Clique Aqui serie de artigos interessantes#1

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: serie de artigos interessantes#1

  1. #1
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20

    serie de artigos interessantes#1

    Ola pessoal
    Eu encontrei uns artigos interessantes e gostaria de dividir com a galera aqui. Sou membro do forum a pouco tempo. Mas acredito que seja um dos melhores lugares para se trocar ideias sobre o game, para nos brasileiros. Meu ingles eh um ingles conhecido como ''ingles de rua''. Nunca frequentei uma escola por mais de 3 meses. Mas sempre fui atras de gramatica e tambem moro na Inglaterra a mais ou menos 3 anos, assim posso assegurar que mesmo naum tendo um ingles perfeito, acredito que a essencia dos artigos que estarei postando serao mantidas. Para aqueles que leem bem em ingles, recomendo buscar a fonte dos artigos, caso haja alguma duvida. Alem disso, recomendo a todos: pokerXfactor, twoplustwo e blog do Bond18. Estarei colocando um blog no ar em breve tambem.
    Um grande abraco a todos, espero que seja util

    Nota do tradutor: Este eh um artigo disponivel no forum do site pokerXfactor, uma excelente fonte de informacao sobre o poker. Gostaria de deixar claro que meu ingles nao eh perfeito (muito menos meu portugues), assim a traducao pode conter pequenas falhas, mas garanto que nada que venha a interferir no conteudo do artigo. A ausencia de acentos eh culpa do meu teclado. Gostaria tambem de ressaltar que muitos jogadores podem estar familiriarizados com todos os conceitos apresentados aqui, no entanto o objetivo eh torna-los disponiveis para aqueles que ainda nao tiveram acesso, devido a difuculdade de se encontrar material traduzido ou que estao comecando no fantastico mundo do poker. E por fim, acrescentei algumas notas pessoais nas descricoes de como jogar em cada zona e tambem no final do artigo. Espero que seja util e que venha a ajudar nos futuros resultados de todos. Vamos ao que interessa J:
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20
    Ponto de inflexao e M
    Consecutivas aparicoes em mesas finais do WSOP e uma grande popularidade da serie de livros ‘’Harrington on Holdem’’ tornaram Dan Harrington em uma referencia no poker! Esse artigo da uma rapida revisao em conceitos chaves da estrategia para torneios de Harrington e traz algumas notas de como ele pode ser usado para melhorar seu jogo.
    Os conceitos: zona‘M’ e pontos de inflexao estao na verdade relacionados. Entendendo o conceito de M ira torna-lo capaz de utilizar os outros aspectos teoricos de torneios.
    ’M’ na sua forma mais simples eh o resultado da divisao do seu cacife pelo pote inicial (blinds+antes – se aplicavel). Em uma mesa cheia (9 ou 10 jogadores) voce somara os blinds (e antes) entao dividira o seu cacife, o resultado eh o seu ’M’. Por exemplo se voce tem 3.000 fichas e o total de blinds eh 600 (small blind 200, big blind 400 e nao ha ante) o seu’ M’ eh 5.
    O significado desse numero eh a quantidade de rounds (orbitas completas na mesa) que voce ira sobreviver sem ser eliminado pelos blinds. No exemplo acima, assumindo que nao jogou nenhuma mao, voce permaneceria no jogo por 5 rounds.
    O ‘M’ original assume que a mesa esta cheia com 9 ou 10 jogadores. Quando ha menos jogadores os blinds te alcancarao com mais rapidez –assim voce tem que ajustar seu M para compensar a frequencia com que tera que colocar os blinds. Multiplicando o seu ‘M’ original pelo numero de jogadores pela proporcao da mesa (por exemplo se ha 5 jogadores multiplique o M por 50%, se ha 4 jogadores entao multiplique por 40%, 8 jogadores por 80% e assim por diante. Nao ha necessidade de um numero exato, mas um valor aproximado) o resultado sera o seu ‘M efetivo’. Exemplo: Voce tem 6.000 fichas e tem 5 jogadores na mesa - os blinds 200/400 totalizando 600 fichas por round – o seu ‘M’ original seria 10, no entanto, pela quantidade de jogadores (5 ou seja 50% de uma mesa cheia) o seu M efetivo seria 5. Neste mesmo exemplo se houvessem 7 jogadores (70% de uma mesa cheia) o seu ‘M’ original de 10 se tornaria um ‘M efetivo’ de 7 (10x70% = 7).
    O ‘M efetivo’ nao tem grande importancia a menos que a mesa nao esteja cheia por um periodo longo (por exemplo na mesa final de um torneio multi-table, em que nao trazem novos jogadores quando os jogadores atuais sao eliminados).
    O valor do seu M ira influenciar diretamente na estrategia que voce deve adotar naquele momento do torneio. Aqui eh onde a Teoria de Harrington sobre as ‘zonas M’ entram em jogo. O nivel do seu M (e o M dos seus oponentes) determina em que zona voce se encontra e qual eh a estrategia que voce deveria usar. Ha 5 zonas no total, da maior a menor elas sao:
    (nas descricoes o primeiro numero sera o nivel, seguido por como a zona eh conhecida e entao a descricao de como jogar corretamente quando nesta zona)
    1 – zona verde
    Quando o seu M eh 20 ou maior voce tem um grande arsenal de jogadas, estrategias e estilos a seu dispor. Voce pode abrir potes, aumentar depois de alguem ter aumentado e ainda lhe restaram fichas caso desista da mao ou venha a perder no showdown (quando no river os jogadores sao obrigados a expor as maos). __Nota do tradutor: No futuro estarei mostrando um artigo sobre deep stack play . Antes de decidir jogar como um maniaco sempre que seu M chegar a 21, esteja familiarizado com jogo deep stack e como os outros jogadores podem contra-atacar as suas jogadas com stacks menores.

    2 – Zona amarela
    Aqui o seu M esta entre 20 e 10. Aumente a sua selecao de maos para abrir potes, resteals e jogadas agressivas em geral para evitar que os blinds devorem o seu stack. Pequenos pares e cartas conectadas e naipadas (suited-conectors) jah que devido ao seu stack voce nao tem implied odds tao largos (a chance de ganhar um grande pote fazendo um pequeno investimento). _Nota do tradutor: no entanto, na parte inferior da zona amarela (M10 ou pouco acima de 10), essas cartas ganham um certo valor para resteals. Mas outra vez, tenha certa familiaridade com essas jogadas antes de sair dando shove em todo agressor em posicoes tardias.

    3 – Zona Laranja
    Seu M agora se encontra entre 6 e 10. Neste estagio voce perdeu boa parte do seu potencial do resteal e o seu cacife esta diminuindo. Voce tem que jogar agressivamente para sobreviver no torneio. _Nota do tradutor: Eu acredito que depente muito da mesa em que voce se encontra, a questao do potencial do resteal. Em algumas ocasioes cacifes na zona laranja sao excelentes cacifes para resteal (outra vez, havera mais informacoes sobre isso em traducoes futuras)

    4 – Zona Vermelha
    M 5 ou menor. Aqui voce perdeu toda sua flexibilidade se voce decidir jogar uma mao sera por todas as suas fichas com aposta inicial sendo seu allin. Tente ser o primeiro a entrar na mao, para maximizar as chances de seus oponentes desistirem da mao. _Nota do tradutor: basicamente seu principal objetivo neste estagio eh roubar blinds atraves de agressao. Como voce estara comprometido com o pote que decidir jogar mesmo que venha a soh pagar antes do flop a jogada ‘’correta’’ seria abrir allin. No entanto, depois do lancamento dos livros de Harrington, todos estao cientes dos conceitos expostos acima, assim sendo, muitas vezes ha jogadas em que vc tera mais chances de obter sucesso no roubo dos blinds, do que o obvio allin de zona vermelha. Lembre-se sempre que no poker o importante eh se adaptar a cada situacao e as condicoes oferecidas naquele exato momento.
    5 – Zona Morta
    M de 1 ou menos. Voce esta em uma situacao critica, onde qualquer carta alta eh boa o bastante para colocar todas as suas fichas no meio da mesa. Mas tenha certeza que sera sempre pago quando na zona morta. __Nota do tradutor: Eu acredito que um M menor do que 3 entra na zona morta. Eu particularmente (exceto em extremissimas situacoes) deixo meu cacife cair abaixo do M3 (para evitar isso, mesmo que naum tenha cartas de qualidade, qualquer desculpa vale nesse momento: naipadas, conectadas, um A ou figura secas. Empurre UTG, se voce for pago no geral tera pelo menos 30% de chances de ganhar de qualquer forma. E se nao for pago, voce pode respirar por pelo menos mais uma volta da mesa). Ao mesmo tempo, nao pense que voce jah nao tem nenhuma chance de chegar ao topo do pagamento. Neste ano Chris ‘Jesus’ Ferguson chegou a uma mesa final do WSOP e terminou em 3º (perdendo um coin flip em que era pequeno favorito), e neste mesmo torneio ele chegou a ter menos de 1 blind. Enfim, nunca desista, mesmo que esteja na zona morta, tente ser otimista e mesmo que seja eliminado, tente nao ser orientado por resultados imediatos e sim procurar sempre fazer a jogada correta (o que lhe rendera frutos a longo prazo).

    A estrategia proposta por Dan Harringonton se resume na manutencao de um M tao alto quanto possivel. Uma vez que quando sua zona se move da verde para a vermelha voce perde flexibilidade para suas jogadas e deve ser mais agressivo para compensar essa situacao. Tente manter seu M o mais alto que voce puder por o periodo de tempo longo.
    Pontos de inflexao sao as descricoes das mudancas entre as zonas. Pontos de inflexao podem acontecer quando os blinds aumentao ou se voce perde um pote significativo e o seu M muda repentinamente. Se manter atento aos pontos de inflexao ira alerta-lo quando mudar a estrategia para se ajustar as circunstancias da mesa. Seu objetivo deveria ser sempre manter um M alto, tanto quanto possivel.

    __Nota do tradutor: Mais uma vez gostaria de ressaltar a importancia de todos os aspectos presente no momento em que voce esta jogando antes de simplesmente seguir a risca todos os conselhos deste artigo. Cada mao contem um zilhao de aspectos que vem a torna-la unica (um exemplo no High Stacks season 4 numa mao entre Daniel Negreanu e David Benyamine, Daniel tenta um blefe e no fim da mao numa conversa com outros jogadores que lhe passaram uma informacao de que David havia perdido $200.000 na noite anterior, ele diz que se soubesse disso teria jogado totalmente diferente – uma informacao que custou a Daniel Negreanu $200.000). Enfim, tente entender ao maximo todos os fundamentos do jogo. Todos os bons jogadores de poker, mesmo aqueles world class sao estudantes constantes do jogo. E mesmo que seja um hobbie, eh muito mais divertido quando vc ganha do que quando perde, sem falar no dano financeiro gerado por uma forma negligente de se jogar. Espero ter acrescentado algo ao arsenal de todos. E em breve estarei traduzindo outros artigos e tambem colocando um blog na rede para discutir jogadas, tecnicas, informacoes e tambem expor minhas ideias. Um grande abraco a todos – Dayan Cesar (atualmente jogando no pokerstars, fulltilt e partypoker sob o nick: eladepaula – longa historia rs)
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Grinder Avatar de Dr.Jackal
    Data de Ingresso
    25/10/08
    Posts
    159
    É interessante, sobre esse ponto M. Se não me engano, onde tem mais sobre o assunto e mais detalhado é no livro Harrington no Hold'em - Volume 1: Jogo Estratégico.

    Eu queri muito ler esse livro inteiro, na verdade eu queria comprar... mas R$ 95,00 eu acho muita grana.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20
    Citação Postado originalmente por Dr.Jackal Ver Post
    sobre esse ponto M. Se não me engano, onde tem mais sobre o assunto e mais detalhado é no livro Harrington no Hold'em - Volume 1: Jogo Estratégico.
    Na verdade a introducao ao M tah no volume 2. E apesar de realmente ser meio salgado, vale a pena viu. Tanto volume 1 quanto o 2. Jah o volume 3 eh um caderno de exercicios praticamente. Mas tbm vale a pena.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Grinder Avatar de Dr.Jackal
    Data de Ingresso
    25/10/08
    Posts
    159
    Citação Postado originalmente por eladepaula Ver Post
    Citação Postado originalmente por Dr.Jackal Ver Post
    sobre esse ponto M. Se não me engano, onde tem mais sobre o assunto e mais detalhado é no livro Harrington no Hold'em - Volume 1: Jogo Estratégico.
    Na verdade a introducao ao M tah no volume 2. E apesar de realmente ser meio salgado, vale a pena viu. Tanto volume 1 quanto o 2. Jah o volume 3 eh um caderno de exercicios praticamente. Mas tbm vale a pena.
    É no 2? eu sabia que era em um desses mas não me lembrava em qual. Mas apenas o 1 tem a tradução né. Eu não manjo muito de ingles, com isso fica complicado de ler livros, ainda mais de poker.

    Mas pela estrutura do livro eu tambem acho que vale a pena, embora não ter essa grana.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de Filipuzis
    Data de Ingresso
    10/07/08
    Localização
    BH
    Posts
    1.080
    Images
    2
    Qual o endereço do Blog do Bond 18

    Gostei muito daquela série de artigos que ele escreveu. Recomendo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20
    Ele tem um blog chamado tworags.com
    Realmente tem muita coisa boa por lah.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Amador Avatar de eladepaula
    Data de Ingresso
    03/11/08
    Posts
    20
    Citação Postado originalmente por Dr.Jackal Ver Post

    É no 2? eu sabia que era em um desses mas não me lembrava em qual. Mas apenas o 1 tem a tradução né. Eu não manjo muito de ingles, com isso fica complicado de ler livros, ainda mais de poker.

    Mas pela estrutura do livro eu tambem acho que vale a pena, embora não ter essa grana.
    Jackal eu estou com um projeto para o ano que vem, se tudo der certo, estarei colocando um blog no ar e disponibilizar analizes de livros como a serie do Dan Harrington sobre torneios. Claro que naum chegara aos pes da obra completa. Mas jah vai quebrando o galho da galera que naum tem acesso a material em ingles.
    Mas um conselho que eu posso te dar por enquanto: conversa com o pessoal aqui no forum, coloque suas duvidas e tambem as maos em que voce nao tiver certeza que fez a melhor jogada. Esse forum eh muito bom e tem muita gente que entende do assunto. Tenho certeza que a longo prazo vai ter um impacto favoravel no seu jogo.
    abraco
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Grinder Avatar de Dr.Jackal
    Data de Ingresso
    25/10/08
    Posts
    159
    Citação Postado originalmente por eladepaula Ver Post
    Citação Postado originalmente por Dr.Jackal Ver Post

    É no 2? eu sabia que era em um desses mas não me lembrava em qual. Mas apenas o 1 tem a tradução né. Eu não manjo muito de ingles, com isso fica complicado de ler livros, ainda mais de poker.

    Mas pela estrutura do livro eu tambem acho que vale a pena, embora não ter essa grana.
    Jackal eu estou com um projeto para o ano que vem, se tudo der certo, estarei colocando um blog no ar e disponibilizar analizes de livros como a serie do Dan Harrington sobre torneios. Claro que naum chegara aos pes da obra completa. Mas jah vai quebrando o galho da galera que naum tem acesso a material em ingles.
    Mas um conselho que eu posso te dar por enquanto: conversa com o pessoal aqui no forum, coloque suas duvidas e tambem as maos em que voce nao tiver certeza que fez a melhor jogada. Esse forum eh muito bom e tem muita gente que entende do assunto. Tenho certeza que a longo prazo vai ter um impacto favoravel no seu jogo.
    abraco
    Ótima idéia essa sua, eu queria muito manjar bastante de ingles para fazer a mesma coisa, ou então ajudar os grupos que fazem isso. O pouco que sei, não da para detalhar bem a tradução. Mas para quem não sabe e não tem acesso ao material é uma boa idéia sim. Se precisar de ajuda em alguma coisa pode contar comigo.

    Quando as dúvidas de mãos, eu acho que desde os iniciantes até os profissionais tem dúvidas sobre algumas mãos, do tipo... será que fiz certo essa jogada ? claro que para iniciante essa dúvida é bem maior, mas acontece que no forum, qualquer pergunta que façam, a galera ofende e chama as pessoas de donkey etc... com certeza tem muitos caras que manja bastante aqui, mas os que manjam mesmo falam normal e comentam de vez enquando. Já aqueles que falam demais, fica complicado... porque alem de achar que sabem, ofende a quem perguntou.

    Se isso muda-se com certeza seria uma ótima idéia, porque quanto mais pessoas perguntar, mais pessoas irão responder as suas idéias, e assim junto com quem perguntou outras pessoas vão aprender mais e mais.

    Mas a sua idéia é muito boa... esses dias eu até comentei com a minha namorada, de que se eu soubesse bem ingles, eu iria fazer um blog ou um site com exatamente esse conteúdo, não apenas esse, mas esse seria o principal foco. E, abrindo para as pessoas comentarem sobre as teorias dos autores etc...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de Filipuzis
    Data de Ingresso
    10/07/08
    Localização
    BH
    Posts
    1.080
    Images
    2
    Valeu Ela, muito bom o site.

    Gostei muito. REcomendo a todos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados