Clique Aqui Guia para iniciantes 180s regular – small stakes

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 22
Like Tree2Likes

Tópico: Guia para iniciantes 180s regular – small stakes

  1. #1
    Table Captain Avatar de WilHirth
    Data de Ingresso
    29/06/10
    Posts
    652
    Images
    8

    Guia para iniciantes 180s regular – small stakes

    Continuando com meu intuito de ser mais participativo no fórum, enquanto estou afastado das mesas e estudando enquanto junto uma grana pra voltar pro game.
    Traduzi um post que eu achei muito bom do 2+2, levei horas, horas e horas mas valeu a pena, espero que vocês gostem igual eu gostei de traduzir, vou colocar minha mão num balde de gelo agora heheheheheh.


    Guia para iniciantes 180s regular – small stakes

    Oi 2+2,


    Eu comecei a jogar poker online em 2009 depositando $50 no Pokerstars.
    Eu descobri que como iniciante é difícil competir sem um maior conhecimento do jogo.
    Na primavera de 2009, eu encontrei esse fórum e graças aos conselhos recebidos eu venho melhorando meu jogo nos $0,25/90s, $2,20/90s, $4,40/180s e $11/180s principalmente.
    Agora estou batendo o 180s regulares com 100% de ROI, e espero que esse guia ajude novos jogadores que chegam a este fórum olharem estes conselhos e melhorarem como jogadores.
    Antes de começar a ler você deve saber que este guia não foi escrito apenas por mim.
    Durante o ano passado eu conheci alguns amigos no 2+2 que queriam me ajudar nesse projeto e investiram tempo para editar, ler e colaborar com esse guia.
    Agradecimentos especiais para:
    Au_maverick, davethedave2, Foks, JITxpert, STF UP AND SHIP, strife.
    Se você já é um jogador com sucesso em MTTs isto é básico para você.
    Se divirta lendo
    Boa sorte nas mesas,
    Furo


    1- Qual o propósito desse guia?
    2- O que você precisa para começar?
    a) Gerenciamento de banca
    b) Softwares que ajudam
    c) Lidando com a variância
    3- Estratégia geral
    a) Seu estilo
    i) Seleção de mãos
    b) O estilo dos seus oponentes
    c) Jogando de acordo com o seu stack
    d) Como jogar cada estágio do torneio
    4- Exemplo de mãos


    1- Qual o propósito desse guia?


    Esse guia é escrito para iniciantes que já tem uma noção básica de No Limit Texas Hold’em.
    A partir do momento em que você está lendo um fórum de poker eu assumo que você tem um grande interesse em poker, mas quer chegar a outro nível em torneios de poker.
    Há três tipos de 180s regulares (não turbo) no stars: $4.40/180s, $11/180s, e $22/180s $4.40/180s é o melhor MTT de SnGs disponível na web para você aprender os fundamentos básicos do jogo em torneios e nesse guia estarei me referindo principalmente a eles.
    Eles estão sempre rolando, a competição é notoriamente fácil e a estrutura tem a velocidade perfeita para aprender os fundamentos básicos do jogo em torneios e sua estratégia geral.
    Nos estágios finais o nível de jogo vai se tornando cada vez melhor porque você começa a ver mais regulares (jogadores que jogam esse formato regularmente) e você encontrará decisões difíceis que irão ajudar você a melhorar como jogador.
    A duração média desses torneios é de aproximadamente 4 horas. Se você planeja jogar muitas mesas, deve então planejar sessões de 5 horas. Eu particularmente recomendo iniciar 2 mesas e focar em cada decisão. Uma vez que você se encontrar confortável/entediado você pode aumentar para 4 mesas > 6 mesas > 8 mesas > 12 mesas.


    2- O que você precisa para começar?


    a) Gerenciamento de Banca


    Administrar sua banca é necessário para que você fique confortável para lidar com o longo-prazo (variância) e naturalmente os swings dos torneios sem chegar a quebrar. Uma administração conservadora de banca para MTTs é de 200 buy-ins (BI). Então se você quer jogar os $4.40/180s você deve construir uma banca de $880. Se você já tem alguma experiência com MTTs 100 buy-ins devem bastar. Eu não recomendo se < 100 BI sofrerem 30-50 BI swings, isso é normal até para bons jogadores, mas você não deve sentir a pressão de perder BIs quando jogar, para que isso não afete suas decisões.
    Na realidade, se você costuma jogar diferentes torneios, como $2.20/180s, big field MTTs < $10, $11/180s, $2.20/90 etc. Isso significa que o Buy-in Médio vai variar. Então sua banca deve ser 200 Buy-ins do seu Buy-in médio, se seu buy-in médio for $2,50, você precisará de uma banca de $500. Você pode checar seu buy-in médio (average buy-in, ABI) aqui www.officialpokerrankings.com


    b) Softwares que ajudam


    (Obrigatório)


    Eu recomendo o pokerstove www.pokerstove.com para saber como jogar uma mão perfeitamente. O Stove é necessário porque permite você colocar o oponente em certas mãos, mostrando a sua equidade exata. Equidade é a percentagem que você tem de vencer o pote no showdown. O que é ainda mais útil é colocar seus adversários em ranges de mãos e ver o quão bem está sua mão contra esses ranges estimados.


    (Recomendado)


    Pokertracker 3 ou Holdem Manager com seus HUDs (Headsup Display). A importância desses programas é a de identificar contra quais tipos de jogador você está jogando com uma simples olhada, o que é muito útil jogando muitas mesas. As principais stats que deve se conhecer são o VPIP (a % de mãos que o jogador entra voluntariamente no pote) PFR (a % de mão que o jogador abre raise). Essas stats são dadas nesse formato: VPIP/PFR. Por exemplo, se um jogador é 18/15 isso quer dizer que ele é tight e agressivo em geral.


    c) Lidando com a variância


    Mas esse é só um aspecto técnico, como jogador de poker você deve sempre ter como objetivo jogar seu melhor jogo em qualquer situação. Esqueça aquela bad beat que você tomou 1 minuto atrás com AA indo all-in estando 93% na frente e um AJo te de um suck-out, isso não é importante.
    Se você analisar num parâmetro maior isso apenas faz parte da variância de se tomar um suck-out, isso é poker! Controle suas emoções depois de tomar uma bad beat, na próxima mão, na próxima situação, o poker online não é justo o suficiente e isso pode fazer com que suas emoções influenciem suas decisões, então controle-as.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain Avatar de WilHirth
    Data de Ingresso
    29/06/10
    Posts
    652
    Images
    8

    ...

    3) Estratégia geral

    a) Seu estilo

    Todos tem seu próprio estilo de jogar poker, mas em geral, os melhores jogadores dos 180s jogam de forma tight/aggressive (TAG). Isso significa que eles raramente entram num pote (por volta de 12%-18% das vezes) mas quando entram eles costumam controlar o pote usando a agressão para extrair o máximo de valor de cada mão. Eles raramente entram em um pote sem um bom plano. Eles sabem o quanto é importante ter posição sobre um oponente, então eles raramente jogam das posições iniciais, mas amam jogar das posições finais. Esses jogadores quase nunca entram de limp pré-flop, a partir do momento em que eles entram em uma mão eles aumentam 3x o big blind ou 3x + 1x por cada limper. Isso lhes da a iniciativa, o que permite levar o pote no flop com mais uma aposta a maior parte do tempo, mesmo sem ter acertado nada.
    A razão pela qual esses jogadores TAGs tem vantagem sobre os outros é porque a maioria dos jogadores jogam de forma muito loose e ruim, e darão suas fichas de forma tão facil ao contrário dos que jogam tight, pois eles terão a melhor mão quando estiverem no pote a maior parte do tempo. Combinado com essa agressividade inteligente, o estilo TAG é claramente superior aos outros estilos de torneios de baixo buy-in.

    i) Seleção de Mãos

    A parte mais importante para ser um jogador tight é a seleção de mãos. Com uma boa seleção de mãos, você automaticamente aumentará sua vantagem sobre os adversários, e com o tempo, isso será lucrativo por si só
    Essa seção tem em mente um guia geral para uma seleção de mãos. Perceba que não é concreto, e você terá que jogar de forma mais loose ou mais tight dependendo do tipo de jogadores/quantidade de jogadores que irá enfrentar/ e o tamanho dos stacks que você está enfrentando.

    Posições iniciais (UTG, UTG+1)

    Jogar em posição é automaticamente uma vantagem no poker, pois você tem uma informação a mais das ações dos adversários, e no poker tudo é informação. Obviamente, isso faz com que as posições iniciais se tornem o pior lugar para se estar, porque ser o primeiro a agira pré-flop e no flop você poderá apenas ter posição sobre os blinds, caso os mesmos tenham entrado no pote
    Então você deve jogar da forma mais tight possível dessa posição:

    KK-AA: Raise 3x 95% Call 5%
    Nota: Nunca adquira o hábito de entrar de limp com KK+. Isso só pode ser feito numa mesa extremamente agressiva
    77-QQ: Raise 3x 100%
    22-66 Raise 3x 25% Fold 60% Call 15%
    Nota: Só entre de limp com pares pequenos quando você estiver numa mesa passiva e poder ver o flop de forma barata
    AQs-AKs Raise 3x 100%
    AQo-AKo Raise 3x 100%
    AJo/ATs- Raise 3x 50% Fold 50%
    ATo- Fold 100%
    QKs-Raise 3x 50% Fold 50%
    QKo/KJs- Fold
    78s-JQs- Raise 3x 15% Fold 85%

    Posições médias (UTG+2, MP1)

    Você deve ser um pouco mais loose nessas posições. A diferença principal nos ranges é que você terá que lidar com limpers das posições iniciais, o que afetara sua ação

    0 Limpers
    22-AA Raise 3x 100%
    AT-AK Raise 3x 100%
    A9o A8s-A9s Raise 3x 25% Fold 75%
    KTs-KQs, KQo Raise 3x 100%
    KTo-KJo, QJo Raise 3x 50% Fold 50%
    QTs-QJs Raise 3x 75% Fold 25%
    78s-TJs Raise 3x 25% Fold 75%

    Com Limpers
    88-AA Raise 3+1x 100%
    22-77 Raise 3+1x 20% Call 80%
    AJs-AK Raise 3+1x 100%
    AJo QKs- Raise 3+1x 60% Fold 40%

    Posições finais (MP2 (HiJack), CO, BTN)

    Você deve jogar de forma mais loose possível nas posições finais. Mas tenha cuidado em punir muitos limpers (3 ou mais) sem uma boa mão. Também tenha cuidado em abusar dos raises do BTN se os blinds se ajustarem bem a isso

    0 Limpers
    22-AA Raise 100%
    AT-AK Raise 100%
    A9o A8s-A9s Raise 3x 75% Fold 25%
    KTs-KQs, KQo Raise 3x 100%
    KTo-KJo, QJo Raise 3x 80% Fold 20%
    QTs-QJs Raise 3x 100%
    78s-TJs Raise 3x 80% Fold 20%

    Com Limpers
    88-AA Raise 4-5x 100%
    22-77 Raise 4-5x 60% Call 40%
    AJs-AK Raise 4-5x 100%
    AJo QKs- Raise 4-5x 75% Fold 25%

    Esse range pode ser maior ou menor de acordo com suas leituras.
    Limpar com pares pequenos e suited connectors em posições finais em mesas tranqüilas onde os limpers não são punidos é bem lucrativo se a mesa ainda estiver deepstack.
    Você pode aumentar seu range quando surgirem Antes ou estiver na bolha onde o jogo se torna muito mais tight.
    Em geral esses ranges são ideais para iniciantes
    Última edição por WilHirth; 26-03-2011 às 13:03.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Table Captain Avatar de WilHirth
    Data de Ingresso
    29/06/10
    Posts
    652
    Images
    8
    b) O estilo dos seus oponentes


    Como já dito antes, a maioria dos jogadores $4/180 são fracos;
    Eu diria que 50% são dead money, 30-40% tem alguma noção do que estão fazendo e 10-20% jogam um poker decente.
    Baseado nessas estatísticas e em seu HUD você deve ter algumas noções sobre o jogo do vilão:

    Loose passives (calling stations):

    Esses serão a maioria dos jogadores que você encontrará na sua mesa o torneio inteiro. Eles não são agressivos preflop e adoram entrar de limp e pagar raises fora de posição. Já que eles vem muitos flops com mãos marginais eles não acertam nada com uma grande freqüência e foldam a partir de uma nova agressão sua.

    Contra esses vilões é importante apostar por valor, apostar por valor e apostar por valor. Não tente fazer moves (check/raises ou traps) pois eles costumam pagar e não apostar.

    Você não precisa de um double barrel em seus draws contra eles (há menos que os draws sejam muito forte e você seja o favorito) quando eles pagarem é melhor para de apostar com freqüência. Por outro lado eles não apostam com suas mãos, quando eles acertam e apostarem você não precisa se sentir mal em largar seu draw, pois significa que eles realmente tem um jogo. E se você acerta seu draw você pode contar que será pago (você tem implied odds).

    Se eles de alguma forma chegarem aos estágios finais e atacarem seus blinds você pode foldar facilmente. A maioria deles não entende o conceito de roubo de blinds e quando atacam os blinds devem ter uma mão forte.
    Eu não aconselho atacar o blind de um calling station a não ser que você tenha leituras que ele da check fold na sua c-bet. É difícil jogar contra esses jogadores quando você erra o bordo.

    Uma vez que eles acertam qualquer parte do flop, eles não costumam foldar. Eles costumam jogar 40/3 ou 55/7, preste atenção neles.

    Tight Passive (nits):

    Outro grupo de jogadores tight. Tenha cuidado em não acabar jogando esse estilo ao tentar jogar de forma tight/agressive.

    Eles costumam jogar mãos fortes e apenas pagam sendo passivos por serem inseguros. Voce poderá ver eles entrando de limp com AJs nas posições finais e até JJ das posições intermediarias as vezes.

    O seu jogo pos flop é frequentemente bet/fold ou check/fold contra um agressor quando eles erram o flop.

    Eles jogam 7/3, 9/5, etc.

    Quando você tiver a possibilidade de atacar os blinds desses nits nos estágios finais (com Antes ou não) você deve considerar jogar com um range muito mais amplo que o normal.

    Por outro lado você precisa de uma mão forte para defender seu blind contra eles.

    Loose agressive (LAGs) (maníacos):

    Esses são minoria no field.

    Esses jogadores não precisam de uma mão boa ou posição para dar raise ou reraise e adoram jogar grandes potes e aplicar pessão em você.

    Eles normalmente jogam 22/25, 40/31, etc.

    Esse estilo é muito difícil de se jogar, o que significa que esses vilões irão cometer grandes erros quando eles fizerem um move sem nada. Existem bons LAGs que sabem quando ficar quieto e LAGs ruins que nunca param de blefar e dar reraises tornando-se obvios de como serem batidos.

    Tente jogar suas melhores mãos (nuts) dando slowplay contra o segundo tipo de LAGs as vezes, mas não tome essa linha como geral. A maioria das vezes você deve ser agressivo com suas mãos fortes para construir um pote.

    Desde que os LAGs são capazes de da reraises a qualquer momento você nunca sabe qual será a ação deles antes de fazer uma aposta, se você tem uma mão forte e não aposta pode acabar dando fold depois com medo, porque eles podem ter um flush ou dois pares. Top pair top kicker é a melhor mão contra esses jogadores com muita freqüência.

    Tight agressive (TAG):

    Outro grande grupos de jogadores jogam esse estilo.

    Como os nits eles jogam apenas um range reduzido de diferentes posições, por exemplo AQ+ 99+ do UTG durante o nível de blinds 10/20. A diferença entretanto é que eles costumam dar raise com suas mão e quando há um raise a sua frente eles resumem suas ações a foldar ou 3betar ao invés de apenas pagar.

    A maioria dos bons jogadores escolhem esse estilo para o começo de jogo em um torneio quando o tamanho do pote comparado ao seu stack é muito pequeno, e não é necessário aumentar das posições médias com A8s para roubar os blinds.

    Desde que sua seleção de mãos é limitada para mãos fortes você precisa de uma mão melhor para enfrenta-los, especificamente quando estiver fora de posição .

    Esses são os vilões preferidos se você quiser jogar por uma trinca pois desde que eles tenha uma mão forte, o que é de costume, e que não precise melhorar no flop ou melhore com uma grande freqüência acertando uma grande mão (AK), você poderá ganhar todas suas fichas.

    d) Jogando de acordo com o seu stack


    O tamanho do seu stack dita a forma que você deverá jogar no torneio. Sabendo como jogar estando short-stack/mid-stack/big-stack é o que separa um bom jogador de torneio de um bom jogador de cash game.

    Torneios se tratam de sobreviver e jogar bem com o tamanho de seu stack para permanecer vivo. Eu usarei Big Blinds (BBs) para medir o tamanho do seu stack, por exemplo 50/100 são 12 BBs com 1200 fichas.

    14 BBs ou menos

    Você só tem um move para fazer com esse stack ir all-in preflop, a menos que você tenha um grande par e a mesa não saiba que um raise de 2,5x ou 3x com esse stack nunca é um roubo (a maioria das mesas de $4/180 até as mesas finais normalmente não percebem isso). Se você sabe que alguns jogadores sabem que dar raise short stack significa que você tem um monstro e você está entendo bem a dinâmica da mesa, você pode dar um raise de 2,5x para roubar moderadamente, mas isso é um pouco avançado e não é recomendado para iniciantes.

    Então basicamente em posições iniciais e médias se você é o primeiro a entrar no pote você deve entrar shovando com 55+ AT+. Se houver um ou mais raises na suas frente você deve jogar de forma mais cautelosa restringindo seu range porque você não tem fichas suficientes para fazer eles foldarem para seu all-in (pois eles tem grandes odds principalmente com antes). Em posições finais se rodar em fold até você, você poderá shovar com muitas mãos. Qualquer par, suiteds connectos 78+, A2+, é bom o suficiente para você no botão. Se rodar em fold até o SB, você pode shovar com quaisquer duas cartas a não ser é claro com 23o, 74o, etc.

    15BB – 22BB

    Com esse tamanho de stack, você será limitado a resteals, e raises por valor. Você nunca deve dar raise se for capaz de foldar preflop a não ser que seja uma situação muito especifica (3 nits na sua esquerda e você tem uma imagem de nit também). Existem algumas exceções é claro, quando você estiver roubando blinds com uma imagem tight e 19BBs do botão contra 2 nits. Em geral com freqüência é melhor shovar uma mão como A3s com 15-18 BBs do botão se você considerar dar raise e foldar para um jogador agressivo.

    23BB- 30BB

    Você deve ser muito menos influenciado com esse stack, você pode dar raise e foldar na intenção de roubar os blinds. 3betar com esse stack deve ser feito apenas como GO and GO porque de outra forma ira criar alguns spots para outros jogadores. 3betar e foldar deve ser evitado com esse stack já que você terá odds para pagar a maior parte do tempo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Table Captain Avatar de WilHirth
    Data de Ingresso
    29/06/10
    Posts
    652
    Images
    8

    ...

    e) Como jogar cada estágio do torneio


    10/20 e 15/30

    O stack inicial é de 1500 fichas, o que significa que começara com 75BBs.

    Nos primeiros dois niveis de blinds você deve tomar algum tempo para perceber como os jogadores da sua mesa estão jogando.

    Não existe um conselho geral de como se jogar nos niveis iniciais, a maioria dos regulares jogam de forma TAG, mas existe valor em jogar suited connectors ou qualquer par das posições finais por <5% do seu stack. Quanto mais jogadores no pote melhor será para aumentar as implied odds quando fizermos um jogo forte. Apenas nesses estágios pode ser considerado entrar de over-limping.

    Você não deve cometer o erro de jogar muitas mãos que parecem boas, por exemplo KTo/A7o. Até mãos como AT e KJ são marginais quando existem muitos limpers no pote, e como essas mãos não jogam bem em um pote multi-way, será melhor foldar então. Se você considerar jogar, jogue por dois pares ou melhor. Muitos vilões jogaram essas mãos por >10% do seu stack, então mantenha em mente quando você enfrentar dois raises em um QJT e você tem um par de A + uma leitura de que o vilão é fraco e passivo. Sua mão será com freqüência a segunda melhor. Entretanto você tem uma mão inicial muito forte você deve dar raise e reraise para construir um grande pote e não tenha vergonha de ir all-in na primeira mão do torneio com AK ou JJ nesse field se você não tem leituras dos oponentes. Você levara reraise e call de um grande range de mãos. De fato, muitos jogadores regulares aprenderam a over-shoving com QQ+ sobre um raise e calls, por ser lucrativo pelo fato de quão light irão te pagar.

    25/50 e 50/100

    A média dos stacks no inicio do 3rd nível de blinds será aproximadamente 2000-2500 fichas, o que quer dizer que estaremos jogando a maior parte do tempo com 40BB contra um ou mais vilões.

    Pares pequenos e suited connectors perdem seu valor (implied odds) e não devem ser jogados contra raises a não ser que esteja com 40BB+ de stacks efetivos. A regra para jogar por setmine é que você necessite de odds de 15:1 (significa que você pode pagar um raise de 300 apenas com ums stack efetivo de 4500, 15x300=4500 fichas).

    Em termos de seleção de mão (tight ou loose) eu deixo meu stack guiar como jogarei no 25/50 nivel.

    Se meus blinds chegarem a 20-25BB eu tentarei abrir sempre que tiver a chance para tentar roubar pote incontestados ou dar 3bet shove contra um raise do botão com um range bem amplo.

    A maioria das vezes o vilão irá foldar e você irá aumentar seu stack em 15-30% sem showdown. Você obviamente deve fazer esses moves contra raises de posições finais ou over limpers que jogam de forma loose ou weak/tight. Contra jogadores tight/agressive um fold é a melhor solução.

    Nos 50/100 metade do field deve ter caído o que significa que a média dos stacks estará por volta de 3000 fichas ou 30BB. Então você pode reduzir seus raises para 2,5BBs para fazer um roubo de blinds e c-betar sem se comitar com a mão. Você conseguirá a mesma quantidade de fold fazendo 250 ou 300.

    Haverá muitos shortstack <1500 na mesa que jogaram de forma muito tight e esperarão o momento certo para dobrar, mas a maioria dos stacks será >3K. Descubra quem são os sortudos (jogadores fracos que tiveram sorte) e quem são os bons jogadores.

    Eu costumo jogar esse nível de forma bem agressiva fazendo leituras e procurando por spots lucrativos sempre que tiver a chance.

    As leituras começam a se tornar importantes: Quem é regular? Quem é passivo? Quem tenta roubar os blinds?
    Tente colocar todo mundo de sua mesa em uma range para cada posição. Seja o vilão A da raise com ATs do UTG, ou ele folda, ou até da limp com isso? Vilão B da raise nos blinds nits pela terceira vez seguida, eu tenho 20BB e se shovar eu posso ganhar 4-5BBs com uma boa freqüência sem showdown.
    Tente tomar suas decisões quando a mão iniciar. Se um jogador agressivo esta dando raise, sua mão não é mais o que importa aqui. Até jogadores agressivos não pagaram 20BB com muita freqüência. Afinal são 66% do stack médio nesse momento do torneio.

    Novamente, não tenha vergonha de jogar uma mão boa de tempo em tempo, mas você não pode esperar por um AA com 20BB ou menos enquanto os blinds sobem a cada 15 minutos.

    É claro que quando um jogador passivo da raise nós não entraremos com força com uma mão como A8, é um fold fácil.
    No final do nível 50/100 nós devemos estar com um stack de 3000-3500.

    75/150 e 100/200

    Eu tento manter o jogo nos 75/150 como nos 50/100 e tento manter um stack de 30BB em média.

    100/200 é com certeza um dos níveis mais importantes, existem aproximadamente 50 jogadores restantes nesse ponto.

    A maioria dos donks já se foram nesse momento e a maioria dos jogadores joga tight no ultimo nível sem Antes, e a maioria dos jogadores vai aumentar seu range apenas com Antes.

    Existem 300 fichas no pote sempre e é importante brigar por elas. Sua leitura começa a ganhar muita importância aqui. Quem é um alvo mais fácil para roubar os blinds? Quem eu devo dar reraise ou isolar e com qual range? Como ele reage contra raises/reraises?

    Novamente, não há uma regra geral em como se jogar nesse nível mas eu tendo dar raises e procurar spots promissores com uma maior freqüência. Uma mão como KTs nesse nível contra um raise do botão é com freqüência um bom spot com uma boa equidade de fold (os stacks efetivos devem ser >3K. better 4K). É claro depende do estilo do botão. Se ele não estiver atacando seu blind e apenas dando raises por valor é melhor foldar.

    Já que os stacks estão na média dos 25BB não há mais muito espaço para o jogo pós-flop.

    Suited connectors e pares pequenos devem ser foldados ou shovados contra raises de jogadores agressivos nas posições finais. Não pague nenhum raise nesse momento, prefira foldar ou 3betar shovando.

    Poderão existir spots onde você e o vilão estão bem deep, então você poderá jogar por setmine, mas em geral tente não jogar mãos como 22/KJS/A6s contra raises, especialmente fora de posição.

    No final desse nível nós devemos ter 6000 fichas em média.

    Jogando com Antes

    No No Limit Holdem uma vez que existem Antes no jogo ele se torna mais agressivo.

    Roubo de blinds é um mandamento. Se você não faz isso esperando receber boas cartas. Na maioria das vezes você não receberá uma boa mão e será engolido aos poucos pelos blinds enquanto folda e folda. Então quando você recebe uma mão boa e “se” conseguir dobrar 65% das vezes você terá o mesmo stack que 15 minutos antes dos blinds subirem e você apenas pagou 2-3 órbidas de blinds e antes em que você foldou.

    Muitos jogadores irão shovar bastante nesses niveis com Antes tendo <20BBs ou quando o stacks efetivos forem <20BB. Ajuste seu range de call usando o pokerstove para ver como sua mão está contra o range do oponente.

    125/250/25 (aproximadamente 40-50 jogadores restantes)

    Como dito anteriormente nós devemos ter no mínimo 20-25BB no começo desse nível.
    Isso por dois motivos:
    1)com 20BB você tem um bom stack para dar re-steal shovando, esse conceito é basicamente o mesmo em todos os níveis, mas aqui mais vilões tentaram roubar seus blinds com mais freqüência e se você deixar isso acontecer você vai ser engolido.

    2)com 20BB nós ainda estamos deep o suficiente para abrir raise e foldar se alguém for all-in. Na maioria das vezes você não deve foldar com 20BB quando abrir um raise por valor, mas existem momentos em que precisamos abrir raise e foldar. Por exemplo quando um jogador muito tight da um reraise no nosso raise de posição inicial e você sabe que ele só faz isso com uma mão muito forte. AJo não é o tipo de mão que você quer atolar seu stack nesse momento.

    Vão ter 600 fichas no pote no pote sempre. Brigue por elas e não tenha vergonha de ser eliminado com um move agressivo.
    Devemos estar com 8000 fichas em média no final desse nível.

    150/300/30 deve ser jogado com 125/250/25

    Stack médio 9K

    200/400/40 e 300/600/50 (bolha/ ultimas três mesas)

    Esses são niveis muito importantes, tão importantes quanto a mesa final. Aqui é decidido se vamos cravar ou sem vamos pegar apenas algum dinheiro, ser 8th, ou ser eliminado antes da bolha.
    O jogo será muito tight a maior parte das vezes, o que significa que devemos roubar os blinds sempre que tivermos a chance. Eu abro raise com um range amplo de qualquer posição se tiver um stack saudável. Existem momentos que isso não é uma boa idéia, por exemplo contra um BB comitado, um regular que já percebeu isso ou em uma mesa agressiva com muitos 3bets ou check shoving contra c-bet. Mas em geral é uma boa idéia aumentar seu range.

    “A bolha”

    Todo jogador de poker sabe como é a sensação de ser eliminado na bolha e ser o único a não receber um dinheiro. Ninguém quer isso.
    O que isso significa?

    Essa é a hora que temos de “abusar da bolha”. De raise sempre que tiver um spot (um BB tight, shortstacks na mesa que já foldaram e os jogadores que agem depois tem medo de serem eliminados antes dos shorts) ou re-steal shovando contra um stack mediano, na maioria das vezes eles foldarão por causa dos shorts. As vezes eles pagam, mas tudo bem. Nesse momento nos devemos ter um bom stack e temos que acertar.

    Isso não quer dizer que iremos ignorar leituras e dar reraise em spots onde obviamente não temos uma fold equity e é claro criaremos uma situação -EV onde o range do vilão é muito mais forte para fazer um move.

    Nós devemos ir atrás de um stack de 15K+ quando entrarmos na bolha, tente não jogar grandes potes contra bigstacks agressivos a menos que você tenha uma mão forte ou uma boa leitura de que ele ira foldar para uma futura agressão.

    Depois da bolha devemos ter entre 30-40BB em média para a mesa semifinal.

    Mesa semi-final

    Depois que a bolha estourar nós tentaremos crescer, ou seja, daremos raises e shoves com um range maior do que antes. Porque a estrutura de premiação não diferencia os lugares 10-18. Abra seu range de call contra shortstacks agressivos em UTG/UTG+1, BTN e CO e você estiver nos blinds, e sempre shove do BTN/SB em cima BB se ele parecer weak/tight.

    Em geral não há a necessidade de abrir muito seu range em uma mesa 8-9 handed com um stack saudável de 30BB. Já que abusamos da bolha, não temos uma boa imagem e podemos ser enfrentados pela mesa o que não queremos. Nós queremos uma boa imagem para roubarmos potes quando estivermos com uma mesa shorthanded.

    Eu jogo um poker simples (ABC) aqui e tento preservar os 30BB de stack. Quando houver uma boa possibilidade de dobrar você deve buscar colocar todas suas fichas preflop ou depois do flop.

    Nesse nível é mais importante preservar o stack do que acumular fichas, você pode dar raise e foldar com grandes mãos como AQ contra outro bigstack quando você abrir das posições iniciais. Os stacks efetivos em sua maioria são 30BB entre os maiores stacks nesse momento e então eles não darão 3bet para foldar com muita freqüência. AQ contra um range de 3bet nesse estágio tem menos de 40% de equidade. A maioria dos vilões não da 3bet light, especialmente contra quem abre de UTG.

    Quando a mesa ficar shorthanded nos devemos estar entre 25-30BB. Haverão 12-13 jogadores e a bolha da mesa final é o 10 lugar.

    Nós devemos ter construído nossa imagem tight nesse momento jogando nosso poker ABC na mesa fullring. Agora devemos procurar crescer novamente contra os jogadores agressivos. Dar raise contra blinds tights da maioria das posições, e aumentar um pouco nosso range. Range para re-steal shoves ~20% contra jogadores que frequentemente roubam os blinds se você cair para 17-19BBs.

    Em geral você deve preservar um stack de 30BB para a mesa final que será na maioria das vezes a média da FT mesmo sem receber muitas cartas boas. Se você não tiver esse stack em média você está sendo muito passivo no jogo shorhanded e é necessário acumular fichas para a FT. Nós não queremos terminar em 7th ou algo assim por causa da cruel estrutura de premiação.

    Mesa Final

    Se você fez isso até agora, deve ter notes sobre metade dos jogadores e não conhecer a outra metade e nem seu jogo. Sempre olhe as maiores estatísticas de OPR e tome notas se você achar necessário. Olhe a estrutura de premiação nós estamos aqui pelos 1-3 lugares e não tente subir de posição foldando ou dando raise fold para jogadores agressivos. Mas como sempre no poker existem exceções. Raise/fold ou não pagar um all-in com AK/TT em certas situações na mesa final serão melhores do que o contrário. Eu jogo 2 órbitas TAG/ABC e tento descobrir como os adversários estão jogando. Já que temos um stack médio podemos esperar por spots bons. Na minha experiência 2-3 jogadores serão eliminados nas 3 primeiras órbitas. Jogar tight é definitivamente o correto quando a FT está 7-9 handed e se tem um stack médio.

    Assim que se chega a 6 jogadores o tamanho dos stacks e as tendências dos jogadores se tornam cada vez mais importante. Sua imagem deve ser tight e nesse momento, na maioria das vezes, não seremos chip leader a não ser se tivermos uma sequência de cartas boas. Já que jogamos para ficar entre os top 3 é necessário ser agressivo.

    Nossa agressão é limitada pelo tamanho do nosso stack. (Nós podemos fazer mais pressão sendo o chipleader) Nós temos que buscar spots promissores, por exemplo shovar com um range amplo com 10BB e dar raise/fold muito mais com um stack grande para roubar os blinds. Já que temos uma boa imagem nós iremos rouba-los com uma boa freqüência e os blinds agiram com cautela. Quando formos pagamos teremos posição sobre os mesmos e poderemos decidir entre dar uma c-bet ou check. Na maioria das vezes tiraremos eles com uma c-bet, entretanto decida se você quer levar um pequeno pote ou ver outra carta num flop tranqüilo para fisgar o vilão e extrair duas streets de valor de uma segunda melhor mão. Na maioria das vezes a cbet é o melhor caminho.

    Não pense em dar 3bet/fold, na maioria das vezes você terá odds para pagar ou então ir para a 4bet/shove.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain Avatar de WilHirth
    Data de Ingresso
    29/06/10
    Posts
    652
    Images
    8
    Estratégia geral/conselhos


    Leituras:

    Como você pode ver é importante tomar decisões baseadas em leituras. Frequentemente vejo jogadores pedindo conselhos sem ter leituras sobre os adversários, se tornando óbvio o porque da dificuldade de decisão. Decisões sem leituras são as mais difíceis no poker e devem ser evitadas se possíveis, especialmente em situações de alta variância.

    Nem sempre confie no seu HUD, dois vilões jogam 17/16 podem ter diferentes ranges de raise e call. Uma pequena quantidade de mãos dará uma noção distorcida do verdadeiro estilo do jogador.

    Esteja atento a sua imagem e mude de marcha: (se jogar contra oponentes que são bom o suficientes para perceber isso)
    Sua linha geral deve ser TAG contra a maioria dos vilões. As vezes entretanto, como durante a bolha ou na bolha da mesa final você terá que abrir seu range um pouco e jogar como LAG e abusar de sua antiga imagem tight para roubar potes. Depois de roubar alguns potes você deve considerar foldar uma mão com A2o do BTN quando todo mundo foldar até você, desde que o vilão espere que você irá dar raise assim como nas ultimas órbitas. Isso se chama mudar de marcha no poker. Basicamente não deixe a leitura sobre você ser fácil em certas situações.

    Se você joga contra um vilão que não liga para sua imagem porque está jogando 12+ mesas sem um HUD e não tem uma boa leitura na maior parte do tempo (ou é simplesmente ruim jogando poker) você não deve se ajustar. Continue dando raise até que ele lhe de um reraise com uma mão que será com certeza melhor que A2o ou KTs.

    4) Exemplo de mãos


    4.1) Situação: Bolha – roubando com um range muito grande, levando um shove de um LAG

    BB: t12887 M = 10.74
    UTG: t24290 M = 20.24
    MP: t29791 M = 24.83
    Hero (CO): t20130 M = 16.77
    BTN: t32112 M = 26.76
    SB: t12910 M = 10.76

    Pre Flop: (t1200) Hero is CO with KsQs
    2 folds, Hero raises to t1520, 1 fold, SB raises to t12860 all in

    O que fazer e por que?

    Nosso range para abrir aqui depende dos jogadores que já agiram e de nossa imagem.

    Eu tenho aberto os potes desde que a mesa ficou shorthanded, meu ATS (attendance to steal – quantidade de vezes que abri do CO/BTN/SB) tem sido ~25% das mãos.

    Não tenho leituras especificas sobre o BTN e o BB. SB é um bom regular que joga um estilo mixado TAG/LAG e conhece minha imagem.

    Eles todos tem >20BB, então eles não estão desesperados ainda, e nós não precisamos temer receber uma 3bet ou um flatt call com freqüência. BTN e BB não estão deep o suficiente para 3betar e foldar e eles não podem dar um flat call sem um bom plano pos-flop. Pela minha experiência eles não irão dar call com muita freqüência nesse estagio nem dar 3bet/shove sem um range muito forte o que torna o steal contra eles muito lucrativo.

    Nosso range para abrir aqui pode ser de 76s+, T8s+, 98o+, 9Jo+, 22+, A2s, A8o, ou próximo disso. Você pode adicionar mais Ases offsuit se quiser mas não recomendo abrir com K4o ou algo assim porque você poderá ser pago algumas vezes e terá uma péssima equidade.

    Outro aspecto para abrir é que o BB está sitting out.

    Já que o SB sabe disso, ele irá dar re-steal frequentemente contra nossos oponentes com um range mais amplo que o normal. Ele tem 13% de 3bet mas ele será mais amplo aqui tipo 16-19% das mãos, podendo ainda ser mais amplo.

    KQs será um flip contra o range dele, em termos de cEV seria entretanto um call fácil devido ao dead money já contido no pote. Seria também um bom call pelo lado do metagame já que o herói e o vilão disputarão muitos potes no futuro e se o herói pagar esse shove, com uma mão marginal com KQs nesse estágio dirá ao vilão que ele não tem muita equidade de fold em futuras mãos, assim os steals do herói serão mais bem sucedidos no futuro.
    Mas como de costume no poker existem dois lados.

    Quando fazemos esse call investiremos uma parte muito grande de nosso stack em uma situação onde nós estaremos flipando contra o seu range. Se pagarmos e perdemos, perderemos muita equidade de fold e a possibilidade de fazer steals/resteals.

    A maior parte do nosso lucro vem de atacar as blinds de jogadores fracos e crescer devagar do que enfrentar flips com grande parte de nosso range.
    Concluindo, eu escolho a rota com menos variância foldando, preservando meu stack e prefiro continuar fazendo steals e resteals na próxima órbita sem precisar ter uma mão melhor que A8o.

    Eu não acho que o call seria ruim aqui com essa leitura do vilão.

    4.2) Situação: perto da bolha estando shortstack em uma mesa agressiva, sem leituras (provavelmente um vilão tight)

    Hero (BTN): t8093 M = 6.23
    SB: t11901 M = 9.15
    BB: t27637 M = 21.26
    UTG: t27387 M = 21.07
    UTG+1: t11422 M = 8.79
    MP1: t10635 M = 8.18
    MP2: t5906 M = 4.54
    CO: t4571 M = 3.52

    Pre Flop: (t1300) Hero is BTN with QhAs
    2 folds, MP1 raises to t1550, 2 folds,Hero raises to t8043 all in

    O que fazer e por que?

    A situação da mesa é que nós somos um dos shortstack e o jogo está muito agressivo. A maioria dos jogadores são regulares que jogam de forma muito agressiva e quase não há spots para roubar os blinds de forma incontestável.

    Além disso nosso stack é muito pequeno para dar re-steal light desde que o herói perdeu spots dos últimos niveis de blinds e deixou seu stack sangrar.
    O herói entretanto tem uma imagem tight e um bom stack para abrir shovando um pote que não foi aberto, com um range relativamente amplo.
    O herói também tem sido visto como muito tight pelas suas stats/das ultimas rodadas e tem muita equidade de fold.

    Nessa situação o herói encontra um raise do MP1 que é um jogador que não joga uma mão a 12 mãos. Seu HUD stats são 0/0/0 em 12 mãos. Mas nessa mesa agressiva isso não quer dizer que ele é um nit.

    Seu range para abrir é um pouco mais tight devido seu stack e a agressividade da mesa nesse momento. Eu acredito que seja AT+, KJ+, KQo e muitos pares. Talvez ele folda-se 22-66, talvez ele abri-se com isso. Ele com certeza abriria com 77+. Colocando no pokerstove AQo tem aproximadamente 48% de equidade contra esse range.

    Mesmo se ele pagar com 100% desse range, o herói terá um shove lucrativo aqui.

    Na realidade a maioria dos vilões terá um range de raise/fold aqui, especialmente quando o herói está com uma imagem muito tight e ainda enfrentando um vilão que ficou 2 órbitas sem jogar.

    Eu shovaria aqui com AJs/AJo/77+ e também fliparia com uma mão como KQs e ATs que é mais marginal e devido a falta de equidade de fold contra a imagem tight que o MP1 fez até agora.

    Como resultado o herói shova e o MP1 paga com JJ. O herói perde o flip e é eliminado perto da bolha. Isso não significa que o shove foi ruim porque: a) o vilão foldaria algumas mãos do seu range de raise contra um jogador tight e o herói aumentaria em 8K o seu stack cerca de >30% e ganhara mais equidade de fold e mais força para fazer moves nessa mesa agressiva; b) herói não achara spots melhores nessa mesa agressiva para subir seu stack.

    Cair na bolha não é grande coisa aqui já que estamos jogando para 1-3 lugares.

    4.3) Situação mesa final 3handed – top pair no bordo com draws contra um bom vilão deep e estamos short

    BB: t156249 M = 54.82
    BTN: t60512 M = 21.23
    Hero (SB): t53239 M = 18.68

    Pre Flop: (t2850) Hero is SB with Ks2c
    1 fold, Hero raises to t4020, BB calls t2420
    Flop: (t8490) ThQcKc (2 players)
    Hero bets t5225, BB raises to t152079 all in, Hero vomits

    O que fazer e por que?

    A situação da mesa é a seguinte, existe um chipleader e dois shortstacks que ainda tem >30BB. O Herói pode ainda continuar dando raise BTNvBB e cbetar a maioria dos bordos sem se comitar com a mão. O vilão sabe disso e defendera seu blind com um range mais amplo do que o normal, especialmente porque ele é o grande CL e pode fazer pressão no herói. O vilão é um jogador competente mas não é um regular. Ele costuma jogar MTTs maiores, tem um buy-in médio de $20 e é vencedor.

    Preflop:
    Dar raise com K2o é basicamente um steal, se o vilão 3betar teremos que foldar ou 4betar shovando.
    O vilão está jogando de forma mais agressiva mas também mixa um pouco. Seu range de flatt call aqui basicamente é quaisquer duas cartas. Abrir com K2o ainda é lucrativos, pois tem uma equidade de 50,5% contra uma mão qualquer, + o vilão foldaria uma boa gama de mãos para um raise e outra boa gama contra uma cbet.

    Flop:
    O herói acerta top pair com kicker fraco num bordo cheio de draws fora de posição contra um bom e agressivo vilão que sabe como usar suas fichas.
    O herói pode dar check ou cbetar e tem que saber que quando ele cbeta a mão é jogada diferentemente de quando ele da check. Quando ele da check nesse tipo de bordo, contra um jogador agressivo que ira betar com muita freqüência e com qualquer coisa para continuar colocando pressão sobre ele. Se o bordo não fosse tão conectado o herói poderia apenas pagar e representar uma grande range de segundos pares, pocket pairs que não acertaram e até mesmo um Ace high. Com check raise o herói faz o vilão foldar seu range de segundas melhores mãos e o herói se comita contra um range que estará o dominando na maior parte do tempo.

    Devido a esse bordo carregado o herói deveria tentar o check raise nesse bordo sempre que optar pelo check no primeiro momento. O vilão pode 3betar shovando com um range grande de draws/pares piores/K melhores, com os quais o herói irá disputar uma corrida nesse bordo com muita freqüência o que significa que o K seria melhor em um bordo como K84 rainbow.

    Outra possível linha é cbetar esse bordo e continuar daí em diante.

    Com esse stack nós ainda estamos deep o suficiente para cbetar esse bordo com air e foldar para uma futura ação. Irá machucar um pouco nosso stack perdendo ~5BBs mas em geral é uma linha lucrativa com esse stack.

    O vilão sabe que uma cbet nesse bordo não significa uma mão forte como top pair ou par + OESD e pode facilmente ser um par menor/Ace high/76s ou até outras mãos sem valor de showdown.

    Ele poderá então assumir que o herói dará cbet/fold com freqüência nesse bordo e que se complicara dando call com uma mão como a que o herói tem, top pair sem kicker.

    Seu range para shovar pode ser Kx/flushdraws/Qx/Jx que tem muita equidade contra o range de cbet do herói.

    O tamanho da aposta também indica que ele não está esperando um call aqui. A maioria dos vilões jogará a melhor parte de seu range de forma devagar em posição e não dando shove no flop.

    Como resultado o herói paga o shove assumindo que seu top pair bate o range do vilão devido aos cálculos de ICM e tentar subir para segundo.
    O vilão mostra KJo, top pair e OESD. Ele ocultou a força do seu range ao shovar e transformou em uma leitura de draw o que fez com que o herói desse call e se visse dominado. Além disso ele protegeu sua mão de um flushdraw e até se o herói tivesse uma mão forte como KT ou QT ele ainda teria muitas outs.

    O herói é eliminado em terceiro.
    Última edição por Moita; 28-03-2011 às 20:17.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de Rodrigo Babu
    Data de Ingresso
    23/12/08
    Posts
    1.329
    Muito bom artigo...+ REP pela tradução.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Chip Leader Avatar de Rodrigo Babu
    Data de Ingresso
    23/12/08
    Posts
    1.329
    Citação: "KQs será um flip contra o range dele, em termos de cEV seria entretanto um call fácil devido ao dead money já contido no pote. Seria também um bom call pelo lado do metagame já que o herói e o vilão disputarão muitos potes no futuro e se o herói pagar esse shove, com uma mão marginal com KQs nesse estágio dirá ao vilão que ele não tem muita equidade de fold em futuras mãos, assim os steals do herói serão mais bem sucedidos no futuro."

    Oq ele fala aqui é muito dificil vc encontrar em outros artigos e é muito importante pra quem joga sit go e mtt.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de WilHirth
    Data de Ingresso
    29/06/10
    Posts
    652
    Images
    8
    Eu curti mt tbm, jogo MTTs no bestpoker onde o field varia entre 100 a 250, e esse guia engloba essa estrutura.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de Rodrigo Babu
    Data de Ingresso
    23/12/08
    Posts
    1.329
    Te mandei MP
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de edublind
    Data de Ingresso
    16/05/09
    Posts
    1.549
    Valeu OP +REP! Depois vou dar uma lida com mais calma! Qto mais artigos bons pra estudo melhor!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados