Clique Aqui Cálculo de Equity por Ranges

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Cálculo de Equity por Ranges

  1. #1
    Moderador
    Data de Ingresso
    03/04/08
    Posts
    14.048

    Cálculo de Equity por Ranges

    Olá pessoal.

    Estava pensando numa coisa: Quando calculamos a equity de uma mão contra um range, como AA vs {xx, yy, zz, etc} para obtermos uma equity (eu geralmente uso o pokerstove), sendo um resultado exato.

    Esse cálculo é feito como se cada mão tivesse um mesmo peso, certo?

    Ex: Se você coloca uma mão X contra um range Y e Z, sendo que:
    Y está drawing dead.
    X está drawing dead contra Z.

    Você vai ter 50% de equity (sem contar os pot odds) sempre.
    Primeiramente, isto está correto?

    A minha questão: Até que ponto podemos afirmar que um call é correto ou não, ou um shove é correto, etc etc, sendo que sabemos, com certeza (até mesmo por fazer 2 ranges, um otimista e um pessimista, em geral), que aquilo não é fiel?
    Quer dizer: quando fazemos um range de made hands, draws, etc, sabemos que o TOP SET o vilão vai shovar 100% das vezes, e o TPGK o vilão shovaria tipo uns 30% (suposição), o que significaria que cada mão no range tem um peso, sendo que as mais fracas não te darão action sempre (triste mas é verdade).

    Quando inserimos a mão no range do vilão antes de fazer math, sabemos que estamos colocando uma mão com a qual "ele pode fazer isso", mas às vezes nós já sabemos que, embora ele seja bem capaz de fazer aquele move com a mão, ele nem sempre vai fazer. Eu mesmo me encontro em spots que faço vez sim, vez não, quase que 50% mesmo, inconscientemente.

    Enfim, nesse sistema "linear" de range, com todas as mãos com o mesmo valor, vocês realmente acham que o EV da jogada pode ser tão detalhado assim, ou isso tudo que eu falei não faz sentido? Pois se tivermos de fato esse desvio (um peso para cada mão, de acordo com a frequencia que ela vai aparecer - o que seria algo IMPOSSÍVEL de se calcular, pelo mesmo motivo que a FE é impossível), os cálculos de EV que fazemos estão muito longe mesmo de serem corretos.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    cego pelo ego Avatar de gui166
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    10.662
    Seu exemplo está correto se o range Y e Z tiverem o mesmo número de combinações.

    E vc não precisa calcular o peso de cada mão individualmente. Basta apenas você calcular o peso do range que você ganha em relacão ao range que você perde (ou vice-versa). E isso está bem longe de ser impossível de se fazer, mas claro são sempre estimativas. Para botar isso em prática você altera o número de combinações do seu range.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Table Captain Avatar de mads1
    Data de Ingresso
    05/09/08
    Localização
    micro stakes HU
    Posts
    702
    vc tem cardrunners?
    logo no primeiro video da serie Back to Math Class o autor fala sobre isso.
    O conceito eh "weighted ranges", e da pra calcular estimativas no Stove, separando as partes do range e multiplicando pelos pesos que vc atribue.
    O Stove ja leva em conta o numero de combinacoes.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Moderador e Coach Avatar de Maneh
    Data de Ingresso
    10/09/07
    Posts
    10.631
    Images
    7
    O StoxCombo que eh tipo um pokerstove, soh que melhor, permite que vc coloque % nos ranges...

    Eh free e tem lah no site...

    stoxpoker - World Class Poker Training
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de Presidente
    Data de Ingresso
    21/09/07
    Posts
    3.885
    Images
    3
    Eu usava o Equilator, disponibilizado pela Pokerstrategy. Também é free:

    Downloads: Equilator
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain Avatar de Danilo_RJ
    Data de Ingresso
    14/10/08
    Posts
    551
    Citação Postado originalmente por Maneh Ver Post
    O StoxCombo que eh tipo um pokerstove, soh que melhor, permite que vc coloque % nos ranges...

    Eh free e tem lah no site...

    stoxpoker - World Class Poker Training
    Como faço para colocar tipo 60% AA,KK e 35% AK,AQ,QQ,AJ,JJ e 5% random?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de bakamor
    Data de Ingresso
    29/07/08
    Posts
    3.239
    Ja leu o artigo do G-bucks? google la g-bucks.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de Danilo_RJ
    Data de Ingresso
    14/10/08
    Posts
    551
    Citação Postado originalmente por bakamor Ver Post
    Ja leu o artigo do G-bucks? google la g-bucks.
    Mas o artigo fala pela quantidade de combinações possíveis criar para a mão, no exemplo o cara tem AK, e para AA restam 3 combinações.

    Eu queria algo tipo, o vilão é ultra nit, vamos supor que 9/7, esse cara 80% das vezes vai dar 4-bet com AA, 15% com KK e outros 5% com AK,AQ,QQ.
    Eu sei que esses numeros são suposições minhas, mas mesmo assim eu queria fazer teste com esses dados.


    tipo, acho que é só tirar a média ponderada. ex:


    KK vs

    AA 80%
    KK 15%
    AK,AQ,QQ 5%


    KK vs AA 81% (para o AA)
    KK vs KK 50% (lol)
    KK vs AJ+ 38% (para o AJ+)


    então fica ((81 * 80) + (50*15) + (38 * 5))/100 = 74,2% de equity para o range com peso do vilão.


    mas ficar fazendo isso na mão, excel, whatever é um saco.
    Achei que tivesse um software para isso.

    Queria ver esse video da cardrunners que o mad1 falou =/, o cara faz desse jeito no video?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de bakamor
    Data de Ingresso
    29/07/08
    Posts
    3.239
    Da pra fazer isso usando pokerstove. Soh vc tirar combinacoes de KK deixar todas de AA e qql coisa mais q vc quiser.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Table Captain Avatar de Danilo_RJ
    Data de Ingresso
    14/10/08
    Posts
    551
    Citação Postado originalmente por bakamor Ver Post
    Da pra fazer isso usando pokerstove. Soh vc tirar combinacoes de KK deixar todas de AA e qql coisa mais q vc quiser.
    Ou eu não entendi vc ou vc não me entendeu... rs

    Eu sei que no pokerstove dá para verificar ranges, mas qnd vc coloca puramente ranges no pokerstove, ele considera que a quantidade de vez que o vilão faz isso com AA é igual a quantidade que ele faz isso com AJ, o que não é verdade (Vide explicação do r2arthur no tópico original).


    entendi vc errado? vc pode ser mais claro na explicação? não entendi quando vc diz para tirar as combinações de KK.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados