People,
Essa mão ocorreu no Iron Man, torneio live aqui do RJ jogado durante 4 dias com uma estrutura bem confortável de blinds (25k fichas, 25-50, 1h de blinds) e buy in de R$2.400. Estamos por volta da nona hora de torneio nos blinds 400-800 com a média em 40mil fichas e os stacks efetivos do Hero e Vilão são de 65mil fichas.
O Vilão é um jogador do live que tá estudando e aprendendo bastante, viajado o circuito etc, mas só joga regularmente há cerca de 4 meses, e ainda é extremamente limitado e possui enormes leaks. Temos um histórico em que no mesmo torneio na edição passada, eu ganhei uns duzentos potes dele blefando ou explorando leaks pos-flop dele, e após o torneio ele soube disso através de comentários de amigos em comum, portanto é possível que haja, no minimo, uma "perseguição" nos potes em que jogarmos heads-up.
Hero (UTG+1): ~65.000. Vilão (BB): ~70.000. Blinds 400-800, ante 50.
Hero holds KT
na mesa 7-handed.
Pre-Flop: UTG folds, Hero aumenta pra 2050. Todos foldam até o BB que paga. Aqui acho o aumento standard pelos antes no pote, a relativa passividade da mesa e pelo fato de estarmos 7-handed e deep-stack. O jogador mais loose nessa situação é justamente o BB, portanto se ganhar call estou seguro em jogar o KTo em posição contra ele. Acredito que o range de call dele é enorme, qualquer high-card suited, qualquer suited connector.. Todos os jogos melhoreszinhos (22+ e broadways), em cima de mim ele reaumentaria. Lembrando também que o vilão me vê como muito mais agressivo do que realmente sou, portanto ele acredita que meu range de aumento pre-flop é bem mais wide.
Flop: 9J
Qh
(pot: 4850). Vilão checks, Hero bets 2400. Flopei o nuts. Esse bet é pequeno pois acho que tudo que o vilão quer é um motivo pra me reaumentar ou fazer algum tipo de move, portanto há uma grande chance dele achar que uma cbet menor é fraqueza. Acredito que pela cordenação do board e pelo call OOP, contra um random talvez seria melhor apostar mais forte, visto que o board tende a acerta-lo e assim dá pra extrair mais, mas aqui acreditei que por estarmos deep, eu preferia tomar uma volta. Caso o vilão apenas pagasse, consigo extrair mais valor no turn e river. Alguém vê sentido nisso ou discorda? Vilão paga a aposta.
Com o check-call, diminuo o range dele pra Tx (Open-ended) ou um par qualquer do board. Acho que existem poucas combinações de flush draw na mão dele visto que o J e o Q já estão no board e o K esta comigo, e acho enorme a probabilidade dele ter me voltado pos-flop com AhXh, portanto estou absolutamente sem medo do flush.
Turn: 8(pot: 9650). Vilão checks novamente. Essa é uma ótima cartapra mim pois completa, pra baixo, a possivel sequencia caso o vilão tenha um T, dando a ele o second nuts. Se for esse o caso eu creio que consigo stackear o vilão com certa facilidade (lembrando que ainda temos 61mil pra tras antes do turn). Também acho que o vilão pode ter algumas combinações de 2 pares, e em ambos os casos (Straight ou 2pair) ele vai me dar check-raise nesse turn. Hero aposta 7.000 (dessa vez mais forte pois ou ele tem algo pra me pagar/voltar, ou não tem nada) e o vilão me volta raise de 16.000.
Acho que aqui é o momento chave da mão. Como extrair mais? Click-raise, call ou shove? O range dele pra me dar esse check-raise é bem maior do que o range dele pra pagar meu 3bet all in. Lembrando novamente que o vilão acredita que meu range de 2barrel é beem wide, portanto ele seria capaz de dar check-raise com um range bem wide também. Acredito que ele me pague um shove com sequencia e improvavel trinca, mas não paga com TPGK, nao paga com flush draw e talvez nao pague com 2 pares (lembrando que o board é minhoca, 89JQ e é um torneio de buy in caro). Penso que na grande maioria das vezes ele tem uma sequencia pronta mesmo, e serei pago se shovar. MAS, posso também só pagar o raise dele, gerando um pote de 42.000 e deixando pra tras 45.000. Caso ele tenha a sequencia o efeito é o mesmo, e caso ele não tenha, ele pode acreditar que tenho um draw e com certeza vai shovar o river - até porque seria um jeito dele ganhar o pote caso eu tenha uma mão mediana. Alguém concorda?
Creio que a única cartas que eu devo temer aqui, além de uma dobra qualquer, seja um T pra possivelmente splitar o pote ou K (pra splitar ou perder pra um possivel AT), ou seja, 6 cartas pois ja tenho ambas na mão. Não vejo sentido em nenhum flush, e tenho certeza que ele vai "se atolar" na grande maioria dos rivers, portanto resolvo apenas pagar a aposta. Vale um comentário aqui, muita gente iniciante em MTTs tende a se assustar com qualquer board que seja drawy, especialmente os boards two-tone. Eu ouço direto isso no live, tipo "pq vc nao apostou, tinha flush draw aberto!!". Sendo que muitas vezes se vc raciocinar um pouco, não faz sentido o vilão ter o draw, e podem existir maneiras de extrair mais da mão sem precisar "protegê-la", inclusive induzindo o vilão a blefar "comprando" o tal draw que se complete, ou a colocar VC no draw e blefar caso o tal draw não se complete. Estou certo?
River: T(pot: 42.000). Vilão checks (!). O board parece empatado, 89TJQ, portanto AK é nuts e qualquer K second nuts, e eu insta-shovo all in pra tentar soar como roubo (vai que rola? :P). Vilão paga a aposta.
Não vou dizer o que o vilão tinha pra não influenciar no raciocinio (e não, não era AK), mas queria discutir outras formas de jogar essa mão. Pensei muito (1-2mins) em cada ação tentando considerar todos os fatores, exatamente da forma que listei acima, em busca da melhor forma de jogar e extrair mais valor (Alias, desde que passei a pensar MESMO em cada ação no live, meu jogo melhorou horrores. As vezes a jogada obvia leva 0.05s pra se decidir, mas se cv pensa melhor vê algo q nao viu antes ou acha uma jogada melhor. Além disso evita timing tells que eu dava bastante!)
Volto a dizer que entendo que o natural (especialmente online) é betar mais forte no flop e shovar o turn após o check-raise, mas no caso do Flop havia todo o metagame, e no caso do turn tem a questão da "tournament life" (principalmente pelo raise ter sido pequeno) que pro vilão tem um peso enorme, especialmente ao vivo (onde 99% dos players jogam MUITO acima do bankroll).
Comments plz? Alguém se habilita?
abs
Sketch
![]()
AVISO: TÓPICO ANTIGO
Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.