Algo justamente assim que eu queria e cheguei por aqui...
Muito bom artigo (quer dizer, suponho que seja bom, já que eu vou lê-lo com mais calma depois de editá-lo )

O bom é que estamos num esporte onde a variância impera. Vai se sair melhor quem tiver acesso a informações e souber usá-las em contextos específicos. Ou seja, quem souber subverter ou não uma regra, vai se sair bem.

Na internet vejo muito o uso das regras de modo indiscriminado, sem o jogador se tocar que ta armando pra sí mesmo. Muitos se apegam ao JJ só porque é top pair, devem dar raise ou all in e acham que são obrigados a ganhar.
Nitidamente vemos muitos darem raises se pelando de medo, nessa hora notamos que o vilão quer que a gente corra, mas continuamos a dar call e ele dar check no river, toma o all in e foge.
Imagino que isso se deve a falta de um acerto em seu padrão de raise... Sua mão fica perfeitamente deduzível.

A evolução disso é que hoje teremos cada vez mais jogadores preparados, vamos nesse momento jogar uma partida de xadrez com cartas, uma mesa se montará cada vez mais com mais experts...
Os aventureiros já vão ser poucos (cara escuta falar em milhão de dólar sem nem saber o que é isso e acha que é dinheiro fácil)....
A coisa vai ficar mais trabalhosa (exemplo é eu ta fuçando aqui invés de ta jogando) e quem souber usar melhor o seu leque de informações, vai lucrar.

Creio que nessa hora se reconhecerá que o Poker não um jogo de mero acaso...
aqui na escola quando mostro os livros que tô lendo... ninguem quer saber de poker, só por causa do trabalho que dá.