Clique Aqui Um ralo que acho muitos devem ter...

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 7 de 7
Like Tree1Likes
  • 1 Post By Frnd

Tópico: Um ralo que acho muitos devem ter...

  1. #1
    Breakeven
    Data de Ingresso
    10/03/10
    Posts
    58

    Um ralo que acho muitos devem ter...

    Caros,

    Estava outro dia fazendo um data mining nos dados que tenho no PT4, para ver onde é que são as goteiras no meu BR, onde são os ralos e onde são os dutos. Jogo NL2 apenas hoje, sou aprendiz, 37K hands NL2 9max, 116K hands tudo.

    Acabei percebendo um lance curioso, e eu não consigo pensar se a linha é correta ou não. Tenho um VPIP do BB um pouco alto, porém não sou um jogador que tem a tendência a defender blind. Daí fui procurar o motivo, e a razão é que quando um jogador MP, HJ, CO dá um raise 3X, usualmente o button da call, o SB folda a mão, e eu me vejo numa situação onde o pote já possui 7.5bb, e eu preciso de apenas mais 2 para continuar na mão. Com isto, sou levado a pensar que se tenho uma mão que tem ao menos 30% de chance de ganhar, vale a pena.

    Olhando estes dados, percebi que duas coisas precisam ser mais claras pra mim:

    1 - Que mãos tem 30% contra 2 oponentes que não seriam ótimas para um 3B, mas sim apenas call?
    2 - Sob a ótica da experiência dos players do forum, faz sentido esta linha de raciocínio?

    Naturalmente, sei que as stats dos oponentes podem ajudar a descidir, e ajudam bastante. Na maioria dos casos (pouco mais de 80%) ambos os 2 players tem VPIP entre 19 e 23, PFR entre 15 e 23. Ou seja, estão jogando relativamente soltos. Nem preciso comentar que normalmente a amostra de mãos não é gigante, mas tenho vários jogadores na base contra quem joguei dos quais tenho mais de 200 mãos mapeadas. Sei que é pouco, mas é o que tenho hoje.

    Em paralelo, tenho sentido dificuldades em encontrar reports para PT4 que auxiliem a encontrar os leaks. O LeakTracker ajuda, mas a real é que ele olha para números calculados e fornece respostas baseado em uma tabela de níveis e valores de referência. Este leak de call +2x no BB por conta de um raiser e um caller eu não consigo ver com ele claramente.

    Obrigado a todos os que desejarem opinar e orientar.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Breakeven
    Data de Ingresso
    05/01/12
    Localização
    Brasília/DF
    Posts
    77
    Citação Postado originalmente por giovanimd Ver Post
    Caros,

    Estava outro dia fazendo um data mining nos dados que tenho no PT4, para ver onde é que são as goteiras no meu BR, onde são os ralos e onde são os dutos. Jogo NL2 apenas hoje, sou aprendiz, 37K hands NL2 9max, 116K hands tudo.

    Acabei percebendo um lance curioso, e eu não consigo pensar se a linha é correta ou não. Tenho um VPIP do BB um pouco alto, porém não sou um jogador que tem a tendência a defender blind. Daí fui procurar o motivo, e a razão é que quando um jogador MP, HJ, CO dá um raise 3X, usualmente o button da call, o SB folda a mão, e eu me vejo numa situação onde o pote já possui 7.5bb, e eu preciso de apenas mais 2 para continuar na mão. Com isto, sou levado a pensar que se tenho uma mão que tem ao menos 30% de chance de ganhar, vale a pena.

    Olhando estes dados, percebi que duas coisas precisam ser mais claras pra mim:

    1 - Que mãos tem 30% contra 2 oponentes que não seriam ótimas para um 3B, mas sim apenas call?
    2 - Sob a ótica da experiência dos players do forum, faz sentido esta linha de raciocínio?

    Naturalmente, sei que as stats dos oponentes podem ajudar a descidir, e ajudam bastante. Na maioria dos casos (pouco mais de 80%) ambos os 2 players tem VPIP entre 19 e 23, PFR entre 15 e 23. Ou seja, estão jogando relativamente soltos. Nem preciso comentar que normalmente a amostra de mãos não é gigante, mas tenho vários jogadores na base contra quem joguei dos quais tenho mais de 200 mãos mapeadas. Sei que é pouco, mas é o que tenho hoje.

    Em paralelo, tenho sentido dificuldades em encontrar reports para PT4 que auxiliem a encontrar os leaks. O LeakTracker ajuda, mas a real é que ele olha para números calculados e fornece respostas baseado em uma tabela de níveis e valores de referência. Este leak de call +2x no BB por conta de um raiser e um caller eu não consigo ver com ele claramente.

    Obrigado a todos os que desejarem opinar e orientar.

    1) Você está sem posição em pot multiway. Já fica muito difícil de controlar o tamanho do pot e muitas vezes os vilões conseguirão fazer você foldar sua equidade.

    2) Com suas mãos marginais você ficará em spots mais difíceis, o que com certeza melhorará seu pós flop, mas em primeiro momento não é +ev.

    3) Com suas mãos boas será difícil extrair dos vilões, tanto pela vantagem posicional como por eles terem a ação da mão.

    4) Mesmo quando você hitar monstros, com essas mãos marginais que você advoga o call PF, ou o vilão estará muito atrás de você e foldará ou estará na frente e vai de quebrar. Ex você deu call com low sc e o vilão tá com nut flush.


    5) Acredito que dá pra ser lucrativo sim, mas você vai ter que sair um pouco da linha e ser mais agressivo, porque se você só for ser agressivo quando hittar monstros vai ser muito fácil jogar contigo.
    Grub likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de filipelb
    Data de Ingresso
    28/06/10
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    8.096
    prefira boas mãos especulativas pra dar esse call e jogar o pote MW.
    Evite jogar mãos possivelmente dominadas, ou mesmo levemente melhor que o range do adversário, como AT, KJ. Seu range precisa ser BEM melhor que dos adversáriso pro call ser lucrativo, já que vc tem duas desvantagens (posicional e ação da mão).
    Fora isso stack efetivo é o mega importante, de nada adianta o pote ter 3 players se os dois tem menos que 50bbs.

    uma conta legal pra fazer é ver se vc ta perdendo mais dinheiro no BB (ou perto) do que se vc estivesse dando fold em 100% das mãos, por ai da pra ter uma ideia de quão ruim ta a situação ;P

    abs e gl
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert
    Data de Ingresso
    09/05/09
    Posts
    3.415
    pesquisa sobre reversed implied odds
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain
    Data de Ingresso
    23/11/11
    Localização
    São Paulo / SP
    Posts
    586
    Essa situação é geralmente negativa pelos motivos que o Frnd já listou no post acima.

    Mesmo que você jogue mãos com mais de 30% de equidade, voce estará fora de posição e se algum dos vilões for aggro dificilmente a mão chegará ao final para que você possa embolsar essa equidade... Você teria que procurar um jeito de calcular equidade até o flop apenas.... talvez o flopzilla faça isso.

    É bom também levar em conta suas habilidades para se esquivar de problemas e boa leitura tanto de mãos quanto dos oponentes, é bem provável que esses spots se tornem lucrativos para você (o famoso jogar LAG).

    quantos BB/100 voce está negativo no big blind?

    Se eu nao me engano tem esse vídeo do Splitsuit que fala sobre esse assunto de criar filtros no PT4 para encontrar leaks (tanto dos seus oponentes, como seus próprios leaks).

    Explore To Exploit (Poker Database Video) | SplitSuit Poker

    Ele comenta sobre um nível ideal de bb/100 para se ter no big blind....posso checar em casa e postar aqui depois.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Breakeven
    Data de Ingresso
    10/03/10
    Posts
    58
    Citação Postado originalmente por Everson Alencar Ver Post
    Essa situação é geralmente negativa pelos motivos que o Frnd já listou no post acima.

    Mesmo que você jogue mãos com mais de 30% de equidade, voce estará fora de posição e se algum dos vilões for aggro dificilmente a mão chegará ao final para que você possa embolsar essa equidade... Você teria que procurar um jeito de calcular equidade até o flop apenas.... talvez o flopzilla faça isso.

    É bom também levar em conta suas habilidades para se esquivar de problemas e boa leitura tanto de mãos quanto dos oponentes, é bem provável que esses spots se tornem lucrativos para você (o famoso jogar LAG).

    quantos BB/100 voce está negativo no big blind?

    Se eu nao me engano tem esse vídeo do Splitsuit que fala sobre esse assunto de criar filtros no PT4 para encontrar leaks (tanto dos seus oponentes, como seus próprios leaks).

    Explore To Exploit (Poker Database Video) | SplitSuit Poker

    Ele comenta sobre um nível ideal de bb/100 para se ter no big blind....posso checar em casa e postar aqui depois.
    Everton, entendi o q vc disse, assim como dos demais membros do forum. Obrigado...
    Hoje estou 3.5BI down desta posição qdo tenho 1 raiser + 1 caller. Porém, estava vendo um outro detalhe a respeito disto. Se eu considerar as bordas da amostra (10 mãos +up e 10 +down) a conta fica praticamente normal. Prejuízo sim, mas < 1BB. Com isto, penso q andei abaixo do normal no q tange variancia nas mãos q joguei, e cometi erros de leitura tb. Enfim...

    Seguirem os conselhos dos colegas do forum e reduzir o o range para call, e em paralelo, pensar tb se o 3bem não é melhor do q o call.

    Estou fazendo um estudo na minha base mais detalhado considerando a variancia. Acho q a minha está alta demais, e consigo perceber isto qdo vejo gráficos mensais (efeito eletro cronograma).

    Se não for pedir demais, gostaria sim que vc postasse o valor ideal para o prejuízo ou lucro do bb. Vou ver o meu e posto aqui tb.

    Obrigado a todos, mais uma vez!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Table Captain
    Data de Ingresso
    23/11/11
    Localização
    São Paulo / SP
    Posts
    586
    Opa, ainda bem que você me citou...já ia esquecendo esse assunto.

    Mas então... você joga 9max... fullring... certo?

    Eu procurei nos vídeos que tenho aqui e o Splitsuit tem um vídeo exatamente sobre esse assunto "leaks nas blinds" e melhor de tudo é que é para mesas fullring.

    Ele diz que no vídeo que o EV nas blinds sempre vai ser negativo a longo prazo.

    Mas ele tem como meta, para os coachings que ele oferece, -60bb/100 - - - ou -60BB/100 (bb vs BB é do antigo PT3 que era big BB...etc.. o BB com "b" maiúsculo é o dobro do bb com "b" minúsculo ... entendeu?)


    E se você usa o PT4 e não tiver essa estatística (bb/100) é só clicar em configurar report e adicionar...essa estatística é a mais útil para você analisar essa situação de leaks posicionais (melhor que considerar BI down ou up, IMO)

    qq coisa, vai aqui o link do vídeo:

    Blind Leakage | SplitSuit


    (acho que mereço um +rep por isso, não? rs...nem sei para que serve esses +rep, mas é sempre legal ganhar um)

    Tem o site do splitsuit tambem Cash Game Poker Coach & Video Series | SplitSuit ... os vídeos dele são os melhores que já assisti.
    Última edição por Everson Alencar; 22-07-2013 às 23:41.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados