Clique Aqui serie de artigos interessantes#3

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: serie de artigos interessantes#3

  1. #1
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20

    serie de artigos interessantes#3

    Este artigo foi encontrado no pXf, mas originalmente foi postado no blog do Bond18. Estou trabalhando em mais algumas traducoes.
    Conceito #2: Tamanho dos cacifes
    (escrito por BOND18)
    Quando eu leio sobre SSMTT (stack size in multible table tournament – tamanho do cacife em torneios de multiplas mesas) eu vejo muitos dos mesmos erros sempre. Tambem vejo muitos erros que eu costumava cometer constantemente, e gostaria de fazer o possivel para tentar disponibilizar algumas informacoes consisas que podem responder varias questoes basicas. Algumas vezes temos manias ou recebemos informacoes incorretas que criam maus habitos. Entao, eu gostaria de escrever uma serie de artigos/posts enderecados a algumas coisas que talvez sejam aparentemente bem basicas, mas que espero vir a esclarecer alguns equivocos.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20
    __Nota do tradutor: o blog do Bond18 eh muito bom, apesar de discordar de algumas coisas, tem um bom material, alem de algumas coisas bem engracadas. Na verdade, eu aconselho a todos aqueles com tempo e meios disponiveis, a obter o maximo de informacoes possiveis, mas nao ‘’engolir tudo aquilo que mastiga’’, nao concordar com cada livro, artigo, ou video que venha a ter acesso. Tenha em mente que poker nao eh uma ciencia, mas uma arte, assim, nao respostas definitivas. Voltando ao artigo J
    Eu gostaria de comecar com tamanhos de cacifes e a sua relevancia.
    1 – Quando voce tem 10 big blinds ou menos. Basicamente qualquer mao que voce decida jogar aqui eh empurrando (all-in). Isso eh de conhecimento geral. Entretanto, com o crescimento dos antes no site PokerStars e com os antes altos que o FullTilt jah tem, se torna comum abrir o pote empurrando apartir de 15 big blinds.
    Quando falamos sobre a selecao de maos com as quais empurrar, eu recentemente ouvi sobre uma forma de calcular o seu cacife que realmente me agradou, conhecido como ‘’verdadeiro big blid’’. Isso significa que o verdadeiro big blind eh na verdade 2/3 do pote inicial. Assim se os blinds sao 500/1.000 com antes de 100 em uma mesa com 10 jogadores, o pote inicial seria 2.500 fichas, com um big blind verdadeiro de 1.666. Dessa forma, se voce estiver no botao (quando voce eh o dealer), com uma mao como A5s e 15 big blinds, voce simplesmente pode abrir empurrando, uma vez que voce possui menos de 10 big blinds verdadeiros.
    __Nota do tradutor: Sei que pode parecer repetitivo, mas mais uma vez venho ressaltar uma serie de aspectos aos quais devemos estar atentos durante uma determinada mao, em determinado torneio. Cada mao eh unica e nao ha regras que se apliquem a duas maos distintas. A experiencia vai lhe mostrar quando se adaptar. Por agora eu diria aqueles que estao comecando no poker, o conceito acima eh importante, mas note que na vardade voce nao esta empurrando pela forca da sua mao A e 5 naipados. Na verdade, a forca do seu all-in esta na sua posicao da mesa (onde voce tem que intimidar apenas dois jogadores nos blinds, enquanto caso decida fazer o mesmo movimento no UTG teria que intimidar 9 jogadores) e tambem pela quantidade de fichas que eles teram que investir caso decidam defender os blinds. Entretanto, em um artigo entitulado ‘’beyond harrington’’ escrito por Rizen, ele aconselha em alguns casos uma aposta de mais da metade das suas fichas (o que lhe comprometeria com o pote de qualquer forma), como forma de mandar uma mensagem ‘’estou allin, mas quero ser pago’’, quando na verdade o seu objetivo eh atingir o contrario. Enfim, como disse, experiencia ira ajuda-lo na selecao de jogadas mais adequadas. Por agora, tente apenas entender bem os conceitos.
    2 – De 14 a 21 blinds. Muitas vezes (mas nao sempre), quando voce tem 14-20BB, voce nao deveria abrir um pote em que nao possa pagar um raise. Voce encontrara situacoes onde abrir o pote e foldar eh possivel, por exemplo com jogadores fracos e amarrados agindo depois de voce. Mas na maioria das situacoes, esse eh o tipo de cacife usado para restealing allin ao inves de abrir potes. Na verdade esse eh um stack perfeito para esse tipo de movimento. No entanto, muitos jogadores hoje em dia sabem disso, ou seja, mantenha isso em mente quando estiver jogando contra esse tipo de adversario.
    __Nota do tradutor: Sei que eh meio basicao, mas de qualquer forma acredito que ha quem nao conheca o conceito ‘’resteal’’. E o objetivo principal desses artigos e das traducoes eh esclarecer todo o basico. Bem, quando os blinds se tornam altos e principalmente quando os antes entram em jogo, seu cacife diminui em proporcao ao pote inicial (como vimos na questao zonas M e pontos de inflexao). Apartir desse momento, eh importante atacar os blinds para manutencao de um cacife que te proporcione certa flexibilidade. Esse ataque aos blinds eh conhecido como Blind Stealing. Mas hoje em dia muitos jogadores estao cientes desse tipo de jogada e aplicam um contra-ataque, fazendo um grande aumento ao jogador que abriu o pote. Esse contra-ataque eh conhecido como ‘’Resteal’’.
    3 – De 22 a 30 BB. Com esse tipo de cacife voce tem mais espaco para abrir potes, mas um restal all-in se tornou um pouco exagerado em grande parte (outra vez, nao em todas) das circunstancias. Tambem, quando eu digo restealing eu quero dizer maos que voce empurra, mas que nao quer realmente ser pago. Entretanto, com esse cacife voce deveria estar restringindo sua selecao de maos iniciais um pouco mais do que 30+, mais ou menos em posicoes iniciais da mesa. Jah em posicoes tardias da mesa eu seria altamente agressivo na abertura dos potes, enquanto os jogadores a minha esquerda nao oferecam grandes riscos de aplicar resteal. Na parte inferior dos 30 blinds um ‘’go and go’’ eh frequentemente a melhor forma quando voce pensa em jogar uma mao com cartas que nao formam pares fora de posicao (__nota do tradutor: ‘’go and go’’eh uma jogada em que voce aumenta a aposta inicial fora de posicao e no flop empurra o restante das suas fichas. Diferente do ‘’stop and go’’ onde voce soh paga a aposta inicicial e no flop empurra o restante das suas fichas. Note tambem que para que o ‘’go and go’’ funcione, voce tem que tomar a chamada antes do flop e nao um re-aumento). Digamos que voce tem 32 BB e um vilao em posicao tardia abre o pote com uma aposta de 3xBB. Se voce tem AQ voce gostaria de aumentar entre 9 e 12BB a aposta, e entao empurrar em grande parte dos flops. No entanto, se voce realmente acertar o flop com forca e imagina que o vilao ira fazer uma aposta, voce deveria pedir mesa ao inves de empurrar.
    4 – De 30 a 40 BB. A parte mais importante sobre esse tipo de cacife eh que muitas pessoas tentam resteal com ele antes do flop. Na maioria dos casos, especialmente nos casos em que esteja fora de posicao, aumetar com esse cacife planejando desistir da mao para um re-aumento all-in eh uma jogada pessima. Isso pode ser feito em alguns casos acima de 30BB (eu definitivamente prefiro fazer isso com posicao do que sem posicao com esse cacife) mas geralmente se voce aumenta com um cacife de 35BB ou menos, esta apenas colocando grande parte do seu cacife no pote para justificar uma desistencia antes do flop a menos que o vilao vire as cartas e mostre que voce esta buscando 2 outs ou algo assim(par alto contra par menor por exemplo). Com esse cacife voce pode abrir MUITOS potes, especialmente se voce esta jogando em torneios com inscricoes baixas onde as pessoas nao irao aplicar resteal em voce mesmo com antes em jogo.
    5 – Acima de 40BB. Neste caso voce tem todo um arsenal a sua disposicao. Voce pode aumentar com a intencao de desistir da mao para um re-aumento, voce pode abrir o pote, tomar um aumento e re-aumentar com intencao de desistir da mao para um aumento subsequente, voce pode pagar com posicao. Voce pode abrir totalmente sua selecao.
    O que os seus oponentes sabem sobre tamanhos de cacife: Muitas pessoas tem uma boa ideia sobre a questao dos 10BB ou menos, deveriam abrir o pote empurrando. Quando voce ve alguem com 8 ou 9 BB que geralmente abre empurrando, abrir um pote com uma aposta de 3xBB, voce precisa se precaver, pois ele tem uma mao legitima quase sempre. Uma coisa realmente importante a se observar eh se as pessoas entendem sobre tamanhos de stacks e se a selecao das maos eh relativamente fraca quando estao com cacifes pequenos.
    Quando falamos sobre cacifes proprios para o resteal a maioria dos viloes tem ideia dos conceitos sobre isso sem mesmo perceber. Eu sei, isso nao faz muito sentido, mas deixe colocar dessa maneira: a maioria dos viloes sabem que devem empurrar com uma selecao maior de maos sobre as suas apostas em posicao tardia, quando estao entre 15 e 25BB de cacife. Mesmo assim, eles jogam mal, nao sabem porque estao fazendo isso, e 25BB aparentemente sao muitas fichas. Entretanto outros viloes nao tem consciencia disso, e irao tentar jogadas marginais por uma quantidade ainda maior de BBs, especialmente fora de posicao, uma vez que jogar potes grandes fora de posicao eh o pesadelo de todo mau jogador.
    Tambem, uma tonelada dos seus viloes (e uma quantidade de jogadores rankeados do PocketFive maior do que voce possa imaginar) nao percebem o quanto eh ruim abrir um pote com intencao de desistir para um aumento quando estao na casa dos 13-20BBs. Assim, uma vez que voce encontrar um jogador que faca isso, voce pode aplicar resteal neles quando seu cacife estiver no ponto certo.
    Minhas orientacoes sao baseadas nos big blinds normais, nao no verdadeiro big blind.

    __Nota do Tradutor: Espero que os artigos venham a ser de alguma utilidade. Um grande abraco a todos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    eladepaula. nao quero desencorajar vc, mas as traducoes desses artigos do Bond18 ja estao postadas aqui no maisev. dah uma procurada que voce acha.

    de qlqr jeito nh.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    23/04/08
    Posts
    1.369
    Images
    1
    Muito boa iniciativa....
    Mas encontrei um erro =/ nao li inteiro...mas..nao sei se foi vc q traduziu o artigo....mas a ultima frase é falsa "Minhas orientacoes sao baseadas nos big blinds normais, nao no verdadeiro big blind." as orientacoes do Bond18 SÃO baseadas no TrueBB = verdadeiro big blind...

    edit: btw,acabei de ler e está bowa a traducao... axei bem interessante as notas, pois estao esclarecendo certinho umas coisas bem basiconas, bom pra quem ta comecando...
    Última edição por Luan Estradioto; 07-11-2008 às 12:04.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20
    Citação Postado originalmente por Luan Estradioto Ver Post
    ....mas a ultima frase é falsa "Minhas orientacoes sao baseadas nos big blinds normais, nao no verdadeiro big blind." as orientacoes do Bond18 SÃO baseadas no TrueBB = verdadeiro big blind...
    ''My guidelines are based on normal BB's, not true BB's.''
    Eu acabei de copiar e colar, nem transcrevi. Agora eu naum sei se eh erro do pessoal do pokerXfactor na hora de copiar e colocar lah no forum. Naum tirei do blog do Bond18, tirei do pokerXfactor nuam secao chamada ''learning series'' dentro do forum de mtt.
    Obrigado pelas palavras de opoio Luan, e realmente o objetivo eh atingir a galera que tah comecando mesmo. Outro detalhe, quando fui lah copiar vi que ha um resumao final que naum traduzi. Vai comecar dois torneios aqui em 5 min. Naum dah pra traduzir agora, mas hj ainda deixo aqui esse resumao.
    Valeu
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20
    correcao: learning series = learn series
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    23/04/08
    Posts
    1.369
    Images
    1
    poisé...o erro eh do pxf mesmo...no blog dele nao achei nada disso...e imo nao faz sentido ser em bbs normais...=D to esperando o resumao ae...vlw
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20
    Citação Postado originalmente por Luan Estradioto Ver Post
    poisé...o erro eh do pxf mesmo...no blog dele nao achei nada disso...e imo nao faz sentido ser em bbs normais...=D to esperando o resumao ae...vlw
    Realmente essa ultima linha do artigo sobre blind verdadeiro e blind, foi o pessoal que transcreveu lah no pxf que colocou. encontrei o artigo original e naum tem essa ultima linha. Soh que naum to conseguindo editar. Entao, quem ler, por favor ignore a ultima linha.
    O artigo original esta aqui:
    by Bond18 - TwoRags.com
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20
    O resumo tah ai

    Na maioria das vezes, naum sempre:
    A – 10BB ou menos = empurrar (all-in)
    B – 15BB com antes em jogo = empurrar
    C – 14 a 21BB = Naum abra o pote se voce naum tem uma mao forte o bastante pra chamar um aumento. (Nota do tradutor_Note que nesse estagio o aumento ou te colocara all-in ou te comprometera com o pote de qualquer forma). Excelente cacife para resteal.
    D – 22 a 30BB = Com esse tipo de cacife voce tem mais espaco para abrir potes, mas no geral resteal all-in se torna um movimento exagerado.
    E – 30 a 40BB = Reaumentar com esse cacife pensando em desitir da mao para um consequente aumento eh uma pessima jogada. Quase sempre, se voce reaumentou com um cacife de 35BB ou menos, voce esta colocando uma porcentagem muito alta do cacife para justificar a desistencia da mao antes do flop. Com um cacife desse voce pode abrir varios potes.
    F – Mais de 40BB. Nesse cacife voce tem todo arsenal a sua disposicao. Voce pode aplicar resteal com intencao de desistir, voce pode abrir o pote, tomar um aumento e reaumentar tentando forcar uma desistencia. Voce pode chamar com posicao e alem disso voce pode abrir totalmente sua selecao de maos.
    G – Quando voce ve alguem com 8 ou 9 BB que vem abrindo sempre empurrando, de repente abrir com o aumento minimo ou um aumento padrao de 3xBB, voce tem que ficar atento porque ele provavelmente tem uma mao muito forte quase sempre.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados