogadores de golf all time, e o melhor de sua geração, ha uns 2 anos não ganha nada e não ta entre os 10 melhores do mundo hj, não acredito que seja por que ele parou de fazer "recovery" (alias, praticamente todos os jogadores de golf fazem isso), ou pq ele não se diverte mais com o jogo, simplesmente ele teve problemas pessoais, surgiram jogadores novos, e ele não consegue recuprar o jogo dele.

    Logico que isso pode ajudar e ate ser importante pra aqueles que tem o psicologico fraco, mas anyway, não acho que seja uma coisa que vai fazer voce se tornar o melhor da noite pro dia.

    Anyway o texto e a ideia foram muito bons.
    também concordo, e tudo isso influi pacas (vida pessoal). Mas o que esse livro ensina pode ser um dos fatores que diferenciem. Não sei se é, estou aprendendo ainda... Mas se isso ajuda em um milésimo, acho que não custa tentar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class
    Data de Ingresso
    10/07/09
    Posts
    10.511




    O texto é ate interessante, mas não levo mta fé nisso não.
    E essa parte das fotos foi mto results oriented. Googlei "NADAL" e na 1 pagina achei essas 3 fotos
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 13 12311 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados