Clique Aqui [Tradução] COTW: Aumentar vs. Completar dos Blinds em Limped Pots Preflop

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 4 de 4
Like Tree11Likes
  • 10 Post By Coragem
  • 1 Post By AlexandreMM89

Tópico: [Tradução] COTW: Aumentar vs. Completar dos Blinds em Limped Pots Preflop

  1. #1
    Expert
    Data de Ingresso
    04/09/11
    Posts
    2.777
    Images
    1

    [Tradução] COTW: Aumentar vs. Completar dos Blinds em Limped Pots Preflop

    Como o MaisEV me ajudou pacas nos últimos anos, seja no poker, seja off-topic, resolvi retribuir um pouco dessa ajuda. Já que vou grindar um pouco nessas férias, tentarei traduzir alguns dos COTW do TwoPlusTwo pra ajudar a galera microstakers. Sintam-se a vontade, users mais experientes e users menos experientes, para debater o assunto. O artigo é um pouco velho, mas acho que ainda tem pontos úteis. A tradução não tá lá essas coisas, mas vai ser muito útil, ainda mais pra quem entende pouca coisa de inglês.


    O que são COTW?

    COTW é a sigla para Concept of the Week, que é uma série de discussões do fórum de poker Two Plus Two sobre cash games micro stakes.





    11-08-2010
    COTW: Raising vs Completing from the Blinds Preflop in Limped Pots
    Usuário: Lx12 (Two Plus Two Poker Forums - View Profile: Lx12)


    Introdução

    A ideia de fazer esse COTW veio depois de diversos equívocos sobre o que se fazer nos blinds numa mão cheia de limpers. Quando discuti sobre a possibilidade de fazer esse COTW, um usuário regular do 2+2 que eu tenho muito respeito resumiu o que eu devia escrever da seguinte forma: "raise com boas mãos (como AJ, 99, etc) - fim do COTW". A razão disso era que estamos na frente do range dos limpers, e logo devemos dar raise. Tenho certeza que muitos dos que estão lendo também defendem essa teoria, e vai ser chocante perceber que, na minha opinião, esse é um comportamento muito perigoso de se ter. Há vários outros fatores para se considerar além da equidade preflop.


    Por exemplo:

    (fwiw, eu gosto de aumentar 5-6bb + 1 para cada limp numa mão em que opte por jogar nos blinds, já que jogar fora de posição é horrível)

    MP2: 100bb
    CO: 100bb
    BTN: 100bb
    SB: 100bb
    Hero (BB): 100bb
    UTG: 100bb
    UTG+1: 100bb
    MP1: 100bb

    Pre Flop: (1.5bb) Hero is BB with 8 8

    1 fold, UTG+1 calls 1bb, 1 fold, MP2 calls 1bb, CO calls 1bb, BTN calls 1bb, SB calls 1bb, Hero raises to 10bb, UTG+1 calls 10bb, 1 fold, CO calls 10bb, BTN calls 10bb, 1 fold

    Flop: (42bb) T 6 5 (4 players)

    E agora, QQ O HERO FAZ/

    Nós temos um SPR maior que 2 e não estamos de maneira alguma comitado.

    [Nota: SPR significa Stack to Pot Ratio. Pega-se o menor stack dos jogadores que estão envolvidos na mão e divide pelo tamanho do pote. Na mão do exemplo, o SPR no flop é 90/42 = 2,14. Aqui tem um artigo tratando apenas sobre SPR: Entendendo e Utilizando o SPR | Poker online é no MaisEV]

    Se c-betarmos por volta de 28bb, ficaremos com 62bb quando houver call. Havendo um call, o pote terá 98bb e praticamente iremos odiar qualquer carta que aparecer no turn. Isso nos deixa numa situação altamente desconfortável onde é bem provável que tenhamos a melhor mão no flop, mas ficamos sujeitos a reverse implied odds num pote gigante onde fazer qualquer coisa, bet/fold, bet/call, check/fold, check/call ou check/raise, todas parecem ser más escolhas. Nós aumentamos com uma mão que possivelmente era a melhor preflop e agora ficamos numa situação terrível.

    Nesse momento alguns leitores podem pensar "putz, que azar, que flop de merda para nossa mão". Então fica um desafio pra vocês: em quais flops nos sentiríamos confortáveis com nosso par de 8? Com um par médio, overcards aparecerão numa alta porcentagem dos boards.

    Nessa situação, será que fizemos alguma jogada errada? Será que não foi algo preflop?


    Outros fatores a se considerar

    Ao invés de simplesmente dar as respostas, eu gostaria que cada de um vocês parassem um pouco antes de continuar a leitura e pensassem "quais fatores devo considerar para dar raise preflop ou não nesses tipos de mãos". Sem pressa, pense um pouco, e não abra o spoiler até ter pensado em pelo menos cinco fatores.



    Veja que essa lista não está completa e eu incentivo cada um de vocês a contribuir na discussão se se lembrarem de outros fatores que eu não coloquei na lista.


    1. Quantidade de limpers

    Esse aqui é bem óbvio - quanto mais limpers houver, mais provável que alguém dará call, e mais provável que jogaremos um pote multiway fora de posição.

    Suponhamos que temos 9 9, damos raise, o flop vem Q 8 3 e temos dois calls preflop. Temos que c-betar? E se tivermos três calls?

    Agora, se tivermos A J e o flop vier K J 7. Quantas pessoas se sentem confortáveis apostando nesse board?

    Além disso, quais são os nosso planos para as diferentes cartas que aparecerão no turn?


    2. Range de limp dos limpers

    Se tiver um monte de fish que vão dar limp com um monte de porcaria, dar raise por valor com mãos de força média se torna uma ação mais automática.


    3. Range de call dos limpers

    Parecido com o anterior. Se o pessoal tá dando limp/call com J9s e 33, automaticamente iremos aumentar por valor mãos como AJ e TT.


    4. Tamanho dos stacks efetivos

    SPR é o rei desses spots. Geralmente (junto com vários outros fatores como número de jogadores) determina se podemos continuar pos-flop de maneira lucrativa. Não vou entrar em muitos detalhes sobre SPR, mas o SPR nesses cenários depende do número de calls.


    5. É +EV jogar essa mão dessa posição?

    Esse fator está altamente relacionado com as tendências pos-flop dos nossos oponentes, que determinará se dá pra jogar tal mão de maneira lucrativa.


    6. Qual é meu plano pos-flop se eu acertar minha mão?

    Primeiro, se pergunte: "se eu acertar, serei capaz de stackear algum oponente?". Se a resposta for não, eu optaria por apenas completar, dar check ou até mesmo foldar. Se acertamos nossa mão pos-flop e não conseguimos stackear lucrativamente, talvez devêssemos considerar jogar um pote pequeno onde um fold pos-flop não seja tão ruim.


    7. Qual é meu plano pos-flop se eu errar minha mão?

    Digamos que temos três limpers numa determinada mão e temos certeza que, apostando 9bb com nosso KJ, teremos um pot HU com boa fold equity para podermos roubar o pote. Acertamos nossa mão por volta de 35% das vezes, logo precisamos fazer alguma coisa nas vezes em que não acertamos.

    Se aumentarmos 9bb do big blind e soubermos que teremos apenas um call (ignore o fato que nunca saberemos disso), ao fazer nosso oponente foldar 60% das vezes para uma c-bet de 14bb num pote de 22bb teremos um lucro médio de (+22)*0,60 + (-23)*0,40 = 4bb, um lucro bacana. Iremos ganhar muito dinheiro se conseguirmos fazer nosso oponente colocar investir muito dinheiro pre-flop para depois foldar a mão pos-flop.

    [- Socorro, como você fez essa conta aí? Não sei calcular essa porra não.
    É o Valor Esperado - ou Expected Value (EV). Aqui tem um artigo explicando: http://www.maisev.com/forum/novidade...traduzido.html]



    Agora, peguemos um exemplo muito mais drástico: digamos que temos par de ases no big blind (100bb de stacks efetivos). O small blind dá um raise de 90bb e damos shove. Rezaríamos por um call do SB, né?

    Na verdade, preferiríamos um fold dele.

    Com o fold, lucramos 90bb, o que é um baita lucro.

    Com o call, AA tem 85% de equidade contra uma mão qualquer. Ganhamos 100bb em 85% e perdemos 100bb em 15% das vezes.

    EV = (+100)*0,85 + (-100)*0,15
    EV = 70bb

    Às vezes, teremos mais lucros fazendo nossos oponentes foldarem em potes grandes do que fazendo-os dar call mesmo estando na frente deles.


    8. Existe possibilidade de eu extrair valor pos-flop?

    Aqui é basicamente o oposto do item anterior - se temos pouca fold equity pos-flop, então precisamos extrair muito mais fichas nas vezes em que acertamos nossa mão para compensar as vezes em que erramos e tivemos que foldar. Esse é um ponto onde, imo, muita gente erra, porque fishs não largam J9 num board A 9 3 para a c-bet do seu 7 7, fishs não foldam.


    9. Existe possibilidade de eu ser blefado e foldar a melhor mão pos-flop?

    Voltando ao par de 9 no flop Q 8 3, se c-betarmos e houver raise, tem chances de sermos blefado uma grande porcentagem das vezes se nosso vilão for agressivo pos-flop.


    10. Probabilidade de sofrer limp/reraise e como reagir

    Se queremos um all-in pre-flop após um limp/reraise, então esse fator não é tão significativo. Entretanto, se iremos largar a mão para um limp/reraise, logo devemos estar menos propensos a dar raise pre-flop se há maior chance de sofrermos limp/reraise tendo em vista que não queremos dar fold em nossa boa equidade.


    Em geral, jogar mãos marginais fora de posição é má ideia num raised pot onde é provável que tenhamos um pote multi-way. Se tenho motivos para crer que levarei mais de um call numa mão, então estou mais inclinado a apenas completar, ou dar check, ao invés de aumentar. AJs e 99 jogam bem como drawing hands em potes multiways, especialmente contra vários limpers. Como comparativo, o quão confortável você se sente jogando T T num board 9 7 4 com um SPR de 2 contra quatro oponentes? Eu não acredito que muitos se sentirão bem nessa situação se apostar e sofrer raise.

    Por outro lado, se há maior probabilidade de eu conseguir ficar em heads-up, então estou mais inclinado a dar raise e combiná-lo com value-bets, blefes e semiblefes para fazer dinheiro contra jogadores fracos, mesmo estando fora de posição. Note que isso também ajuda a balancear seu range para os momentos de jogar contra os bons regs.

    Há um fator chave na probabilidade do raise cumprir o objetivo de conseguir um pot heads-up: as tendências do primeiro limper. Digamos que há cinco limpers no pot. Todos os limpers com exceção do primeiro possuem uma mão de força média que não vai gostar de ver um aumento de 10bb, certo? Porém, se o primeiro limper der call no raise, há uma grande de todos os outros seguirem esse call e também continuarem na mão, já que terão melhores implied odds e pot odds. Limp, assim como call, é contagioso nesses spots. Harrington descreveu isso como "Waterfall Effect" (efeito cascata, em português). Se estamos confiante que conseguiremos fazer o primeiro limper foldar, podemos garantir o pote pre-flop numa boa porcentagem das vezes, o que nos trará uma boa winrate das posições dos blinds. Foldar nessas situações também é contagioso.


    Espero que esse COTW traga boas discussões para nós.

    Alex


    PS: Alex é o nome do cara do 2p2 (ou seja, eu não sou o Alex)
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain Avatar de AlexandreMM89
    Data de Ingresso
    07/06/14
    Localização
    Curitiba, Brazil
    Posts
    795
    Parabéns pela iniciativa man, maisev ta precisando de mais usuários assim. Vou acompanhar aqui... +REP
    CaioCPassos likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Professional Avatar de General
    Data de Ingresso
    07/11/14
    Posts
    318
    Verdade. gostei de ler!!! é esse tipo de material que precisamos ter mais aqui na sessão, principalmente pra mim que to começando ainda.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader Avatar de CaioCPassos
    Data de Ingresso
    02/06/14
    Posts
    1.127
    parabéns @Coragem, muito bom o artigo!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados