Eu vou dar uma pequena contribuicao apenas pq acho que o mais importante ja foi dito. Uma coisa que me ajudou bastante foi entender que nao adianta aprender um "sistema" para jogar. Vejo muita gente que decora tabelas de range PF, decora um ou outro conceito de jogo pos-flop e acha que ja pode bater a maior parte do field.
Qualquer sistema eh sujeito a falhas e pode ser explorado por quem entenda a logica do sistema. Entao nao adianta fazer isso. Decorar uma tabela de range PF eh bom no comeco, pois vai te ajudar a nao tomar decisoes idiotas tipo jogar 58o de UTG, e consequentemente vai facilitar as suas decisoes pos-flop e tambem o aprendizado do jogo no comeco. Mas se voce se ater a um sistema dificilmente vai bater limites razoaveis (talvez microstakes seja possivel).
Enfim, eu acho que uma coisa que me ajudou um pouco a pensar no jogo de forma mais aberta foi aprender mais modalidades do que apenas Cash Game NL Holdem 6-max ou alguma outra modalidade especifica. Se voce gosta de holdem comece ai, mas aprenda a jogar Full-ring, aprenda 6-max, jogue HU (uma das melhores formas de aprender imo), enfim. E depois, aprenda tambem omaha, se der aprenda outras modalidades, isso vai ajudar a entender melhor as adaptacoes de cada modalidade, e consequentemente vai criar novas conexoes no seu cerebro para melhorar alguma modalidade especifica que voce queira se especializar![]()