Clique Aqui [Blow-Up] Psicologia/Disciplina no Poker. Como Trabalhá-la?

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 5 de 5
Like Tree4Likes
  • 1 Post By FabianoDR
  • 1 Post By LucasRaal
  • 1 Post By JoseIrineu
  • 1 Post By LucasRaal

Tópico: [Blow-Up] Psicologia/Disciplina no Poker. Como Trabalhá-la?

  1. #1
    Grinder Avatar de LucasRaal
    Data de Ingresso
    12/02/10
    Posts
    162

    [Blow-Up] Psicologia/Disciplina no Poker. Como Trabalhá-la?

    É o seguinte. Acredito que alguém já tenha passado por isso e possa me ajudar.

    Não sou um jogador profissional de poker (sou universitário, 24 anos), e nem gostaria de ser, embora eu tenha como sonho ainda poder jogar grandes torneios profissionais e conseguir bons resultados (talvez daqui a 5 anos ou mais). Torneios tipo BSOP, LAPT, etc.

    Amo Poker. Acho que ele permite que qualquer pessoa possa sentir o gosto de ter a vida de um atleta. Acho que todo mundo já quis ser jogador de futebol. Digamos que eu veja o poker como um esporte que proporciona uma emoção similar ao se jogar um grande torneio (o tempo de preparação, o estudo, a dedicação, a expectativa, o momento, etc).

    Dessa forma, essa é minha meta. Poder jogar, no futuro, torneios ao vivo (esporadicamente, poucas vezes ao ano; talvez com frequência maior torneios locais nos finais de semana) e ter bons resultados neles.

    Bem, eu jogo e tento aprimorar meu desempenho já há algum tempo (talvez há 7 anos ou mais, embora tenha feito pausas maiores que 1 ano durante o período). Já fiz coaching anos atrás (o que ajudou a melhorar um pouco o meu jogo), como também procuro ler alguns artigos e livros (estou terminando o segundo, já com meta de ler o terceiro).

    Assim, queria dizer que eu entendo uma boa gama de conceitos. Acho que consigo fazer ótimos reads, e consigo reconhecer quando estou perdendo. O problema é que, às vezes, por jogar micro-stakes, eu tendo a não seguir estritamente a disciplina do jogo. Isto é, embora reconheça situações -EV, eu acabo as jogando mesmo assim, principalmente após algumas horas de jogo em um torneio, ao criar factoides na minha cabeça que tente me convencer de que a jogada é OK. Muitas vezes supondo que o vilão é um estúpido (e não é), ou superestimando valores de fold equity quando jogo muito agressivamente.

    Enfim, queria apenas pedir ajuda nesse sentido. O que vocês recomendariam para um jogador que acredita em seu potencial, mas percebe que está falhando na questão disciplinar? Já passaram por isso antes? O roteiro ocorre muitas vezes da seguinte forma: jogo solidamente até avançar para a fase na proximidade da bolha do torneio, mas ainda faltando um pouco para ela, eu faço uma jogada ruim, o que desfaz todo o trabalho de um jogo sólido que eu vinha realizando ao longo do torneio.

    Por favor, se tiverem conselhos ou leituras para me recomendar, eu agradecerei bastante.

    Informações adicionais:
    Jogo apenas 1 torneio por vez no online, sem o uso de software qualquer. Faço isso para justamente poder desenvolver a minha paciência e capacidade de análise de oponentes sem auxílio de dados, como ocorre no ao vivo. Entendo que fico mais sujeito às maldades da variância por conta disso (tento jogar torneios com estrutura mais lenta para reduzi-la), mas sinto que tenho perdido recentemente (voltei a jogar mês passado, depois de algum tempo parado) não por conda dela, mas sim por essa questão disciplinar/psicológica.

    PS: não tenho muito volume de jogo; minha maior amostragem de vitórias foi quando, há cerca de 2 anos, passei um mês durante as minhas férias jogando alguns HU's na PokerStars durante a noite. Fechei com 30 Buy-in's UP. Penso que o que me mata nos MTT's é sua longa duração, o que põe à prova minha paciência e disciplina.

    Obrigado a todos e desculpem-me pelo longo texto.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain Avatar de FabianoDR
    Data de Ingresso
    14/06/11
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Posts
    531
    Vc joga cashgame?

    Eu particularmente penso que todo jogador deve ser capaz de bater todas as modalidades de micro-stakes, que inclui cashgame, SnG e HUSNG hyper-turbo.

    No caso, o cashgame vai lhe permitir jogar mais mesas (otimizando o tempo) e desenvolver as habilidades necessárias para mtt live.

    Depois, uma vez semana, vc abre de 4 a 6 torneios online simultaneamente. É vai ou racha. Tem que se mexer.

    Por último: o cashgame vai lhe dar uma medida exata de como está o seu nível de jogo. Só então vc vai saber em que pé está, se está evoluindo ou não, etc.
    LucasRaal likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Grinder Avatar de LucasRaal
    Data de Ingresso
    12/02/10
    Posts
    162
    Citação Postado originalmente por FabianoDR Ver Post
    Vc joga cashgame?

    Eu particularmente penso que todo jogador deve ser capaz de bater todas as modalidades de micro-stakes, que inclui cashgame, SnG e HUSNG hyper-turbo.

    No caso, o cashgame vai lhe permitir jogar mais mesas (otimizando o tempo) e desenvolver as habilidades necessárias para mtt live.

    Depois, uma vez semana, vc abre de 4 a 6 torneios online simultaneamente. É vai ou racha. Tem que se mexer.

    Por último: o cashgame vai lhe dar uma medida exata de como está o seu nível de jogo. Só então vc vai saber em que pé está, se está evoluindo ou não, etc.
    Cara, muito obrigado pela dica. Realmente, eu abandonei o cash game há bastante tempo e havia me esquecido deste detalhe. De fato, estarei voltando a dar mais da minha atenção a ele e colocá-lo como base do meu jogo. Realmente, é um excelente parâmetro.

    Todavia, com o cash game eu não passo pelo problema de ansiedade/paciência/disciplina que o MTT exige, pois posso me retirar das mesas quando quiser. Estarei aberto a demais sugestões.
    FabianoDR likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Vc começou comparando poker a ser atleta, eu não discordo de vc. E digo que ser atleta não é pra maioria das pessoas. É muito, mas muito suor, pra conseguir resultado.

    Acho que a maior pergunta que vc pode fazer a vc mesmo é:

    "Estou disposto a mudar toda a minha vida, abrir mão de uma porrada de coisa por esse sonho?"

    Frequentemente a resposta pra isso é não.

    Eu posso falar por mim, fui profissional de 2007 a 2013, mas conheci o poker em 2005. Esses dois anos mudaram minha vida, entre conhecer o poker e me tornar profissional, minhas amizades mudaram, meu estilo de vida, precisei lidar com o descrédito da minha família e de outras pessoas próximas. Até o dia que eu decidi sair de casa, os resultados começaram a aparecer, reconhecimento, acho que foi lá pra 2010 que as coisas realmente começaram a acontecer, isso em uma época em que o jogo era MUITO mais fácil do que hoje.

    Eu não quero te desanimar, mas se vc pegar o mindset dos caras que são winner em MTT atualmente, é completamente fora da curva, os caras tem uma capacidade de se auto disciplinar, se auto motivar, muito acima da média.

    O Kelvin por exemplo é um cara que eu admiro muito. O cara no começo grindava como um maluco, com bankroll curtíssimo. Ano passado estava disputando o título do BSOP.

    Aliás isso é outra coisa, olha os caras que estão chegando pra disputar título nos últimos anos. Todasso, Grow, Garrido, João Bauer, Zidane, no omaha, Grow, Caiaffa e o Campana que é aqui do fórum.

    O mindset que pode te levar a conseguir o que vc quer é o mesmo que pode te foder. Vc precisa seguir em frente, acreditar em vc, tem que ter estômago pra não confrontar quem pensa diferente, mas ao mesmo tempo, não deixar opiniões negativas, ou que não encorajam (como a minha) te tirar o foco.

    O jogo hoje é muito difícil, não tem informação relevante de graça como anos atrás, ser auto didata é extremamente desejável.

    É uma estrada foda, o que é bacana nisso é a seriedade que vc precisa ter pra conseguir sucesso, mas se vc tem essa disciplina pra fazer algo tão fora da curva, não se limite ao poker, da uma olhada pq tem várias carreiras mais tranquilas, onde vc pode conseguir um resultado melhor com até menos esforço.
    LucasRaal likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Grinder Avatar de LucasRaal
    Data de Ingresso
    12/02/10
    Posts
    162
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Vc começou comparando poker a ser atleta, eu não discordo de vc. E digo que ser atleta não é pra maioria das pessoas. É muito, mas muito suor, pra conseguir resultado.

    Acho que a maior pergunta que vc pode fazer a vc mesmo é:

    "Estou disposto a mudar toda a minha vida, abrir mão de uma porrada de coisa por esse sonho?"

    Frequentemente a resposta pra isso é não.

    Eu posso falar por mim, fui profissional de 2007 a 2013, mas conheci o poker em 2005. Esses dois anos mudaram minha vida, entre conhecer o poker e me tornar profissional, minhas amizades mudaram, meu estilo de vida, precisei lidar com o descrédito da minha família e de outras pessoas próximas. Até o dia que eu decidi sair de casa, os resultados começaram a aparecer, reconhecimento, acho que foi lá pra 2010 que as coisas realmente começaram a acontecer, isso em uma época em que o jogo era MUITO mais fácil do que hoje.

    Eu não quero te desanimar, mas se vc pegar o mindset dos caras que são winner em MTT atualmente, é completamente fora da curva, os caras tem uma capacidade de se auto disciplinar, se auto motivar, muito acima da média.

    O Kelvin por exemplo é um cara que eu admiro muito. O cara no começo grindava como um maluco, com bankroll curtíssimo. Ano passado estava disputando o título do BSOP.

    Aliás isso é outra coisa, olha os caras que estão chegando pra disputar título nos últimos anos. Todasso, Grow, Garrido, João Bauer, Zidane, no omaha, Grow, Caiaffa e o Campana que é aqui do fórum.

    O mindset que pode te levar a conseguir o que vc quer é o mesmo que pode te foder. Vc precisa seguir em frente, acreditar em vc, tem que ter estômago pra não confrontar quem pensa diferente, mas ao mesmo tempo, não deixar opiniões negativas, ou que não encorajam (como a minha) te tirar o foco.

    O jogo hoje é muito difícil, não tem informação relevante de graça como anos atrás, ser auto didata é extremamente desejável.

    É uma estrada foda, o que é bacana nisso é a seriedade que vc precisa ter pra conseguir sucesso, mas se vc tem essa disciplina pra fazer algo tão fora da curva, não se limite ao poker, da uma olhada pq tem várias carreiras mais tranquilas, onde vc pode conseguir um resultado melhor com até menos esforço.
    Cara, eu só tenho a agradecer pelo seu post. Ele me fez refletir sobre muitas coisas e sobre até onde estou disposto a fazer sacrifícios para progredir no poker. Realmente, o field tem se tornado cada vez mais difícil, exigindo crescentemente mais sacrifícios dos players para vencer. Não sei se estou disposto a tanto. Talvez eu deva alterar minhas expectativas sobre o jogo.

    Enfim, muito obrigado pela contribuição. Abraço!
    JoseIrineu likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados