Postado originalmente por
drone666
bom, acabei não escrevendo um guia especifico de como estudar, e sim os itens e etapas que vcs devem se dedicar caso queiram evoluir como jogadores de poker
1 - Acho que é bem interessante estudar a respeito de como o cerebro funciona e como ele aprende e memoriza as coisas, de nada adianta tu estudar 10 horas e esquecer tudo no outro dia
eu fiz esse curso grátis que me ajudou bastante nesse aspecto e utilizo algumas técnicas até hoje:
https://www.coursera.org/learn/aprender
2- Leia o Mental Game of Poker 1, acho essencial
podem ler apenas os capitulos iniciais que mostram os conceitos principais ( adult learning method, inchworm, learning matrix etc ) e não precisam ler os específicos pra corrigir o tilt
3- Encare o jogo como um desafio intelectual, o qual o objetivo é chegar nas melhores soluções possíveis para as questões e problemas apresentados, e não ganhar dinheiro ou "cravar aquele torneio", o resultado é apenas a consequencia
4 - Tente maximizar o tempo APRENDENDO, preste atenção no que tu está pensando enquanto está jogando ( awareness, podem começar a meditar tbm pra melhorar essa parte ), se tu estiver pensando "tem q bater essa broquinha no turn" ou ficar pensando em como está runnando mal ou qualquer outra coisa que não seja solucionar o problema atual, está perdendo energia e um tempo precioso que poderia estar pensando, construindo soluções e achando dúvidas pra se perguntar e estudar no tempo off table
5 - Aprenda a matemática e a teoria básica do jogo, nao sei sugerir nenhum livro, mas acho que aquele "A TEORIA DO POKER" é bem básico e um bom começo
6 - Estude "alpha" e "1-alpha", memorize a frequencia de defesa minima e o ratio de
bluff/valor que precisa ter no river dependendo do
bet size, entenda como explorar folding frequencies e balancear o range pra não ser explorado
aqui tem isso de uma forma simplificada:
GTO simplified (OTR) | Run It Once
7 - Faça muitas simulações com
flopzilla/pokerranger e afins
eu particularmente utilizo o pokerranger, aqui tem um exemplo de uma mão em um
3bet pot que eu estudei há muito tempo atrás:
o board é 962 com
flush draw, 100bb Heads up, eu no
BB sendo o 3bettor, vermelho é
bet, verde
check/
call e roxo
check/
fold:
só um exemplo, a minha estratégia deve ser bem diferente hoje em dia e eu nao coloquei range de
check/raise,
bet/
fold, nem de
bet/
3bet
8 - Entenda como funcionam os ajustes de forma teórica
exemplo: oq muda no teu range de
cbet e
check back no board TJ6s se o vilão tem 20% de
check raise; 0% de
check raise; se o vilão tem 80% de probe ou 30% de probe no turn, etc
9 - Aprenda a usar filtros do
holdem manager e
pokertracker, usar spreadsheets no excel tbm é bem útil
isso é uma das coisas mais importantes e como eu passei a maior parte do meu tempo de estudo
10 - Compre mãos e analise o jogo de bons jogadores e descubra como eles jogam determinadas situações, utilize os filtros do
holdem manager pra analisar as situações semelhantes as que está estudando no seu jogo e entenda como os melhores jogadores solucionaram os problemas que está tentando solucionar
11 - Insista! mesmo que ache que não está chegando a lugar algum estudando, continue tentando, continue estudando, que uma hora acharará a resposta ( lendo sobre a learning matrix no MGOP dá pra entender bem oq eu quero dizer aqui, pq começamos uma etapa de aprendizado com a " incompetencia inconsciente" que significa que nem sabemos que não sabemos ainda )
e o mais importante: tenham amor pelo jogo! dificilmente vcs chegarão longe se pensarem apenas no dinheiro. Se eu pudesse apenas jogar poker sem precisar me preocupar com dinheiro o resto da vida, mesmo sem viver nenhum luxo, eu seria muito feliz
se façam essa pergunta tbm, e dependendo da resposta, ou caiam fora ou corram atrás do sonho
tenho certeza que o isildur pensa da mesma forma que eu e qualquer atleta bem sucedido de um esporte que está bem evoluido pensa assim tbm, talvez no poker, os que pensam apenas no dinheiro ainda conseguem ter algum sucesso por ter algum talento natural por poker ser um jogo relativamente novo, mas com certeza esse tipo de mindset irá limitar a sua capacidade e tornar a vida de vocês miserável
não vale a pena vender o tempo por dinheiro! só tentem jogar poker profissionalmente se vcs realmente gostam do jogo
se quiserem ler a respeito desse assunto, que é bem vasto, eu sugiro ler o livro Drive de Daniel Pink e Flow de Mihaly Csikszentmihalyi, ver alguns seminários do Alan Watts no youtube, e o Mito de Sísifo tbm é interessante pra entender essa parte de como pode ser miserável vender o tempo em troca de dinheiro:
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A...de_S.C3.ADsifo